terça-feira, 23 de novembro de 2010

Blumenau

Blumenau é um município brasileiro da Região Sul, localizado no estado de Santa Catarina, na mesorregião do Vale do Itajaí, microrregião de Blumenau. Cidade-sede da região metropolitana do Vale do Itajaí, é a terceira cidade mais populosa do estado, a 12ª da Região Sul e única cidade média-grande de Santa Catarina, constituindo um de seus principais pólos industriais e tecnológicos.
Fundada em 1850 por Hermann Bruno Otto von Blumenau (de onde vem seu nome), que chegou em um barco acompanhado de outros dezessete colonos alemães. Desembarcou à foz do Ribeirão da Velha em 2 de setembro de 1850 e dividiu a terra em lotes para que os colonos pudessem edificar suas moradias, majoritariamente casas feitas com a técnica construtiva enxaimel.
A cidade possui uma agenda cultural focada nas festas baseadas na cultura dos imigrantes europeus, destacando-se a colonização alemã, especificamente a Oktoberfest, a segunda maior festa sobre cerveja do mundo e que acontece durante dezoito dias do mês de outubro, e o stammtisch, tradicional reunião de associações na rua XV de Novembro. O núcleo italiano da população realiza a Festitália, além de ocorrerem reuniões de CTG e diversas outras manifestações das culturas europeia e brasileira. Apesar de ser minoritário, o turismo comercial acha seu nicho na Texfair, feira têxtil reconhecida mundialmente.
Blumenau tem destaque nacional em diversos setores da economia, destacando-se informática e indústria têxtil — onde é polo de empresas e tecnologia — como o setor de serviços (nomeadamente saúde e educação, com seus quatro hospitais públicos e a Universidade Regional de Blumenau), comércio (abriga o maior shopping center do estado) e na indústria, que é diversificada. Sedia empresas de porte nacional e internacional, como a Hering, 16º maior empresa de Santa Catarina. Atualmente, é a maior produtora de etiquetas do mundo, com a Haco, e conta com um dos maiores índices de desenvolvimento humano do país, quinto maior do estado.
História
Século XIX
Blumenau foi fundada em 1850 pelo farmacêutico alemão Dr. Hermann Bruno Otto von Blumenau. Chegou ao terreno original da cidade acompanhado de outros 17 imigrantes alemães, que ergueram as primeiras estruturas da futura colônia. A região era habitada pelos povos indígenas Kaigangs, Xoklengs e Botocudos, que tiveram suas terras usurpadas pelo processo de ocupação dos imigrantes — agora, estes ficam restritos à reservas indígenas de José Boiteux, ex-território de Blumenau.
Nas décadas seguintes, novas correntes de imigrantes agricultores chegaram da Alemanha, recebendo lotes em áreas estratégicas do ponto de vista geográfico, mas distantes do centro da colônia, iniciando assim os primeiros núcleos de ocupação que originaram os bairros de Blumenau e as sedes de distritos — futuras cidades desmembradas. Em 1860, Dr. Blumenau vendeu suas terras para o Governo Imperial, que ficou incumbido pela consolidação dos assentamentos, mas permaneceu no cargo de diretor da Colônia de Blumenau. À época de sua elevação à município, era residência de inúmeras pessoas de importância regional, nacional e internacional.
Blumenau tornou-se a colônia alemã mais próspera do Brasil. Os imigrantes alemães se desenvolveram economicamente de maneira rápida e organizada. No final do século XIX, começaram a chegar à região principalmente imigrantes italianos e poloneses, que também influenciaram na cultura e sociedade da futura Blumenau, mas de maneira muito mais branda que os alemães. Um exemplo disto é o costume germânico de manter os jardins floridos, observando-se isto tanto nas edificações privadas quanto nos logradouros públicos, como praças e ruas. Blumenau tem como um de seus alcunhas a expressão "Cidade Jardim.
Século XX
No século XX a cidade passou por um processo de urbanização, deixando de ser exclusivamente agrícola. Hoje em dia Blumenau é uma cidade moderna. A região de Blumenau, composta por outras 14 cidades, tem na maior parte de sua população descendentes de alemães e italianos.
A maioria dos imigrantes originais é proveniente de pequenas aldeias alemãs, como Pahnstangen, na Turíngia.
Ficheiro:Enchente Blumenau Morro do Centénario.jpg
Desmoronamento no Morro do Centenário em 2008.
Século XXI
Nos últimos anos, Blumenau passa por um processo de revitalização de suas principais ruas, seguindo padrões estéticos, com a utilização de paver com piso tátil para deficientes visuais e mobiliários padronizados. Iniciou-se com a Rua XV de Novembro, logo a Beira-Rio e em 2008, a Rua Amazonas e a Rua Curt Hering.
Ainda em 2008, a rápida ascensão do nível do Rio Itajaí-Açu devido aos dias de chuva constante na região, em um aumento de 350% em comparação com o ano anterior, provocaram alagamentos e desmoronamentos em diversas partes da cidade. As aulas foram suspensas e o ano letivo terminado antecipadamente, enquanto o serviço de ônibus, temporariamente paralisado devido a interrupções no percurso, voltou a funcionar poucos dias depois. 
Após ter decretado estado de emergência dois dias antes, o prefeito Kleinübing decretou estado de calamidade pública em 24 de novembro. O nível do Itajaí-Açu se encontra em declínio, tendo chegado a 11,52 m na madrugada de 23 de novembro. Vinte e quatro pessoas morreram em um total de 50 mil pessoas que foram atingidas pela enchente no município.Após dois dias sem chuvas, novo temporal provocou novos deslizamentos de terra e inundou parcialmente o centro histórico da cidade em 3 de dezembro.Com o final das chuvas, Blumenau começou a receber ajuda do governo do Estado para a reconstrução de ruas e pontes afetadas.
Ficheiro:Blumenau vista.jpg
Vista da Beira-Rio.
Geografia
O município de Blumenau está localizado no nordeste de Santa Catarina, no chamado Médio Vale do Itajaí, região pertencente ao Vale do Itajaí. Possui uma área de 519,8 km², sendo 206,8 km² (39,8%) de área urbana e 313,0 km² (60,2%) de área rural, e apresenta as coordenadas geográficas 26° 55' 08" Latitude Sul e 49° 03' 57" Longitude Oeste. Os municípios limítrofes de Blumenau são Jaraguá do Sul ao norte, Massaranduba a nordeste, Pomerode ao oeste, Indaial a sudoeste, Luís Alves e Gaspar ao leste, e Botuverá e Guabiruba ao sul. Está a 130 km da capital Florianópolis, por via asfáltica, e 90,4 km em linha reta.A cidade é banhada pelo Rio Itajaí-Açu e propensa a enchentes, constantes na história do município, inclusive tendo protagonizado algumas de repercussão nacional, como as enchentes de 1983-1984 e 2008.
Blumenau possui um relevo muito acidentado, caracterizado por serras na região sul, vales na região norte e ribeirões, como o Ribeirão Garcia e o Ribeirão da Velha. Um dos pontos culminantes mais conhecidos da cidade é o Morro Spitzkopf, com aproximadamente 940 metros de altura, porém o ponto mais alto da cidade é o Morro Santo Antônio com cerca de 970 metros. A altitude média é de 21 metros acima do nível do mar.
Clima
O município de Blumenau pertence a zona climática designada pela letra C, com o tipo climático Cwa, segundo a classificação do clima de Köppen. Tal tipo climático se caracteriza por ser um clima subtropical úmido. A temperatura média é de 19°C e a pluviosidade média de tal clima é de 2.000 mm/ano, sendo fevereiro o mês mais chuvoso, com 194,6 mm, e junho o mais seco, com 104,0 mm.
Blumenau apresenta verões quentes e invernos frios, muito bem definidos. No verão é chuvoso e quente, podendo alcançar temperaturas beirando os 40 °C e umidade relativa alta, e no inverno é frio, tendo dias em que as temperaturas ficam próximas de 0°C pela manhã. Também já houve casos de temperaturas negativas trazendo geada e neve, tal qual em 1984 em um dos pontos mais altos do município, o Morro do Cachorro, onde existem também registros não-oficiais da temperatura ter atingido -6°C.
A média do mês mais quente é de 24 °C e a média do mês mais frio é de 14 °C A temperatura média mensal está em torno de 19,5 °C. Eventuais enchentes e estiagens atingem a cidade, prejudicando sua economia e a população.
Ficheiro:Blumenau Brasão.jpg
Brasão de Blumenau.
Símbolos oficiais
Blumenau possui três símbolos oficiais: o brasão, a bandeira e o hino.
O brasão blumenauense constitui-se de seis elementos. Ao topo, vê-se a depicção da fachada de um castelo reproduzida várias vezes, com suas ameias em destaque, símbolo de municipalidade. Logo abaixo, estão representadas as províncias germânicas das quais vieram o maior número de contingente populacional para colonizar o município, além de na parte central constar símbolos nacionais e estaduais, simbolizando a mistura entre Brasil e Alemanha. Ao lado esquerdo do brasão encontra-se uma representação do Dr. Blumenau a partir de imagens de arquivo. Ao lado direito, encontra-se um machadeiro, simbolizando os primeiros colonos da cidade. Abaixo deles, uma roda dentada de engrenagem remete à grande indústria blumenauense, principal atividade do município. Por fim, a fita por cima da roda dentada apontando fidelidade ao estado e ao país.
Ficheiro:Blumenau bandeira.jpg
Bandeira blumenauense.
A bandeira de Blumenau trata-se do brasão da cidade inserido em um círculo amarelo que, por sua vez, encontra-se centralizado sobre quatro listras vermelhas e três listras brancas em um retângulo. As cores da bandeira representam as cores de fitas e laços com as quais as mulheres blumenauenses enfeitaram a bandeira imperial que os 56 voluntários de Blumenau levaram consigo para a Guerra do Paraguai, em 1865.
O hino da cidade, simplesmente intitulado "Hino de Blumenau", foi instituído pela Lei Ordinária 5514/00 em 22 de agosto de 2000 devido às comemorações dos 150 anos da cidade, e teve sua música composta por Edson Luis de Silva e letras por Márcio Volkmann..
Quanto a qualidade de vida, o coeficiente de Gini, cálculo realizado para medir a desigualdade social, é de 0,51, visto que a mais imperfeita é um e a mais perfeita é zero. Segundo o PNUD, Blumenau apresenta um IDH geral de 0,855, considerado alto, e está na posição 5ª no ranking de desenvolvimento humano de Santa Catarina e 19ª no cenário brasileiro. A renda per capita está na 5ª posição, com um IDH de 0,797 - médio.
Ficheiro:Blumenau Moellmann.jpg
Vista do castelinho da Moellmann.
Economia
Apesar de figurar no quarto lugar entre as maiores economias de Santa Catarina, atrás de Joinville, Itajaí e Florianópolis, possui uma forte influência no estado, pois junto com Joinville, são os maiores centros industriais de Santa Catarina, devido a Itajaí ser exclusivamente ligada ao Porto e serviços relacionados e, Florianópolis ao setor público, ao turismo e atualmente ao setor de softwares, o que as colocam em segundo e terceiro lugar respectivamente.
A principal atividade econômica de Blumenau é a indústria têxtil, responsável por fabricantes de grande porte como a Cia. Hering, a Dudalina, a Karsten, e a Teka. Além de médias e pequenas empresas de destaque nacional. Devido a esse caráter da região, possui ainda empresas como a Haco Etiquetas, fazenda da cidade a maior produtora mundial de etiquetas. Blumenau se destaca ainda em outros setores industriais, como a metalúrgica, mecânica e de material elétrico, e é o maior pólo produtor de transformadores do Brasil. Consolidando sua economia diversificada. Outro setor de destaque é o de informática, sendo a cidade-sede do chamado Vale do software e pioneira do setor no estado, tendo muitos softwares líderes em seu segmento, alguns dos quais nascidos na Blusoft, incubadora de empresas do setor.
Um mercado novo, mas em rápida expansão é a produção de cervejas artesanais, como a Eisenbahn e a Bierland.
Conta com uma economia vigorosa, reforçada por um forte comércio, prestação de serviços e turismo de eventos, contando com feiras de projeção internacional, que geralmente são realizadas na Vila Germânica.
Em 2005, a cidade teve uma exportação de produtos equivalente a US$ 395.959.436,00, representando 6,1% das exportações do estado.
Turismo
A Secretaria de Turismo de Blumenau mantêm 4 roteiros turísticos englobando os diversos aspectos da cidade.
Roteiro Turístico Centro Histórico
Roteiro Turístico de Natureza Fritz Müller
Roteiro Turismo Industrial
Roteiro Cervejarias Artesanais
Para os turistas que chegam, a cidade oferece CATs (Centrais de Atendimento ao Turista) que disponibilizam informações e dicas de atrativos da cidade.
E além destes, outro atrativo são as festas, festivais e eventos do município, grande destaque para a Oktoberfest, Festitália, Stammtisch, o Festival Nacional de Danças Folclóricas (FESTFOLK) e a TexFair.
Oktoberfest
A Oktoberfest, cujo significado é festa de outubro, foi criada em 1984 para aumentar o ânimo da população que havia acabado de passar pelas maiores enchentes da história de Blumenau(1983/1984). Inspirada na homônima Oktoberfest de Munique, a Oktoberfest de Blumenau é uma das festas folclóricas mais populares do Brasil e segunda maior festa da cerveja do mundo. Suas principais atrações são o Concurso de Chope em Metro e os desfiles na Rua XV de Novembro.
Ficheiro:Parque Nacional da Serra do Itajaí.jpg
Parque das Nascentes, em Blumenau.
Turismo ecológico
O turismo ecológico em Blumenau tem o nome de Roteiro de Natureza Fritz Müller, em homenagem ao cientista e naturalista de mesmo nome que morou e estudou a fauna e a flora da cidade. O roteiro inclui nove atrações e treze trilhas, com destaque para museus como o Museu de Ecologia Fritz Müller, que funciona na antiga casa do cientista e possui um caráter educativo quanto às questões ambientais, e o Museu da Água, onde pode-se ver todo o processo de purificação da água recolhida do Rio Itajaí-Açu, e todos os métodos utilizados na cidade durante a história; e parques ecológicos como o Parque Natural Municipal São Francisco de Assis, o Parque das Nascentes, a Nova Rússia e o Parque Ecológico Spitzkopf, apresentando trilhas que passam por entre áreas remanescentes de Mata Atlântica - além do último possuir um dos pontos culminantes de Blumenau, o morro Spitzkopf.
Ficheiro:Castelohavanaerio.jpg
Castelo Havan em Blumenau.
Turismo histórico
Prefeitura Municipal 
Parque Vila Germânica 
Castelinho Havan 
Torre da Diocese de Blumenau 
Ponte de Ferro sobre o Rio Itajaí. 
Vapor Blumenau 2
Macuca
Ficheiro:Igreja São Paulo Apóstolo Blumenau SC Exterior.jpg
Diocese de Blumenau
Diœcesis Florumpratensis
A catedral de Blumenau é uma belíssima contrução em estilo moderno projetado pelos arquitetos alemães Gottfried e Edmund Böehn e foi inaugurada em 1958.Construída em granito róseo, é um marco da cidade e está localizada no alto da principal rua da cidade, a rua XV de novembro.Sua imponente torre , inaugurada em 1963, foi eleita em 2006 como símbolo da cidade.
Ficheiro:Furb.jpg
Universidade Regional de Blumenau (FURB).
Educação
A FURB é a única universidade da cidade. Seguindo uma tendência nacional, a partir dos anos 2000, Blumenau passou a contar com outras instituições de ensino superior, como a Uniasselvi, o Faculdade IBES, a FAE, o Faculdade SENAI e a Faculdade SENAC.
O Censo Escolar do Inep aponta para um número total de 99.919 alunos matriculados em Blumenau durante o ano letivo de 2006, sem levar em consideração os estudantes do Ensino Superior. Os alunos encontram-se assim distribuídos:
Havia, ainda, 15.000 alunos matriculados no Ensino Superior em Blumenau no ano de 2005, segundo o IBGE.[52] Estes números desatualizados, somados ao número de alunos do Censo Escolar de 2006, leva-nos a um total de 115.289 estudantes em Blumenau, ou seja, 37,90% da população de acordo com a população estimada para o ano de 2007.
Desse total, pouco mais de 7% dos alunos dos ensinos infantil, fundamental e médio encontram-se em escolas privadas. Já no ensino superior, aproximadamente 1/5 dos alunos encontram-se em instituições de ensino privadas.
A Rede Municipal de Ensino de Blumenau, em específico, possui cento e trinta e três escolas e 38.849 alunos.
A cidade conta com um número total de 2.747 docentes nos Ensinos Pré-Escolar, Fundamental, Médio e Superior, segundo informações do IBGE para os anos de 2005 e 2006. O analfabetismo na cidade é de 3,3% entre a população.
Na classificação do PNUD para a educação, Blumenau está na 8ª posição dos municípios de Santa Catarina, apresentando um IDH educacional de 0,945, considerado elevado.
Ficheiro:Terminal proeb blumenau.jpg
Terminal de ônibus da PROEB.


Transporte
A frota blumenauense em janeiro de 2009 era de 175.875 veículos, atingindo a média de um carro para cada dois habitantes.
Tem um elevado índice de acidentes de trânsito (mais de 15 acidentes por dia, podendo ser estes com ou sem vítimas, de acordo com os registros do Dep. de Trânsito do SETERB). A Guarda Municipal de Blumenau é responsável pelo atendimento das ocorrências pertinetes ao trânsito na cidade, fazendo desde travessias de pedestres e escolares em áreas de grande movimentação, até atendimentos de acidentes na área sob sua jurisdição.
O sistema de transporte coletivo é inspirado no sistema utilizado em Curitiba, considerado referência internacional, e é administrado pelo Consórcio SIGA, formado pelas empresas Nossa Senhora da Glória, Coletivo Rodovel e Viação Verde Vale. Composto por seis terminais urbanos integrados - Aterro, Fonte, Garcia, Velha, Fortaleza e PROEB - e com planos para construção de outros dois terminais - Água Verde e Itoupavas -, possui uma frota de 257 ônibus dispostos por 97 linhas, sendo 94 convencionais e 3 executivas, e conduzem aproximadamente 120.000 passageiros por dia.
Em 2009, implantou-se o aluguel de bicicletas, sendo a primeira cidade da região Sul a implantar esse sistema. A empresa que opera o aluguel de bicicletas é a mesma que opera o sistema no Rio de Janeiro.
O Aeroporto de Blumenau possui uma pista de 1.450 metros de comprimento e opera diariamente até o pôr do sol em condições visuais, atendendo somente aeronaves de pequeno porte. Em 2006, o governo municipal iniciou o processo de homologação para operação comercial com linhas periódicas junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Saúde
Segundo o PNUD, a saúde blumenauense se encontra na 112ª posição, com um IDH de 0,824, considerado elevado. A expectativa de vida é de 74,4 anos. A taxa de fecundidade é de 1,8 filho por mulher, enquanto a mortalidade infantil apresenta um coeficiente de 14,8 mortes por mil recém-nascidos.
Existiam 199 estabelecimentos voltados para a saúde em Blumenau em 2005, sendo 52 públicos, todos municipais, e 147 privados, sendo somente 7 destes sem fins lucrativos.
Em 2007, houve 663 óbitos em Blumenau, 369 masculinos e 294 femininos. As causas de morte mais frequentes foram doenças do aparelho circulatório (163 casos), doenças do aparelho respiratório (144 casos) e neoplasias (126 óbitos).Blumenau é vice-líder mundial em câncer de pele, somente atrás de Queensland, Austrália, fato este que se deve à pele clara e biótipo pouco adequado a regiões tropicais, tendência predominante da cidade.
Cinema
Blumenau possui 6 salas de cinemas multiplex localizadas no Shopping Neumarkt. Outras 12 salas, incluindo salas 3D, multiplex e Stadium estão sendo construídas nos Shopping Park Europeu e Blumenau Norte Shopping.
Ficheiro:Teatro Carlos Gomes.jpg
Teatro Carlos Gomes, situado na Rua XV de Novembro.
Cultura
A cultura da cidade é fortemente influenciada pela cultura germânica, trazida e cultivada pelos imigrantes alemães que colonizaram a região. Demonstrações da cultura alemã podem ser vistas na arquitetura, nas diversas sociedades de canto, nas festas e nos grupos de danças.
Os imigrantes alemães trouxeram consigo a tradição arquitetônica, mais expressiva através da técnica enxaimel. Tais construções podem ser observadas nas casas da zona rural do município. Na zona urbana, há diversos exemplares que fazem referência ao enxaimel na Rua XV de Novembro, notadamente o edifício da antiga Lojas Moellmann, atual Castelinho da Havan. Outros exemplares importantes são a Prefeitura, construída em 1982, e as lojas do Parque Vila Germânica.
Ficheiro:Janelas XV.jpg
Janelas de uma casa imitando enxaimel, na Rua XV de Novembro.
Teatros
Sociedade Dramático Cultural Carlos Gomes - Teatro Carlos Gomes (MAPA)
Museus*
Museu Glaspark - cristais.
Museu da Água.
Museu da Família Colonial - funciona em uma casa construída em 1864. Encontram-se em exibição objetos que pertenceram aos primeiros colonos alemães da região.
Museu da Cerveja
Literatura
Blumenau possui uma considerável produção literária. Economicamente esse ramo cultural é relativamente desenvolvido, sua cadeia produtiva conta com editoras, gráficas e, evidentemente, livrarias - com o suporte de profissionais como ilustradores (destaque para Paulo Cunha Jr.) e artistas gráficos.
A manifestação literária na cidade remete ao inicio da colonização com a produção ainda em lingua alemã. Mas foi notadamente o poeta Lindolf Bell um marco na história da literatura da cidade. Suas obras tem alcance e relevância nacional, destacou-se com as performances da "Catequese Poética" nos anos 60.
Nos anos 70 e início dos 80 destacam-se os nomes de Vilson do Nascimento e Lauro Lara, o primeiro de influências surrealistas e este por introduzir o realismo fantástico. Ainda neste período merece menção a obra "a Superfície" de Ricardo Hoffmann.
Nos anos 80, a cidade viu surgir a voz de Eulália Radtke, Urda Alice Krueger, Roberto Diniz Saut e a dos Poetas Independentes (destaque para Carlos Vinci, Tânia Rodrigues, Douglas Zunino, Raquel Furtado e Magali Martins) e os eventos da Blumenália Poética.
Os anos 90 iniciam-se anunciando a consolidação da atividade. O professor José Endoença Martins orienta uma série de trabalhos de pesquisa sobre a produção literária local - o que parecia ser o início do interesse acadêmico sobre a literatura local, mas com a saída do professor Martins a universidade não manterá a linha de pesquisa. Endoença também publicou livros de poesia e a novela "Enquanto isso em Dom Casmurro". Concomitante à produção crítica e acadêmica, a cidade vê surgir as primeiras editoras, e a explosão de uma nova geração de escritores como Dennis Radünz, Marcelo Steil, Mauro Galvão e Maicon Tenfen. Mais recentemente, entraram em cena Werner Neuer, Marcelo Labes, Gregory Haertel e Viegas Fernandes da Costa. A cidade também foi berço para projetos pioneiros como o Pão e poesia; Troque lixo por livro e o Duelo de escritores.


Lazer
Entre os principais locais de lazer está a Rua XV de Novembro, principal rua da cidade, onde acontecem dentre outros os desfiles da Oktoberfest e o Stammtisch. Passou por uma reurbanização recentemente, tornando-se também um cartão-postal da cidade. Os blumenauenses também possuem vários shopping centers, sendo os principais o Shopping Neumarkt, o maior de Santa Catarina,localizado na Rua 7 de Setembro;e o Shopping H e o Shopping Beira-Rio, localizados na Rua XV de Novembro. Outros shopping centers se encontram em fase de planejamento.Outro lazer para os blumenauenses é o Parque Ramiro Rudeguer, com espaços para caminhadas,atividades fisicas.
Blumenau conta com diversos clubes, dentre os quais se destacam: Grêmio Esportivo Olímpico (GEO), Guarani Esporte Clube (GEC), Clube Náutico América (CNA) e Tabajara Tênis Clube.[68] Também possui representatividade do Lions Club e do Rotary Club, ambos clubes de apoio à comunidade.
Esportes
Em Blumenau há espaço para a prática de voleibol, futsal, basquete e handebol nos dois ginásios da cidade, o Ginásio Sebastião Cruz (Galegão), localizado no Parque Vila Germânica, e o ginásio do Complexo Esportivo do SESI. Corridas, caminhadas e ciclismo são praticados no Parque Ramiro Ruediger, que também conta com quadras de basquete e vôlei de praia, assim como musculação, que, junto a natação e tênis , é também praticado em clubes.O Badminton também é praticado na cidade, apesar de não ser popular. Há vários lugares onde se pratica entre eles o Guarani Esporte Clube e o Clube Badminton Itoupava. O remo é praticado no Rio Itajaí-Açu, e também há o Aeroclube de Blumenau, perto do aeroporto da cidade.
A cidade também é sede de diversos clubes clássicos do futebol catarinense como o Palmeiras, o Olímpico, o Guarani e o Blumenau. Atualmente, é representada pelo Metropolitano nos campeonatos estaduais e nacionais. Também se destacam o time de futsal AD Hering, que disputa o Campeonato Estadual, e a ADEBLU, em diversas modalidades esportivas.
Em 2009 tornou-se referência no tênis ao receber o Aberto de Tênis de Santa Catarina e o Circuito Centauro de Duplas de Tênis.
Informática
Blumenau a muitos anos se destaca no cenário nacional com seu pólo de software que teve sua origem em meados de 1969 com a fundação do Centro Eletrônico de informática de Santa Catarina (CETIL). As principais empresas têxteis da época (Hering, Karsten, Sulfabril, Artex, Teka e Altenburg) precisavam processar suas Notas Fiscais, livros contábeis e folhas de pagamento de uma forma ágil, porém, não existia um serviço como este na região e então resolveram se unir e montar um próprio.
Como nesta época tecnologia era algo realmente caro e de conhecimento de poucos este grupo resolveu fundar um centro de treinamentos, o que acabou capacitando muitos cidadãos Blumenauenses no que seria hoje chamado de tecnologia da informação. Mais tarde em meados de 1975 a universidade da região fundou o curso de técnico em processamento de dados e por volta de 1988 finalmente o curso de Bacharel em Ciências da Computação. Alguns dos professores de hoje em dia são remanescentes da extinta Cetil Treinamentos e sem sombra de duvidas formaram muitos acadêmicos no setor de informática principalmente no desenvolvimento de software.
Dentro deste universo, muitos acadêmicos com espírito empreendedor acabaram criando suas próprias empresas e hoje possuem seu nome no cenário Nacional, alguns inclusive sendo inseridos no mercado mundial.
Ficheiro:Vera Fischer2.jpg
Vera Fischer, atriz blumenauense.
Blumenauenses ilustres
Diversos blumenauenses se destacaram em várias áreas no cenário nacional. No campo das artes, a atriz da Vera Fischer é o nome mais conhecido. Também se destacam os escritores Lindolf Bell, Urda Alice Klueger e Dennis Radünz; nas artes plásticas Lygia Helena Neves, Guido Heuer e Pita Camargo; e as modelos Analice Nicolau e Mariana Weickert. Em concursos de beleza, além de Vera Fischer em 1969, três Miss Brasil saíram de Blumenau: Ingrid Budag em 1975, Isabel Cristina Beduschi em 1988 e Taíza Thomsen em 2003, após o destronamento de Joseane Oliveira.
Nos esportes, a ex-jogadora de vôlei Ana Moser e o jogador de basquete Tiago Splitter são os mais conhecidos. No surfe, destacam-se Teco Padaratz, Neco Padaratz e David Husadel; e no futebol, os jogadores Christian Maicon Hening, Evandro Goebel, Jean Carlo Witte e Rafael Schmitz. Blumenau foi representado nos Jogos Panamericanos de 2007 pelas atletas Eduarda Amorim, Fabiana Gripa e Josiane Soares.
Em outras áreas, vale mencionar o engenheiro Emílio Henrique Baumgart e o botânico João Geraldo Kuhlmann. Não-blumenauenses que se tornaram conhecidos por seus trabalhos na cidade incluem o engenheiro, topógrafo e cartógrafo Emil Odebrecht e o biólogo Fritz Müller, ambos alemães que emigraram para a cidade.
Fonte de pesquisa:

Um comentário:

  1. Sem esquecer simone zipper, a primeira blumenauense que saiu do brasil em 1986 como modelo internacional e fez um nome como alpinista em varias expedicoes no himalaya (expl cho oyu 8201m) , kasachstao (sozinha, kan tengri, 7010m- am montanha de 7000m mais ao norte do mundo), se dedica para o alpinismo na Austria, vive na austria, vienna, ao parque natural do anninger.

    ResponderExcluir

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia