quarta-feira, 19 de junho de 2013

Pedra Branca do Amapari ( Amapá )

*
Créditos da Imagem: www.achetudoeregiao.com.br/
*
Pedra Branca do Amapari é um município brasileiro no centro-oeste do Estado do Amapá. 
A população da cidade em 2010 foi de 10.773, um crescimento de 168,72% em relação ao ano 2000, e a área é de 9495 km², o que resulta numa densidade demográfica de 0,50 hab/km².
*
História
*
O município de Pedra Branca do Amapari foi criado em 1º de maio de 1992 e tem suas origens ligadas à exploração de ouro pelos samaracás, uma tribo primitiva da Guiana Francesa.
Mais recentemente, seu desenvolvimento esteve ligado à história de garimpagem no rio Cupixi e à ferrovia Santana/Serra. 
Outros aspectos ligados ao crescimento desse município situam-se na expansão de suas fronteiras agropecuárias e na própria ampliação da exploração mineral. 
Nesse aspecto, destaca-se o papel da Perimetral Norte, eixo de dinamização do município.
*
Geografia
*
Seus limites são Oiapoque a norte, Serra do Navio a leste, Porto Grande a sudeste, Mazagão a sul e Laranjal do Jari a oeste.
*
Principais atrações turísticas
*
Grandes áreas de florestas densas – todo o município tem como ambientação natural a floresta densa de terra firme.
Cachoeiras – várias cachoeiras pequenas deste município vêm sendo alternativas de aproveitamento ao lazer e entretenimento.
Serra de Tumucumaque – a porção mais a oeste do município abrange a Serra de Tumucumaque, que é um dos pontos mais altos do Estado.
Área indígena dos Waiãpi – totalmente demarcada, essa área indígena vem sendo objeto de grande atenção por organismos nacionais e estrangeiros que são ligados à proteção dos índios.
*
Educação
*
Dentre os projetos do Plano de Desenvolvimento da Educação, vinculado ao Ministério da Educação, executado pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, na Região Norte, Estado do Amapá, as Escolas Públicas Urbanas estabelecidas no Município de Pedra Branca do Amapari.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia