terça-feira, 8 de março de 2011

Acajutiba (Bahia)


Acajutiba é um município que fica no leste da Bahia.
Sua população é de 14.762 e sua área é de 229 km² (55,08 h/km²).
Faz divisa, ao norte com os municípios de Crisópolis e Rio Real, ao sul com o município de Esplanada, a leste com o município de Rio Real e a oeste com os municípios de Aporá e Esplanada.
 É a terra natal de Waldir Pires e Raimundo Brito.
*
Toponímia
Acajutiba é vocábulo tupi que significa "lugar onde há muitos cajus", cajuzal. De acayu: caju; e tyba: sítio onde há muita abundância de alguma coisa.
*
História
De acordo com os entrevistados, tudo começou em 1905, quando surgiram os primeiros trilhos da Viação Férrea Federal Leste Brasileiro, ligando o povoado à capital do Estado, acontecimento que marcou época, trazendo consigo expressivo surto de progresso, principalmente para o comércio local.
 Com isso, nos arredores próximo à estação surgiu uma pequena feirinha localizada embaixo de um pé de caju. 
Essa pequena feira servia como ponto de encontro entre viajantes e garimpeiros que ali se dirigiam para compra, venda e troca de seus produtos. 
O garimpo no Rio Itapicuru já se fazia, por esta ocasião. 
Alguma coisa de diamantes e ouro de aluvião que se achava no leito daquele rio, servia como base de troca, para o que se comerciava na feira. 
Animais de carga, galinhas, porcos, perus, carne, feijão, farinha de mandioca, côco-seco, sal, querosene, aguardente e fumo eram as mercadorias mais procuradas.
Em 1912, já o lugar contava com mais de 25 casas e casebres.
 Em 1918, pela Lei Estadual nº 1.236, de 14 de maio de 1918 assinada pelo então Governador Severino dos Santos Vieira, antigo político do Conde, o lugar deixou de ser povoação e foi elevada a categoria de Vila.
A vila tomou o nome emprestado do velho pé de caju sob o qual se deu as primeiras feiras, portanto Vila do cajueiro, município do Conde.
As décadas de 20 e 30 não trouxeram grandes transformações ao lugar além da construção da Estação Ferroviária, neste tempo já a Companhia Leste Brasileiro era a detentora do ramal.
Inaugurada em 1932, a estação marcou o centro da cidade, o ponto de encontro, o lugar das cargas e descargas, agora de toda a produção agropecuária tanto para as feiras de Alagoinhas e Salvador como para Sergipe.
Antigas lutas políticas entre Esplanada e Conde resultaram na extinção e anexação a Esplanada pelo Decreto Estadual nº 7.479 de 8 de julho de 1931. 
Dessa forma passamos a pertencer, por esta época ao vizinho município de Esplanada.
Em 1 de junho de 1933 por força do Decreto Estadual n° 8.464 a Vila do Cajueiro foi restaurada e novamente voltou à situação anterior.
Novamente extinto pelo Decreto nº 9.673 de 13 de agosto de 1935 a Vila de Cajueiro volta a pertencer a Esplanada. 
Um dos grandes artífices desta saga de decretos foi o então deputado Ladislau Cavalcante Batista, que não queria de forma alguma “perder o Cajueiro”, visto ser aqui um do seu mais fiel reduto eleitoral.
A emancipação de fato ocorreu em 28 de novembro de 1952, com a promulgação da Lei nº 505 assinada pelo então governador Regis Pacheco, que criava o município de Acajutiba, com área de 229 km².
 Faz divisa, ao norte com os municípios de Crisópolis e Rio Real, ao sul com o município de Esplanada, a leste com o município de Rio Real e a oeste com os municípios de Aporá e Esplanada.
*
Cultura
Festas e comemorações
Um aspecto importante é a cultura festiva, enraizadas através das manifestações religiosas e folclóricas; dentre os festejos realizados no município no passado, sobreleva a festa de Nossa Senhora das Candeias, padroeira local, que tem lugar no dia 2 de fevereiro, quando a cidade amanhece festiva. 
A igreja localiza-se na parte central bem próxima à estação, onde a mocidade católica reunia-se e reúnem-se para entre cânticos de louvores, prestar homenagem à santa milagrosa que em um andor é levada às ruas através de uma procissão, atraindo milhares de romeiros todos os anos.
O lado positivo dessa história cultural, é que apesar do passar dos anos essa tradição mantêm-se viva; a cidade conserva essa comemoração até os dias de hoje, e a população logo cedo é acordada com alvorada saudando o dia festivo, argumenta o entrevistado. 
Além disso, a padroeira foi contemplada com uma bela praça que enobrece a região da igreja matriz.
Como o progresso é um fator evidente por toda cidade, para completar essa paisagem cultural a cidade foi presenteada com uma rodoviária nessas mediações, ampliando o desenvolvimento social do município.
*
Atualidade
Hoje, a cidade além de urbanizada, apresenta aspectos de desenvolvimento em diversas áreas; A agricultura tem sido a base econômica, com destaque para a produção de coco-da-bahia. 
A citricultura é outra cultura que tem se desenvolvido significativamente nos últimos dois anos, merece destaque, ainda, o plantio de mandioca para o fabrico,local, de farinha.
Na educação, o município conta com 23 unidades escolares entre creches e escolas do Ensino Fundamental, com cerca de 1330 alunos matriculados. 03 unidades Estaduais [Col. Dem. Est. Profª Maria Esperança. Col. Est. Prof. Carlos Barros e Col. Est. A. da C. Brito]que somam perto de 950 alunos matriculados.
No geral, a cidade de Acajutiba, situada à margem da estrada Férrea Federal Leste Brasileiro, é plana, com avenidas amplas e longas e praças que lhe dão um caráter peculiar das cidades interioranas.
A indústria é ainda tímida, com algum destaque para beneficiamento da água do coco, olarias e panificadoras.
O comércio é satisfatório para o contexto local, farmácias, bares, mercearias, frigoríficos, mercadinhos,lojas de confecções, calçados, estabelecimentos de serviços de informatica, autopeças e oficinas são alguns dos mais visíveis. A feira é sempre aos sábados em praça própria.
*
Fonte de pesquisa:
Créditos das imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia