quarta-feira, 13 de outubro de 2010

SÃO JOSÉ DO UBÁ

                                    "Terra do tomate"  
                                  São José de Ubá é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Em 2008, a população aferida pela contagem do IBGE foi de 7.220 habitantes. Os nascidos na cidade recebem a denominação de ubaenses.São José de Ubá foi uma sesmaria desbravada por bandeirantes e na época era conhecida como "Ranchos dos Ubás", pois abrigava os tropeiros vindos, em sua maioria, de Minas Gerais.
 Em 2 de novembro de 1995 por uma votação de 99,43% a população disse "sim" a emancipação do então distrito. Comemora-se a data de emancipação no dia 28 de dezembro de 1995, dia em que o então Governador do estado do Rio de Janeiro Marcelo Alencarassinou a Lei 2.459 de sua criação.
A Sede municipal fica estrategicamente localizada na área central do seu território as margens da principal Rodovia Estadual doNoroeste FluminenseRJ-186, que interliga as cidades de Pirapetinga em Minas Gerais passando por Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá a Bom Jesus do Itabapoanana divisa com o Espírito Santo.
As principais atividades econômicas são: culturas de tomatepimentãopepino e pecuária leiteira. O Município é um dos maiores produtores de tomate salada do Brasil e o 2º maior produtor do Estado do Rio de Janeiro com uma produção anual média de 7 milhões de caixas de 23 kg. Na área urbana existe um comércio que, nos últimos anos, vem sofrendo um processo de expansão e crescimento favorecido principalmente pela instalação da administração municipal local que possibilitou a criação de empregos no setor público. A falta de emprego sempre foi um grande entrave para a economia do Município, em parte, devido à ausência de indústrias instaladas em seu território. A criação de um Parque Industrial as margens da RJ-186 tem como objetivo proporcionar a instalação da atividade industrial local.
Pertencente ao Noroeste Fluminense o Municipio faz parte do bioma da Mata Atlântica brasileira que cobria toda a região. A predominância era da Floresta Estacional Semidecidual, com inserções de Mata dos tabuleiros que ao longo dos anos sofreu intenso processo de fragmentação devido as ações antrópicas
O Clima é quente e chuvoso nos verões e os invernos são mais frios e secos. Nos meses mais quentes a temperatura pode, em determinados dias, alcançar cerca de 40°C e nos mais frios pode chegar aos 15°C.
O Município possui uma paróquia católica, cujo padroeiro é São José. Também existem templos de outras denominações cristãs como Batista e Assémbléia de Deus.
                                                       Vista parcial da Cidade
FONTE DE PESQUISA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jos%C3%A9_de_Ub%C3%A1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia