domingo, 31 de outubro de 2010

Aracaju

*
Aracaju é um município brasileiro e capital do estado de Sergipe. Localiza-se no litoral, sendo cortada por rios como o Sergipe e o Poxim. 
De acordo com a estimativa realizada, a cidade conta com 570.039 habitantes. Somando-se as populações dos municípios que formam a Grande Aracaju: Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras e São Cristóvão, o número passa para 800 mil habitantes. 
A cidade é apontada como a capital com os hábitos de vida mais saudáveis do País e a capital com menor índice de fumantes, segundo o Ministério da Saúde. 
O topônimo "Aracaju" deriva da expressão indígena "ará acaiú", que em tupi-guarani significa "cajueiro dos papagaios". O elemento "ará" significa "Papagaio" e "acaiú", "fruto do cajueiro".
*
*
Igreja do Santo Antônio, em um dos pontos mais altos de Aracaju.
*
*
Como Aracaju surgiu com o objetivo de sediar a capital da província de Sergipe del-Rei, que até este momento se localizava na cidade de São Cristóvão, segundo alguns historiadores, Aracaju foi idealizada com "planejamento urbano" desde o início, pois as primeiras ruas estão organizadas de forma a lembrar um tabuleiro de xadrez.
O responsável pelo desenho da cidade de Aracaju foi o engenheiro Sebastião Basílio Pirro.
 A construção da cidade apresentou algumas dificuldades de engenharia, pois a região continha muitos pântanos, pequenos lagos e mangues.
Apesar de se saber o dia exato de fundação da cidade, não se sabe com certeza qual foi o ponto inicial urbano. É provável que ela tenha sido ocupada a partir da atual Praça General Valadão, onde se situava o porto.
*
*
Terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Aracaju.
*
*
Viaduto de Aracaju         
*                      
*
Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros
*
A Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros (Ponte Construtor João Alves) liga a capital Aracaju ao município de Barra dos Coqueiros, cidades do litoral de Sergipe. 
Aracaju encontrava-se separada de sua vizinha Barra dos Coqueiros pelo Rio Sergipe. 
Sua inauguração estava prevista para 25 de agosto de 2006, mas foi adiada para 24 de setembro de 2006, às 18:00h. Seu propósito é aproximar a capital Aracaju ao porto do estado, à beira do oceano Atlântico, dentro do Município da Barra dos Coqueiros. 
Com a obra, o litoral norte do Estado, que vai da foz do Rio Sergipe, até à foz do Rio São Francisco ficará mais acessível ao turismo em Aracaju.
O projeto original é bastante arrojado para os padrões locais e segundo informava o portal oficial do governo do estado, essa é a segunda maior ponte urbana do país, sendo a maior do Nordeste. 
A obra empregou quase mil operários durante sua construção e chama a atenção das pessoas à margem do rio Sergipe, podendo ser vista desde o centro da cidade até a foz do rio, à beira do oceano.
*
*
Ponte Rio-Mar   
*                                    
*
 Aracaju vista da cidade Barra dos Coqueiros. 
O rio Sergipe separa as duas cidades.
*
*
 Skyline de Aracaju.                                    
*
O produto interno bruto de Aracaju foi de R$ 6,35 bilhões bilhões em 2007, a preços correntes de mercado. Os serviços, a indústria e o turismo são a base da economia aracajuana.
*
Centros comerciais
*
Aracaju possui um centro comercial, com grandes lojas, como por exemplo a C&A, Lojas Riachuelo, Lojas Renner, Lojas Americanas, Esplanada, Ricardo Eletro, Insinuante e as rede de supermercado Gbarbosa que tem sua sede em Aracaju, o Bompreço, Atacadão, Makro e o Extra e outros, e dois shoppings: Shopping Jardins, localizado no Bairro Jardins e Shopping Riomar, localizado no Bairro Coroa do Meio, ambos contando com lojas de grifes conhecidas nacionalmente.
*
Festas populares
Em Aracaju acontecem grandes festas populares que já fazem parte do calendário nacional, como o Pré-Caju que acontece quinze dias antes do carnaval. Essa micareta reúne milhares de foliões que vão atrás do trio de grandes nomes da música baiana, Asa de Águia, Ivete Sangalo, Chiclete com banana, Banda Eva,Cláudia Leitte, dentre outros.
No mês de junho é a vez dos festejos juninos! a Capital sergipana vira um verdeiro arraial na Vila do forró, na Orla de Atalaia, e no Forró Caju, na praça dos mercados municipais, com grandes nomes do forró: Elba Ramalho, Dominguinhos, Aviões do Forró, Zé Ramalho, Calcinha Preta, Calypso e outros.
*
Fonte de pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia