terça-feira, 8 de março de 2011

Bacabal ( Maranhão )


Bacabal é uma cidade e um município do estado do Maranhão, Brasil. Suas coordenadas geográficas são 4° 13' 30" S 44° 46' 48" O, e está localizado a cerca de 250 km de distância da capital do Estado, São Luís.
 A população do município é de 98.489 habitantes, segundo estimativa do IBGE em 2009, e 1 683 km².
 Foi criado em 1920. 
Bacabal é chamada carinhosamente por seus moradores de Bacaba's City e os títulos mais importantes são os de: Princesa do Mearim e Capital do Médio Mearim.
*
História
A penetração do território de Bacabal data de 1876, quando o Coronel Lourenço Vieira da Silva chegou à região, em busca de terras próprias para a agricultura e fundou a fazenda com sede no local onde se acha atualmente a Praça Nossa Senhora da Conceição.
 Sobrevindo a abolição da escravatura, o Coronel Raimundo Alves de Abreu adquiriu a propriedade que passou a ser conhecida como Sítio dos Abreu.
Graças a fertilidade do terreno, topografia privilegiada e recursos naturais, o Sítio prosperou rapidamente.
 A grande afluência de imigrantes, principalmente nordestinos, muito contribuiu também para o desenvolvimento agrícola. Em 1920, o lugarejo recebeu foros de distrito e autonomia municipal. 
Seu topônimo - Bacabal - deveu-se à grande quantidade de bacaba (coco selvagem) existente na localidade quando de sua fundação.
*
Ficheiro:Forum bacabal.jpg
Forum de Bacabal
*
Formação Administrativa
Em 17 de abril de 1920, a Lei estadual nº 932 criou o distrito e o Município, com território desmembrado de São Luiz Gonzaga. 
A instalação ocorreu a 7 de setembro do mesmo ano.
Bacabal é, desde a sua fundação, município-distrito. 
Sofreu desmembramentos em 1961, para formação dos municípios de Lago Verde (Lei nº 2.157, de 30 de novembro), Olho d'água das Cunhãs (Lei nº 2.158, de 30 de novembro), e São Mateus do Maranhão (Lei nº 2.170, de 26 de dezembro).
*
Ficheiro:Juizado bacabal.jpg
Juizado Bacabal
*
Formação Judiciária
É sede de Comarca, criada em 1944 e instalada em 26 de março de 1945, havendo passado a 3ª entrância em 4 de dezembro de 1967, segundo a Lei nº 2.814.
Bacabal possui quatro varas e o Juizado Especial Cível e Criminal. Bom Lugar é termo de Bacabal. Atualmente, a Comarca de Bacabal é classificada como de entrância intermediária, polo das comarcas de Arari, Barra do Corda, Bom Jardim, Dom Pedro, Esperantinópolis, Lago da Pedra, Monção, Olho d'Água das Cunhãs, Paulo Ramos, Pindaré-Mirim, Pio XII, Presidente Dutra, Santa Inês (Maranhão), Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, São Luís Gonzaga do Maranhão, Vitória do Mearim, Vitorino Freire e Zé Doca.
Referente às demandas trabalhistas, Bacabal está na jurisdição do Tribunal Regional
 do Trabalho da 16ª Região. 
Há uma Vara Federal do Trabalho, antes Junta de Conciliação e Julgamento, criada pela Lei 7.471, de 30 de abril de 1986, e instalada no início de 1987.
*
Geografia
A área municipal é estimada em 1 609 km², depois dos desmembramentos havidos. 
Limita-se com os municípios de Bom Lugar, Lago Verde, Conceição do Lago Açu, Lago do Junco, Alto Alegre do Maranhão, São Mateus do Maranhão, Olho D'água da Cunhãs e São Luis Gonzaga do Maranhão.
O clima é quente, úmido, quase constante. Em 2010 registraram-se as temperaturas máxima 
de 38,8° e mínima de 27°C. 
Prolonga-se de janeiro a junho a época normal de chuvas.
Entre os principais acidentes geográficos, o principal é o rio Mearim que, atingindo o Município pela parte sul no lugar Vila Velha, alcança o norte em Lage do Curral, prosseguindo até o limite 
com Conceição do Lago Açu. 
É navegável e bastante piscoso. 
Foi, até o advento das rodovias, o veículo natural de comunicação do Município. Há também o igarapé Ipixuna, piscoso, que penetra na parte sul do Município, atravessa a rodovia BR-316 e deságua no Mearim, com o nome de Ipixuna-Açu.
*
Demografia
Bacabal vem apresentando extraordinário surto demográfico. Em 1950, segundo o recenseamento, a população do município era de 54 949 habitantes. 
De acordo com o censo de 2000, a população se compunha de 91 823 pessoas habitantes, 
sendo 44 052 homens e 47 771 mulheres. 
Deste total de habitantes, 71 408 residem na zona urbana e 20 415 na zona rural. A população do município estimada pelo IBGE em 2010 é de 99 960 habitantes, e 1 683 km², com densidade de 59,4 hab./km².
*
Urbanização
A cidade que se liga a BR-316 pela estrada de concreto sobre o Rio Mearim é formada por 48 logradouros públicos, 16 dos quais pavimentados, 34 com iluminação, 25 servidos pela rede de abastecimento de água, e 6 arborizada. Há 2 avenidas, 38 ruas e 8 praças.
A iluminação elétrica, inaugurada em 1931, teve sua primeira usina substituída por outra mais possante, estando atualmente, sob responsabilidade da CEMAR.
A corrente distribuída é de 220 volts, frequência de 60 ciclos/segundo e o Município está recebendo energia da Hidrelétrica de Boa Esperança.
*
Aeroporto 
*
Transporte
Rodovia: A cidade é cortada pela BR-316, por onde passam diariamente centenas de carros.
Aeroporto: A cidade ja foi servida pela Penta, no final dos anos 1990 e começo de 2000. 
Mas atualmente não se opera nenhuma empresa.
*
Saúde
Pertencente ao Sistema de Média e Alta Complexidade, é polo regional de saúde de outros 11 municípios. Possui os hospitais:
Pronto Socorro Municipal - Socorrão (100 leitos) - Atualmente desativado para reforma
Hospital Laura Vasconcelos (126 leitos)
Hospital Veloso Costa (275 leitos, mais 18 leitos em UTI)
BIORIM (Hemodiálise, com 22 máquinas de proporção)
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Tipo II
Centro de Especialidades Odontológicas Tipo II
HEMOMAR
entre outros.
*
Religião
O culto católico é praticado em 13 templos dos quais a Catedral de Santa Terezinha, que também 
é a matriz da cidade, Igreja de São Francisco das Chagas (cuja paróquia tem jurisdição
 sobre as capelas das cidades de Bom Lugar e Lago Verde), Igreja de Sant'Ana e 15 capelas,
 entre as quais está a de Nossa Senhora da Conceição da Porta Aberta, onde também
 localiza-se a Cúria Diocesana e a residência Episcopal.
Em 1º de novembro de 1968 foi instalada a Diocese de Bacabal, com a posse de
 D. Pascásio Rettler,OFM. Que permaneceu no cargo até 1990. Seus sucessores: D. Henrique,OFM. Passando um período de vacância (ausência de um Bispo) foi administrada por frei Frederico, OFM. Em fevereiro de 2000 assumiu a Diocese D. José Belisário da Silva,OFM permanencendo no cargo até o ano de 2005, quando foi nomeado Arcebispo de São Luís do Maranhão - o mais alto posto do Clero maranhense, foi Substituido por D. Armando Gutierrez, FAM.
O culto evangélico é praticado pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus em um templo sede e 26 igrejas filiadas - denominadas de congregações, presidida atualmente pelo Pr. Francisco Soares Raposo Filho.
Entre as igrejas protestantes citam-se a Batista Pioneira, Adventista do 7º Dia, Primeira Igreja Batista , Igreja Presbiteriana do Brasil, Igreja Batista da Paz, Assembleia de Deus , Igreja Batista de Bacabal e Igreja Batista El-Shammam.
*
.Internet
Há também ciber-cafés e lan-houses na cidade, além de uso da internet usadas em residências e empresas privadas, particulares e estatais, que aumentaram nos últimos anos, até então restritos às classes altas.
*
Fonte de Pesquisa:
Créditos das imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia