quarta-feira, 19 de junho de 2013

Japurá (Amazonas)

Date : 2010-09-09 18:12:11
*
Créditos da Imagem : Japurá.am.gov.br
*
Japurá é um município brasileiro localizado no interior do estado do Amazonas. 
Pertencente à Mesorregião do Norte Amazonense e microrregião homônima. 
De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população é de 7 448 habitantes em 2012, o que faz do município o menos populoso do estado.
*
Etimologia
*
O município recebe esse nome devido ao rio Japurá, afluente do rio Solimões e um dos mais importantes rios do estado. 
O rio Japurá atravessa todo o território do município de um extremo ao outro, apresentando uma largura de 2 quilômetros. 
Suas águas são límpidas, contrastando com as do rio Solimões, que se apresentam de maneira barrenta.
*
História
*
A história de Japurá remonta ao período de 1764-1768. 
Neste intervalo de tempo, Tinoco Valente funda na região as aldeais de São Matias, São Joaquim do Macapiri e Santo Antônio do Mapiri. 
Até então, a localidade era habitada por numerosas tribos indígenas.6
A pacificação dos índios Muras ocorreu a partir de 1775. Em 1790, os portugueses estabeleceram domínio na região, até então controlada pelos espanhóis, por se tratar de uma área de difícil acesso e fronteiriça com o Vice-Reino de Nova Granada, colônia espanhola onde é a atual Colômbia. Em 1864, o Dr. Adolfo Barros Cavalcante de Lacerda, presidente do Amazonas, afirmou que as margens do rio Japurá estava praticamente despovoada, em vista do que tinha sido e por genocídio de indígenas. 
Não se via mais um Passé ou Xomanas; apenas se notavam algumas relíquias das nações Jury e Cueretu.
Em 1 de dezembro de 1935, pela Lei Estadual nº 176, o município de Tefé – do qual já haviam sido desmembrados São Paulo de Olivença, Coari, Fonte Boa, São Felipe (atual Eirunepé) e Xibauá (atual Carauari) – tem sua estrutura administrativa definida com três distritos: Tefé, Caiçara e Maraã.
Em 19 de dezembro de 1955, através da Lei Estadual nº 96, o distrito de Maraã é desmembrado de Tefé, dando origem a dois novos municípios: Maraã e Japurá. Em 25 de janeiro de 1956, o município de Juruá foi instalado, sendo seu primeiro Prefeito Elpídio Freire de Correia Lima. Em 4 de junho de 1968, pela Lei Federal nº 5.449, Japurá é enquadrada como Área de Segurança Nacional e, em 10 de fevereiro de 1981, pela Emenda à Colômbia, em favor do novo município de Bittencourt.
*
Geografia
*
Localiza-se a uma latitude 01º49'34" sul e a uma longitude 66º35'56" oeste, estando a uma altitude de 50 metros. Sua população estimada em 2011 era de 7 388 habitantes. 
Ponto logístico estratégico, situado entre as bacias do rio negro e solimões, formando uma ligação importante, podendo ser explorado futuramente para desenvolvimento da região.
*
Possui uma área de 56.042,99 km²
*
Fonte de Pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia