sábado, 30 de outubro de 2010

Fortaleza

*
"Capital Alencarina
Loira desposada do Sol"
"Terra da Luz"
"Fortal"
*
Fortaleza é a capital do estado brasileiro do Ceará. Pertence à mesorregião Metropolitana de Fortaleza e à microrregião de Fortaleza. 
A cidade desenvolveu-se às margens do riacho Pajeú, no nordeste do país, a 2 285 quilômetros de Brasília. 
Sua toponímia é uma alusão ao Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses durante sua segunda permanência no local entre 1649 e 1654. O lema da cidade (presente em seu brasão) é a palavra em latim "Fortitudine", que em português significa: "força, valor, coragem".
Fortaleza, tendo o 15º maior PIB municipal da nação e o segundo do Nordeste, com 24,4 bilhões de reais, é um importante centro industrial e comercial do Brasil, com o sétimo maior poder de compra do país. No turismo, a cidade alcançou a marca de destino mais procurado no Brasil em 2004, com atrações como a micareta Fortal no final de julho e o maior parque aquático do Brasil, Beach Park. É sede do Banco do Nordeste, da Companhia Ferroviária do Nordeste e do DNOCS. Em 1996 a cidade ingressou no Mercado Comum de Cidades.
Seu aeroporto é o Aeroporto Internacional Pinto Martins. A BR-116, a mais importante do país, começa em Fortaleza. Batizada de Loira desposada do Sol, pelos versos do poeta Paula Ney, a cidade é a terra natal dos escritores José de Alencar e Rachel de Queiroz, do humorista Tom Cavalcante e do ex-presidente Castello Branco. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é atualmente o principal espaço cultural de Fortaleza, com museus, teatros, cinemas, bibliotecas e planetário.
É a capital brasileira mais próxima da Europa, estando a 5.608 km de Lisboa, em Portugal. 
É também uma das 12 sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014.
*
 
*
 Vista do Parque do Cocó.
*
A vegetação de Fortaleza é tipicamente litorânea, com áreas de mangue e restinga.
As áreas de restinga encontram-se nas proximidades das dunas ao sul da cidade e perto da foz dos rios Ceará, Cocó e Pacoti. Nos leitos destes rios a mata predominante é a de mangue.
 Estas matas estão protegidas por lei e formam a maior área verde da cidade.
Infelizmente essas leis não são cumpridas como deveriam e constantemente é possível
 ver novas construções perto dos rios. 
A ponte construída sobre o Rio Ceará alterou a paisagem natural e atualmente uma mesma intervenção ameaça o manguezal do Rio Cocó. O Rio Cocó e seu leito formam a maior área de mangue de Fortaleza, formando o "Parque Ecológico do Cocó", localizado a centro-leste da cidade, com 1.155,2 hectares de área verde e é o maior parque ecológico da América Latina . 
Ao norte está localizada a foz do rio Cocó e ao sul a área de mangue do rio Pacoti. Nas demais áreas verdes da cidade já não existe a vegetação nativa, constituindo-se ela de vegetação variada, com árvores frutíferas em grande parte.
*
Ficheiro:Rio Cocó em Fortaleza.jpg
*
 O Rio Cocó desagua em um manguezal que cria uma das paisagens ecológicas mais belas de Fortaleza.
*
*
     Vista da Praia do Meireles.
*
O litoral de Fortaleza tem uma extensão de 34 quilômetros, com um total de 15 praias. 
Tem como limites a foz dos rios Ceará ao norte e Pacoti ao sul. Outros rios e riachos que desaguam no litoral cearense são: Riacho Pajeú, Riacho Maceió, Riacho Jacarecanga e o Rio Cocó.
 A Praia da Barra do Ceará é a praia que faz o limite de Fortaleza com a cidade de Caucaia localizada ao norte. Tem esse nome por ser a foz do rio Ceará. 
O local tem muita importância para a história da cidade porque foi o primeiro lugar onde o açoriano Pero Coelho de Sousa fez uma incursão em 1603, construindo o Fortim São Tiago.
 A Praia de Iracema tem uma das noites mais agitadas com seus bares e alguns prédios históricos, como a Igreja de São Pedro, o Estoril e a Ponte Metálica, além de galerias de arte
 e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. 
Também é local da prática de surfe e pesca. Na Praia de Meireles encontra-se a avenida "Beira Mar", que vai até o Mucuripe. Nela está a principal concentração de hotéis da cidade. 
O clube Náutico é um marco desta praia, em frente do qual acontece, todos os dias,
 a feira de artesanato mais conhecida da cidade. 
A Volta da Jurema é o local mais nobre do litoral de Fortaleza. 
O Mucuripe é famoso por sua comunidade de pescadores e pela composição de 
Raimundo Fagner que retrata a jangada e o jangadeiro.
 Todos os dias, à tarde e de manhã cedo, é possível ver a partida e a chegada dos pescadores.
 Tem um movimentado mercado de peixes e mariscos e a mais antiga estátua de Iracema e Martim da cidade, inaugurada em 1965. Logo depois do Mucuripe fica a Praia do Titãzinho, que é famosa pela prática do surfe que revelou talentos como "Tita Tavares" e "Fabinho". 
A Praia do Futuro é uma das mais visitadas pelos turistas, com uma longa extensão ocupada por muitas "barracas", que são restaurantes especializados em frutos do mar. 
Um evento típico de Fortaleza é a Caranguejada todas às quintas-feiras. 
O Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio fica distante do Porto do Mucuripe cerca de 10 milhas náuticas, ou 50 minutos.
*
*
  Estátua de Iracema na Lagoa da Messejana.
*
*
  Catedral Metropolitana de Fortaleza.
*
*
  Vista da Igreja de Nossa Senhora do Líbano uma das quatro igrejas melquitas no Brasil .
*
*
          .Vista da Av Eng Santana, Jr, vê se o Parque do Cocó e Centro Comercial Iguatemi.
*
Ficheiro:Fortaleza vista da Torre Santos Dumont.jpg
*
    Vista da Avenida Santos Dumont, principal eixo de expansão econômica da cidade para a área leste.
*
*
  Avenida Dom Luís à noite.
*
*
Um dos principais brinquedos do Beach Park, o Insano, o maior toboágua da América Latina.
*
Fortaleza é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, tendo alcançado a marca de destino mais procurado do país pela ABAV nos anos de 2004/2005.
As principais atrações são o parque temático Beach Park, em Aquiraz, na Região Metropolitana, que recebe uma média de 500 mil visitantes por ano, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Av Beira Mar com sua feira de artesanato, a Praia de Iracema, com a Ponte dos Ingleses e o famoso Pirata Bar 
e a Praia do Futuro com suas "barracas" de praia. 
A cidade tem recebido um número cada vez maior de turistas estrangeiros a cada ano,
 especialmente de Portugal, Itália e França.
Na orla marítima de Fortaleza se localizam os principais meios de hospedagem da cidade e também muitos restaurantes e atrações turísticas, com destaque para as barracas de praia e parques aquáticos, clubes, boates e casas de shows. Segundo o IBGE, a cidade abrigava em 2005 4.367 
unidades locais de empresas de alojamento e alimentação.
 A cidade dispõe ainda de vários consulados que dão assistência ao turista estrangeiro.
Na estrutura de apoio ao turismo, o Governo do Estado e a prefeitura realizam eventos e incentivam e colaboram para a divulgação de outros, com especial destaque para o turismo de eventos e negócios.
 Em 2007 surgiu uma parceria entre governos para a construção de um novo centro de convenções, o Pavilhão de Feiras e Eventos de Fortaleza. Existem na cidade diversos pontos de informação turística, com destaque para os localizados no aeroporto, rodoviária, calçadão da Av. Beira Mar e no Centro Cultural Dragão do Mar. Na Praia de Iracema existe um posto policial especializado para o turista estrangeiro.
*
Ficheiro:Fortaleza vista da Torre Deo Passeo.jpg
*
Vista da Avenida Santos Dumont.
*
*
Avenida Beira Mar na década de 1980 antes da urbanização para a feira de artesanato.
*
*
 Planetário Rubens de Azevedo, importante ferramenta de divulgação científica da cidade.
*
Em Fortaleza existem várias instituições de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, como a FUNCAP, FUNCEME, ROEN - o maior radiotelescópio do Brasil e a Embrapa
 - Agroindústria Tropical, dentre outras. 
O campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará, é um dos lugares que mais concentra instalações de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em Fortaleza, incluindo a Embrapa, Nutec, Padetec, e vários laboratórios e cursos das áreas de tecnologia, como o Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho no Nordeste e a sede da rede GigaFOR.
 No bairro Cidade dos Funcionários também existe outro polo de desenvolvimento tecnológico voltado para a tecnologia da informação, abrigando o Insoft e o Instituto Atlântico e a sede da FUNCAP. 
A sede da divisão regional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial para o Norte e o Nordeste fica na capital cearense. A formação de mestres e doutores conta com 95 cursos, sendo 23 de doutorado, todos aprovados pela CAPES.
*
Ficheiro:Casa de Cultura Alemã (byTom Junior).jpg
*
 Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará.
*
*
Com o Porto ao fundo podem-se ver as torres do parque eólico de Fortaleza, à esquerda e navios atracados no centro assim como os moinhos de trigo. 
Na direita da foto as embarcações pesqueiras e jangadas.
*
*
O Farol Velho do Mucuripe é um dos marcos históricos da cidade de Fortaleza.
*
Ficheiro:Baoba no Passeio Publico em Fortaleza.jpg
*
 Imagem do Baobá do Passeio Público de Fortaleza.
 No local foram fuzilados os revolucionários da Confederação do Equador.
*
*
A Estação João Felipe é um dos marcos arquitetônicos da Fortaleza.
*
O artesanato cearense tem em Fortaleza seu principal mercado e vitrine. 
Na cidade existem vários lugares específicos para a venda de produtos artesanais, tais como: Central de Artesanato do Ceará (CEART); Centro de Turismo (EMCETUR); Feira de Artesanato da Beira-Mar; Mercado Central de Fortaleza; Polo Comercial da Avenida Monsenhor Tabosa.
 A diversidade do artesanato encontrado em Fortaleza é grande, sendo mais característicos os oriundos do couro, garrafas coloridas, cerâmica, cestarias e trançados, rendas de bilro, entre outros.
 A rede de dormir também é bastante procurada nos mercados de artesanato.
*
Ficheiro:EstadioPesidenteVargas.JPG
*
Presidente Vargas.
*
Atualmente Fortaleza possui 3 (três) estádios com condições de sediar jogos oficiais organizados pela Confederação Brasileira de Futebol, os principais são o Estádio Plácido Castelo, mais conhecido como "Castelão" de propriedade do Governo do Estado e com capacidade para 61 mil pessoas (a partir de janeiro de 2011 vai fechar para reformas e modernização para receber os jogos da Copa de 2014), e o Presidente Vargas, mais conhecido como "PV" de propriedade da Prefeitura Municipal de Fortaleza e com capacidade para 22 mil pessoas, o Estádio Alcides Santos, de propriedade do Fortaleza Esporte Clube, também tem condições para sediar jogos oficiais, possuindo capacidade para 8.200 pessoas e está em constante ampliação. É popularmente conhecido como "Pici" ou "Parque dos Campeonatos"
*
Ficheiro:Castelão Stadium, Fortaleza,Brazil 6.jpg
*
 O estádio Castelão é o maior de Fortaleza. 
*
*
 Vista panorâmica de Fortaleza.
*
Fonte de Pesquisa:

2 comentários:

  1. faz um ficherio de fotos,de Brasília a capital,que é a prova viva que o Brasil,em menos de 3 anos construiu uma beleza arquitetonia,tá,obg,apesar que o meu blog também faz ficheiro,mas o meu do fala de Fortaleza.

    ResponderExcluir
  2. Olá Herbete!
    Gostei de sua idéia,vou pensar com muito carinho pois esse meu Blog é meu dengo.
    Fiz uma postagem de Brasília,mas estou fazendo outras pesquisas,para aprimorar o Blog.
    Vou lhe fazer uma visita,obrigado por sua presença. Seja sempre muito Bem Vindo!
    Bjos!

    ResponderExcluir

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia