segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Abaeté (Minas Gerais)

Ficheiro:Abaetemg.jpg
Prédio da Prefeitura
Cidade Menina
*
Abaeté é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. 
De acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 22.700 habitantes.
Localizada próxima à Represa de Três Marias, é cortada pelo Rio Marmelada, que em muitas situações de chuva, causou transtornos à população da cidade devido às suas cheias.
*
Carnaval-ABAETÉ FOLIA
Cidade muito conhecida pela sua população carismática e pelo seu Carnaval denominado Abaeté Folia, que nos últimos tempos tem sido considerado o melhor da região e um dos melhores de Minas Gerais.
Cerca de 20 mil pessoas lotam as ruas de Abaeté para curtir o carnaval.Segundo estimativas da Prefeitura Municipal e dos organizadores do Abaeté Folia, cerca de R$ 10 milhões foram gerados pelos diversos setores da economia local, através do Carnaval 2010. 
A população praticamente dobrou de 12 a 16 de fevereiro, sem nenhum problema de infraestrutura, falta de água, energia elétrica, acomodação ou alimentação, o que demonstra a vocação da cidade para o turismo de festas.
O evento oferece 3 áreas:Pista,camarote e Kuringa.
O camarote contém uma área ampla e confortável para receber os foliões com segurança, qualidade e respeito. Mantendo a tradição, conforto, muita gente bonita e o melhor atendimento aos foliões, o Camarote Energia & Cia oferece serviço completo com open bar de vodka, cerveja, sucos, refri e água.
 Durante todo o evento dj’s convidados tocando antes e após a passagem dos trios.
 Além do mais, espaço relex, salão de beleza, hall de repouso, comodidade e muita festa! Em 2011 o maior carnaval de Minas Gerais vem com tudo. 
Com uma mega-estrutura, e dividido por setores, Camarote Energia e Cia e Abada, o Abaeté Folia 2011 oferecerá aos foliões muito mais que diversão e alegria. Há quem prefira ir atrás do trio, para estes foliões não faltará segurança e muita diversão! Opção também de pacote Abada + boate!
 Para alegrar a festa shows com Erick Pimenta, Rodrigo Bergal, Lívia Cristo, Pimenta Baiana, djs nacionais e internacionais, além da top atração Baiana ALEXANDRE PEIXE e a grande novidade do carnaval sertanejo elétrico com RICK E RICARDO.
A compra do seu ingresso para o evento pode ser feita pela internet nos endereços:www.nenety.com.br,www.centraldoseventos.com.br,www.tkingressos.com.br.Mais informações no site principal:www.abaetefolia.com.br
*
Ficheiro:Matrizabaetemg.jpg
Igreja Matriz
História
*
Abaeté, palavra de origem etmológica tupi, significa homem forte, homem bravo, e era a denominação pela qual eram conhecidos os indígenas da grande nação tupi, que viviam na região do vale do São Francisco, na região que hoje é denominada de centro-oeste mineiro, onde se formou o povoado de Nossa Senhora das Dores do Marmelada, vila esta que deu origem ao atual município.
A origem de Abaeté está ligada à existência de diamantes na região, o que atraiu muitos colonizadores em busca de sesmarias. O aparecimento da primeira sesmaria data de 1738, de propriedade de José de Faria Pereira. Em seguida, outras sesmarias foram concedidas e muitas pessoas se deslocaram para a região. Em 1845, foi erguida uma capela dedicada a Nossa Senhora do Patrocínio, mediante doações feitas por um grupo de fiéis ricos. Ao redor da capela, desenvolveu-se o povoado denominado "Marmelada". As atividades comerciais da região eram incentivadas pela ação dos tropeiros. Em 1847, o povoado passa a distrito, com o nome de Arraial Novo da Marmelada. Em 1864, foi criada a freguesia denominada Nossa Senhora do Patrocínio do Marmelada. Em 1870, foi elevada a vila, passando a chamar-se Dores do Marmelada. Em 1877, passa a cidade, recebendo o nome de Abaeté.
*
Abaeté-MG
Economia
*
A cidade possui como principais atividades econômicas a pecuária leiteira, a pecuária de corte, a fruticultura, além de indústrias frigoríficas, confecções, laticínios e de produtos não-metálicos.
*
Abaeteenses famosos
*
Alberico de Souza Cruz, Jornalista brasileiro e antigo diretor de Jornalismo da Rede Globo de Televisão.
Osvaldo Faria, um dos maiores jornalistas esportivos da história mineira;
Ariosvaldo Campos Pires, advogado, nasceu em Abaeté em 17 de maio de 1934, faleceu em 12 de novembro de 2003, foi diretor da Faculdade de Direito da UFMG;
Renato Andrade, instrumentista;
Alfredo Campos, Senador (1983 a 1995);
Juvenil Alves Filho, Deputado Federal, cassado pelo TSE em 12 de fevereiro de 2009.
Maurício Soares, Ex-prefeito da cidade de São Bernardo do Campo.
Simão Viana da Cunha Pereira, advogado e político, foi Deputado Estadual em 1947, 1950, 1954 e 1958 e Deputado Federal em 1962 e 1966, quando foi cassado pelo AI-5. Suplente do então Senador Itamar Franco, quando este assumiu a Presidência da República não pôde assumir, pois morreu de câncer.
José Agenor Álvares da Silva, Ministro da Saúde de 31/03/06 a 16/03/07. Farmacêutico graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1974, coordenou o Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento (PIASS), foi secretário de Planejamento e secretário-adjunto do Ministério da Saúde, consultor nacional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), presidente da Fundação Ezequiel Dias (MG), coordenou o Projeto Nordeste do Ministério da Saúde. Entre 1999 e 2005, foi gerente de Descentralização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
*
Fonte de pesquisa:

Um comentário:

  1. Que lindas imagens, gostei de saber mais sobre a cidade não conheço,mas gostaria de conhecer,gostei muito do artigo.
    Beijo.

    ResponderExcluir

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia