terça-feira, 9 de novembro de 2010

Rio Branco

Ficheiro:RioBrancoMontagem.jpg
Rio Branco é um município brasileiro, capital do estado do Acre. Localizado no Vale do Acre, na região Norte do Brasil, é o mais populoso município do Estado, com 305.954 habitantes, segundo estimativa de 2009 ― quase metade da população estadual.
Rio Branco foi também um dos primeiros povoados a surgir nas margens do rio Acre. Em 1913, tornou-se município. Em 1920, capital do território do Acre e, em 1962, capital do estado. O município de Rio Branco é adotante da cultura da faixa prefeital.
É o centro administrativo, econômico e cultural da região.
Ficheiro:Barao do rio branco 00.jpg
José Paranhos Júnior, o barão do Rio Branco.
A capital ganhou este nome em homenagem a José Maria da Silva Paranhos Júnior, que tornou-se amplamente conhecido pelo seu título nobiliárquico: Barão do Rio Branco. Antes estabalecida no Seringal Volta do Empreza, a prefeitura teve sua sede transferida em 1909 para onde se localizava o Seringal Empreza. Em 1912 a Vila Pennápolis, que se chamava assim em homenagem ao então Presidente do Brasil, Afonso Pena teve seu nome alterado para Rio Branco, em homenagem ao diplomata que anexara o Acre ao Brasil.
O Barão do Rio Branco nasceu em 20 de Abrill de 1845 no Rio de Janeiro. Iniciou-se na carreira política como promotor e deputado, ainda no Império. Assumiu o Ministério das Relações Exteriores, de 3 de dezembro de 1902 até sua morte, em 1912. Além de diplomata, foi geográfo e historiador. Junto com Assis Brasil e José Plácido de Castro, teve papel de destaque na Questão do Acre, que culminou com a assinatura do Tratado de Petrópolis, entre Brasil e Bolívia, pondo fim ao conflito dos dois países em relação ao território do Acre, que passou a pertencer ao Brasil mediante compensação econômica e pequenas concessões territoriais.
Ficheiro:Palacio rio branco.jpg
Palácio Rio Branco.
O Palácio Rio Branco é a sede do governo do estado brasileiro do Acre. Está localizado na cidade de Rio Branco. Foi construído em 1930, em estilo neoclássico.
Hoje, tanto moradores quanto turistas podem conhecer as belezas do espaço que é um dos marcos do projeto de modernidade de Rio Branco numa época em que as edificações eram todas de madeira. Com visão de futuro, o então governador Hugo Carneiro começou a construir uma série de prédios em alvenaria, rompendo barreiras e obstáculos para realização de um projetos de logística extremamente complexa para aqueles tempos.
Assim sendo, o Palácio se constitui efetivamente em um marco de modernidade em vários aspectos. Nas décadas de 1980 e 1990, no entanto, sofreu drástico abandono e alguns de seus valores desapareceram ou foram deteriorados. Revitalizado por Jorge Viana, passou a contar a história da formação do Acre e a mostrar parte de seu patrimônio cultural e arqueológico, como os geoglífos, as formas geométrica de milhares de anos localizadas no Vale do Acre. A Revolução Acreana, a vida seringueira, os empates e a luta de Chico Mendes.
Ficheiro:PRioBranco.jpg
Aérea do Palácio Rio Branco.
Aberto ao público de terça a domingo (e feriados também) o Palácio Rio Branco passou a receber milhares de visitantes. Só em 2006 cerca de 22 mil turistas internos e de outros Estados passaram pelo local. Em 2007, o número praticamente dobrou: nada menos que 40.309 conheceram o Palácio. Até abril de 2008 já são 8,9 mil turistas.
No total, desde que foi restaurado, o Palácio foi visitado 278,4 mil pessoas. É cada vez maior o número de turistas de outros Estados e do exterior mas os acreanos cada vez mais buscam oportunidade de conhecer sua própria história, o que encontram no Palácio Rio Branco.
Quando o político paraense Hugo Carneiro foi indicado para exercer o cargo de governador do Acre, a cidade de Rio Branco apresentava formação urbana diferente da atual. A imensa maioria da população vivia na zona rural, ao contrário de hoje, quando 70% do povo estão nas cidades.
Em 15 de junho de 1929, no segundo aniversário do governo de Hugo Carneiro, lançou-se a pedra fundamental do Palácio Rio Branco. Grande parte dos trabalhadores integravam a Força Pública do Território do Acre. O prédio foi inaugurado inacabado em 1930, sendo construído aos poucos e totalmente inaugurado no governo Guiomard Santos. 
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, s/n, bairro: Centro.
Ficheiro:MemorialdosAutonomistas.jpg
Memorial dos Autonomistas.
A "Villa Rio Branco" afirmou-se como o principal centro urbano de todo o vale do Acre, o mais rico e produtivo do território.
Rio Branco se localiza a 9°58'29" sul e a 67°48'36" oeste, numa altitude de 153 metros acima do nível do mar. A cidade é cortada pelo rio Acre, que divide a cidade em duas partes denominadas Primeiro e Segundo Distritos. Atualmente, o rio é atravessado por seis passarelas - a mais nova é a Passarela Joaquim Macedo.
O município localiza-se na microrregião de Rio Branco, mesorregião do Vale do Acre. Limita-se ao norte com os municípios de Bujari e Porto Acre e com o Amazonas, ao sul com os municípios de Xapuri e Capixaba, a leste com o município de Senador Guiomard e a oeste com o município de Sena Madureira.
Ficheiro:RioBranco Assembleia.JPG
Assembleia Legislativa do Acre.
Rio Branco situa-se em ambas as margens do Rio Acre, sua topografia à direita (na região hoje denominada pelo Segundo Distrito) formada por imensa planície de aluvião, enquanto que o solo na margem esquerda (onde fica o centro da cidade), caracteriza-se por sucessão de aclives suaves.
Ficheiro:Rio Branco frio.JPG
População devidamente vestida para o frio, em um dia de 16 °C.
O município é o que possui a menor média de temperatura anual dentre as capitais da Região Norte. O clima é equatorial, com temperaturas oscilando entre 25°C e 38°C nos dias mais quentes do ano. Situada a 153 metros de altitude, as menores temperaturas ocorrem à noite, com registros frequentes de 22°C nas madrugadas. O período compreendido entre os meses de dezembro e março corresponde à época mais quente do ano, com máximas de 38°C e ocorrência de queimadas (extremamente prejudiciais à saúde). Geralmente entre maio e agosto o município sofre o fenômeno da friagem, registrando temperaturas muito baixas (em torno de 15°C) para os padrões regionais. Em julho de 2010, devido ao fenômeno, foram registrados recordes de temperaturas mínimas do ano. Na tarde do dia 17 os termômetros não passaram dos 14,7°C com mínima de 12,1°C. Dia 19 destacou-se a mínima de 9,8°C. Porém a máxima chegou aos 28°C.
Ficheiro:Acre rio Branco (146).jpg
O Canal da Maternidade foi revitalizado com a construção de um parque que acompanha seu leito.
No comum, os rios e igarapés de Rio Branco são bastante sinuosos, escoando em estreitas planícies fluviais de deposição, com o regime fluviométrico obedecendo ao regime pluviométrico alternando assim períodos de cheias e vazantes. Os períodos de cheias apresentam, conforme intensidade das chuvas, enchentes de diferentes magnitudes. A formação geológica e geomorfológica são indicadores de rios de águas brancas, com grande concentração de material sólido em suspensão, oriundos dos processos hidroerosivo da corrente sobre as margens.
Ficheiro:Riobranco pontedomercado2.jpg
Construção da Ponte de Pedestres do Mercado sobre o rio Acre, em Rio Branco.
O Rio Acre é um rio que tem sua nascente no Peru e que deságua no Brasil, desembocando no Rio Purus (Amazonas).
No Brasil, os principais municípios que o rio Acre banha são Boca do Acre, Brasiléia, Xapuri e Rio Branco. Na cidade de Rio Branco o rio Acre divide-a em dois distritos. Possui águas barrentas e piscosas.
No município de Assis Brasil, o rio Acre marca a fronteira entre Brasil, Iñapari,Peru e Bolpebra,Bolívia.
Ficheiro:Purus.jpg
Praia fluvial no rio Purus.
O rio Purus é um rio brasileiro localizado no estado do Acre, na Amazônia brasileira.
É um rio muito sinuoso, com de águas brancas e exuberante beleza natural. É o último grande afluente da margem direita do rio Solimões (nome dado ao rio Amazonas antes do encontro com o rio Negro). Por causa da sua alta riqueza de espécies e grande produtividade o rio vem sofrendo grande exploração antrópica: pesca, caça, exploração madeireira e agricultura familiar.
Ficheiro:Acre rio Branco (137).jpg
O terminal Urbano de Rio Branco, localizado no Centro da cidade, foi construído em 1996 e reformado e ampliado em 2006, sendo o ponto inicial de todas as linhas de ônibus da cidade.
O sistema de transporte público tem melhorado nos últimos anos, principalmente devido à construção do Terminal Urbano de Ônibus da cidade próximo ao centro. Algumas ruas da cidade têm um corredor preferencial para o transporte público. Os táxis também são muito utilizados pela população. Já o transporte para o Aeroporto é complicado já que os taxis cobram R$80,00 pela corrida. E os ônibus ainda são demorados.
Ficheiro:Aeroporto de Rio Branco - Plácido de Castro.jpg
O Aeroporto Internacional de Rio Branco foi construído em 1999, e fica na BR-364, a 18 km do núcleo urbano.
O Aeroporto Internacional de Rio Branco que fica no quilômetro 18 da BR-364 na zona rural do município. O local foi construído em 1999, já que o aeroporto da época, o Aeroporto Internacional Presidente Médici, estava instalado numa área pertencente a um particular que, na justiça, conseguiu a reintegração de posse.
A BR-364 então foi duplicada para facilitar o seu acesso que até hoje é complicado pela distância enorme do centro da cidade.
Atende à aviação doméstica, internacional, geral e militar, com operação de companhias aéreas regulares e táxis aéreos. O terminal está preparado para receber 320 mil passageiros por ano e realiza cerca de 14 operações diárias. Até agosto de 2010 foi o 7º aeroporto mais movimentado da região Norte, e o 38º aeroporto mais movimentado do Brasil.
Ficheiro:Riobranco Viaverde.jpg
A Via Verde é um anel viário que liga as principais rodovias que chegam a Rio Branco, o que desafoga o trânsito nas estreitas avenidas da zona central da cidade.
As principais vias que ligam a cidade às rodovias são a Nova Avenida Ceará, Via Chico Mendes e a Via Verde que funciona como anel viário.
BR-364 - Juntamente com a BR-317 é a principal rodovia do Acre. A leste liga Rio Branco ao estado de Rondônia e ao restante do país. A oeste corta todo o estado, ligando a capital do estado a Cruzeiro do sul, segundo principal município do estado, passando pelos municípios de Bujari, Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá e Rodrigues Alves.
BR-317 - Tem extensão de 330 km, liga a capital ao sul do estado, passando pelos municípios de Senador Guiomard, Capixaba, Epitaciolândia, Brasileia na fronteira com a República da Bolívia, a partir de Brasileia a estrada continua por mais 110 km até chegar no município de Assis Brasil, já na fronteira com o Peru. A rodovia se tornará um importante eixo de exportação do Brasil, pois quando a estrada no lado peruano estiver concluída (aproximadamente três anos), o Brasil estará totalmente ligado a Cuzco e aos dois principais portos do país vizinho.
AC-040 - Possui extensão de 100 km.Liga Rio Branco até o município de Plácido de Castro também fazendo fronteira com a Bolívia.
AC-010 - Tem extensão de 62 km , ligando Rio Branco, até o município histórico de Porto Acre, já na divisa com o Amazonas.
Ficheiro:Praça da Revolução.jpg
Praça da Revolução, a capital cresceu no seu entorno, presente desde a época que o Acre ainda era um território do Brasil. Sede da Polícia Militar do Estado do Acre ao fundo.
Ficheiro:Acre rio Branco (543).jpg
Quartel da Polícia Militar - Rio Branco.
A Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública acriana.
Para fins de organização é uma Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, assim como suas co-irmãs e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social brasileiro e está subordinada ao Governo do Estado do Acre.
Seus integrantes são denominados militares estaduais (artigo 42 da CRFB), assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre.
Ficheiro:Novo Mercado Velho.jpg
Mercado Velho, à margem esquerda do Rio Acre, construindo em 1920 e reformado nos anos 2000. No Centro da foto Passarela Joaquim Macedo, concluída em 2006.
Ficheiro:ParquedaMaternidade.jpg
O Parque da Maternidade é o síbolo da urbanização e da qualidade de vida em Rio Branco, inaugurado em 2002 é um modelo de sucesso, e está sendo aplicado em várias partes da cidade.
Ficheiro:RioBranco UFAC.JPG
Entrada da Universidade Federal do Acre, principal centro de ensino superior do estado.
A cidade de Rio Branco, em 2009, contava no ensino fundamental com 211 escolas, com o corpo docente de 2.367professores e 64.349 alunos matriculados.O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no ensino fundamental foi calculado em 4,9 , o 10º entre as capitais do Brasil, e acima da média nacional(4,6). O ensino médio era assistido por 51 escolas, uma rede docente de 813 professores e 17.425 matrículas.O ensino médio municipal obteve a nota 4,2 no IDEB 2009, o terceiro melhor resultado entre as capitais, acima da média nacional(3,6). O ensino infantil calculava 70 pré-escolas, 402 professores e 10.168 alunos.
A capital ainda conta conta com diversas instituições de ensino superior. São algumas delas a Universidade Federal do Acre (UFAC), União Educacional do Norte (UNINORTE), Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO), o Instituto de Ensino Superior do Acre, dentre outras. Estes absorvem a maior parte das matrículas, especialmente a primeira, por ser a única faculdade pública do estado.
Em 2008, a taxa de analfabetismo no estado é de 13%, uma das mais equilibradas do Brasil. Da população, 36,2% dos acreanos são analfabetos funcionais.
Ficheiro:UsinadeArteJoãoDonato.jpg
Usina de arte João Donato.
Devido à sua ocupação territorial ter sido feita por colonos nordestinos (refugiados da seca do Nordeste), entre o final do século XIX e o início do século XX, a cultura da região, assim como a gastronomia regional, sofreram fortes influências.
Sendo assim a cultura da cidade tem um forte toque nordestino.
Ficheiro:Riobranco gameleira.jpg
Barracas de Festa Junina na Gameleira.
Eventos tradicionais
Boca de Mulher
Espetáculo de mulheres acreanas que apresentam músicas e performances sobre o universo feminino. Realizado anualmente próximo ao dia da mulher, 8 de março, o Boca de Mulher é organizado por várias entidades.
ExpoAcre
Feira de indústria e comércio do Acre, promovida pelo governo do estado. Com exposição agropecuária, oferece apresentação de shows artísticos e elementos da cultura local.
Festival de Arte da Praia do Amapá
Lazer e apresentações com artistas locais e convidados.
Flora
Feira de produtos da floresta do Acre, promovida pela prefeitura de Rio Branco, Secretaria de Indústria e Comércio.
Festival Varadouro
Festival de cultura independente, com shows de música, peças de teatro e debates jornalísticos, que reúne diversos artistas da cena independente do Brasil. O Festival já é considerado o maior da cena independente da Região Norte, e faz parte do Circuito Fora do Eixo de Música Independente e da Associação Brasileira de Festivais Independentes, com patrocínio do Governo do Estado e iniciativa privada.
FETAC (Festival de Teatro do Acre)
Trás para o Acre peças da região norte, além de expor peças genuinamentes acreanas.
Ficheiro:ArenadaFloresta.jpg
Estádio Arena da Floresta, concluído em 2006 com pretensões de ser sub-sede da Copa do Mundo de 2014.
Estádios
São usados, atualmente, para jogos em Rio Branco, três estádios: o José de Melo, o Arena da Floresta e o estádio da federação.
Estádio Adauto de Brito - Rua 17 de novembro, s/n. Estádio do Atlético Acreano, foi inaugurado no final da década de 1970 e tem capacidade para 4.000 pessoas.
Estádio Dom Giocondo Maria Grotti - Avenida Getúlio Vargas, s/n. Estádio do Atlético Clube Juventus.
Estádio Arena da Floresta - O estádio estadual foi construído no local onde ficava o velho aeroporto Presidente Médici no Segundo Distrito da cidade. É um dos mais modernos do país em termos de estrutura, possui capacidade para 25 mil pessoas mas ainda passará por uma ampliação para uma capacidade de 40 mil espectadores. Foi também construída na região uma Vila Olímpica, chamada cidade do esporte, com espaço para shows, hotel, piscina, pista de atletismo, ginásio, alojamentos e restaurante.
Estádio Federação Acreana de Futebol - (em construção) O estádio terá capacidade para cerca de 40.000 espectadores e fica na nova Via Verde no oeste da capital acreana.
Ficheiro:Estadio jose de melo.jpg
Estádio José de Melo, lar do RBFC, principal time do estado.
Estádio José de Melo - Avenida Ceará, 1.356. Inaugurado em 1935, com capacidade para 6.000 pessoas, o estádio do Rio Branco Football Club divide com o Arena da Floresta os os jogos do campeonato acreano de futebol.
Zoológicos
Na cidade de Rio Branco há apenas um zoológico.Possui vários animais da região e situa-se na AC-040, dentro do famoso Parque Chico Mendes.
Cidade-irmã:
ItáliaReggio Emilia, Itália.
República Popular da ChinaZhuhai, China.
Rio-branquenses ilustres:
Antônio Carlos Gouveia (Carlão) - ex-jogador de vôlei
Enéas Carneiro - político
Glória Perez - escritora e novelista
João Donato - músico
José Vasconcelos - humorista, ator e dramaturgo
Marina Silva - ambientalista, pedagoga, historiadora e política
Tião Viana - médico e político.
FONTE DE PESQUISA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia