domingo, 22 de abril de 2012

Sobral (Ceará)

Ficheiro:MARGEM ESQUERDA.jpg
*
"Princesa do Norte"
Créditos da Imagem: darlanblue / Wikimédia Commons
*
Sobral é um município brasileiro do estado do Ceará. Com o PIB de R$ 1.964.743.009 é a quarta economia do estado perdendo apenas para Fortaleza, Maracanaú, e Caucaia.
É a maior economia do interior do Ceará e a 9ª maior economia do interior nordestino.
Com uma população de 190.724 habitantes é a quinta cidade mais povoada do estado sendo a segunda maior do interior, atrás apenas de Juazeiro do Norte situada na Região Metropolitana do Cariri.
 Sobral também é líder em trabalhadores com carteira assinada no interior do Ceará e possui a quarta maior arrecadação em ICMS do Estado, atrás de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.
 A cidade também é destaque nas exportações, sendo o único município do interior que compete com a Capital a liderança nas exportações do Estado
O clima de Sobral é tipicamente tropical, quente e seco, com uma temperatura média de 30 graus celsius e com uma altitude de 70 metros. Sobral localiza-se a 238 quilômetros de Fortaleza, a qual conecta-se também por uma ferrovia, atualmente usada sobretudo pelo Grupo Votorantim.
O acesso rodoviário é feito pela BR-222, que liga o Ceará ao Piauí e, consequentemente, ao Maranhão e ao Pará.
A cidade ficou conhecida internacionalmente por ter sido o local de comprovação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, em 1919.
 O sítio urbano de Sobral foi tombado como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1999.
São filhos ilustres de Sobral o humorista Renato Aragão e o cantor Belchior, além dos políticos Cid Ferreira Gomes e Patrícia Saboya. A atriz da Rede Globo Mariana Ximenes e o político Ciro Ferreira Gomes , apesar de não terem nascido na cidade, tem familiares nascidos em Sobral.
*
Etimologia
*
O topônimo Sobral é uma alusão à freguesia de Sobral, no concelho de Mortágua, pertencente ao distrito de Viseu, Portugal. Sobral é uma palavra, de origem latina, que significa abundância de sobreiros (uma espécie de árvore de cujo tronco se extrai a cortiça).
Já o topônimo Caiçara vem do tupi e significa o que se faz de pau queimado.
E o topônimo Januária é uma alusão à Princesa Januária, irmã do Imperador D. Pedro II.
Sua denominação original era Caiçara, Vila Distinta e Real de Sobral, Fidelíssima Cidade Januária de Acaraú e desde 1842, Sobral.
*
Ficheiro:Alberteinsteinuva.jpg
*
Monumento em Homenagem a Albert Einstein na UVA.
Créditos da Imagem: Wikimédia Commons
*
História
*
As terras às margens do rio Acaraú habitadas por diversas etnias índigenas, dentres elas os: Areriú, Jaibara entre outras.
Com emigração de fugitivos que fugiam dos portugueses após a rendição dos holandeses pelo Tratado de Taborda no século XVII e ao redor da Fazenda Caiçara, surgida em 1726, fundada por Antônio Rodrigues Magalhães. Uma fazenda que convergia com as rotas das boiadas na época da carne de charque.
Nas terras da Fazenda Caiçara foi em 1756 edificada a Matriz da Caiçara e ao redor desta aglutinou-se um povoado. Depois foi construída a Igreja do Rosário e do Bom Parto, e ao redor destas surgiram moradias.
Destas iniciativas surgiram a povoação chamada Caiçara, até quando esta foi elevada à categoria de vila em 1773 com a denominação de Vila Distinta e Real de Sobral e recebeu foros de cidade em 1841.
Na segunda metade do século XVIII com o sucesso econômico do ciclo da carne de sol e carne de charque, o desenvolvimento de Sobral chegou a superar o de Fortaleza, sendo assim nesta época uma das mais importantes cidades do Ceará junto com as cidades de Icó e Aracati. Sobral era o centro intermediador dos produtos agrícolas da Serra da Meruoca e da Serra Grande para o resto do estado do Ceará e para o estado do Piauí.
Em 1861, foi proibido o sepultamento nos arredores das igrejas e desta forma criado o primeiro cemitério de Sobral, o Cemitério de São José.
Foi um dos centros abolicionistas do Ceará desde 1871.
Quando foi proclamada a libertação dos escravos em 1888, a cidade já não tinha nenhuma pessoa escravizada desde 2 de janeiro de 1884, tendo sido a 23ª cidade do Ceará a aderir ao movimento abolicionista.
Com as secas de 1877 e 1879, foi iniciado o projeto da Estrada de Ferro de Sobral com o intuito de ligar Sobral a um porto, no caso Camocim e assim criar um escoadouro dos produtos da Serra da Meruoca e da Serra Grande e dar a Princesa do Norte uma maior assistência devidos as problemas gerados pela seca. Com isto foi inaugurada em 1882 foi construído uma estação de trem, o que veio consolidar Sobral como centro urbano e comercial.
Com a ascensão da economia do algodão, no século XX, a industrialização chega a Sobral, onde foi instalado uma indústria de beneficiamento do algodão (Companhia Industrial de Algodão e Óleo) e uma de tecelagem(Fabrica de Tecido Sobral).
Em 1919, Sobral, junto com a Ilha do Príncipe em São Tomé e Príncipe, foi o palco de uma importante confirmação da física.
A Expedição Britânica do Eclipse Solar, liderada por Arthur Stanley Eddington se deslocou para os dois lugares a fim de comprovar (graças ao eclipse solar de 29 de maio de 1919) a distorção que a luz sofre ao chegar no Planeta Terra.
Com tal confirmação, Albert Einstein pôde comprovar sua Teoria da Relatividade. No dia do eclipse a Ilha do Príncipe apresentou mau tempo o que prejudicou e muito o trabalho.
O céu estava bastante nublado, fazendo com que apenas duas das várias fotografias efetuadas apresentassem imagens de estrelas.
Já em Sobral as condições meteorológicas foram muito melhores.
Aqui foram obtidas sete boas imagens do fenômeno.
Como lembrança de tal fato, foi construído na praça da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, um monumento e posteriormente um museu, chamado de Museu do Eclipse, que homenageia a cidade e os físicos e astrônomos que participaram da descoberta.
Em 1924, no território de Sobral foi inaugurado mais uma estação de trem(Jaibaras).
Na secunda metade do século XX, sobral consolidou a Princesa do Norte como potência regional devido a ligação desta a Capital da Terra da Luz, via os caminhos de ferro. Em 1950, a Estrada de Ferro de Itapipoca alcançou Sobral, e mais uma estação de trem é construída nas terras sobralenses, estação Humberto Monte.
*
Geografia
*
Ficheiro:MARGEM ESQUERDA.jpg
*
Rio Acaraú ao passar por Sobral.
Créditos da Imagem: darlanblue / Wikimédia Commons
*
Hidrografia e recursos hídricos
*
As principais fontes de água fazem parte das bacia dos rios Acaraú e do Lirotal, sendo os principais destes os riachos Carioca, Madeira, do Mendes, Papoco, Riachão e Santa Luzia e outros tantos.
Existem diversos açudes que abastecem tando a sede como distritos do município.
*
Ficheiro:Derby Clube Sobralense-platéia 1917.jpg
*
Cheia do rio Acaraú de 1917 em sobral
Créditos da Imagem : Wikimédia Commons
*
Os açudes inseridos na bacia do Acaraú são: Mocambinho, Sobral (Cachoeira), Arrebita e Jaibara sendo este o de maior porte. Já na bacia do Lirotal encontram os açudes: Patos, Santo Antônio do Aracatiaçu e Santa Maria do Aracatiaçu. No norte de Sobral, na divisa com o município de Miraíma, encontra-se o Açude São Pedro Timbaúba.
Completando o sistema hídrico do município existem duas grandes adutoras: Pau D'Arco e Forquilha, e diversos poços tuulares,
*
Relevo e solos
*
As terras de Sobral fazem parte da Depressão Sertaneja.
O relevo com forma suaves, tem como ápice o maciço residual granítico (serra da Meruoca) e uma planície aluvial (rio Acaraú).
As principais elevações possuem altitudes entre 200 e 700 metros acima do nível do mar.
Os solos da região são tipo bruno não cálcico, litólicos, planossolo, podzólico e aluvial.
Sobral é o município brasileiro que registra mais sismos no Brasil. Desde Janeiro, mais de 600 tremores de terra foram registrados. O mais forte ocorreu no dia 25 de Maio de 2008 por volta das 16h25.
Esse tremor foi de intensidade 4.3 na Escala Richter.
*
Vegetação
*
A caatinga arbustiva aberta é predominante,porém existem também, núcleos com mata seca (floresta subcaducifólia tropical pluvial), mata úmida (floresta subperenifólia tropical plúvio-nebular) e mata ciliar (floresta mista dicótilo-palmácea).
*
Subdivisão
*
O município é dividido em treze distritos: Sobral (sede), Aprazível, Aracatiaçu, Bonfim, Caioca, Caracará, Jaibaras, Jordão, Patos, Patriarca, Rafael Arruda, São José do Torto e Taperuaba.
 Dos quais os 5 distritos mais importantes economicamente são: Aracatiaçu, Taperuaba, Jaibaras, Aprazível e São José do Torto. No entanto o Distrito de Rafael Arruda está sendo disputado por três municípios: Sobral, Mucambo e Cariré.
*
*
Imagem da Biblioteca pública de Sobral.
Créditos da Imagem: Darlanblue / Wikimédia Commons
*
Infra-estrutura
*
A maior concentração populacional encontra-se na zona urbana.
A sede do município dispõe de abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, serviço telefônico, agência de correios e telégrafos, serviço bancário, hospitais, hotéis e ensino de 1°, 2° graus e nível Universitário.
O Rio Acaraú marca a paisagem do município cortando o distrito sede ao meio.
Em épocas de chuvas fortes as águas transbordam alagando os bairros vizinhos ao rio.
*
Educação
*
Ensino básico
*
Na Educação Básica, conforme dados do Censo Escolar de 2004, o município possui uma matrícula total de 65.095 alunos, sendo que 31.997 (49,15%) concentram-se na rede municipal de ensino.
 Da matrícula total do município, 39.572 constitui o ensino fundamental, sendo 24.832 a matrícula efetivada na rede municipal (62,75%).
Considerando a matrícula total da rede municipal, observa-se que 77,60% concentra-se no ensino fundamental. É importante ressaltar que o município de Sobral, desde 2001, ampliou o ensino fundamental para nove anos.
O atendimento às crianças de seis anos, portanto, está incluído na matrícula do ensino fundamental.
*
Ensino superior
*
O município conta com uma universidade estadual, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), dois centros de ensino tecnológico, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e um campus da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Existe ainda no ramo privado, a Faculdade Luciano Feijão (FLF) e o Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA).
Ainda há o INSTITUTO EDUCARE, que realiza cursos de Graduação em parceira com a UNIDERP intertiva e a UNIMES Virtual e Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu , presenciais em mais de 25 cidades, em parceria com a Faculdade Ateneu de Fortaleza, além disso fechou acordo de cooperação com a Universidade Autónoma de Assunção e outras prestigiadas Universidades, através do Instituto Postgradosparaguay , com o objetivo de levar alunos brasileiros para realizar cursos de Mestrado e Doutorado naquele país.
Vale ressaltar que o município de Sobral hoje em dia também conta com varias Instituições de ensino a distância, como a Unoparvirtual no colégio Sant'Ana, num prédio tombado pelo patrimônio histórico, e outras instituições de Ensino a Distancia (EaD).
Hoje a cidade é um centro Universitáio da região,com mais de 50 faculdades.
*
Bibliotecas
Biblioteca Municipal Lustosa da Costa, Biblioteca da UEVA.
*
Ficheiro:Frente da santa casa se sobral.jpg
*
Fachada da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (em dezembro de 2006), compõe o patrimômino histórico da cidade .
Créditos da Imagem: Wikimédia Commons
*
Saúde
*
Um dos maiores livros médicos sobre parto já escrito no mundo foi de um sobralense.
O livro foi escrito em francês e publicado em Paris com o nome de Traité d'accouchement (Tratado do parto) em 1874 e foi adotado pelas escolas de Medicina de Montpellier, na França, e Liège, na Bélgica.
O autor dessa obra foi o médico formado em Londres (Inglaterra), Vicente Cândido Figueiredo, barão e visconde de Saboia, que devido sua contribuição para o ensino médico no mundo e no Brasil foi nomeado catedrático de Clínica cirúrgica da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1871.
Sobral tem hoje seis hospitais, Santa Casa de Misericórdia, Hospital do Coração, Hospital Dr Tomaz Corrêa Aragão, Hospital Dr Estevão Ponte Ltda, Hospital Unimed e um em construção que é o Hospital Regional de Sobral e também a construção da policlínica de Sobral.
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral é um hospital pertencente a irmandade das Santa Casa de Misericórdia e é administrada pela diocese de Sobral.
É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, beneficente, filantrópica e de assistência social, portadora do Certificado de Entidade de Fins Filantrópicos e reconhecida de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal.
Sua abrangência demográfica cobre a demanda de 75 municípios, com cerca de 1.750.000 habitantes sendo um Centro de Referência em saúde para toda a região.
A Santa Casa de Sobral foi inaugurada no dia 29 de maio de 1925 e tem atualmente 411 leitos e faz uma média anual de mais de 22 mil internações, sendo hoje o maior hospital do interior do estado
Estão em pleno andamento as obras de construção do Hospital Regional de Sobral, na área que servia ao Parque de Exposições Deputado Francisco Monte, no bairro Junco, e terá a maior estrutura em atendimento de saúde do Interior do Ceará, e que dará a Sobral a condição de centro de referência em saúde, inserindo o município entre os mais equipados do Nordeste em tecnologia hospitalar.
O Hospital de Sobral terá 54 mil m² de área coberta, e terá 269 leitos e uma unidade só para mulheres e terá o investimento é de R$ 160 milhões, dos quais R$ 60 milhões só para a compra de modernos equipamentos.
De acordo com o cronograma da obra, toda a estrutura física da obra deveria estar pronta até o começo de 2011, uma vez que os trabalhos estão sendo realizado em três turnos, mas não aconteceu.
Os equipamentos que farão parte do Hospital oferecerão à população dos 55 municípios da zona norte serviços especializados nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, gineco-obstetrícia, traumato-ortopedia, cardiologia, gastroenterologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, mastologia e urologia.
Está em construção no bairro Conjunto Santo Antônio a Policlínica de Sobral, na Região Norte, para atender 598 mil e 546 habitantes dos 24 municípios que integram a 11º Coordenadoria Regional de Saúde. Com o funcionamento da policlínica regional, os moradores de Sobral, Alcântaras, Cariré, Catunda, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Ipu, Irauçuba, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Senador Sá, Uruoca e Varjota terão acesso a exames especializados, que atualmente são oferecidos na rede pública somente na capital, como tomografia computadorizada e ecocardiografia.
Mais de R$ 10 milhões serão investidos na policlínica regional de Sobral. Somente na obra, o investimento é de R$ 5,15 milhões. Na aquisição de equipamentos, o custo será de R$ 5,2 milhões.
Os recursos são do Tesouro do Estado e de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
*
Segurança e criminalidade
*
Sobral conta com uma das mais bem aparelhadas guardas civis do Brasil, estruturada com moto patrulhamento, rondas nas escolas e Central de Comunicação de longa distância.
Sobral a exemplo de muitas cidades do mundo já encontra-se videomonitorada 24 horas por dia, com diversas câmeras de vigilância espalhadas em locais estratégicos da cidades onde são ligadas diretamente a uma central de operações da Guarda Municipal tornando a cidade mais segura, apesar da decadência da instituição e os baixos salários recebidos pelos guardas, que trabalham desarmados mesmo em locais de risco.
Há ainda a Guarda Mirim, um projeto da Prefeitura de Sobral que auxilia a Guarda Civil.
 Mesmo assim a uma grande carência de segurança nos distritos de Sobral, sendo um exemplo, que nos distritos de Aprazível, São José do Torto e Rafael Arruda, há apenas uma dupla da Policia Militar, equipada apenas com uma viatura, para atender todas ocorrências, nesses três distritos, mesmo sendo um pouco distante de cada um.
*
Acesso
*
A partir de Fortaleza o acesso ao município, pode ser feito por via terrestre através da rodovia Fortaleza/Sobral (BR-222).
As demais vilas, lugarejos, sítios e fazendas são acessíveis (com franco acesso durante todo o ano) através de estradas estaduais, asfaltadas ou carroçáveis.
*
Lazer
*
A sede do município, a cidade Sobral, foi considerado pela revista especializada em turismo da Editora RMC de São Paulo como uma das melhores cidades do Brasil quanto a qualidade de vida, acima do padrão da maioria das cidades cearenses.
 Essa qualidade de vida é demostrada no baixo índice de violência, alto nível cultural representado pelos seus inúmeros espaços (Museus, Bibliotecas, Teatros), além de seus locais para lazer e prática de esportes como:
Parque da Cidade
Inaugurado em 4 de julho de 2004, consiste em um parque ambiental para a requalificação do trecho do riacho Pajeú, compreendido entre a avenida do Contorno e a avenida José Euclides Ferreira Gomes. Construído numa área de aproximadamente 70 mil metros quadrados, integra áreas importantes como os bairros do Junco, Colina e Campos dos Velhos.
O parque conta com área de esportes radicais denominada Skate Park, local criado pela prefeitura para o desenvolvimento desse esporte, sua inauguração contou com o show do grupo de rock Charlie Brown Jr., que por si só já virou um grupo marcado pela prática de skate. Através do skate jovens de Sobral trocam a criminalidade pela prática de esportes.
Em 2007 Sobral sediou o Campeonato Brasileiro de Skate Profissional, contando com a participação dos maiores skatistas do Brasil.
Além desse equipamento, o complexo conta ainda com um anfiteatro, cinco playgrounds, oito estacionamentos com aproximadamente vinte vagas cada um, 414 bancos, 29 mesas de xadrez, 22 mesas de piquenique, 19 quiosques, 1.800m de pista de cooper, um campo polivalente para esportes e três quadras de vôlei de areia.
A intenção principal deste projeto é viabilizar a manutenção do riacho Pajeú, como mais uma ação de preservação da Lagoa da Fazenda que se encontra no meio da cidade.
*
Parque de Bicicross
No Parque de Bicicross é possível a prática de manobras durante uma corrida em uma pista cheia de obstáculos com uso de bicicletas modificadas já para este esporte.
A construção deste parque foi uma iniciativa da prefeitura.
*
Margem Esquerda
Inaugurada em maio de 2004, a margem esquerda do rio mostra que a tecnologia é capaz de gerar harmonia entre o moderno e o rústico da área tombada do município.
Espaço para caminhadas, quadras de esportes, campo de futebol, campo para prática de beisebol, e anfiteatro tornaram o local um dos principais pontos de diversão dos sobralenses.
Além de ter uma visão espetacular da Igreja da Sé, Igreja das Dores e do Rio Acaraú que corta a cidade em duas partes.
*
Mídia
*
Existem em Sobral diversas emissoras de rádio, entre elas se destacam, Rádio Caiçara, Rádio Educadora do Nordeste, Rádio Jangadeiro FM, Rádio Jovem Pan Grande Sobral, Rádio Paraíso FM Comunicações Ltda, Rádio Princesa FM, Rádio Regional, Rádio Tupinambá de Sobral , Rádio FM rede Som Zoom Sat e outras além de uma emissora de televisão (Nordestv).
*
Economia
*
O PIB de Sobral é R$ 1.964.743.009 (IBGE 2009) sendo a quarta economia do estado perdendo apenas para Fortaleza, Maracanaú e Caucaia, na região metropolitana.
As principais indústrias são a Grendene que tem sua sede nacional em Sobral, a unidade do Grupo Votorantim, produtora de cimento, A Fábrica Coelho, terceira maior produtora de massas e biscoitos do Ceará, Refrigerantes Delrio, Moageira Serra Grande, beneficiamento de café, Alumínio Sobral, fabrica de utensílios domésticos, entre outras.
O setor primário é baseado na agricultura de feijão, milho, mandioca, algodão, banana, abacate, cana-de-açúcar e castanha de caju.; pecuária: bovino, ovino, caprino, suíno e avícola.
No polo industrial de sobral situam-se 153 indústrias, destacando-se a fabricação de calçados, cosméticos, miineração, embalagens, refrigerantes e cimento, além de serviços diversos de fundição.
O extrativismo vegetal também é uma da fontes de renda e destaca-se na extração de madeiras diversas para uso como lenha, construção de cercas e fabricação de carvão vegetal.
Bem como a atividade extrativa da oiticica e carnaúba.
A indústria do artesanato de redes, chapéus-de-palha e bordados também gera renda.
Na mineração, destacam-se em Sobral a extração de rochas ornamentais, rochas para cantaria, brita, minério-de-ferro e usos diversos na construção civil, sendo a extração do minério de ferro, no Distrito de São José do Torto, que tem a maior concentração de minério da região, a empresa responsável pela extração no distrito é a Globest, que começou a operar no lugar, desde março de 2009, como no distrito há vários locais com ocorrências do minério de ferro, outra empresa, futuramente se instalará no região do distrito.
A atividade pesqueira concentra-se no rio Acaraú e nos açudes.
*
Turismo
*
O turismo também é uma das fontes de renda de Sobral, devido as belezas naturais, o centro histórico da sede do município, bem como diveros museus.
Destacam-se como principais pontos turísticos de Sobral:
*
Açude Jaibaras ou Aires de Sousa
Arco de Nossa Senhora de Fátima
Beco do Cotovelo
Cadeia Pública
Casa da Cultura de Sobral (prédio construído em 1858)
Colégio Sant'Ana (antigo sobrado do Senador Paula Pessoa)
Cristo Redentor
Estação Ferroviária
Fonte do Pajé (termal)
Igreja da Sé (1783, matriz de Nossa Senhora da Conceição)
Outras igrejas: Nossa Senhora do Patrocínio; dos Pretinhos de Nossa Senhora do Rosário (construída por escravos);
Menino Deus (erguida por duas irmãs carmelitas no começo do século passado) ;
Nossa Senhora das Dores; São José (do Sumaré);
São Francisco; Santo Expedito (no Alto do Cristo) Igreja da Mãe Rainha (no antigo Morro do Urubu),Paróquia da Ressurreição, Paróquia de Fátima Capela de São José (no pé da serra da Meruoca).
Museu Diocesano (rico em arte sacra) localizado no Antigo Palácio Episcopal
*
Ficheiro:Museu do Eclipse-predio.jpg
*
Museu do Eclipse
Créditos da Imagem: Darlanblue / Wikimédia Commons
*
O Museu do Eclipse é uma instituição museológica da cidade de Sobral, no Ceará.
Em comemoração aos oitenta anos da comprovação da Teoria da Relatividade, Sobral inaugurou, no dia 29 de maio de 1999, o Museu do Eclipse.
Totalmente climatizado, ele tem um moderno observatório, filiado à Associação Mundial de Astronomia. Entre os equipamentos de ponta, destaca-se o telescópio mais potente e avançado das regiões norte e nordeste do Brasil.
No Museu do Eclipse, estão em exposição a luneta e as fotos originais utilizadas para comprovar a Teoria de Albert Einstein, além das fotos que registraram a presença da expedição científica em Sobral.
Também pode-se conferir fotos de galáxias e planetas, o primeiro mapa lunar do Brasil e o jornal The New York Times que noticiou a comprovação da Teoria da Relatividade.
Um simulador elétrico de eclipses e réplicas movimentadas do Sistema Solar traduzem, de modo virtual, as experiências das expedições astronômicas.
Construído na Praça do Patrocínio, o Museu do Eclipse está localizado no ponto de onde foi observado o eclipse de 1919.
Sua arquitetura arrojada, com projeto do sobralense Antenor Coelho, tem a forma de duas meias luas.
Elas ficam parcialmente no subsolo, não agredindo o projeto urbanístico da praça.
Para compor o complexo, há ainda um monumento erguido em 1974, em homenagem ao eclipse e um outro construído em 1923, e agora recuperado, marcando os 200 anos de fundação de Sobral.
É um novo atrativo que incrementará o turismo na cidade mais importante da Região Norte do Estado.
*
Parque da Lagoa da Fazenda
Rio Acaraú
Serra da Meruoca
Teatro São João (1880)
*
Ficheiro:Entrada uva.jpg
*
Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA (antigo Seminário Diocesano São José)
Créditos da Imagem:  Aldrato / Wikipédia Commons
*
A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) é uma universidade pública estadual sediada na cidade de Sobral, interior do Ceará. Tendo como objetivo promover o desenvolvimento do ensino superior na região norte do estado, onde age como centro para difusão de conhecimentos, ocupando assim a colocação de segunda maior universidade estadual do Ceará.
Um convênio estabelecido com a UNAVIDA (Universidade Aberta Vida) permite a esta representar a UVA no estado da Paraíba com 7 de seus cursos.
*
Ficheiro:MUSEU ECLIPSE.jpg
*
Vista aérea da Igreja do Patrocínio e Museu do Eclipse.
Créditos da Imagem: Darlanblue / Wikipédia Commons
*
A principal instituição cultural de Sobral é o Teatro São João, fundado em 1880, construído pela Sociedade Cultural União Sobralense que era composta por Domingos Olímpio, Antônio Joaquim Rodrigues Júnior, Barão de Sobral e João Adolfo Ribeiro da Silva.
A Academia Sobralense de Estudos e Letras é outra importante instituição cultural que congrega intelectuais das diversas áreas da cultura humana desde 1922, ano de sua fundação, sendo a segunda mais antiga do Ceará.
A cidade tem três museus.
O Museu do Eclipse, criado em 1999 para fomentar a ciência e o fato de a Teoria da Relatividade ter sido confirmado naquele lugar na cidade.
 O Museu Dom José é um dos mais importantes do Ceará por abrigar vasta coleção de objetos da cultura e sociedade dessa região do estado.
O Museu Madi é o mais recente com obras de artistas plásticos modernos e contemporâneos.
A Casa da Cultura é outro espaço de fomento das artes e cultura da cidade objetivando a revitalização do patrimônio histórico-cultural.
 Nela constam uma biblioteca virtual, oficinas de arte e sala de cinema.
 O prédio que abriga a Casa de Cultura era o antigo solar dos Figueiredo.
A Biblioteca Municipal Lustosa da Costa é outro espaço de desenvolvimento nas áreas de cultura e educação.
O acervo inicial de quinze mil volumes entre grandes escritores regionais, nacionais e internacionais, sendo distribuídos nos setores: Infantil, Braille e Acervo Geral.
No local também funciona um Cybercafé para acesso à pesquisa através da Internet.
 Na Biblioteca funciona também um setor de Referência do Professor, com apoio didático efetivo, onde são atendidos professores da rede municipal.
*
Ficheiro:Sobral-centro-linguas.jpg
*
Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras.
Créditos da Imagem : Rsabbatini / Wikimédia Commons
*
O Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras surgiu da reforma feita no prédio do antigo "Palace Club" que por iniciativa da prefeitura foi transformado em instituição educacional e cultural.
No dia 28 de janeiro de 2000 foi inaugurado o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras.
Acolhe cerca de três mil alunos que são instruídos em 5 salas destinadas ao ensino de línguas estrangeiras (quatro de inglês e uma de espanhol), em dois laboratórios de informática com capacidade para 28 computadores ligados à Internet e em três laboratórios com equipamentos de última geração, para procedimentos experimentais nas áreas de física, química e biologia.
Conta também com uma biblioteca, espaço destinado à leitura independente, além de empréstimos de livros didáticos das áreas de línguas estrangeiras (inglês e espanhol), informática e ciências.
O principal espaço de festas e eventos de Sobral é o Centro de Convenções Inácio Gomes Parente que conta com uma perfeita infra-estrutura para a realização de feiras, congressos, seminários, simpósios, exposições, convenções e outros tipos de eventos.
 É um espaço aberto aos promotores de eventos e empresários, com beleza e funcionalidade, conta com cinco salas com os seguintes nomes e capacidades; Salão Europa (Sala de treinamento com área de 37,5m² e capacidade para 50 pessoas), Salão Ganimedes (Sala de treinamento com área de 65 m² e capacidade para 50 pessoas), Salão Vênus (Salão para exposições artísticas, mostras de artesanato, coquetéis de recepção, apresentações artísticas etc. com área de 468 m² e capacidade para 500 pessoas), Salão Saturno (Mini-auditório com área de 320 m² e capacidade para trezentas pessoas), Salão Marte (Salão para exposições, feiras e mostras com área de 2.000 m² e capacidade para 150 estandes de 9 m²).
Há ainda a Casa da Cultura e a Biblioteca Municipal Lustosa da Costa.
*
Eventos
Os principais eventos culturais de Sobral são:
Festa da Padroeira: Nossa Senhora da Conceição(08 de dezembro)
Festa de São Francisco(Outubro)
Carnabral
Rejubilar
Vem Louvar
Cavalgada de São José do Torto, A maior do Ceará e a segunda maior do Nordeste.
Exposição Agropecuária Exponorte
Fenaiva
FAMS - Festival de Animes e Mangás Sobralense
Festival de Quadrilhas
Exposição de Moda Sobral
Aniversário da Cidade
Exposição de Carros
Shows e Apresentações Públicas
Festival de Cinema Nacional promovido pela Casa da Cultura
Festival de Teatro
Chegada do Papai Noel
Desfile de Escolas de Samba do Carnaval de Sobral
Desfile do Bloco dos Sujos (Bloco Típico do Carnaval)
Calouradas do Derby Club
Amostra de Ciência e Tecnologia UVA/Centec/UFC/Prefeitura Municipal de Sobral
1º de Maio dia do trabalhador Sindicato dos Calçadistas
*
Ficheiro:Derby Clube Sobralense-platéia 1917.jpg
*
Plateia do Derby alagada pela cheia de 1917 do Rio Acaraú no local onde funcionou desde a inauguração até 1955.
Derby Clube Sobralense - clube de hipismo e atividades sociais da cidade fundado em 1871 sendo um dos clubes mais antigos do Nordeste do Brasil.
Créditos da Imagem :  Wikimédia Commons
*
Esporte
*
Guarany Sporting Club - Agremiação Esportiva que representa a cidade de Sobral no campeonato cearense de futebol. Foi fundado em 2 de julho de 1938, só que em alguns anos deixou de existir.
 A equipe foi refundada no ano de 1974 por grupo de jovens que atuavam no time, amador, dos Anjos. Alguns dos integrantes eram Sebastião Albuquerque, Chagas Neto (Tindim,) Maximino Barreto, Decy Vasconcelos, Valdenir Coelho, entre outros. Seu uniforme é camisa com listras horizontais vermelhas e pretas, calção branco e meias listradas de vermelho e preto. Seu mascote é o Cacique do Vale. O Guarany de Sobral é o primeiro clube cearense a conquistar um título de uma competição nacional.
Sobral Esporte Clube-
É um time da cidade de Sobral (Ceará). A equipe irá estrear em 2011 na 3ª divisão do Campeonato Cearense. Suas cores são Vermelho, amarelo e branco, isto é, as cores de cidade. Mandará suas partidas no Estádio do Junco, fundado no dia 26 de maio de 2010.
Estádio Plácido Aderaldo Castelo - Conhecido como Estádio do Junco ou Juncão, devido se localizar no bairro que leva o mesmo nome. Possui capacidade para 15 mil torcedores, e foi reformado na administração do então prefeito e atual governador do estado do Ceará, Cid Gomes.
Ginásio Esportivo Dr. Plínio- com capacidade para 8 mil torcedores, construído pela administração do ex-governador Ciro Gomes, em 1992.
*
Paróquias e Igrejas
Igreja da Sé (1783, matriz de Nossa Senhora da Conceição)
Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio
Paróquia da Ressurreição
Paróquia de Fátima
Paróquia de São Paulo Apóstolo (Idealizada por Monsenhor Sabino Guimarães Loyola, a antiga capela São Paulo Apóstolo, hoje Paróquia (Igreja Matriz), foi construída entre os anos de 1989/1990 e ainda em construção, a 1º de julho de 1990, foi ali celebrada a 1ª missa.)
Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (Bairro da Expectativa)
Paróquia de Santo Antonio (Distrito de Aracatiaçu)
Paróquia de Santa Terezinha (Distrito de Jaibaras)
Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Distrito de Taperuaba)
Ermida de São José (construída através de um projeto da Diocese de Sobral, comandado pelo Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo da paróquia do Cristo Ressuscitado em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Situada na localidade de Curral das Pedras, no pé da Serra da Meruoca, foi benta no dia 21 de dezembro de 2004.)
Dos Pretinhos de Nossa Senhora do Rosário (construída por escravos)
Capela São Pedro (Capela feita em pequenas dimensões, aproximadamente 5 x 10 m, construída em estilo colonial. Fundada no dia 29 de junho de 1947, é obra do Sr. Pedro Mendes Carneiro (in memorian), antigo dono e morador da fazenda Cachoeira, lugar este, onde residiu por muitos anos habitando uma casa grande e amarela, que foi destruída, era localizada ao lado da capela.)
Capela Sagrado Coração de Jesus(Situada na localidade de Boqueirão a 15 km da sede do município de Sobral)
Menino Deus (erguida por duas irmãs carmelitas no começo do século XIX)
Nossa Senhora das Dores
São José (do Sumaré)
São Francisco
Santo Expedito (no Alto do Cristo)
Igreja da Mãe Rainha(no antigo Morro do Urubu)
Igreja do Espírito Santo (Cohab III)
Assembléia de Deus
Igreja de Deus
Igreja Batista de Sobral
1º Igreja Batista
Igreja Presbiteriana
*
Fonte de Pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia