segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Juazeiro do Norte

Ficheiro:PadreCicero.jpg
Juazeiro do Norte é um município brasileiro do estado do Ceará. Graças à figura de Padre Cícero, é considerado um dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina, atraindo milhões de romeiros todos os anos.
O município localiza-se no sul do estado, a 514 km da capital, Fortaleza. Sua área é de 248,558 km², a uma altitude média de 350 metros. A população do município é estimada em 249 829 habitantes, que a torna o centésimo mais populoso do Brasil. A taxa de urbanização é de 95,3% .
"Terra de Padre Cícero"
Etimologia
O topônimo Juazeiro é uma alusão a uma árvore típica da Região Nordeste do Brasil, cujo nome científico é Zizyphus joazeiro. Juazeiro é uma palavra de origem híbrida (tupi e português): "juá" ou "iu-á" (fruto de espinho) e o sufixo "eiro".
O município adotou o atual nome em 30 de dezembro de 1943, por meio do decreto estadual n° 1.114.
História
Juazeiro do Norte era inicialmente um distrito da cidade vizinha Crato, até que o jovem Padre Cícero Romão Batista resolveu se fixar como pároco no lugarejo, até então sem capelão e, portanto, sem os serviços religiosos. Padre Cícero foi um dos responsáveis, tempos depois, pela emancipação e independência da cidade. Por conta do chamado "milagre de Juazeiro" (quando Padre Cícero deu a hóstia sagrada à beata Maria de Araújo, a hóstia se transformou em sangue), a figura do padre assumiu características místicas e passou a ser venerado pelo povo como um santo. Hoje a cidade é a segunda do estado e referência no Nordeste graças ao padre.
Ficheiro:Juazeiro em 1827.jpg
Detalhe na praça central de como era a cidade em 1827.
Vila de Tabuleiro Grande
Quando ainda era uma vila pertencente ao Crato, Juazeiro chamava-se Tabuleiro Grande e não passava de um aglomerado de casas de taipa e algumas de tijolos convergindo para uma capela dedicada à Nossa Senhora das Dores[7]. A vila era um mero entreposto e servia de ponto de apoio para aqueles que se dirigiam para o Crato.
No natal de 1871, Padre Cícero recebeu o convite para rezar a missa do galo no lugarejo. Era para ser apenas uma celebração, mas em 11 de abril de 1872 o padre retornaria a Tabuleiro Grande acompanhado de alguns familiares para se fixar na vila. Segundo o próprio padre, a decisão decorreu de um sonho, onde viu Jesus Cristo e os doze apóstolos sentados a uma mesa, em seguida uma multidão de peregrinos marcados pela fome e pela dor adentra no local, então Jesus Cristo diz estar decepcionado com a humanidade, mas que está disposto a fazer um último sacrifício para salvar o mundo, então vira-se para o padre e ordena: "E você, Padre Cícero, tome conta deles".
Com o lema "cada casa uma oficina, cada oficina um oratório", logo que chegou, o sacerdote tratou de mudar os costumes profanos do local e tornar comum a prática dos sacramentos. Inspirado por Padre Ibiapina, Padre Cícero criou as Casas de Caridade, organizações tocadas por beatas e que visavam a levar educação, saúde e auxílio religioso ao povo. As Casas de Caridade se espalharam pelo entorno de Juazeiro, sendo a mais famosa delas situada no Sítio Caldeirão sob o comando do beato José Lourenço. Inúmeras oficinas foram criadas, com destaque para as de produção de velas, imagens sacras e calçados. O jeito simples e carismático do padre contagiava a população que cada vez mais se entregava à religião e ao trabalho.
Ficheiro:Maria de Araújo.gif
Beata Maria de Araújo.
O suposto milagre da hóstia
Durante uma missa em 6 de março de 1889, Padre Cícero ministrava a comunhão aos fiéis, quando ministrou o sacramento à beata Maria de Araújo a hóstia se transformou em sangue. O fato teria se repetido diversas vezes durante cerca de dois anos. A população logo atribuiu ser um milagre.
Padre Cícero, cauteloso, pediu à diocese que enviasse uma comissão para investigar o fenômeno e pediu aos fiéis que não comentassem a respeito do mesmo, porém este pedido foi em vão, visto que a notícia logo se espalhou por toda a região Nordeste e em uma rapidez extraordinária chegou ao sul do país. 
A comissão era formada pelo Marcos Rodrigues Madeira (médico do Rio de Janeiro), Ildefonso Correia Lima (médico e professor da Faculdade do Rio de Janeiro), Joaquim Secundo Chaves (farmacêutico), e diversos padres da região.
Após longos estudos, inclusive podendo testemunhar o fenômeno da transformação por diversas vezes, a comissão concluiu que o "facto da ordem dos observados não podem ser explicados pelo jogo natural dos agentes naturaes, sendo forçoso acceitar a intervenção de um agente inteligente occulto que represente a causa, o qual, no caso em questão, acredito em ser Deus" (trecho de carta escrita por Ildefonso Correia Lima e reconhecida a letra em firma pelo cartório do Crato).
Apesar da comissão provar que não existia explicação para o fenômeno, o bispo Dom Joaquim enviou uma segunda comissão liderada pelos padres Alexandrino de Alencar e Manuel Cândido para analisar o caso. Esta comissão declarou que o fenômeno era uma farsa. Baseado no segundo relatório, Dom Joaquim mandou enclausurar a beata Maria de Araújo em um convento e suspendeu as ordens sacerdotais de Padre Cícero.
 Emancipação
Desde o início do século XX que a vila de Tabuleiro Grande buscava desvincular-se do Crato. Como argumento principal o fato de que a vila se tornara maior e mais importante que a sede. De fato, Tabuleiro Grande apresentou um crescimento surpreendente, chegando a rivalizar até mesmo com a capital Fortaleza. O movimento em prol da emancipação ganhou força em 1909 com a chegada do Padre Alencar Peixoto e de José Marrocos, juntos fundaram o jornal O Rebate que se tornou o principal difusor do projeto. No mesmo ano, houve uma greve geral da população, causando prejuízos à economia do Crato. Em 1910, foi organizada uma passeata pela emancipação, reunindo aproximadamente quinze mil pessoas. Em 22 de julho de 1911, a emancipação é concedida, a nova cidade passa a se chamar Joaseiro (uma referência à árvore típica da região), e Padre Cícero é eleito o primeiro prefeito.
Ficheiro:Jagunços.jpg
Jagunços da Sedição de Juazeiro
Sedição de Juazeiro
Em 4 de outubro de 1911, Padre Cícero e outros dezesseis líderes políticos da região firmaram um acordo de cooperação entre si e apoio ao governador Antônio Pinto Nogueira Accioli. Tal evento ficou conhecido como pacto dos coronéis e representa um marco na história do coronelismo brasileiro.
No ano seguinte, o então presidente da República Hermes da Fonseca depôs o governador Nogueira Accioli e nomeou o coronel Marcos Franco Rabelo como interventor do Ceará. Houve eleição apenas para vice-governador onde Padre Cícero foi o escolhido. Depois de assumir o posto, Franco Rabelo rompe com o Partido Republicano Conservador (PRC) e passa a perseguir Padre Cícero, chegando a destituí-lo da prefeitura de Juazeiro e a mandar um batalhão da Polícia estadual prender o padre. Então, o médico Floro Bartolomeu (braço direito do padre) e Aureliano Pereira, reúnem seus jagunços e os romeiros da cidade para proteger Padre Cícero . Em apenas uma semana, os romeiros cavaram um valado de quinze quilômetros de extensão cercando toda a cidade e ergueram uma muralha de pedra na colina do Horto, a fortificação recebeu o nome de "Círculo da Mãe de Deus" . O batalhão ao ver que seria impossível romper o círculo, recuou e pediu reforços.
Um contingente muito maior foi enviado a Juazeiro, levando consigo um canhão para derrubar a muralha que protegia a cidade, porém, o canhão falhou e os romeiros armados apenas com algumas espingardas, facas, foices e muita fé venceram os invasores. O canhão foi tomado e está exposto até hoje no "Memorial Padre Cícero". Floro Bartolomeu consegue então o apoio do Presidente Hermes da Fonseca e do Senador Pinheiro Machado, e parte para Fortaleza com o intuito de derrubar o governador. No caminho, os romeiros tomam o poder de Crato, Barbalha, Estação Afonso Pena (próxima a Iguatu), Messejana, Maracanaú e Maranguape, fechando todas as entradas da capital, enquanto uma esquadrilha da Marinha de Guerra capitaneada pelo Cruzador Barroso impõe um bloqueio marítimo à cidade. Franco Rabelo é deposto e eleições são convocadas onde Benjamim Liberato Barroso é eleito governador e Padre Cícero mais uma vez eleito vice. Vitoriosos, os romeiros retornam a Juazeiro desarmados e desocupam as cidades tomadas durante a sedição.
Ficheiro:Floro e Cícero.jpg
Floro Bartolomeu e Padre Cícero, líderes políticos de Juazeiro.
Batalhão Patriótico
Em 1925, a coluna Prestes percorria o interior do Brasil. O governo federal montava diversos grupos armados para combater o bando. Na região o encarregado de organizar a milícia foi o médico Floro Bartolomeu, que criou o chamado Batalhão Patriótico.
Para fortalecer o grupo, Floro teve uma ideia inusitada: convidar o temido cangaceiro Lampião para integrar o Batalhão Patriótico. Como argumentos, o caudilho usou o nome de Padre Cícero e ofertou a anistia ao bando de Lampião.
Em 1926 Lampião chegou em Juazeiro acompanhado de quarenta e nove homens com o intuito de servir ao Batalhão Patriótico. Ao contrário do que os cangaceiros achavam, Padre Cícero somente ficou sabendo do acordo alguns dias antes da chegada do bando a Juazeiro. Em outra versão, defendida pelo historiador Billy James Chandler, o convite teria sido feito pelo próprio sacerdote.
Como Floro Bartolomeu estava no Rio de Janeiro em tratamento médico, o general das forças juazeirenses Pedro de Albuquerque Uchoa foi o encarregado de conceder a patente de capitão ao cangaceiro.
Ao encontrar Lampião e seu bando, Padre Cícero recomendou que abandonassem o cangaço e que passassem a respeitar as leis. Uma de suas frases mais conhecidas foi proferida nesse encontro: "Quem matou não mate mais, quem roubou não roube mais".
Os cangaceiros deixaram Juazeiro sem receber a anistia prometida e sem nunca enfrentar a coluna Prestes.
Ficheiro:Juazeiro do Norte - Praça Padre Cícero (01143).jpg
Foto antiga da praça Padre Cícero.
Juazeiro do Norte hoje
É a segunda cidade mais importante do Ceará e uma das principais cidades da região Nordeste. A lembrança do Padre Cícero está presente em todo o município desde escolas, estabelecimentos comerciais, ruas, praças, museus até no nome de muitos juazeirenses batizados de Cícero, Cícera, Romão, Romana, Batista etc. Todos os anos, milhões de romeiros vão a Juazeiro orar ao Padre Cícero e à Nossa Senhora das Dores (padroeira do município).
Hierarquia urbana
A cidade de Juazeiro do Norte exerce forte influência sobre todo Sul do Ceará, e áreas dos estados de Pernambuco, Piauí, Paraíba, e Rio Grande do Norte, sendo um importante centro de compras e serviços regionais. Todo este desenvolvimento resultou em uma grande integração com os municípios de Crato e Barbalha, que juntas formam a chamada conurbação Crajubar.
Em 9 de junho de 2009, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou a criação da Região Metropolitana do Cariri, sendo a lei sancionada pelo Governador Cid Gomes em 29 de junho de 2009. A Região Metropolitana do Cariri é composta por nove municípios: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Caririaçu, Farias Brito, Nova Olinda, Santana do Cariri e Jardim.
Geografia
A pluviosidade no município é de 931,7 mm anuais com temperaturas que variam, conforme a época do ano e local, de mínimas de aproximadamente 19°C até máximas de 35°C. As médias térmicas mensais, no entanto, giram entre 24°C e 28°C.
A vegetação predominante é a típica do semiárido, mais especificamente floresta caducifólia espinhosa. Em determinados pontos, existem matas de transição. O nome do município decorre de uma árvore bastante comum na região, o Juazeiro. Ao longo das margens dos rios existe a chamada mata de galeria, vegetação original caracterizada pela umidade em contraste com regiões adjacentes mais secas.
Na área urbana a vegetação se resume às praças e parques, sendo a principal área verde, o Parque Ecológico das Timbaúbas, uma área voltada para o adensamento de bosques, visando a preservação de importantes mananciais hídricos ali localizados. É também uma área voltada para o lazer, tendo alguns equipamentos como pista de skate, espaço para cooper e anfiteatro.
Com exceção da Serra do Horto e de uma depressão entre os bairros Timbaúbas e Limoeiro, o relevo do município é regular. A área onde a cidade foi erguida se localiza em um vale encravado na Chapada do Araripe.
Ficheiro:7 de março 2008 (15).JPG
Economia
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Juazeiro possui um PIB de R$ 1.165.066,00. Porém, a riqueza produzida pelo município é bem maior visto que o comércio informal, que não entra na contagem do PIB, é muito forte.
Juazeiro do Norte apresenta o 41° maior PIB do Nordeste e 283° do Brasil. De acordo com o IBGE, no ano de 2006, Juazeiro apresentou a sexta maior evolução de PIB no Nordeste:
1 - Mossoró (RN) 24,83%
2 - Campina Grande (PB) 22,46%
3 - Arapiraca (AL) 18,27%
4 - Caruaru (PE) 16,34%
5 - Juazeiro (BA) 15,63%
6 - Juazeiro do Norte (CE) 11,72%
Já em 2.009, Juazeiro do Norte, cresceu 18,2%. Superou Campina Grande (PB) que cresceu 17,77%. A informação é da empresa de consultoria de pesquisa de mercado Target Marketing, com base em dados de consumo das famílias medido pelo IBGE e baseado no IPC - Índice de Potencial de Consumo.
Ficheiro:7 prediojuazeiro (16).JPG
Vista de Juazeiro a partir do Mirante do CCBNB.
Setor primário
Juazeiro do Norte é um município com pequena extensão territorial, inexistindo a presença de grandes propriedades rurais. Sua taxa de urbanização é de mais de 95%, e cerca de 30% do seu território é de área urbana. Apesar disto, suas terras são férteis e se aproveitam da irrigação dos rios Carás, perenizado a partir do Açude Thomás Osterne, em Crato, e Rio Salgadinho. Deste último pouco se aproveita pois grande parcelas das águas dos esgotos são drenadas para seu interior. Conta com vários minifúndios, destacando-se um grande número de chácaras com árvores frutíferas ao redor da cidade, estas tem uma exploração econômica secundária sendo o interesse predominante nestes imóveis o lazer e atividade residencial. A piscicultura é uma atividade encontrada no Açude Manuel Balbino.
Setor secundário
Corresponde a 29,84% do PIB local. Existe uma política de atração de investimentos formando parcerias entre estado, município e empresários, vários benefícios são concedidos, como doação de terrenos, preferencialmente no Distrito Industrial - localizado próximo às divisas com os municípios de Crato e Barbalha, e no mini-distrito Industrial - localizado no Bairro Campo Alegre, como também incentivos fiscais. Destacam-se os seguintes ramos:
Calçadista: Maior polo calçadista do Norte/Nordeste e terceiro do país, as várias industrias do setor já atraiu outros segmentos envolvidos na mesma cadeia produtiva, barateando custos com importações de outras partes;
Têxtil: Dezenas de empresas desse ramo se instalaram na cidade nos últimos anos e já ocupam boa parte do mercado regional;
Folheados: Produz joias e semijoias de alta qualidade que são exportadas. Uma empresa local utiliza mão-de-obra carcerária em sua produção, os internos da Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC), fabricam as joias e para cada três dias de trabalho há uma redução de um dia da pena;
Artesanato: Existem muitos artesãos que comercializam seus produtos, inclusive para o exterior; destacando-se o Centro de Arte Mestre Noza. Encontra-se em fase de construção a Ceart Cariri, que irá permitir um maior incremento neste setor;
Bebidas: Existe uma única empresa de bebidas na cidade, o Grupo São Geraldo, porém seus refrigerantes e sua água mineral são bastante apreciados na região Nordeste;
Máquinas de costura: Juazeiro possui uma fábrica da empresa Singer desde 1997;
Construção civil: Impulsionado pelo desenvolvimento como polo universitário, a especulação imobiliária exerceu forte pressão neste segmento, promovendo lançamentos de condomínios horizontais e verticais;
Metalurgia: Algumas indústrias metalúrgicas encontram-se instaladas na cidade, com produção predominantemente voltada para abastecer a construção civil.
Ficheiro:Vista aérea de Juazeiro do Norte.jpg
Vista aérea de Juazeiro do Norte.
Setor terciário
Principal setor da economia juazeirense, respondendo por 69,6% do PIB municipal (dados do IPECE). Os principais pontos comerciais são o centro da cidade, Cariri Shopping, bairro Pirajá e bairro Pio XII. Destaca-se tanto no varejo quanto no atacado, atraindo compradores de municípios e estados vizinhos, devido à sua condição de centro regional.
Naturalmente o ramo que se destaca é o do turismo religioso, porém há um plano integrado de turismo entre várias cidades da região do Cariri, destacando-se também os fósseis, as belezas naturais da Chapada do Araripe, a cultura e a História do Cariri. Juazeiro por ser a maior cidade da região e ter a melhor infra-estrutura é a preferida dos turistas como base. Um dado que comprova o crescimento do turismo na região é o fato de que o Aeroporto Regional do Cariri situado em Juazeiro obteve o maior crescimento percentual do Brasil em 2006.
Infraestrutura
A taxa de alfabetização do município é de 76,9%.
Está localizada em Juazeiro do Norte a primeira escola normal rural do Brasil, o Centro Educacional Professor Moreira de Sousa, inaugurado em 13 de junho de 1934.
Juazeiro possui também escolas particulares que são referências em toda a região, como o Colégio Salesiano São João Bosco - sendo um dos primeiros do município, aí instalado a pedido do Padre Cícero - Colégio Paraíso, Colégio Objetivo, entre outros.
O triângulo Crajubar representa um crescente polo universitário da região Nordeste.
Saúde
Juazeiro possui uma boa rede de hospitais e clínicas, com investimentos tanto do setor público como de caráter particular, que funcionam como rede complementar. Durante o período chuvoso, costumam ocorrer surtos de doenças tropicais, principalmente dengue e calazar. Devido ao sol forte, a cidade apresenta alto índice de câncer de pele.
A atenção básica conta com uma rede de postos de saúde ainda em formação visando uma cobertura territorial de 100% do município, já há uma boa cobertura. Este segmento conta com o Programa de Saúde da Família, estratégia nacional, que conta com uma equipe formada por um médico, um dentista (opcional), uma enfermeira, dois ou três Agentes Comunitários de Saúde; sua estratégia visa o acompanhamento longitudinal de famílias em um dado território.
A rede de assistência hospitalar foi dirigida durante muitos anos por hospitais particulares conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O passo inicial para a formação da rede hospitalar municipal própria foi a construção do Pronto Socorro Municipal, onde hoje funciona o Hospital Tasso Jereissati, responsável pelo atendimento de urgência a adultos. Em seguida houve a municipalização do Hospital São Lucas, hoje voltado para a Saúde Materno-infantil, sendo referência na áreas de Pediatria e Toco-ginecologia, possuindo uma UTI Neonatal. Em 2009, houve a intervenção municipal no Hospital Escola Santo Inácio - HESI, atualmente responsável pelos atendimentos de urgência nas áreas de Cirurgia Geral e Traumatologia, ainda há uma enfermaria de Clínica Médica e uma UTI para adultos, e no Pronto Socorro Infantil do Cariri (PSIC).
O Governo do Estado do Ceará está construindo em Juazeiro o Hospital Regional do Cariri (HRC), orçado em R$ 44 milhões. A previsão de funcionamento é a partir de Junho de 2010, e a estimativa é de que a unidade cobrirá uma demanda para os próximos 20 anos. O HRC terá uma área de abrangência de 150 quilômetros, em média, o que servirá para desafogar os hospitais de Fortaleza que atualmente recebem pacientes de todo o estado. Serão construídos cerca de 160 leitos, inclusive aumentando os de Unidade de Terapia Intensiva, uma carência nos maiores hospitais do Cariri. O hospital vai contemplar as especialidades na área de urgência clínica e cirúrgica, um centro de atendimento para casos de envenenamento, doenças transmissíveis, traumas e unidade de queimados. Atuará com unidade reguladora e atenderá a estudantes da saúde, sendo centro de formação.
Existem, ainda, hospitais e clínicas particulares especializadas, como o Hospital das Clínicas e Fraturas do Cariri, a Clínica Hospitalar São José e a Pró-clínica Santa Maria.
Com o desenvolvimento do centro universitário, sobretudo os cursos na área de saúde, alguns hospitais tornaram-se hospitais escolas, possuindo programas de residência Médica, sendo duas vagas para Clínica Médica e duas vagas para Cirurgia Geral no HESI - Hospital Escola Santo Inácio; e duas vagas para Pediatria e duas vagas para Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Municipal São Lucas, para tanto estes dois hospitais contam com a parceria da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ).
Arquitetura e urbanismo
Juazeiro cresceu de forma desordenada devido ao progresso rápido, em especial o Centro da cidade que passou por rápidas transformações sendo poucos os prédios antigos preservados. A arquitetura antiga ainda conta com a antiga Estação Ferroviária, localizada na Praça dos Ourives; a Coluna da Hora, destaque central da Praça Padre Cícero; O casarão da Família Bezerra de Menezes, e dois casarões pertencentes ao Padre Cícero, onde atualmente funcionam museus dedicados ao sacerdote.
A arquitetura moderna conta com um rápido processo de verticalização. O urbanismo é limitado nas áreas já ocupadas, mas algumas ruas ao longo dos últimos anos foram alargadas. Os bairros mais distantes e planejados recentemente contam com avenidas largas ainda em desenvolvimento. O parque Ecológico das Timbaúbas faz parte deste contexto urbanístico com a preservação ambiental em perímetro urbano numa área detentora de importante manancial hídrico, entretanto poluído por falta de uma boa rede de esgotos. Tal área é conhecida como Várzea das Timbaúbas, entretanto seu espaço preserva apenas pequena parte da área total desta várzea.
Transporte
O transporte público urbano é explorado por três empresas de ônibus, Viação São Francisco, Viação Lobo e Expresso Bom Jesus do Horto. As empresas Via Metro e Rápido Quitaiús são responsáveis pelo transporte intermunicipal, ligando Juazeiro aos municípios vizinhos Barbalha, Caririaçu, Crato e Missão Velha. Das empresas citadas, três pertencem ao mesmo proprietário, São Francisco, Lobo e Rápido Quitaiús.
Os chamados transportes alternativos, representados por moto-táxis e Topics, são muito utilizados pela população e se encontram em processo de regularização por parte da Prefeitura.
Malha viária
O município é cortado por duas rodovias estaduais: CE-292 (estrada duplicada que dá acesso ao município do Crato), e CE-060 (trecho norte em pista simples oriundo de Caririaçu, estendendo-se ao sul em estrada duplicada até o município de Barbalha). Ao longo das rodovias de acesso a Crato e Barbalha, há um acentuado crescimento urbanístico e populacional, formando a conurbação conhecida como Crajubar.
A rodovia de acesso a Caririaçu será o novo acesso da Região do Cariri até Fortaleza, através da Rodovia Padre Cícero que se encontra em construção pelo Governo do estado.
Ficheiro:Trânsito em Juazeiro.jpg
Cruzamento no centro da cidade.
Apesar de ser uma cidade de médio porte, Juazeiro apresenta um transporte caótico no centro. Durante o horário comercial é comum que se formem engarrafamentos e faltem vagas para estacionar os veículos, isso porque as ruas são estreitas e não comportam o fluxo de automóveis. A região central possui ruas antigas e estreitas sem planejamento para comportar o intenso tráfego de veículos de todos os portes, carecem projetos de alargamento de ruas e abertura de ruas adequadas.
A situação se complica em época de romaria, quando milhares de romeiros visitam a cidade e as ruas são tomadas por caminhões pau-de-arara. Muitos comerciantes instalam barracas nas ruas e calçadas do município para atender os romeiros, dificultando ainda mais o tráfego. A Prefeitura estuda, ainda, a implantação da Zona Azul, bem como a retirada de vendedores ambulantes das ruas e calçadas.
A redistribuição do fluxo de veículos com a retirada de grande parte dos veículos do centro conta com um projeto aguardando execução, trata-se do Anel Viário de Juazeiro do Norte, uma obra orçada em cerca de 100 milhões de reais, com um percurso de aproximadamente 43 quilômetros que visa melhorar o fluxo de veículos no município, permitindo um mais rápido deslocamento entre as diversas partes do município, como: Aeroporto, Cidade Universitária, Distrito Industrial, Horto e Centro de Apoio aos Romeiros; como também o melhoramento do acesso aos municípios vizinhos, principalmente Caririaçu.
Aeroporto
O Aeroporto Orlando Bezerra de Meneses, administrado pela Infraero, liga Juazeiro às principais cidades do país. Possui uma capacidade operacional de cem mil passageiros por ano, porém desde 2006 apresenta movimento superior a sua capacidade. Apresenta, ainda, aumento operacional de cargas e passageiros acima da média nacional.
Em virtude dos elevados índices de crescimento operacional, o terminal de passageiros se tornou pequeno, não mais comportando confortavelmente os usuários.
Atualmente apenas duas empresas aéreas operam no aeroporto de Juazeiro, a Gol e a Avianca Brasil.
Ficheiro:Urca 036.jpg
Ferrovias
A Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), opera em Juazeiro desde 1998, realizando o transporte de cargas entre o município e a capital Fortaleza.
Em 1° de dezembro de 2009, foi inaugurado o Metrô do Cariri, um veículo leve sobre trilhos (VLT), que faz o transporte de passageiros entre Juazeiro do Norte e Crato. A obra é fruto de uma parceria entre o governo estadual e as prefeituras dos dois municípios. São 13,6 quilômetros de extensão da linha e nove estações: Fátima, Juazeiro do Norte, São Pedro, Teatro, Antônio Vieira, São José, Muriti, Padre Cícero e Crato. O projeto teve um investimento de R$ 25.190.720,90 em recursos próprios do Estado. São duas composições com tração a diesel hidráulico mecânica, formado por dois carros equipados com ar condicionado, com passagem tipo gangway e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição. A velocidade máxima atingida pelo VLT é de 60 km/h.
Rodoviária
O Terminal Rodoviário Interestadual localizado no bairro Triângulo conta com diversas empresas de nível regional e nacional, com embarques diários para vários destinos do país. Tem uma arquitetura moderna, tendo sido sua administração terceirizada no final de 2008.
Ficheiro:Rabeca27012007.jpg
José Oliveira, tocador de Rabeca de Juazeiro do Norte
Cultura
Juazeiro é uma cidade de grande efervescência cultural. Pesquisa feita pela UFRJ em todo o país e divulgada em março de 2009, constatou que a cidade de Juazeiro do Norte é a maior em população envolvida em atividades culturais. Esse caldeirão de cultura, tem registrados junto a secretaria de cultura do estado, 72 grupos de cultura popular. Existem vários grupos folclóricos de reisado, maneiro-pau e malhação de Judas, entre outros. 
A literatura de cordel e a xilografia também são bastante difundidas, especialmente em função da Academia de Cordelistas de Juazeiro do Norte e a Lira Nordestina da Universidade Regional do Cariri.
Na música, o forró sobressai como ritmo predominante, destacando-se Alcymar Monteiro, Luiz Fidélis e Santanna, músicos juazeirenses consagrados em todo o Nordeste do Brasil. Em 2001 Alcymar Monteiro, na época secretário de cultura, criou o Juaforró, uma festa junina que hoje está entre as maiores do gênero. O repente é muito popular, especialmente em época de romaria, ocasião em que os violeiros saem pelas ruas fazendo versos e desafios de rimas. Outros ritmos conquistaram espaço em Juazeiro, como é o caso do rock, axé e Música eletrônica, existindo várias bandas independentes. As escolas públicas de Juazeiro mantêm a tradição das fanfarras, sendo que nas comemorações da independência do Brasil elas desfilam pela cidade. Outra tradição mantida é a da rabeca, instrumento arcaico semelhante ao violino, havendo inclusive uma orquestra de rabecas em Juazeiro.
O artesanato é um dos maiores expoentes culturais do município, tendo inclusive grande participação na economia de Juazeiro. O Centro Cultural Mestre Noza abriga um vasto acervo de peças artesanais.
O teatro se desenvolveu bastante a partir do final dos anos 90. Até então, não existia nenhum teatro, atualmente são três. Além disso, os grupos teatrais se proliferam.
A dança é extremamente representada pela cultura popular dos reisados, bandas cabaçais e lapinhas. Desde 2005, a Alysson Amâncio Companhia de Dança desenvolve um trabalho de dança contemporânea. Com a criação da Associação Dança Cariri, varias ações foram iniciadas para pesquisa e produção da dança cênica, ganhando editais estaduais e nacionais como Prêmio Klauss Vianna 2008 e 2009.
Ficheiro:PadreCicero1.jpg
Estátua do Padre Cícero na colina do Horto.
A religiosidade popular é marcante. Milhões de romeiros se dirigem a Juazeiro para orar e para pagar promessas. Para se ter uma ideia da importância da religião para o município, todos os museus da cidade são de cunho religioso e existem, ainda, várias casas de milagres (locais onde os fiéis depositam peças representativas de milagres que acreditam ter alcançado). Na colina do Horto, ponto mais alto de Juazeiro, foi erguida uma estátua do Padre Cícero com 27 metros de altura, a quarta maior do mundo. Ainda no Horto, está o Museu Vivo do Padre Cícero com réplicas em cera de personalidades do município como Maria de Araújo, José Marrocos, Floro Bartolomeu, Aureliano Pereira e o próprio Padre Cícero.
Joaquim Rodrigues dos Santos, mais conhecido pela alcunha de "Seu Lunga", é um comerciante que faz parte da cultura popular de Juazeiro devido as diversas anedotas e cordéis associados ao seu temperamento.
Ficheiro:Escadasbnb 2008 (19).JPG
Escadaria do Edifício do CCBNB
Pontos culturais
Centros culturais
Centro Cultural Banco do Nordeste:
Mantido pelo Banco do Nordeste, possui teatro, centro de exposições e biblioteca. Realiza diariamente apresentações teatrais e musicais, além de exposições de artes plásticas, fotos e peças artesanais.
Centro Cultural Mestre Noza:
Localizado no prédio da antiga cadeia pública, abriga artesãos do município e promove exposição permanente de suas obras.
Ficheiro:Memorial Padre Cícero.jpg
Fachada do Memorial Padre Cícero.
Museus
Memorial Padre Cícero:
Recria a história de Juazeiro reunindo fotos, documentos e objetos históricos. No Memorial, estão panos usados para enxugar o sangue derramado no suposto milagre da hóstia e o canhão tomado na Sedição de Juazeiro.
Ficheiro:Museu Vivo Padre Cícero.jpg
Estátuas no Museu Vivo Padre Cícero.
Museu Vivo do Padre Cícero:
Misto de museu e casa de milagres, apresenta esculturas em cera de personalidades do município e peças depositadas por romeiros como representação de milagres. No acervo, destacam-se uma camisa da seleção brasileira de futebol assinada por Djalminha e uma camisa do Clube de Regatas Flamengo assinada pelo diretor de futebol da equipe.
Museu Padre Cícero:
Localizado na casa onde o sacerdote viveu, o museu reúne seus objetos pessoais.
Teatros
Teatro Marquise Branca:
Inaugurado em 2001, localiza-se em um dos prédios mais antigos de Juazeiro que estava abandonado há anos.
Existem outros dois teatros na cidade, um no Centro Cultural Banco do Nordeste e um no SESC, Teatro Patativa do Assaré.
Esporte
Juazeiro possui dois clubes profissionais de futebol: Icasa e Guarani. O duelo entre as duas equipes é conhecido no Ceará como "Clássico do Interior" ou "Derby Juazeirense" (menos usado). Os dois clubes também ostentam rivalidade com o Crato, com quem fazem clássicos regionais.
O estádio municipal Romeirão é o local onde os dois clubes mandam seus jogos. O Icasa está construindo o Praxedão, um estádio menor do que o Romeirão. Atualmente, a sede do Icasa já oferece à jovens do município uma Escolinha de Futebol, promovendo os estudos além da prática do esporte.
O jiu-jitsu é praticado há pouco tempo no município, mas vem ganhando cada vez mais adeptos. Destaque para a equipe "Nova União Cariri" que possui inclusive títulos nacionais.
Juazeiro possui diversas academias de kung-fu, destacando-se a do Sesc, que possui muitos alunos concorrendo em torneios regionais e nacionais.
No caratê, a Associação de Karate Okinawa Goju-Ryu do Brasil Shobukan (AKOGBS) destaca-se em campeonatos nacionais pela liga Interestilos, possuindo vários troféus de competições de nível municipal, regional e nacional. O estilo praticado é o Goju-ryu Shobukan tradicional.




Fonte de pesquisa:
Imagens:
Google

3 comentários:

  1. Passei no Ceará em maio deste ano...
    Em Fortaleza, para ser mais exato...
    Em maio do ano que vem, talvez eu dê uma passada lá por Juazeiro do Norte...
    Parece ser legal !!!!
    Grande bj, Cacau !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom conhecer um pouco desta bela cidade, eu particularmente teria vontade de conhecê-la pessoalmente.
    Excelente post

    ResponderExcluir
  3. Que Post Fantástico!
    Amiga Claudia:
    Este é uma Mega/Post, completo. O histórico está profundamente balizado com dados preciosos e devo lhe confessar que muitos eu não conhecia. Favoritei o seu texto e faço questão de reler com toda a atenção que se faz necessária, dado as inúmeras descrições da narrativa em tela.
    Parabéns pelo magnífico Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia