sexta-feira, 8 de outubro de 2010

"PATY DO ALFERES"

Paty dos Alferes é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, na mesorregião Sul do estado do Rio de Janeiro, microrregião de Vassouras. Ocupa uma área de 319,103 km².Em 1700Garcia Rodrigues Pais, filho de Fernão Dias Paes Leme, o "Caçador de Esmeraldas", abriu o "Caminho Novo" ligando as Minas Gerais e o porto do Rio de Janeiro. Este caminho passaria nos anos seguintes a ser a principal rota de comunicação de escoamento do ouro produzido nas Minas Gerais e o rota dos emigrantes para o interior, substituindo o antigo caminho que terminava em Paraty.Acredita-se que o nome Paty do Alferes venha do estabelecimento na região de dois alferes-de-ordenança, Leonardo Cardoso da Silva e Francisco Tavares , cujas propriedades viriam a ser conhecidas como Roça dos Alferes. Também havia muitos patis que davam nome à toda região desde a serra até as margens do rio Paraíba do Sul. O nome vem do tupi árvore que se eleva, designando uma palmeira da família Syagrus , também chamada de palmito-amargoso. Ao longo dos anos, a grafia foi alterada para pa'tipaty e finalmente para pati.Assim, a antiga Roça dos Alferes passou a ser chamada de Paty do Alferes para distinguir-se da localidade de Paty, atualAndrade PintoVassouras.Emancipada em 1987, Paty do Alferes mantém uma grande produção agrícola como o maior produtor de tomate do estado do Rio de Janeiro e terceiro do Brasil.
ALDEIA DE ARCOZELO ENTRADA PARA O MUSEU DO TEATRO

Aldeia de Arcozelo é o maior centro cultural da América Latina em área.
Era a antiga fazenda Freguesia, onde ocorreu a mais importante revolta de escravos da região, liderada por Manoel Congo. Depois passou a ser propriedade do visconde de Arcozelo.
João Pinheiro Filho, seu último proprietário, doou, em 1958, a fazenda Arcozelo para o embaixador Pascoal Carlos Magno criar um centro permanente de realizações artísticas teatrais.
Atualmente, a Aldeia de Arcozelo é administrada pela Funarte – Fundação Nacional de Arte, do Ministério da Cultura - e aberta à visitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia