quarta-feira, 13 de outubro de 2010

SANTA MARIA MADALENA

Santa Maria Madalena é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a 21º57'19" de latitude sul e 42º00'29" de longitude oeste, a uma altitude de 615 metrosAs primeiras notícias sobre o município de Santa Maria Madalena, remetem às atividades de José Vicente, um mateiro, que à procura de escravos fugitivos desbravou as matas da região, fixando-se onde hoje se localiza a Igreja Matriz de Santa Maria Madalena.
Em 1850, José Vicente foi visitado pelo padre francês Francisco Xavier Frouthé, que seguia pela região à procura de nativos a quem pudesse passar suas mensagens religiosas. Diz-se que o mateiro interessou-se por uma espingarda que o Padre trazia consigo, propondo ao mesmo a sua troca pelas terras. A partir de então, Frouthé foi responsável por coordenar a construção de uma capela dedicada à santa. Nos anos seguintes, a localidade foi elevada à condição de freguesia.
Em 8 de junho de 1862 ocorre o seu desmembramento da cidade de Cantagalo. Santa Maria Madalena torna-se assim um municípioindependente.
Parque Estadual do Desengano é a última reserva de Mata Atlântica do norte-fluminense e abrange os municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes em uma área de aproximadamente 22.400 hectares
O clima temperado e úmido, com temperatura variando entre 6º e 35º C, faz Santa Maria Madalena ser considerada o terceiro melhor clima do Brasil, de acordo com padrões estabelecidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde). De acordo com tais padrões, a localização ideal deve estar entre 400 e 800 metros de altitude, além de distância mínima de 100 km do limite do mar, permitindo, desta forma, o acesso a correntes marítimas vindas por entre cadeias de montanhas e amenizadas até a sua chegada
O Governo do Estado do Rio de Janeiro idealizou a criação de cidades-temáticas com o propósito de promover o desenvolvimento econômico e social dos municípios do interior do Estado. A cidade foi então lançada como a "Cidade da Geologia do Estado do Rio de Janeiro”.
Sediada numa região naturalmente exuberante, com afloramentos rochosos esculturais em abundância, Santa Maria Madalena foi eleita para receber tal título pois apresenta todos os requisitos para ser o pólo da discussão geológica fluminense. Preponderante para a escolha de Madalena é também o fato de que a maior parte do Parque Estadual do Desenganolocaliza-se em território madalenense.
Além da paisagem, a cidade apresenta uma cultura relacionada ao artesanato mineral num projeto pioneiro de qualificação técnica de adolescentes na arte de confeccionar peças artísticas a partir de minerais e rochas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia