quarta-feira, 9 de março de 2011

Bacabeira (Maranhão)


Bacabeira é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população é de 14.611 habitantes (Censo 2007).
É também a cidade onde será implantada uma siderúrgica e uma refinaria de petróleo da Petrobrás, 
prevístas para 2010. 
*
*
Histórico
Desmembrado do município de Rosário, subordinado à Comarca de Rosário.
*
Geografia
O município de bacabeira limita-se ao Norte com o município de São Luís; a leste com o município de Rosário (Maranhão); a Oeste, com o município de Cajapió e ao Sul com o município de Santa Rita (Maranhão).
*
Futuras melhorias
Refinaria da Petrobrás
Está previsto para o ano de 2010 o início da construção da Refinaria da Petrobrás em Bacabeira, a maior refinaria da América Latina e a segunda maior do mundo. 
Depois de muitos impasses em qual município receberia essa Refinaria: São Luís ou Bacabeira, finalmente Bacabeira foi a escolhida. 
Esse grande empreendimento gerará muitos empregos para o município e municicípios adjacentes.
*
Porto
O Porto de Bacabeira terá quatro píeres e será construído na foz do Rio Mearim, na sua margem direita, entre a Ilha de São Luís e a Ilha do Caranguejo, tendo uma profundidade de cerca de 15 metros. 
O Terminal Portuário do Mearim será um Terminal de uso Privado e estará a serviço da Refinaria da Petrobrás, além de ser utilizado para escoar a produção da Usina Siderúrgica.
*

Usina Siderúrgica
A Usina Siderúrgica do Mearim prevê a fabricação de 10 milhões de placas de aço e ferro, por ano. A previsão é de que a Usina Siderúrgica comece a operar em 2010.
*
Estaleiro Naval
O estaleiro naval de Bacabeira fabricará navios e plataformas para exploração de petróleo na Bacia de Barreirinhas. O Estaleiro Mearim poderá montar navios com DWT de até 185 mil toneladas.
*
Fonte de pesquisa:
Imagens:
Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia