domingo, 7 de novembro de 2010

Araguaína

Ficheiro:Panoramicaaraguaina.jpg
Araguaína é um município brasileiro localizado no norte do Estado do Tocantins.Com 115.759 habitantes,se configura com a segunda maior população do Tocantins.
Localiza-se a uma latitude 07º11'28" sul e a uma longitude 48º12'26" oeste.
Ficheiro:Skylinearaguaina.jpg
Skyline atual do centro de Araguaína.
Existe a ideia de que Araguaína é a capital do boi, mas a grande força de Araguaína não é só essa. O comércio e o DAIARA-Distrito Agro Industrial de Araguaína, com indústrias e contando com 3 Frigoríficos de referência nacional sendo o Bertin, o Minerva e o Boiforte. Araguaína é cercada de grandes, médias e pequenas fazendas, que impulsionam o desenvolvimento econômico da cidade através da agricultura e da pecuária. Também a instalação de faculdades na cidade impulsionou nos últimos tempos a iniciativa privada na construção civil.
Ficheiro:BR153araguaina.jpg
A rodovia BR 153, popularmente chamada Belém-Brasília, corta a cidade de norte a sul.
A localização geográfica de Araguaína possibilitou sua integração com todas as regiões do país para circulação de pessoas e mercadorias através de transporte aéreo e terrestre, contando com estradas federais, estaduais e municipais.
Com referência a via aérea, a cidade dispõe de um aeroporto com capacidade para pouso e decolagem de aeronaves de grande porte. O 1º aeroporto foi construído no local onde hoje é a Vila Aliança, o 2º aeroporto, próximo ao Terminal Rodoviário e o atual se encontra no Setor Aeroporto, próximo ao Bairro de Fátima, denominado Aeroporto Internacional de Araguaína. Atualmente (2009), a cidade é servida por voos da empresa Trip (vôos sem troca de aeronave para Brasília e Carajás). A primeira agência de vendas de passagens criada em 1963 numa sala do hotel São Vicente, na Rua Cônego João Lima que atendia as primeiras empresas interestaduais que por aqui trafegavam como Expresso Braga, Rápido Marajó e Viação Jussara.
O transporte coletivo de Araguaína era feito pela empresa Rápido Amazonas que tinha apenas um ônibus que fazia o itinerário entre a Vila Aliança até o Entrocamento. Posteriormente a concessão passou para o senhor Rubens Gonçalves Aguiar, que era mecânico da empresa Rápido Amazonas, e desde essa época o transporte coletivo está a cargo da Viação Lontra. No início a Viação Lontra utilizou o mesmo ônibus que a empresa anterior utilizava.
Araguaína é referência Estadual em educação. Além de ensino básico e profissionalizante, a cidade conta com três universidades (Universidade Federal do Tocantins, ITPAC e Católica) que oferecem diversos cursos. Onde o curso de Medicina é destaque em todo Estado, tornando-o melhor curso em Instituições Privadas de Ensino Superior do Estado, decorrente desse fato, vem muitos estudantes de outros estados, cursar Medicina em Araguaína (mantido pelo ITPAC). Destacam-se os cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia, Logística, Cooperativismo, Turismo, Matemática, Física, Biologia, Química, Letras, Geografia, História [[(mantidos pela UFT), Direito (mantido pela FACDO-Faculdade Católica Dom Orione e ITPAC), Administração (mantido pela Faculdade Católica Dom Orione e pelo Itpac), Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Sistema de Informação, Pedagogia, Farmácia, Odontologia e Medicina (mantidos pelo ITPAC). Encontra-se também Instituição em sistema EAD, Unitis - EADCOM e Uniderp.
FONTE DE PESQUISA:

Um comentário:

  1. We loved your blog it was very helpful and fluent to my knowledge!

    Tank very much!!!!

    be: my Andy

    ResponderExcluir

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia