domingo, 7 de novembro de 2010

Palmas

Ficheiro:Vista da cidade.jpg
Palmas  é um município brasileiro, sendo a capital e também a maior cidade do estado do Tocantins. A cidade foi fundada em 20 de maio de 1989, logo após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988. Antes desta data, Palmas foi planejada inicialmente pelos arquitetos Luiz Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho, sendo que a partir daí, a cidade começou a ser construída pelos trabalhadores que vieram do interior do Tocantins e de vários outros estados do país. Entretanto, somente a partir do dia 1° de janeiro de 1990, é que Palmas passou a ser a capital definitiva do estado, já que antes a cidade ainda não possuia condições físicas de sediar o governo estadual, que estava alocado temporariamente no município vizinho de Miracema do Tocantins.
Após vinte anos, a população chega aos duzentos mil habitantes. Setenta por cento das quadras habitadas já estão pavimentadas. O mesmo ocorrendo com saneamento básico e água tratada que chega a 98% da população.
De um modo geral a cidade é caracterizada pelo seu planejamento, pois foi criada quase na mesma forma de Brasília, com a preservação de áreas ambientais, boas praças, hospitais e escolas.
Segunda capital mais segura do Brasil (superada apenas por Natal), é também, a última cidade do século XX completamente planejada já que a cidade nasceu e foi projetada desde o ínicio para ser a capital do estado do Tocantins, sendo também a mais nova capital estadual do país.
O crescimento de Palmas foi demasiado grande durante a década de 1990, para se ter uma ideia, em 1991 a cidade tinha uma população de 24.261 habitantes. No ano de 2000, a cidade já contava com 130.528 habitantes. Sua urbanização também cresceu nos últimos anos. Apesar de uma desaceleração, Palmas tem um crescimento econômico de 8,7%, maior do que o índice nacional e do Tocantins.
Ficheiro:Rio Paranã.jpg
Rio Paranã.
O seu nome foi escolhido em homenagem a Comarca de São João da Palma (atual Paranã), sede do primeiro movimento separatista da região, instalada em 1809 na barra do Rio Palma com o Rio Paranã. Outro fator que influenciou o nome foi a grande quantidade de palmeiras na região.
A história de Palmas remonta inicialmente a 1809 quando um movimento separatista da região de Goiás chamado Vila da Palma foi instalado na barra do rio Palma com o rio Paranã.
Clima quente todo o ano. Apesar de ter algumas variações, são poucas, pois a diferença entre o mês mais quente (setembro) e o mais frio (julho) é de apenas 3 °C. A média das máximas em setembro é de 36 °C, e a das mínimas é de 22 °C, em julho, a média das temperaturas máximas atinge 33 °C, enquanto a das mínimas cai para 15 °C. Assim, a temperatura média anual é de 26 °C. Apesar de setembro ser o mês mais quente, as temperaturas mínimas maiores acontecem em março, com 24 °C. O mesmo acontece com julho (mês mais frio), onde a menor temperatura máxima acontece em março e fevereiro.O máximo já registrado na capital foram exatos 44 °C.
O relevo está caracterizado pelas Serras do Carmo e do Lajeado, que constituem um relevo basicamente escarposo, sendo que a cidade se mantêm em uma 'planície' entre a Serra e o lago represado.
Entre os principais rios e ribeirões de Palmas, destacam-se o rio Tocantins (principal), e ribeirões das Pedras, Taquaruçu, Córrego Macaco e Taquaruçu Grande.
Ficheiro:CPDRDSPPG.jpg
Capim Dourado Shopping.
Em 2007 o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas produzidas de Palmas, apresentou uma forte expansão e foi estimado em R$ 2,2 bilhões, motivado por investimentos da Prefeitura de Palmas na economia e também pelo bom momento pelo qual passa o país. O aumento do PIB de Palmas foi de 6% e se comparado ao do Brasil foi bem considerável, já que o país apresentou o percentual de 3,5%, e a Capital, até o final de 2007, representava 18,4% das riquezas geradas no Tocantins e 0,08% no país. Devido a este crescimento, Palmas tem recebido grandes investimentos, tais como o Capim Dourado Shopping (já inaugurado em Agosto/2010), o pátio multimodal da Ferrovia Norte-Sul (localizado no município de Porto Nacional, às margens da TO-080), além de filiais das redes de hipermercados: Atacadão, Makro, Extra e Assaí.
Capim Dourado Shopping é o maior shopping center do estado do Tocantins. Localizado em Palmas, Foi inaugurado no dia 17 de Agosto de 2010 às 08h30 da manhã para convidados com um coquetel, e posteriormente, aberto ao público às 10h00
O Capim Dourado Shopping chegou para mudar o conceito de Shopping Center da região. Nas mãos da Empresa Skipton S/A o melhor espaço de convivência de Palmas e região tomou forma.
O Shopping conta com 130 lojas, sendo 4 âncoras, 6 salas de cinema do tipo 3D e multiplex, admistrados pela Cinemark. Possui dois pisos, sendo que no primeiro estão situadas as lojas (satélites, âncoras e mega lojas)e no 2º piso a praça de alimentação. além disso o shopping contará com um hipermercado e um centro de eventos, que serão inaugurados em breve.
A sua importância para o desenvolvimento da região já começou. As melhores lojas, os melhores produtos e serviços terão agora um lugar privilegiado em Palmas.
Ficheiro:Palmas, Tocantins.jpg
Praia da Graciosa.
Muitas pessoas vêm de outras cidades, estados e até de outros países conhecer o município. Em Palmas existem vários pontos turísticos, entre eles o Parque Cesamar, a Praia da Graciosa, a Praia da Prata, as cachoeiras da região de Taquaruçu, Feira do Bosque, entre outras. Durante os meses de junho a agosto acontece a temporada de praias, pois são os meses de verão, enquanto que no restante do país predomina o inverno. Na Capital estão localizados os principais eventos turísticos do estado, onde acontecem shows nacionais, regionais, campeonatos esportivos e náuticos.
Ficheiro:Palmas - Tocantins.jpg
O melhor pôr-do-sol do Mundo
Com belezas naturais ainda intactas, quilômetros de praias fluviais, cachoeiras e reservas ecológicas, a Capital está situada no centro geográfico de Tocantins e integra à Região Turística de Palmas, juntamente com outros quatro municípios - Lajeado, Miracema do Tocantins, Monte do Carmo e Porto Nacional.
Palmas, a Capital do estado de Tocantins, ainda é um canteiro de obras. Considerada a mais nova cidade do Brasil, é chamada de "capital das oportunidades" e tem atraído milhares de pessoas que, em busca de trabalho, migram para a nova fronteira econômica do País. É neste clima de crescimento que o turismo surge como um dos segmentos a ser explorado.
Ficheiro:Terminal Aéreo Palmas TO Brasil 01.jpg
Aeroporto Internacional de Palmas.
As empresas que operam o sistema de transporte coletivo na cidade são a Expresso Miracema, a TCP e a Palmas Superurbano. Na cidade existem seis terminais de integração, sendo que cada um deles recebe o nome de uma das tribos indígenas do Tocantins. São eles: Estação Apinajé, Estação Xambioá, Estação Krahô, Estação Xerente, Estação Karajá e Estação Javaé. Destes terminais partem todas as linhas de transporte coletivo da cidade, sendo que a linha que interliga todos eles recebe o nome de Eixão.
FONTE DE PESQUISA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia