quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Cabo Frio (Rio de Janeiro)

*
Cabo Frio é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a 22º52'46" de latitude sul e 42º01'07" de longitude oeste, a uma altitude de quatro metros acima do nível do mar. Faz divisa com Armação dos Búzios a leste, Arraial do Cabo a sul, Araruama e São Pedro da Aldeia a oeste, e Casimiro de Abreu e Silva Jardim a norte. É o sétimo município mais antigo do Brasil e o principal da Região dos Lagos. Possui 190 786 habitantes, segundo estimativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2011. É muito conhecido por suas atrações turísticas, como a Praia do Forte.
*
*
   PRAIA DO FORTE
A PRINCIPAL PRAIA DE CABO FRIO TAMBÉM É CONHECIDA COMO PRAIA DA BARRA E TEM 7,5 DE EXTENSÃO.  A PRAIA É UM DOS CARTÕES-POSTAIS DA CIDADE,
E POINT DE JOVENS E TURISTAS. 
*
História
*
A ocupação humana das terras onde viria se estabelecer o município de Cabo Frio teve início há mais ou menos 6 000 anos, quando um pequeno bando nômade de famílias chegou em canoas pelo mar e acampou no Morro dos Índios, então uma pequena ilha rochosa na atual barra da Lagoa de Araruama e ponto litorâneo extremo da margem de restinga do Canal do Itajuru.
Conforme as evidências arqueológicas encontradas nesse sambaqui, que mais tarde seria abandonado pelo esgotamento de recursos para sobrevivência, o grupo nômade dispunha de tecnologia rudimentar e baseava-se numa economia de coleta, pesca e caça, onde os moluscos representavam quase todo o resultado do esforço para fins de alimentação e adorno. Há mais de 1 500 anos, os guerreiros indígenas tupinambás começaram a conquista do litoral da região.
Os restos arqueológicos das aldeias tupinambás na região de Cabo Frio ("Três Vendas", em Araruama e Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia em São Pedro da Aldeia) e também nos acampamentos de pesca ("Praia Grande", no Arraial do Cabo) evidenciam uma adaptação ecológica mais eficaz que a dos bandos nômades pioneiros. O profundo conhecimento biológico da paisagem regional, em particular da Lagoa de Araruama e dos mares costeiros riquíssimos em recursos naturais, fez com que o pescado se tornasse a base alimentar dos tupinambás, reforçada pela captura de crustáceos, gastrópodes e moluscos.
A vegetação de restingas e mangues da orla marítima oferecia excepcionais possibilidades de coleta de recursos silvestres, o que levou ainda à horticultura de várias espécies botânicas, destacando-se a forte presença da mandioca no cardápio, bem como ao domínio das técnicas de cerâmica. A caça, atividade masculina exclusiva, era muito importante como complemento de proteínas na dieta alimentar dos grupos locais.
Os índios tupinambás batizaram a região de Cabo Frio como "Gecay", que era o nome do único tempero da sua cozinha, feito com sal grosso cristalizado. Nos terrenos onde viria a se estabelecer a município de Cabo Frio, foram encontrados quatro possíveis sítios tupinambás. Os dois primeiros, o Morro dos Índios e a Duna Boavista, apresentam indícios de serem acampamentos de pesca e coleta de moluscos, enquanto o terceiro, a Fonte do Itajuru, próxima do morro de mesmo nome, era a única forma segura de abastecimento de água potável e corrente disponível na restinga.
Na referida elevação junto à fonte, o atual Morro da Guia, acha-se o sítio mais importante da região e um dos mais relevantes do Brasil pré-cabralino: o santuário da mitologia tupinambá, formado pelo complexo de pedras sagradas do Itajuru ("bocas de pedra" em tupi). Sobre estes blocos de granito preto e granulação finíssima, com sulcos e pequenas depressões circulares, os índios contavam histórias do seus heróis feiticeiros que ensinavam as artes de viver e amar a vida. Quando estes heróis civilizadores morriam, transformavam-se em estrelas, até que o sol decidisse enviá-los ao Itajuru, sob forma de pedras sagradas, para serem veneradas pela humanidade. Caso fossem quebradas ou roubadas, todos os índios desapareceriam da face da terra.
Em 1503, a terceira expedição naval portuguesa para reconhecimento do litoral brasileiro sofreu um naufrágio em Fernando de Noronha e a frota remanescente se dispersou. Dois navios, sob o comando de Américo Vespúcio, seguiram viagem até a Bahia e depois até Cabo Frio. Junto ao porto da barra de Araruama, os expedicionários construíram e guarneceram com 24 cristãos uma fortaleza-feitoria para explorar o pau-brasil, abundante na margem continental da lagoa.
Este estabelecimento comercial-militar pioneiro, que efetivou a posse portuguesa da nova terra descoberta e que deu início a conquista do continente americano, foi destruído, em 1526, pelos índios tupinambás, em função das "muitas desordens e desavenças que entre eles houve".
Os franceses traficavam pau-brasil e outras mercadorias com os índios, na costa brasileira, desde 1504. Durante as três primeiras décadas do século XVI, praticamente restringiram sua atuação ao litoral da região nordeste. A partir de 1540, por causa do rigoroso policiamento naval português nestes mares, os franceses exploraram o litoral e levantaram os recursos naturais de Cabo Frio. Em 1556, construíram uma fortaleza-feitoria para exploração de pau-brasil, na mesma ilhota utilizada anteriormente pelos portugueses, junto ao porto da barra de Araruama. 
A Maison de Pierre ("Casa de Pedra") cabofriense ampliou e consolidou o domínio francês no litoral sudeste, iniciado com o Forte Coligny no Rio de Janeiro, um ano antes.
*
*
  PRAIA DO PERÓ 
*
Geografia
*
Hidrografia
Cabo Frio possui algumas das praias mais belas do Rio de Janeiro e do país. A Praia do Forte possui uma beleza inigualável, apresentando aos turistas suas areias brancas e suas águas cristalinas que se mostram em tons esverdeados ou azul-claro. Nesta praia, podemos contemplar também o Forte de São Mateus do Cabo Frio, monumento histórico, situado no canto esquerdo da praia, que, no período da colonização portuguesa, defendeu a costa da região de invasões estrangeiras e de piratas.
Além da Praia do Forte, Cabo Frio possui as seguintes praias: Praia da Brava, Praia de Peró, Praia de Conchas, sendo as praias de Unamar e Aquarius no segundo distrito (Tamoios).
*
          DISTANTE 7KM DO CENTRO DE CABO FRIO, A PRAIA DO PERÓ TEM 7 KM DE EXTENSÃO E É SEPARADA DA PRAIA DAS CONCHAS POR UM PEQUENO CANAL. SUAS ÁGUAS SÃO LÍMPIDAS E A TEMPERATURA EM TORNO DOS 22*, PRÓPRIA PARA A PRÁTICA DO SURF.
*
*
   PRAIA DAS CONCHAS
A PRAIA DAS CONCHAS É FREQUENTADA PELOS AFICIONADOS PELA PESCA DE ARREMESSO.
*
*
  PRAIA DE SÃO BENTO
*
               LOCALIZADA A 700 METROS DO CENTRO, DE FORMAÇÃO LACUSTRE, BANHADO PELO CANAL DO ITAJURU E TEM 400 METROS DE EXTENSÃO. 
A ÁREA EM TORNO DA PRIA É RESIDENCIAL. DELA SE AVISTA O BAIRRO DA GAMBOA E A PONTE FELICIANO SODRÉ E A NOVA PONTE.
*
*
  PRAIA DO SIQUEIRA
*
LOCALIZADA A 5 KM DO CENTRO. NELA SE CONCENTRA A PESCA DO CAMARÃO.
A PRAIA É LACUSTRE. EM TORNO DELA SE ENCONTRA A IGREJA DE SÃO PEDRO E A PRAÇA JÚLIA FONSECA. SITUADA ÁS MARGENS DA LAGOA DE ARARUAMA, A PRAIA DO SIQUEIRA POSSUI UM CALÇADÃO ILUMINADO E QUIOSQUES COM MÚSICA AO VIVO.
*
*
PRAIA DO SUDOESTE
*
PRÓXIMA AO AEROPORTO DE CABO FRIO, A PRAIA DO SUDOESTE FAZ PARTE DA LAGOA DE ARARUAMA. PRÓPRIA PARA PIQUENIQUES- NÃO ESQUECNDO, É CLARO, DE DEIXAR A PRAIA LIMPA.
TAMBÉM POSSUI ALTA SALINIDADE, O QUE REQUER MUITO CUIDADO NA EXPOSIÇÃO AO SOL.
*
*
  PRAIA DAS DUNAS
*
A PRAIA MAIS APROPRIADA PARA A PRÁTICA DO SURF, PELA FORÇA DE SUAS ONDAS, É CERCADA POR ENORMES DUNAS DE AREIAS BRANCAS. 
O ACESSO PODE SER FEITO PELO BAIRRO DO BRAGA OU AINDA SEGUINDO ATÉ O FINAL DA PRAIA DO FORTE. 
É RECOMENDADO CUIDADO NO BANHO DE MAR NESTA PRAIA, ONDE É GRANDE A PRESENÇA DE REDEMOINHOS, FORMADOS POR CORRENTEZAS.
*
*
PRAIA DO FOGUETE
*
       FAMOSA POR SUAS ÁGUAS FRIAS, É UMA PRAIA DE ÁGUAS PROFUNDAS E BASTANTE PERIGOSA POR SUAS CORRENTEZAS.NO ENTANTO, A PRAIA É BOA OPÇÃO PRA QUEM QUER TRANQUILIDADE, POIS NÃO É MUITO FREQUENTADA COMO A PRAIA DO FORTE. 
FICA NO KM 4 DA ESTRADA QUE LIGA CABO FRIO E ARRAIAL DO CABO.
*
*
PRAIA DAS PALMEIRAS
*
SITUADA NO BAIRRO DAS PALMEIRAS, DISTANTE 3 KM DO CENTRO, A PRAIA DAS PALMEIRAS FICA NA LAGOA DE ARARUAMA E É PRÓPRIA PARA A CAPTURA DE CAMARÃO E SIRI. 
EM SUA PAISAGEM ENCONTRAM-SE MUITAS EMBRACAÇÕES DE PESCA.NO LOCAL EXISTEM QUIOSQUES E BARRACAS COM APERITIVOS, PESACADOS DA REGIÃO E MÚSICA AO VIVO. TAMBÉM PODEM SER ENCONTRADAS GRANDES QUANTIDADES DE CONCHAS. A PRAIA É CERCADA POR ALTAS PALMEIRAS E COQUEIROS, QUE DERAM NOME AO BAIRRO.
*
  PRAIA BRAVA
*
CERCADA POR ESCARPAS DE UNS 20m DE ALTURA,E COM 400m DE EXTENSÃO, A PRAIA BRAVA TEM À SUA FRENTE A ILHA DOS PAPAGAIOS, UM LOCAL BASTANTE SELVAGEM. COM ÁGUAS CLARAS E MUITO AGITADAS, É A PRAIA AONDE SE PARTICA O NUDISMO. 
É TAMBÉM MUITO PROCURADA POR SURFISTAS. ESTÁ SITUADA ENTRE A PONTA DO PERÓ E O MORRO DO FAROLETE (OGIVA). 
O FINAL DO PERCURSO É FEITO A PÉ, POR UMA TRILHA DE PEDRA EM TERRENO EM DECLIVE. 
*
*
 ILHA DO JAPONÊS
*
*
 FORTE DE SÃO MATEUS
*
Bairro da Passagem
*
O bairro da Passagem surgiu como um ponto de apoio na travessia para o Canal do Itajuru e ainda mantém características da época da fundação do município, pois ali surgiram as suas primeiras construções. As riquezas arquitetônicas e históricas transformaram o local em ponto turístico.
Um belo passeio é caminhar pelas ruas estreitas e ainda com calçamento antigo, para se poder apreciar a beleza das construções antigas, as casas em estilo colonial do século passado, com suas janelinhas baixas, lampiões, todas tombadas pelo patrimônio histórico. Algumas destas casas ainda conservam as famosas telhas moldadas nas coxas das escravas grávidas[7]. A Passagem tornou-se uma vila de pescadores, após o núcleo urbano do município ter sido transferido para o Centro.
A Igreja de São Benedito, construída em 1701, faz parte do patrimônio que este bairro abriga. A capelinha foi construída especialmente para os escravos negros e prima pela simplicidade.
Monumento do Anjo Caído
Localizado no meio do Canal do Itajuru, no bairro do Portinho. O monumento leva este nome por apresentar na coluna que o sustenta uma inclinação, devido ao movimento e força das marés. O anjo foi esculpido em pedra sobre uma coluna de nove metros de altura, em homenagem à abertura do Canal Artificial Palmer, no início do século XX.
*
Cultura
*
Charitas - Museu e Casa de Cultura José de Dome
No prédio, hoje encontra-se o Museu e Casa de Cultura José de Dome. Já foi orfanato, numa época em que crianças eram abandonadas com certa frequência. Havia, no local, uma roda onde eram colocados esses bebês e retirados do outro lado, onde recebiam abrigo, alimentação e educação. Serviu também de abrigo durante a Segunda Guerra Mundial.
Construído em 1837, recebeu o nome latino Charitas (pronuncia-se "Cáritas") ou Casa de Caridade e é hoje, um espaço com atividades culturais permanentes. Promove oficinas, seminários e cursos durante todo o ano, além de apresentar espetáculos de teatro, música e dança. Aí se encontra também, em exposição permanente, a obra do artista plástico José de Dome, que viveu longo período em Cabo Frio. Fica na Avenida Assunção esquina com a Avenida Nilo Peçanha, no Centro da cidade. A visitação é de segunda a sexta-feira, das oito às vinte horas; sábados, domingos e feriados, das catorze às vinte horas.
*
*
IGREJA DE SÃO BENEDITO
*
*
CAPELA NOSSA SENHORA DA GUIA 
*
*
 IGREJA DE NOSSA SENHORA DE ASSUNÇÃO
*
Transporte
*
Ônibus
*
O transporte coletivo na cidade é prestado pela Auto Viação Salineira, que detém, de forma monopolizada, todo o transporte público municipal. O transporte intermunicipal também é prestado pela Auto Viação Salineira, que faz a ligação de Cabo Frio com cidades mais próximas e pela Auto Viação 1001, que liga Cabo Frio à capital, a outras cidades do interior do estado e aos estados de São Paulo e Minas Gerais.
*
Aeroporto
*
O Aeroporto de Cabo Frio possui a segunda maior pista de pouso do estado e é bastante utilizado para receber voos cargueiros destinados à indústria petrolífera. E também opera voos regulares comerciais vindos do Rio de Janeiro e serve como escala de voos vindos de Belo Horizonte, Miami e São Paulo.
*
Carnaval
*
O carnaval da cidade é um dos mais tradicionais do interior do estado do Rio de Janeiro, sendo o segundo carnaval do estado, atrás apenas da capital. Tem movimentando muitos foliões, que se divertem no Cabofolia, no final do mês de janeiro e no desfile das escolas de samba, em fevereiro.
*
*                                     
 VISTA PANORÂMICA DE CABO FRIO
*
Religião
*
Igreja de São Benedito
Localizada no bairro da Passagem, a igreja foi construída em 1701 com o objetivo de realizar missas para os negros, pois a discriminação racial era ainda bem forte na época.
Uma réplica de um barco de pesca foi colocada em seu altar, representando a humildade e a fé dos frequentadores.
Capela Nossa Senhora da Guia
Construída pelos padres franciscanos em 1740, esta pequena capela situada no alto do Morro da Guia oferece uma belíssima vista da cidade e é cercada de lendas.
A imagem de Nossa Senhora da Guia foi colocada na capela apenas em 1982, quando passou por uma reforma.
Conforme a lenda, havia um altar para a imagem de Nossa Senhora da Guia no Convento Nossa Senhora dos Anjos, que fica bem no pé do Morro da Guia. Porém, quando colocada neste altar, no dia seguinte, pela manhã, aparecia sempre no alto do morro. Era, então, levada para baixo e recolocada no altar e, novamente, ao amanhecer, aparecia a imagem no alto do morro. Após algumas tentativas frustradas, resolveram construir a Capela de Nossa Senhora da Guia exatamente no alto do morro, e foi colocada ali a imagem da santa, fazendo assim a sua vontade.
Após as reformas, foi construído um mirante que permite se ter uma vista panorâmica da cidade.
Tem que se fazer a subida a pé, pois a entrada de veículos só é permitida para o transporte de pessoas idosas ou portadores de necessidades especiais.
Igreja Matriz de Nossa Senhora de Assunção
O altar-mor, em estilo barroco, com detalhes em ouro, guarda a imagem da padroeira esculpida em madeira.
Esta foi a terceira imagem trazida ao Brasil no século XVII, vindo direto para a Matriz de Cabo Frio.
Uma capela foi construída em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, do lado direito dentro da matriz.
Esta imagem de Nossa Senhora da Conceição foi encontrada em 24 de setembro de 1721 por um pescador, numa grota de pedras, num lugar chamado "Taboleiro". 
A imagem é feita de nogueira, medindo pouco mais de um palmo.
*
Fonte de Pesquisa:
     Wikipédia        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia