terça-feira, 30 de novembro de 2010

Serra (Espírito Santo)

Ficheiro:Avenida em Serra ES.jpg
A Serra é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Limítrofe à capital, situa-se ao norte de Vitória. A sede do município porém está mais afastada, ao norte do monte Mestre Álvaro (grande maciço de origem vulcânica que marca significativamente a geografia do município).
Outro ponto importante é a praia Jacaraípe, conhecida como sede de campeonatos de surf. Assim como pequenas vilas pesqueiras como Manguinhos. Já na localidade de Nova Almeida, balneário no litoral norte do município, encontra-se na antiga Igreja dos Reis Magos o primeiro quadro a óleo pintado no Brasil.
O comércio varejista do município tem maior destaque no bairro Laranjeiras, que tem como Shopping Laranjeiras e Avenida Central, o maior número de comércios de marcas e grandes marcas.
Praia Jacaraípe 
História
Seus fundadores foram Maracajá-guaçu (Grande Gato-selvagem, pai de Arariboia), chefe dos índios Temininós e o padre jesuíta Brás Lourenço, que a 8 de dezembro de 1556, terminaram a obra da igreja e assim, fundaram a então, a Aldeia de Nossa Senhora da Conceição da Serra, hoje a cidade da Serra.
Os índios Temiminós haviam mudado para a capitania do Espírito Santo, saídos da atual Ilha do Governador, estado do Rio de Janeiro. Seus líderes eram Maracajaguaçu e seu filho Arariboia que, eram altamente prestigiados pelo Donatário Vasco Fernandes Coutinho - que iniciou a co lonização do Espírito Santo em 23 de Maio de 1535. Participavam sempre dos prin­cipais eventos e solenidades da Capitania. O outro fundador, padre jesuíta Braz Lourenço, havia chegado de Portugal em 1553, junto com o padre também jesuíta, José de Anchieta.
Praia de Manguinhos
A Aldeia de Nossa Senhora da Conceição da Serra, é elevada à freguesia por Carta Régia de 24 de maio de 1752 somente instalada em 1769, depois de construída a igreja nova, matriz que tinha por filial a ermida de S. José.
A então freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Serra foi elevada a categoria de Vila, em 1822.
O município da Serra foi criado em 1833, com território desmembra do do município de Vitória, através da resolução do Conselho de Governo de 2 de abril de 1833, e instalado em 19 de agosto daquele ano.
Em 19.03.1849 - Deflagra um movimento de libertação dos es cravos, em São José do Queimado, que foi desmobilizado pela força militar da época e levou a enforcamento dois dos líderes da revolta: Chico Prego e João da Viúva. O primeiro, enforcado na então Vila de Nossa Senhora da Conceição da Serra e o segundo, enforcado na Vila de São José do Queimado.
Balneário de Bicanga
Em 06.11.1875 - a sede do município da Serra deixa de ser vila e é elevada a categoria de cidade. A instalação foi solene, com festa orga nizada pelo Deputado provincial, Major Joaquim Pereira Franco Pis sarra, e políticos locais no dia do aniversário de D. Pedro II - 2 de dezembro de 1875. O Major Pissarra foi o autor da Lei que transfor mou a vila da Serra em cidade.
No século XIX, a Serra muito se desenvolveu, por ser um entre posto de comércio para a região norte e litorânea norte e, ainda, pela sua produção de maior destaque de açúcar e café. No início do século XX foi iniciado um processo de decadência. São José de Queimado, hoje distrito da Serra, situado à margem do rio Santa Maria da Vitória, possuía um porto, "Porto do Una", onde eram embarcadas em grandes canoas, que comportavam mais do que 100 sacas de café, a produ ção da região da Serra e, onde eram desembarcados os produtos im portados, para atender as necessidades locais. O rio, servia como via para o transporte em geral, inclusive para a integração de Vitória com a Serra e o interior norte, por ali, as pessoas se deslocavam de um lugar para outro.
Praia de Carapebus
Com o advento da ferrovia Estrada de Ferro Vitória Minas EFVM, e mais tarde a crise econômica mundial de 1929 que afetou o comércio de café e consequentemente a economia da Serra. A vila de São José do Queimado desapareceu, praticamente não existindo mais casas no local, a não ser algumas poucas residências de agricultores locais.
Na vila, só existe a ruína da Igreja de São José, pois, o comércio passou a acon tecer diretamente com Vitória, e por consequência, a Vila de Queimado sumiu e a Serra minguou.
1921 - é iniciada a construção da primeira estrada de rodagem entre a Serra e a Vitória, idealizada e coordenada a sua construção pelo serrano Cassiano Cardoso Castello, então, Secretário de Interior e Justiça do Estado do Espírito Santo, no Governo Nestor Gomes. A via foi concluída, em 1923, pelos presos da penitenciária que, a abriram à mão, medida tomada para interiorizar o desenvolvimento e resgatar os dias de glória da Serra.
Mestre Álvaro
11.11.1938 - é editado o Decreto-Lei nº 9.941, que fixa a divisão territorial do Estado, que vigorará sem alteração, de 1 de janeiro de 1939 a 31 de dezembro de 1943, e dá outras providências, assinado por João Punaro Bley, Celso Calmon Nogueira da Gama, Nelson Goulart Monteiro e Carlos Femando Monteiro Lindemberg que, assim fixou os limites do município da Serra, compreendido pelos distritos sede, Ita pocú (hoje Calogi) e Nova Almeida.
O decreto acima foi editado na conformidade das normas gerais fir madas pela Lei Orgânica Nacional nº 311, de 2 de março de 1938. Nesta época os distritos de Queimado e Carapina eram pertencentes à Vitória e, o atual distrito de Calogi possuía o topônimo de Itapocú.
Em 31.12.1943 - O município da Serra passa a ser constituído dos distritos de Carapina, Nova Almeida - que já foi distrito sede do município de mesmo nome, Queimado, Serra e Calogi (antigo Itapo cu), conforme o Decreto-Lei nº 15.177/1943. O município teve duas fa ses distintas de sua economia: a inicial rural, fase em que produzia cana-de-açucar, café, mandioca e, em menor escala cereais, e ainda, extração de madeiras de lei. Havia um início de agroindústria, um tanto quanto rudimentar, com engenhos de produção de açúcar e aguardente, assim como, produção de farinha e máquinas de beneficiamento de arroz e produção de fubá de milho.
Na década de 50, ini ciou-se uma grande produção de abacaxi. Os frutos eram vendidos para outros estados do país e, também, exportados para outros países, principal mente, Argentina.
No início da década de 50 foi iniciada a construção da BR 101, o que promoveu, embora, no início, timidamen te, o progresso da Serra. O município voltou a experimentar novo desenvolvimento, de uma forma acentuada, a par tir da década de 60 (século XX).
Na sua primeira fase, rural, a população era quase constante. Houve uma redu ção após o ano de 1872. Neste ano possuía 11.032 habitantes, fato ocasionado, dentre outros, pela abertura da ferrovia EFVM, quando da inauguração do primeiro trecho: Porto Velho - Cariacica (km 17,26) - Alfredo Maia (km 28,873) se deu em 13 de maio de 1904, o que levou os moradores da região a comerciarem diretamente com Vitória. A redução da população da Serra, também se deu pelo êxodo rural, um fenômeno aconteci do em todo o Brasil.
Em 1960, é dado início à segunda fase, a fase industrial. A Serra possuía uma população de 9.192 habitantes, a partir desta data, começam os investimentos na região e, muda a configura ção urbana do município; o distrito de Carapina passa por um processo de grande desenvolvi mento. 
Em 1963 é iniciado o Porto de Tubarão e, em 1969 é iniciado o CIVIT I, o que levou a população do município da Serra, em 1970 para 17.286 habitantes. Na década de 70, outro investimento de grande porte é iniciado em solo serrano. Em 1976 inicia-se a construção da Companhia Siderúrgica de Tubarão -CST, que alavancou novo crescimento populacional, pois em 1980, o município já possuía uma população de 82.450 habitantes. No censo do IBGE de 2000 foi encontrada uma população de 330.874, habitantes que, com o advento laminador de tiras a quente da CST e seu projeto para a instalação de seu terceiro alto for no, novo surto de desenvolvi mento econômico e crescimento populacional será experimentado.
Demografia
De acordo com a estimativa populacional do IBGE para 2009, a Serra tem 404.688 habitantes, ocupando o posto de segundo município mais populoso do estado.
Economia
A Serra é o segundo maior município do Espírito Santo no PIB, superado por Vitória, a Capital do estado. Sua sede está 27 km ao Norte da capital, e é cortada pela BR-101. Nos últimos trinta anos, conheceu transformação radical, deixando de ser tipicamente rural, provinciano e tradicionalista, passando a ser o principal pólo industrial do Espírito Santo e a segunda economia do Estado, sendo superado apenas por Vitória. Abriga o Civit e a Arcelor Mittal tubarão (antiga CST). A maior parte da mão-de-obra está empregada na indústria.
O comércio apresenta forte crescimento, principalmente na avenida Central em Laranjeiras onde estão situados nove bancos, diversas lojas nos mais variados ramos (construção, confecção, móveis e eletrodomésticos, supermercados, videolocadoras, lanchonetes, etc).
Praia de Manguinhos
Em 2002, foi inaugurado um pequeno shopping center que visava a atender a comunidade local. O shopping conta com quatro salas de cinema, lojas variadas e praça de alimentação e recentemente esta sendo construído o shopping Mestre Alvaro que se localiza perto do Aeroporto de Vitória(Eurico Salles) será o segundo maior shopping do Espírito Santo Perdendo apenas para Shopping Vitória. Recentemente, diversos empreendimentos imobiliários instalaram-se na região, principalmente na construção de condomínios residenciais fechados de casas, prédios residenciais e shoppings, contribuindo assim para a especulação imobiliária regional. Em 2006, foi especulado que residencias situadas na avenida Central (Laranjeiras), receberam ofertas de compras na faixa de Um Milhão de Reais, de grandes instituições, comércios e bancos. Laranjeiras teve o maior índice de valorização imobiliária do Espírito Santo em 2007.
Praia de Manguinhos
Manguinhos é uma pequena vila de pescadores brasileira, situada 10 quilômetros ao norte do município de Vitória, no estado do Espírito Santo, e logo antes de Jacaraípe. Possui três praias.
Possui vários quiosques ao longo das praias e uma praça no centro mais antigo do povoado. Conhecido principalmente por seus dois restaurantes que especializaram-se em moqueca de peixe à capixaba. O mais conhecido dos dois chama-se Geraldo. Na praça também ha um local para a venda de pescado, assim que chegam de pequenos barcos pesqueiros. Este fica abaixo de grandes e sombrosas castanheiras, diretamente em frente dos restaurantes mencionados.
Praia de Jacaraípe
Jacaraipe é uma praia do estado brasileiro do Espírito Santo. Localizada no Município de Serra, é muito frequentada pelos mineiros durante o verão. É bastante visitada durante o carnaval, possuindo vários restaurantes e pousadas. Na praia também é realizada a prática do surfe.
Casa de Pedra
A Casa de Pedra foi construída pelo artista plástico Neusso em 1990, e tem atraído turistas de várias localidades, que vêm conhecer a obra feita com pedras e restos de madeiras, além de suas mais diversificadas esculturas em madeira. Possui também espaço para oficinas de educação ambiental.
Fonte de pesquisa:
Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia