quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ABAETÉ(MINAS GERAIS)


Abaeté é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 23.217 habitantes.
Localizada próxima à Represa de Três Marias, é cortada pelo Rio Marmelada, que em muitas situações de chuva, causou transtornos à população da cidade devido às suas cheias.
Cidade muito conhecida pela sua população carismática e pelo seu Carnaval, que nos últimos tempos tem sido considerado o melhor da região e um dos melhores de Minas Gerais.
Abaeté, palavra de origem etmológica tupi, significa homem forte, homem bravo, e era a denominação pela qual eram conhecidos os indígenas da grande nação tupi, que viviam na região do vale do São Francisco, na região que hoje é denominada de centro-oeste mineiro, onde se formou o povoado de Nossa Senhora das Dores do Marmelada, vila esta que deu origem ao atual município.
A origem de Abaeté está ligada à existência de diamantes na região, o que atraiu muitos colonizadores em busca de sesmarias. O aparecimento da primeira sesmaria data de 1738, de propriedade de José de Faria Pereira. Em seguida, outras sesmarias foram concedidas e muitas pessoas se deslocaram para a região. Em 1845, foi erguida uma capela dedicada a Nossa Senhora do Patrocínio, mediante doações feitas por um grupo de fiéis ricos. Ao redor da capela, desenvolveu-se o povoado denominado "Marmelada". As atividades comerciais da região eram incentivadas pela ação dos tropeiros. Em 1847, o povoado passa a distrito, com o nome de Arraial Novo da Marmelada. Em 1864, foi criada a freguesia denominada Nossa Senhora do Patrocínio do Marmelada. Em 1870, foi elevada a vila, passando a chamar-se Dores do Marmelada. Em 1877, passa a cidade, recebendo o nome de Abaeté.
A cidade possui como principais atividades econômicas a pecuária leiteira, a pecuária de corte, a fruticultura, além de indústrias frigoríficas, confecções, laticínios e de produtos não-metálicos.
FONTE DE PESQUISA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia