terça-feira, 8 de março de 2011

Acará ( Pará )

[Prefeitura+Municipal+de+ACará.JPG]

Prefeitura de Acará
*
Acará é um município brasileiro do estado do Pará.
Que faz parte da microrregião de Tomé-Açu.
Localiza-se a uma latitude 01º57'39" sul e a uma longitude 48º11'48" oeste, estando a uma altitude de 25 metros. 
Sua população estimada em 2004 era de 60 039 habitantes. 
Possui uma área de 4363,6 km². Terra do inventor Brasileiro Júlio César Ribeiro de Sousa.
*
Igreja Assembléia em Acará
*
História
Foi criado com as explorações portuguesas em direção ao interior do Estado utilizando rios que ao percorrerem o rio Acará acabaram por fundar a localidade, atraídos pela navegação fácil e terras férteis com abundante madeira.
Foi ergida em 1958, pelo Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado, que a denominou de São José, ficando batizada, originalmente, como São José de Acará. Em 1833, por ocasião da divisão do Estado em comarcas, ficou pertencendo a comarca da capital.
A frguesia de Moju atual Acará, conforme adaptado de relatos históricos de Palma Muniz e Teodoro Braga, foi criada pela Lei nº 14 de 9 de setembro de 1839.
Pela Lei nº 53, de 4 de setembro de 1840, houve outra divisão territorial em da parte banhado pelo rio Acará, em Freguesia de São José de Acará, e freguesia de Nossa Senhora da Sociedade de Cairary lado oposto.
Com a Lei nº 441 de 20 de agosto de 1864, determinou-se que a freguesia de Moju e a de Cairari fossem anexadas ao município da Capital.
O resultado do dinamismo e desenvolvimento das áreas banhadas pelo rio Acará, sobretudo das Freguesias do São José e de Nossa Senhora da Sociedade, levaram o Legislativo Provincial á criação de um novo município.
Foi denominado de São José de Acará, a então freguesia foi elevada á categoria de Vila e instalada, em 23 de março de 1876, de acordo com a Lei Provincial nº 839, promulgada em 19 de abril de 1875, que a desmembrou de Moju. Esta mesma Lei o elevou á categoria de Vila.
Conforme fontes históricas consultadas o primeiro Presidente da Câmara Municipal foi D. Antônio Carlos de Paiva, e por outro lado, que o nome do Município advém de uma de uma expressão indígena que significa aquele que morde, uma referência direta aos peixes que se encontram nos cursos dos rios de água doce, em particular, no rio Acará.
Igreja Matriz
*
Em seguida o Governo provisório, instalado no Estado, dissolveu a Câmara Municipal, em 19 de fevereiro de 1890, mediante a promulgação do Decreto nº 46 e 47, foi criado o Conselho de Intendência Municipal, elegendo, para o cargo de Intendente, Francisco Xavier Armandio de Oliveira.
No período da República, sua estrutura político-administrativa, de município, foi alterada pelo decreto Estadual, nº 06 de 4 de novembro de 1930, o município foi extinto e seu território foi anexado ao Município de Belém, confirmada pelo Decreto Estadual nº 78, de 27 de dezembro.
Dois anos mais tarde, em 1932, de acordo com a Lei Estadual nº 579, de 8 de janeiro, foi novamente desmemnrado de Belém, e, em 31 de outubro de 1935, foi reconhecido como Município, ganhando novamente sua autonomia.
De acordo com a Lei nº 1127, de 11 de março de 1955, o Município de Acará sofreu outra tentativa de desmembramento do seu território, para constituir o município de Tomé-Açu. Esta Lei no entanto, foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, em 4 de outubro do mesmo ano da sua promulgação fato que inviabilizou o desmembramento.
Quatro anos após, em 1959, o governo do Estado promulgou a Lei Estadual nº 1725, em 17 de março, mediante a qual foi criado, em definitivo, o município de Tomé-Açu, com terras pertencentes a Acará, de onde Tomé-Açu era distrito.
Em 1988, com a promulgação da Lei nº 5452, de 10 de maio, originou novo desmembramento das terras patrimoniais desse município, desta vez para criar o município de Tailândia.
Terra de pessoas importantes como João Batista Gonçalves Campos, o famoso Cônego Batista Campos, reconhecido como o grande articulador do movimento revolucionário, conhecido como Cabanagem e Júlio César, o pioneiro da aviação.
*
Rio Acará
*
Geografia
Distritos
Conta com três distritos legalmente constituídos:
Acará, como sede municipal
Guajará-Mirim
Jaguarari
*
Hidrografia
Rio Acará
*
Transporte
Transporte existente no Município são: Onibus, vans e 02 barcos que fazem viagem ainda via marítima até Belém.
*
Rodovias
Existe apenas uma Rodovia Estadual: PA-252, atualmente existe também o Ramal da Alça Viária que liga a Alça Viaria e da cidade até a alça são 52 km.
*
Economia
O município de Acará é o principal produtor brasileiro de mandioca correspondendo a 2,3% da produção nacional, com produção estimada de 600 mil tonaladas por ano.
*
Fonte de pesquisa:
Creditos das imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia