sábado, 6 de novembro de 2010

Natal (Rio Grande do Norte)

{{{leg_foto}}}
Natal é um município brasileiro, capital do estado do Rio Grande do Norte, pertencente à Região Metropolitana de Natal, à microrregião de Natal, à mesorregião do Leste Potiguar e ao Polo Costa das Dunas. A cidade nasceu às margens do rio Potengi e do Forte dos Reis Magos, no extremo-nordeste do Brasil, numa região chamada "esquina do continente", distante 2.507 quilômetros de Brasília. É conhecida como a "Cidade do Sol" ou "Noiva do Sol" por ser uma das localidades com o maior número de dias de sol no Brasil, chegando a aproximadamente trezentos. Também a chamam de "Capital Espacial do Brasil" devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno no município limítrofe de Parnamirim.
É o trigésimo-sexto maior PIB municipal da nação, sendo que sua economia não se resume só no turismo, mas também no comércio, indústria e construção civil, tanto que foi eleita a quarta melhor cidade do Nordeste para se trabalhar e a capital do Nordeste em que se paga melhor a um trabalhador em um emprego formal no Nordeste do Brasil, tendo também o quinto maior poder de compra por parte da população no Brasil. É terra do folclorista Luís da Câmara Cascudo e do poeta Ferreira Itajubá, possuindo monumentos históricos como o Teatro Alberto Maranhão e a Coluna Capitolina Del Pretti, ambos no Centro Histórico de Natal, além de outras atrações como a Ponte Newton Navarro, o maior cajueiro do mundo, o Parque da Cidade e praias como Ponta Negra, Genipabu e Pipa.
É a capital brasileira mais próxima do continente europeu, estando situada numa espécie de triângulo natural com um vértice para o norte, que é banhado de um lado pelo Rio Potengi e de outro pelo Oceano Atlântico, recebendo ventos constantes, condição que lhe concedeu o título, segundo a NASA, de cidade detentora do ar mais puro e renovável do continente sul-americano. Está localizada no litoral do estado, numa região essencialmente cercada de dunas, com uma altitude média de trinta e três metros acima do nível do mar.
Entrada da Barreira do Inferno
Força Aérea Brasileira
Réplica de um foguete Sonda na base de Barreira do Inferno.
O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), conhecido simplesmente como Barreira do Inferno, é a primeira base de lançamentos de foguetes do Brasil, que foi criada em 1965. Está localizado na Rota do Sol no município de Parnamirim, a 12km de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Nela se concentram operações de lançamento de foguetes de pequeno e de médio porte.
O local da base é vizinho do bairro de Ponta Negra, região denominada "Barreira do Inferno", assim chamada devido às suas falésias avermelhadas.
O local foi escolhido pois é próximo do equador magnético; aproveitava o suporte logístico já existente; a região apresenta baixo índice pluviométrico; grande área de impacto representado pelo oceano e condições de ventos predominantemente favoráveis.
O centro é aberto a visitação da população e turistas, porém deve-se fazer um agendamento.
TeatroAlbertoMaranhao.JPG
Vista interior do teatro.
O Teatro Alberto Maranhão (TAM) é um teatro centenário localizado no bairro da Ribeira, na cidade de Natal, estado do Rio Grande do Norte, Brasil.
O Teatro Alberto Maranhão é um exemplo – o Brasil deveria mirar-se neste espelho. Trabalho, beleza, dedicação e seriedade. Saudade...
— Bibi Ferreira.
O teatro que é um monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Norte, foi projetado pelo engenheiro José de Berredo e teve suas obras inciadas em 1898, sob a direção do major Teodósio Paiva. Foi inaugurado no ano de 1904, sendo que na época, o teatro era denominado Carlos Gomes.
A Coluna Capitolina é uma coluna Romana, presente da Itália ao povo do Rio Grande do Norte, em agradecimento pela boa acolhida oferecida aos aviadores daquele país, Carlo del Prete e Arturo Ferrarin. No dia 5 de julho de 1928, estes pilotos alcançaram a costa potiguar, provenientes de Roma, após um vôo de mais de 49 horas, sem escalas, perfazendo uma distância de mais de 7 mil quilômetros. A coluna, marco desse feito, tem esse nome porque é originária do Monte Capitólio, em Roma.
Como o promotor da doação foi o ditador italiano Benito Mussolini, o monumento foi por vezes considerado um símbolo fascista. Em 1935, durante a Intentona Comunista, a coluna chegou a ser derrubada.
Ficheiro:Casarão-Cascudo.JPG
Casarão de Luís da Câmara Cascudo.
O Centro Histórico de Natal está localizado na capital potiguar, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. É composto por uma área demilitada de aproximadamente 201.278 m², na qual estão inseridos 150 imóveis de diversos estilos, incluindo a arquitetura colonial, neoclássica, art-déco e modernista. Compreende esta área os bairros da Cidade Alta e Ribeira e alguns prédios dos bairros de Tirol e Petrópolis, que são os bairros mais antigos da cidade, que apresentam características dos primeiros séculos da história do Brasil, evidenciando importantes aspectos da colonização portuguesa.
Ficheiro:Centro de Turismo de Natal.jpg
Centro de Turismo de Natal.
O centro tem como característica ruas estreitas, que se mantém até hoje e é uma característica do traçado urbano irregular das cidades coloniais portuguesas.
Existe também o Beco da Lama - região tradicionalmente boêmia da Cidade Alta originada na rua Dr. José Ivo, mas que se espalhou pelas vias adjacentes - como um patrimônio histórico de Natal eleito pela comunidade.
Ficheiro:Prefeitura-Natal.jpg
Palácio Felipe Camarão.
Um dos prédios mais conhecidos do Centro Histórico é a Theatro Alberto Maranhão e o Solar Bela Vista. Individualmente, dois monumentos, situados no Centro Histórico, já são tombados individualmente pelo Iphan, o antigo Palácio do Governo e o Sobradinho. Na Zona Histórica, existe também o novo Memorial da Justiça Desembargador Vicente Lemos que conta a história do judiciário potiguar.
Ficheiro:Capitania das Artes e Ponte Forte-Redinha.jpg
Capitania das Artes, instituição responsável pela gestão da cultura de Natal.
Ficheiro:RuaChileNatalRN.jpg
Rua Chile, uma das primeiras ruas da cidade.
Ficheiro:Rampa-Natal.jpg
Rampa, primeira base a operar missões de guerra na América do Sul.
Ficheiro:Catedral Velha.jpg
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (Catedral Velha/Antiga), primeira igreja da cidade.
Ficheiro:Ministério da Fazenda em Natal.jpg
Filial do Ministério da Fazenda em Natal.
Ficheiro:Sport Club de Natal.jpg
Spor Club de Natal.
Ficheiro:Receita Federal em Natal.jpg
Filial da Receita Federal
Ficheiro:Grande Moinho Potiguar.jpg
Grande Moinho Potiguar.
Ficheiro:Procon.jpg
Filial do Procon.
Ficheiro:Edifício Bila.jpg
Edifício Bila.
Ficheiro:Igreja do Galo.JPG
Igreja do Galo.
Desde 2008 é realizado anualmente a "Caminhada Histórica do Natal" que visa resgatar o interesse e aproximar a população e os turistas pelo centro histórico da cidade. O programa consiste em fazer uma aula-caminhada pelos principais monumentos e ruas históricas da capital.
Já foi enviado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), um dossiê sobre o Centro Histórico pedindo o tombamento do mesmo.
Ficheiro:Ponte Newton Navarro (noite).jpg
Ponte Newton Navarro vista do Porto de Natal.
A Ponte de Todos - Newton Navarro (também conhecida como Ponte Forte-Redinha ou Ponte Nova) . Ela liga os bairros da Zona Norte de Natal e os municípios do litoral norte do estado, aos bairros da Zona Sul de Natal e do litoral sul, além de outras regiões da cidade passando pelo Rio Potenji. Devido a sua altura e imponência, logo virou atração turística.
Ficheiro:Ponteforteredinha.JPG
Ponte Newton Navarro durante a construção.
O seu nome homenageia Newton Navarro, um importante artista potiguar.
Ficheiro:Redinha e Ponte Newton Navarro.jpg
Praia da Redinha com a Ponte Newton Navarro ao fundo.
A ponte, cujo trecho estaiado foi projetado pelo engenheiro italiano Mario de Miranda, possui cerca de 1,8 km de extensão dos quais cerca de 500 metros são sustentados por cabos de aço presos a dois blocos centrais de 110 metros de altura, e o restante sustentado por vãos convencionais.  A ponte tem uma iluminação cênica e rodoviária, além de uma curva de quase 90º na descida no sentido Zona Norte-Centro (litoral norte-litoral sul), o que implica na instalação de redutores de velocidade.
Ficheiro:Ponte Newton Navarro.jpg
Vista da ponte pela Praia da Redinha.
Ficheiro:Ponte Newton Navarro - Lado Praia do Forte.jpg
Saindo da Ponte - Lado Praia do Forte.
O maior cajueiro do mundo, também conhecido como cajueiro de Pirangi, está localizado na Praia de Pirangi do Norte no município de Parnamirim, à 12 km ao sul da capital Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. A árvore cobre uma área de aproximadamente 8500 m², com um perímetro de aproximadamente 500 m e produz cerca de oitenta mil cajus por ano. O cajueiro foi plantado em 1888, por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira; o pescador morreu, com 93 anos de idade, sob as sombras do cajueiro.
Ficheiro:Maior cajueiro do mundo 1.jpg
Tronco principal do cajueiro.
Maior cajueiro do mundo.
Ficheiro:Maior cajueiro do mundo 3.jpg
Vista panorâmica da árvore, cobrindo 8.500 m².
Existe um mirante no próprio cajueiro que é muito frequentado por turistas. Dele, se tem uma visão panorâmica do cajueiro e da praia de Pirangi do Norte.
Ficheiro:Parque da Cidade do Natal.jpg
Parque da Cidade à noite.
O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, ou simplesmente Parque da Cidade, é um parque urbano localizado na cidade de Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. O parque foi inaugurado em 21 de julho de 2008 com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer.
Ficheiro:Parquedasdunas.jpg
Vista aérea da cidade com destaque para o Parque das Dunas (grande área verde próxima ao mar).
O Parque Estadual das Dunas de Natal Jornalista Luiz Maria Alves, mais conhecido simplesmente como Parque das Dunas ou Bosque dos Namorados, é uma reserva de 1.172 hectares de Mata Atlântica situada no coração da cidade de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte.
Ficheiro:Flora do parque das dunas.jpg
Flora do Parque das Dunas.
Ficheiro:Entrada do Bosque dos Namorados.jpg
Entrada do Bosque dos Namorados.
O acesso ao Parque das Dunas se dá pelo Bosque dos Namorados, que tem uma área de aproximadamente 7 hectares com mais de 1300 árvores representando 50 espécies nativas da Mata Atlântica. São diversos os atrativos que se pode conhecer através do Bosque dos Namorados.
Ficheiro:Dunas-natal.jpg
VIsta das dunas pelas trilhas.
Existem três trilhas no Parque das Dunas, divididas por níveis de dificuldade, e que permitem ao visitante conhecer um pouco mais sobre a fauna e a flora do parque. São elas:
Trilha Perobinha, com extensão de 800 metros e duração de 40 minutos, recomendada para crianças a partir de 5 anos de idade e adultos sedentários.
Trilha Peroba, com percurso de 2.400 metros e duração aproximada de 1 hora e 30 minutos, recomendada para adolescentes e adultos.
Trilha Ubaia-Doce, com extensão de 4.400 metros e duração de 2 horas e 30 minutos, recomendada para pessoas com bom preparo físico.
Ficheiro:Pqdunascentropesq.jpg
Centro de pesquisas.
O Centro de Pesquisa é formado por pesquisadores e estagiários das áreas de ciências biológicas e possui dois laboratórios: um de botânica, composto por herbário, carpoteca e xiloteca, e um de zoologia, contendo exemplares de animais conservados em vidros com álcool e formol ou empalhados, viveiros com cobras e aranhas, além de informações sobre a biodiversidade do parque.
Próximo ao Centro de Pesquisa existe ainda a Unidade de Mostra de Vegetação Nativa das Dunas, que dispõe de canteiros com exemplares de orquídeas, bromélias, aráceas e cactáceas, entre outras, alem do Viveiro Parque das Dunas, com produção de mudas de árvores nativa para plantio no parque e doação a escolas.
Ficheiro:Pqdunasinfantil.jpg
Brinquedos do parque infantil.
Situado bem no meio do Bosque dos Namorados, o parque infantil contava com 20 brinquedos educativos que atende as crianças de diversas faixas etárias. Os brinquedos foram retirados para a compra de novos. Foram construídos caminhos pela área para pedestres, divididos entre a "trilha dos répteis" e a "trilha das aves", identificáveis pelos desenhos em mosaico ao longo de cada um.
Além dos brinquedos, existe também uma área com várias mesas para piquenique e uma área de jogos com mesas para damas e xadrez, um anfiteatro ao ar livre para eventos e um lago artificial.
Ficheiro:Caminhando no Parque das Dunas.jpg
Espaço para caminhada.
Ficheiro:Estatua dos namorados - parque das dunas.jpg
Estatua dos Namorados.
Ficheiro:Casa Mãe Terra no Parque das Dunas.jpg
Casa "Mãe Terra".
A Oficina de Educação Ambiental e Artes busca ampliar o conhecimento sobre o meio ambiente, tanto dos visitantes quanto dos moradores das proximidades do parque, através de atividades artísticas, lúdicas e culturais.
Ficheiro:Morro do Careca Natal Brasil.jpg
Praia de Ponta Negra com o Morro do Careca ao fundo.
A Praia de Ponta Negra é uma famosa praia localizada no bairro de mesmo nome em Natal. Tornou-se após sua urbanização um dos points da capital potiguar. Excelente para o banho, a praia ganhou também um calçadão, iluminação e policiamento, proporcionando assim, uma grande infra-estrutura com bares, restaurantes, hotéis e shoppings.
Ficheiro:Praia de Ponta Negra Natal RN Ano Novo 2010.jpg
Fogos de artifício nas comemorações do ano novo (2010) na Praia de Ponta Negra.
A praia de Ponta Negra tem cerca de 4 km de extensão e pode ser considerada uma pequena baía. No extremo sul fica o Morro do Careca, o ponto turístico mais famoso de Natal. Caminhando em direção ao norte, percorrem-se primeiramente ao redor de 2 km da avenida Erivan França, os quais são repletos de bares, restaurantes, hotéis, boates, pequenas galerias de shopping, etc.
Ao final do trecho beira-mar da avenida Erivan França, ocorre uma bifurcação: a avenida sobe uma íngreme colina, em direção ao bairro de Ponta Negra, e o calçadão prossegue por mais 2 km, frequentados por praticantes de caminhadas (nesse trecho, existe absoluta predominância de pousadas, ocasionalmente entremeadas por barracas).
A noite em Ponta Negra é agitada, entre os atrativos, são as ruas com vários bares e discotecas para animar os turistas e visitantes, além do tradicional forró pé de serra, dança tipicamente nordestina.
Ficheiro:Praia Ponta Negra Sept 2007 01.PNG
Calçadão da Praia de Ponta Negra.
Morro do Careca, Praia de Ponta Negra e bairro Ponta Negra.
Morro do Careca, Praia de Ponta Negra e bairro Ponta Negra.
Ficheiro:Genipabu RN.jpg
Dromedários em Genipabu.
O Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu (ou Jenipabu) se refere a uma praia, um grande complexo de dunas, uma lagoa e uma área de proteção ambiental (APA), localizada no município de Extremoz, a vinte quilômetros do centro de Natal, sendo um dos mais famosos cartões-postais do estado brasileiro do Rio Grande do Norte.
A região destaca-se por ter imensas dunas e por uma lagoa de águas doces, com forte atrativo para o turismo. A região conta com uma boa infra-estrutura de hotéis, pousadas, restaurantes, barracas de praia, passeios de "buggies", jangadas e dromedários.
Ficheiro:Natal Ene 2006 63 8x6.jpg
Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas de Genipabu.
As dunas de Genipabu são móveis. A ação do vento, muito intensa no litoral do Rio Grande do Norte, move a areia de um ponto a outro, o que torna a paisagem sempre uma novidade, mas oferece algum risco ao trânsito daqueles que não conhecem bem a região.
Ficheiro:Genipabu-Natal.jpg
Praia de Genipabu.
Ficheiro:Playas de Genipabú en Rio Grande do Norte en Brasil.JPG
É praticado nas dunas ao redor da lagoa o chamado "esquibunda": os interessados descem as dunas sentados em cima de pranchas de madeira, até mergulhar nas águas da lagoa.
Ficheiro:Esquibunda.jpg
Genipabu é famosa internacionalmente por sua beleza e exuberância naturais e pelos passeios de bugue e de dromedários. As águas da praia de Genipabu são mornas, calmas e limpíssimas, proporcionando um excelente banho de mar. Pode-se também passear de jangada e de jet-ski. De bugue pode-se também conhecer a lagoa, com atrações como banho em água doce, pedalinhos, caiaques, o "esquibunda" e o "aerobunda".
Genipabu tornou-se celebre ao ser marcada por uma frase que os bugueiros fazem a todos os turistas, referindo-se a velocidade e manobras radicais com que estes devem pilotar seus buggies para fazer o percurso pela dunas móveis e fixas:
Com ou sem emoção?
Ficheiro:Praia Pipa.jpg
Vista da Praia de Pipa.
A Praia de Pipa é uma famosa praia localizada no município de Tibau do Sul, ficando a 85 km de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, Brasil. É o principal balneário do Litoral Sul do estado, que inclui ainda praias como Ponta do Madeiro e Praia do Amor.
Ficheiro:Pipa rn brasil praias.jpg
Vista panorâmica da Praia de Pipa.
Inicialmente era uma pacata vila de pescadores, bem calma, tranquila, até ser frequentada por surfistas e logo em seguida turistas de todas as partes do planeta. É famosa por ter uma das noites mais movimentadas do estado, possui grande número de hotéis, pousadas, albergues, restaurantes, bares, discotecas e está sempre cheia, seja em alta ou baixa estação.
Ficheiro:Praia de Pipa.jpg
Falésias da Praia de Pipa.
Pipa continua sendo um lugar que atrai muitos surfistas em função de suas ondas, e recentemente vem sendo procurada também por praticantes de kitesurf, graças a combinação de belas ondas e bons ventos.
Ficheiro:Chapadão Pipa RN.jpg
Chapadão.
O nome "pipa" deve-se ao fato de que os portugueses ao passar de navio pelas proximidades avistaram uma pedra que lembrava um formato de uma pipa. Pipa, em Portugal, era (ou é) a denominação de barril e esta pedra lembra um barril de vinho.
Ficheiro:Pipa beach.jpg
Pipa também tem história na guerra do Brasil holandês, como explica o verbete dedicado a Maurício de Nassau.
A Praia de Pipa, em toda a sua extensão, está definida como área de preservação de tartarugas marinhas, segundo a Resolução n.º10, de 24/10/1996, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
Ficheiro:Santuário Ecológico de Pipa.jpg
Santuário Ecológico de Pipa.
Esclarece-se que o nome Praia de Pipa é mais conhecida pelos habitantes locais e pela população do estado, enquanto que o nome Praia da Pipa é mais conhecida pelos turistas.
A praia também realiza anualmente o Festival Gastronômico de Pipa.
Ficheiro:Vista do Forte dos Reis Magos.jpg
Forte dos Reis Magos, Natal: vista ao entardecer, a partir da Ponte Newton Navarro.
A Fortaleza da Barra do Rio Grande, popularmente conhecida como Forte dos Reis Magos ou Fortaleza dos Reis Magos, localiza-se na cidade de Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.
A fortaleza foi o marco inicial da cidade — fundada em 25 de Dezembro de 1599 —, no lado direito da barra do rio Potenji (hoje próximo à Ponte Newton Navarro). Recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, dia de Reis pelo calendário católico.
Ficheiro:FortalezaReisMagos.jpg
Vista interna.
Ficheiro:Fortereismagos.JPG
Forte dos Reis Magos
O atual forte apresenta planta poligonal irregular, erguido em alvenaria de pedra e cal. Em torno do terrapleno, ao abrigo das muralhas, encontram-se dispostas a Casa de Comando, os Quartéis e os Depósitos; ao centro, ergue-se uma edificação de planta quadrangular, em dois pavimentos:
no pavimento inferior, situa-se a Capela, apresentando vãos em arco pleno;
no superior, acedido externamente por uma escada em dois lances e através de uma porta de verga reta, dispõe-se a Casa da Pólvora, coberta por uma cúpula piramidal. Nos vértices desta pirâmide, cunhais, cornija e pináculo completam o conjunto.
No terrapleno abre-se, ainda, a Cisterna.
O acesso ao forte é feito por uma passarela, da praia ao passadiço e, a partir daí, através de uma arcada à direita, saindo para o corredor. Outra escada dá acesso ao terrapleno e ao portão para a praça.
Ficheiro:Forte dos Reis Magos (Natal).JPG
Vista lateral do forte.
A Fortaleza da Barra do Rio Grande serviu como sede da administração da Capitania do Rio Grande, residência do Capitão-mor, Comando militar, Quartel de Tropas e refúgio dos moradores.
Entre as atrações do Museu destaca-se um marco do descobrimento do Brasil (para lá trazido na década de 1990);
Os visitantes são recebidos, à entrada, pela imagem dos Magos Gaspar, Belquior e Baltasar, doada pelo José I de Portugal (1750-1777).
Os 400 anos da fortaleza foram comemorados por uma bonita emissão filatélica da ECT (6 de Janeiro de 1999).
A fortaleza foi, a partir do ano 2008, um dos 50 monumentos brasileiros candidatos à Eleição das 7 Maravilhas do Brasil, cujo resultado saiu em 1º de janeiro de 2009, onde não obteve classificação.
A fortaleza foi uma das eleitas do concurso da revista Caras: "Sete Maravilhas do Brasil".
Ficheiro:Natal-Praia-do-Meio-Santos-Reis.jpg
Vista panorâmica e parcial da cidade, do lado direito, percebe-se o encontro do Rio Potengi com o oceano e também a Praia do Meio. Imagem histórica antes da conclusão da construção da Ponte Newton Navarro (também conhecida como Ponte Forte-Redinha), que liga a Praia do Forte à Praia da Redinha. Pode-se observar a construção da ponte à esquerda, próximo ao rio.
O clima da cidade é o tropical úmido, com temperatura média em torno de 28 °C. Devido a sua proximidade com a Linha do Equador, alguns dias na capital potiguar chegam a ter 15 horas de sol[carece de fontes]. Durante todo o ano não se percebem mudanças drásticas no clima (salvo exceções), tendo como resultado um inverno quente, marcado apenas por chuvas entre os meses de abril e setembro. Porém, devido a sua localização privilegiada no continente, Natal recebe ventos constantes, o que torna o clima mais agradável e que, segundo um estudo feito pela NASA, faz com que a cidade possua o ar mais puro das Américas. Além disso, as dunas de areia funcionam como filtro natural para a água.
Segundo meteorologistas, é uma das cidades mais agradáveis, em questão de temperatura, para se viver em todo o Brasil. A menor temperatura registrada foi de 17,2 °C no dia 3 de junho de 1973 e a maior foi de 34,6 °C no dia 8 de janeiro de 1989.
Ficheiro:Natal-Reis-Magos.jpg
Pórtico dos Reis Magos na entrada de Natal (Zona Sul).
Com um IDH de 0,788[3], Natal se consolida como a 10º cidade com maior qualidade de vida do Norte/Nordeste (atrás de Belém, Salvador, Paulista, Recife, Aracaju, Olinda, João Pessoa e Gurupi). Com o Coeficiente de Gini de 0,64,[7], Natal é uma das cidades brasileiras com maior desigualdade social, apesar de possuir poucas favelas.
Ficheiro:Midway Mall.JPG
O Midway Mall é o maior shopping do estado.
Natal possui diversos shopping centers, sendo os principais o Midway Mall, do Grupo Guararapes, o Natal Shopping Center, da BrMalls, o Natal Norte Shopping, do grupo potiguar Ecocil. Os shoppings de Natal são geralmente muito movimentados e pelo Midway Mall passam cerca de 1,8 milhão de pessoas por mês e quase 22 milhões de pessoas/ano. O segundo shopping mais movimentado é o Natal Shopping Center, onde circulam 540 mil pessoas por mês e 6,5 milhões de pessoas por ano.
Ficheiro:Natal Shopping Center.JPG
Natal Shopping, o segundo maior shopping da cidade.
Devido à grande quantidade de supermercados e principalmente de hipermercados, Natal está sendo chamada pelos empresários de "paraíso dos supermercados". Nos últimos anos, foram inaugurados vários hipermercados, entre eles uma nova filial do Carrefour, dois hipermercados Extra, um Sam's Club, dois Bompreço e um Atacadão.
Na parte "festeira" da capital destaca-se o Carnatal - o maior bloco de rua do planeta, segundo o Guiness Book - que atrai milhares de turistas, além do Mada, festival de rock. Além disso, Natal possui várias belezas naturais, seja em suas praias, seja na própria cidade - que é cortada por um rio. A capital possui a Fortaleza dos Reis Magos - marco inicial da cidade - que atrai centenas de natalenses; possui ainda o famoso Teatro Alberto Maranhão, uma reserva ambiental - o Parque das Dunas (outra reserva está sendo construída, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e o Pórtico dos Reis Magos, que dá boas vindas a quem chega a cidade.
A rede hoteleira da cidade é muito desenvolvida, com vários hotel e pousadas, além dos megaresorts que estão sendo construídos próximos à cidade. A cidade possui o Aeroporto Internacional Augusto Severo, que foi ampliado, porém, devido ao crescimento astronômico do turismo, está sendo construído o maior aeroporto da América Latina, o Aeroporto Internacional de Natal.
Ficheiro:Carnatal em Natal.jpg
Imagem aérea do Carnatal ao redor do Machadão.
O Carnatal é a maior micareta do Brasil. Ocorre anualmente no começo do mês de dezembro na cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Está no Guinness Book como o maior bloco de rua do mundo.
Reúne cerca de um milhão de pessoas durante os dias do evento.No ano de 2009, ocorreu entre os dias 3 a 6 de dezembro
Ficheiro:Carnatal3.jpg
.Burro Eletrico no Corredor da Folia.
O Carnatal consolidou-se como o principal evento do calendário turístico de Natal. Em 2010 compõe-se de 10 blocos, tais como puxados por bandas e cantores de axé music como também artistas potiguares e bandas de forró que fazem dessa micareta a Maior do Brasil
Atualmente, o local do início do percurso fica na Avenida Lima e Silva com a Avenida Prudente de Moraes (largo do Estádio Machadão), no bairro Lagoa Nova. De lá, saem os trios, seguidos pelos foliões, para um percurso de cerca de 4 km.
O festival Mada (abreviação de "Música Alimento da Alma") é um festival anual de músicas que acontece desde 1998 em Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. O objetivo do festival é lançar novos artistas e bandas sempre trazendo alguma atração de porte nacional.
Foto noturna do bairro Tirol.
Foto noturna do bairro Tirol.
Natal está passando atualmente por um boom imobiliário nunca visto antes. A cidade se tornou um verdadeiro canteiro de obras, há prédios em construção por toda parte e o mercado de apartamentos duplex e triplex e residências de alto luxo cresce a passos largos. A alta demanda e o fato de muitos estrangeiros estarem adquirindo imóveis em Natal causou uma altíssima especulação imobiliária e comercial, fazendo com que a cidade se transformasse na capital mais cara do Norte-Nordeste em termos de aquisição de moradia. Mesmo assim, a demanda não para de crescer, com previsão de muito mais crescimento. O mercado de "segundas residências" (pessoas compram sua segunda casa) está muito forte na capital e na Grande Natal, vários estrangeiros - principalmente europeus - respondem por pouco mais da metade de vendas de apartamentos em edifícios para morarem na capital durante a alta estação.
Recentemente o ator espanhol Antonio Banderas e a atriz americana Melanie Griffith estiveram na cidade acompanhando o lançamento de um empreendimento imobiliário entre as praias de Pitangui e Jacumã, onde eles serão proprietários de uma casa de veraneio. Além disso, o jogador David Beckham esteve em Natal, para lançar um centro desportivo, o "David Beckham World of Sport" (Mundo dos Esportes David Beckham) que fica próximo a cidade.
Ficheiro:Porto de Natal.jpg
Entrada do Porto de Natal.
O serviço portuário, apesar de já se estar modernizando e apresentar tarifas competitivas, ainda deixa a desejar, pois muitos dos produtos de exportação do estado ainda saem do país através do Porto de Suape, em Pernambuco ou pelo Porto de Pecém, no Ceará.
Ficheiro:Rampa-Natal.jpg
Rampa, antiga base de embarque e desembarque de passageiros de hidroaviões (vista do Rio Potengi).
Ficheiro:Aeroporto Augusto Severo.jpg
Aeroporto Internacional Augusto Severo.
O principal aeroporto de Natal e do Rio Grande do Norte é o Aeroporto Internacional Augusto Severo, que é uma das portas de entrada da capital e do estado. Localizado no município limítrofe de Parnamirim, foi ampliado recentemente; todavia, devido ao crescimento astronômico do turismo, será necessária outra reforma antes da conclusão do novo Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante e devolução do atual para a Força Aérea Brasileira. O Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante será inaugurado em 2013 e, quando estiver em sua capacidade máxima, poderá receber mais de 40 milhões de passageiros por ano, vindo a ser, assim, o maior aeroporto de todo o Hemisfério Sul.
Ficheiro:Reitoria-UFRN.jpg
Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Natal possui várias escolas públicas e particulares que atendem ao requisito básico educacional, que é a formação de cidadãos com um caráter ético e disciplinar. Destaca-se o Centro de Educação Integrada (CEI), com o maior número de aprovados em vestibulares.
Ficheiro:IINN.jpg
Instituto Internacional de Neurociências de Natal.
Em 2006 foi inaugurado o Instituto Internacional de Neurociências de Natal, com sede na capital potiguar. Tal iniciativa, idealizada pelo neurocientista Miguel Nicolelis, visa realizar pesquisas no campo da neurociência em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Ficheiro:Maternidade Januário Cicco.JPG
Maternidade Escola Januário Cicco, uma obra típica da arquitetura neoclássica.
Ficheiro:TV-Universitária-UFRN.jpg

Sede da TV Universitária em Natal.
Natal possui inúmeros meios de comunicação, dos mais diversos gêneros.
Possui diversos jornais impressos diários ,dezenas de tele-jornais diários em várias emissoras e noticiários transmitidos por emissoras FM e AM.Na cidade, a internet em banda larga é bastante popular. O serviço deste gênero é promovido pelas empresas Velox, JetCom e Cabo Telecom.Existem dezenas de outros provedores de internet banda larga com sede, desenvolvimento e manutenção na própria capital. O uso de internet Wi-Fi também é facilmente encontrado em shoppings, hotéis, faculdades, entre outros estabelecimentos. A cidade possui outros meios de conexão à internet, como linha discada, via satélite e a rádio (Wireless) .Natal também possui canais de televisão próprios e emissoras afiliadas a várias outras, além da televisão aberta, existem a SKY, que é TV por assinatura via satélite, JET TV, que usa tecnologia MMDS, e a Cabo Telecom, rede de TV a Cabo que atua na cidade, muito popular, principalmente nas Zonas Norte e Sul.
Ficheiro:Relógio-de-Sol-Areia-Preta-Natal.jpg
Relógio de Sol na Praia de Areia Preta.
Ficheiro:Machadao.JPG

Estádio Machadão, principal estádio da cidade e do estado.
Natal possui três times de futebol, que são o ABC Futebol Clube, o América Futebol Clube e o Alecrim Futebol Clube. Os principais estádios da cidade são o Machadão (Estádio João Machado), o Frasqueirão (Estádio Maria Lamas Farache) e o Estádio Juvenal Lamartine.
O ABC e América também possuem equipes de futsal.
Ficheiro:Frasqueirao.jpg
Estádio Frasqueirão.
A cidade possui um destaque: Clodoaldo Silva, que conquistou sete medalhas de ouro nos Jogos Parapan-americanos de 2007, além de ser considerado o maior atleta paraolímpico do mundo.
A cidade foi eleita uma das sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014. O projeto da Arena das Dunas deverá ser construído no lugar do Machadão, além disso há projetos como o Aeroporto Internacional da Grande Natal e o VLT de Natal. Isenção de tributos municipais às operações de organização da Copa também foram aprovados.
Em 1 de dezembro de 2008 Natal foi anunciada como a primeira cidade brasileira a sediar o Campeonato Mundial de Basquete Master que ocorrerá em 2011,desbancando as concorrentes Punta del Este, no Uruguai; Vancouver, no Canadá; e Eugene, nos Estados Unidos. As instalações do moderno Ginásio Nélio Dias deverão ser a principal praça esportiva a abrigar o evento que trará a cidade cerca de cerca de 4.000 atletas de várias partes do mundo.
Primeira cidade da América do Sul a conhecer a Coca-Cola e o chiclete.
Acredita-se que o escritor Antoine de Saint-Exupéry durante sua vinda a cidade usou Natal como inspiração em sua obra mundialmente conhecida "O Pequeno Príncipe". O escritor faz diversas referências a cidade, como na descrição de dunas, a Baobá, árvore encontrada na capital potiguar e símbolo da obra, e a estrela-cometa, símbolo da cidade.
É considerada pelos Estados Unidos um dos 4 pontos mais estratégicos do mundo.
A cidade foi homenageada com o seu nome no novo acessório do console Xbox 360, chamado "Project Natal" , o seu idealizador se diz apaixonado pelo nordeste, sendo Natal uma de suas cidades favoritas.
Ficheiro:Arvore-natalina-001.jpg
O Natal em Natal é um conjunto de eventos promovido pela prefeitura da cidade do Natal durante o mês de dezembro e o início de janeiro. Especificamente, trata-se de apresentações folclóricas, festas, shows, eventos culturais, festa de Iemanjá, além de shows pirotécnicos à beira-mar no reveillon (fogo de artifício).
O Natal em Natal é aberto pelo Carnatal — a maior micareta do país — e geralmente durante o mês de dezembro vários artistas de renome nacional fazem shows na cidade. Não tem necessariamente um local definido para os eventos, porém a maioria acontece nas praias de Ponta Negra (Zona Sul), Meio (Zona Leste) e Redinha (Zona Norte), e também no estádio Machadão. Já passaram pelo Natal em Natal artistas como Titãs, Zé Ramalho, Paralamas do Sucesso, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Marina Elali , Padre Fábio de Melo e artistas locais.
É durante esse período que acontece as comemorações do aniversário da cidade, em 25 de dezembro. Outro evento é o Encontro Natalense de Escritores realizado desde 2006 que visa reunir nomes da literatura dentro e fora do país.Também é realizado o Auto do Natal que é uma grande peça ao ar livre que encena o nascimento de Jesus Cristo, e a Festa de Reis que reúne missas, novenas, procissão, apresentações de grupos folclóricos, barracas e comidas típicas no dia de Santos Reis, 6 de janeiro, e que encerra o Natal em Natal.
Adicionalmente, a cidade é enfeitada com diversos adornos natalinos espalhados por avenidas, cantos, prédios, monumentos e atrações turísticas da cidade.
FONTE DE PESQUISA:

2 comentários:

  1. Muito legal essas informações neste blog. Parabéns. Consegui aprender várias coisas da cidade do Natal que não tinha idéia do que era.

    ResponderExcluir

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia