quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ALÉM PARAÍBA (MINAS GERAIS)

             RUÍNAS DA ANTIGA ESTAÇÃO PORTO NOVO
          Além Paraíba é um município brasileiro do Estado de Minas Gerais. Localizado na região conhecida como Zona da Mata. Sua população estimada em 2007 era de 34.591 habitantes.

A sede do município dista por rodovia 380 km da capital Belo Horizonte, estando próxima de centros importantes como Juiz de Fora(120 km), Nova Friburgo (80 km), Teresópolis (90 km), Petrópolis (100 km), e Rio de Janeiro (180 km).
O município situa-se a 140 m de altitude, às margens do Rio Paraíba do Sul, o qual a separa dos municípios de Carmo e Sapucaia, no Estado do Rio de Janeiro.
Coberta pela Mata Atlântica e habitada pelos índios Puris, a região, onde onde hoje é a cidade, era conhecida somente por tropeiros vindos da Côrte até fins do século XVIII. Com o descobrimento de minerais preciosos nas redondezas, intensificou-se a travessia do Rio Paraíba do Sul; por volta de 1784 às margens do mesmo rio, um cais de madeira foi denominado de Porto do Cunha. A então Vila, em 1880, foi reconhecida por lei como Município de São José de Além Paraíba e apenas em 1883 foi levada a categoria de Cidade. Em 1923 passou a ter o nome atual.
                              RIO PARAÍBA DO SUL
                    FERROVIA CENTRO-ATLÂNTICA
FONTE DE PESQUISA:
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia