quarta-feira, 25 de abril de 2012

São Félix do Xingu (Pará)

Ficheiro:SaoFelixdoXingu32.jpg
*
Vista aérea da cidade
Créditos da imagem: Valter Campanato/ABr / Wikimédia Commons
*
São Félix do Xingu é um município brasileiro do estado do Pará.
 Localiza-se a 1050 quilômetros da capital do estado. Possui área de 84 212,426 km².
*
História
*
As origens de São Félix estão intimamente ligadas ao município de Altamira.
 Em 14 de abril de 1874, por meio da Lei nº 811, foi criado o município de Sousel, do qual Altamira fazia parte. Na primeira década do Século XX, o governo desmembrou aquele município, criando o de Xingu, com sede em Altamira.
Conforme divisão territorial, com data de 31 de dezembro de 1936, Xingu compunha-se de onze distritos: Altamira, Novo Horizonte, São Félix, Porto de Moz, Tapará, Vilarinho do Monte, Veiros, Aquiqui, Sousel, Alto Xingu e Iriri.
Pelo disposto no decreto-lei nº 2.972, de 31 de março de 1938, foi mudado o topônimo do Município de Xingu para Altamira, que passou a ser formado por dois distritos: Altamira e Novo Horizonte (zonas de Novo Horizonte e São Félix).
Tal situação foi confirmada por meio do decreto-lei nº 3.131, de 31 de outubro de 1938, que estabelecia a divisão territorial do estado para o período de 1939-1943.
Na divisão territorial do estado, fiada pelo decreto-lei nº 5.505, de 30 de dezembro de 1943, Altamira mantinha-se com dois distritos: o de Altamira e o de Gradaús (ex-Novo Horizonte).
Em 29 de dezembro de 1961, durante o governo de Aurélio do Carmo, por meio da Lei nº 2.460, foi criado o município de São Félix do Xingu, com área desmembrada do município de Altamira.
Com as Leis de número 5.449 e 5.455, de 10 de maio de 1988, São Félix do Xingu teve seu território desmembrado para criar os municípios de Ourilândia do Norte e Tucumã.
A produção de seringa, borracha e caucho é a origem do Município de São Félix do Xingu – PA.
Para incentivar a produção, os donos dos seringais decidiram reunir os seringueiros e caucheiros, junto com suas famílias, no mesmo local, denominado de “Barracão do Aviador”.
Um desses barracões foi erguido no lugar chamado “Boca do Rio”, na confluência (lado direito) dos rios Fresco e Xingu.
*
Ficheiro:SaoFelixdoXingu06.jpg
*
São Félix do Xingu (Pará) - Ruas da cidade.
Créditos da Imagem : Valter Campanato/ABr / Wikimédia Commons
*
Em 1914 o Coronel Tancredo Martins Jorge – um dos grandes seringalistas da região – deixou o lugarejo conhecido por Ilhota São Félix para se instalar na localidade Boca do Rio Fresco ou Boca do Rio, onde hoje está a cidade de São Félix.
Através de uma estrada de terra, Boca do Rio ligava-se às regiões do Araguaia e Tocantins.
E foi por esse caminho que centena s de nordestinos começaram a chegar ao povoado, que passou a se chamar São Félix da Boca do Rio.
O domínio econômico, até então mantido por Altamira, começou a mudar. Em 1955 o povoado foi elevado à condição de município, com o nome São Félix de Gradaús.
 Porém, seis meses depois voltou a ser anexado ao território de Altamira. A separação definitiva veio em 29 de dezembro de 1961, quando foi criado o município de São Félix do Xingu.
Lei de criação O Município de São Félix do Xingu, foi criado pela Lei nº 2.460, de 29 de dezembro de 1961, publicada no Diário Oficial em 30 de dezembro de 1961. São Félix foi desmembrado do município de Altamira com os seguintes limites: município de Altamira, município de Senador José Porfírio, município de Marabá, município de Conceição do Araguaia, e Estado de Mato Grosso.
*

Geografia
*
Localiza-se a uma latitude 06º38'41" sul e a uma longitude 51º59'42" oeste, estando a uma altitude de 220 metros. Sua população estimada em 2004 era de 39 774 habitantes.
Possui uma área de 84607,39 km².
Atualmente, além da Sede, o município é constituído por quatro distritos: Taboca, Nereu, Lindoeste e Ladeira Vermelha.
*
Ficheiro:SaoFelixdoXingu41.jpg
*
Créditos da Imagem : Valter Campanato/ABr / Wikimédia Commons
*
Hidrografia
*
São Félix do Xingu e rodeado por vários rios, os dois principais que cercam a cidade são os rios Fresco e o rio Xingu que são ótimas atrações turísticas.
Estes também são usados para pesca e transporte no período da cheia.
*
Transportes
A cidade é servida pela rodovia PA 279, sendo que a rodovia possui 53 km de estrada não pavimentada em condições ruins de trafegabilidade, assim como o asfalto, depois de dois anos, apresenta inúmeros problemas de construção. São várias "crateras", promovendo acidentes e estragos constantes nos que trafegam pela região.
Infelizmente o aeroporto de São Félix do Xingu não está mais ativo, não havendo mais nenhum voo comercial.
*
Ficheiro:QueimadaSaoFelix.jpg
*
Queimadas que os pecuaristas fazem para roçar e limpar os pastos, na estrada no município de São Félix
Créditos da Imagem: Valter Campanato/ABr / Wikimédia Commons
*
Economia
*
A base da economia do município é a pecuária de corte pois possui o maior rebanho do Brasil com mais de 1,7 milhões de cabeças. (Ref.: Jornal Folha de São Paulo, 13 de janeiro de 2008, primeira página).
*
Fonte de Pesquisa:

2 comentários:

  1. Descobrir este blog foi um achado! Rico em informações para quem trabalha como professor em diversas áreas do comportamento humano,e gostei muito. Sou professor no RS, e podemos trocar boas informações culturais sobre nossas distantes regiões. parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ferreira!
      Fico feliz que tenha gostado, ainda mais você sendo um Professor,minha filha também estará se formando em breve.
      Quero sim poder trocar informações com você amigo,afinal a vida é uma troca constante.
      Obrigado por sua presença e por seguir o Blog.
      Beijos imensos em seu coração.

      Excluir

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia