segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Rorainópolis

Ficheiro:Av Ayrton Senna Rorainopolis.JPG
Rorainópolis é um município do sul do estado brasileiro de Roraima criado em 1995 com terras desmembradas dos municípios de São Luiz, onde se localiza a sede municipal, e São João da Baliza. Possui a segunda maior população do estado.
A população calculada no censo 2007 era de 24.466 habitantes e a área é de 33.594 km², o que resulta numa densidade demográfica de 0,72 hab/km².
Seus limites são Caracaraí a oeste e norte, São Luís e São João da Baliza a nordeste e os municípios amazonenses de Urucará, Presidente Figueiredo, Novo Airão e Barcelos a sudeste.
A cidade foi criada com a instalação de uma sede do INCRA (Instituto de Colonização e Reforma Agrária), às margens da BR-174, a mais importante do Estado, isso na década de 1970. O INCRA implantou um programa para distribuir terras, isso atraiu pessoas de todo o Brasil. Rorainópolis, assim como todo o estado de Roraima, é formado por pessoas de diversas partes do país, principalmente maranhenses. A cidade possui um campus da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e um Centro Multimídias da Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR), cujas sedes encontram-se em Boa Vista.
Rorainópolis apareceu em uma reportagem da revista Veja (4 de agosto de 1999), como o "El Dorado Brasileiro", devido ao estupendo crescimento. Tratava-se de uma pequena vila, que em poucos anos tornou-se uma cidade de cerca de 30 mil habitantes.
"El dorado"
Rorainópolis
 CLIMA
O clima do município é quente, com chuvas de verão e outono (Aw’i). Na região nordeste é equatorial, com uma estação seca (primavera) Amw.

 TEMPERATURA
A média da temperatura anual é de 26º C e a precipitação pluviométrica é de 1.750 mm.

 RELEVO
Predomínio de superfície plana (90%) e área alagável (10%).

 SOLOS
- Solos Hidromórficos Gleynizados
- Solos Hidromórficos - Areia Quartzosza
- Podzólicos Vermelho-Amarelos
- Latossolo Vermelho-Amarelo
- Latossolo Amarelo
- Areia Quatizosa Hidromórfica

 HIDROGRAFIA
Está composta pelos rios: Alalaú, Branco, Anauá e Jauaperí

COBERTURA VEGETAL
O município de Rorainópolis tem cobertura vegetal: floresta ombrófica e área de contato (formação pioneira/floresta).

 ESTRUTURA FUNDIÁRIA
No município, predominam as pequenas propriedades agrícolas, oriundas do processo de colonização. A maior parte dos lotes possui até 100ha.
 TERRAS INDÍGENAS
Área Total: 6.254,25 Km²
Participação em relação ao total do Município: 18,53 %.
POTENCIALIDADES

O potencial agrícola do município de Rorainópolis, segundo as condições climáticas, possibilitam o cultivo de inúmeros produtos, entre os quais: café, cacau, cana-de-açúcar, entre outros. Mas, considerando os hábitos da população, predominam as culturas de arroz, feijão, milho, mandica e pastagens.

A combinação de fatores físicos e econômicos resulta no que diz respeito ao processo de ocupação de espaço, em agricultura baseada em cultivo de rápido retorno e em pecuária semi-extensiva, comprometendo áreas de grande potencialidade voltadas para lavouras de maior valor comercial como por exemplo: a soja, cacau, cana-de-açúcar, entre outras, além de uma variedade enorme de frutas.

Há um grande potencial para implantação de projetos voltados para o aproveitamento dos recursos naturais tais como: expansão da área cultivada de arroz, milho e feijão; diversificação produtiva com a introdução da lavoura do cacau, café, cana-de-açúcar, dentre outras variedades de culturas permanentes.
Fonte de pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia