domingo, 9 de janeiro de 2011

Ferreira Gomes

*
Ferreira Gomes é um município no centro do Estado do Amapá.
 A população estimada em 2005 era de 4.321 habitantes e a área é de 5047 km², o que resulta numa densidade demográfica de 0,78 hab/km².
Seus limites são Pracuúba e Tartarugalzinho a norte, Cutias a leste, Macapá a sudeste, Porto Grande a sudoeste e Serra do Navio a noroeste.
*
História
*
O município de Ferreira Gomes foi criado em 17 de dezembro de 1987.
 Dentre os fatores históricos de seu desenvolvimento até sua emancipação político-administrativa, destaca-se a condição estratégica que desempenhou como entreposto rodoviário no antigo traçado da BR-156.
*
Economia
*
Sua economia está baseada no desenvolvimento de atividades agropecuárias tradicionais e, mais recentemente, no investimento ao turismo para o qual vem colocando em prática a realização de eventos e a instalação de infra-estrutura destinada ao aproveitamento das ambientações paisagísticas e de lazer do município.
Se destacam economicamente no setor primário a agricultura e a pecuária.
 Também a criação dos gados bovino e bubalino, além da criação de suínos, constituem a principal atividade econômica do município.
No setor agrícola destaca-se a plantação da mandioca, cuja farinha misturada ao peixe resulta na famosa farinha de piracuí. Destacam-se ainda os plantios de milho e banana.
O setor pesqueiro do município vem gerando divisas para Ferreira Gomes, por já estar sendo exportado para outro locais.
 No setor secundário, embora o município seja rico em argila, não dispõe de grandes recursos para incrementar as indústrias.
 A despeito disso, e conforme informações disponibilizadas pelo Departamento Nacional da Produção Mineral, verifica-se interesse na pesquisa e exploração de minério de ferro no território do município.
 Possui também uma usina de industrialização de leites e derivados e algumas serrarias. 
Como nos outros município do Estado do Amapá, a principal geração de renda vem do funcionalismo público.
*
Fonte de pesquisa:
Créditos das imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia