sábado, 11 de dezembro de 2010

Sinop

Ficheiro:Catedral de Sinop.jpg
Sinop é um município brasileiro do Estado de Mato Grosso. Sua denominação deriva-se do acrônimo de Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná, nome da empresa responsável pela colonização do norte de Mato Grosso.
"Capital do Nortão"
Vista da cidade de Sinop 
História
A ocupação da área onde hoje está localizada a cidade de Sinop teve início no ano de 1972, quando então a Colonizadora Sinop S/A adquiriu aproximadamente quinhentos mil hectares de terra, a 500 km ao norte da BR-163 (trecho Cuiabá-Santarém).
A execução do projeto deu-se por cerca de quatrocentos homens, e máquinas, que atravessaram o rio Verde e abriram as primeiras picadas na selva. A colonização inicialmente se deu por paranaenses, mas logo, num "fenômeno de explosão populacional", se estendeu aos brasileiros de todas as regiões do País.
Na região foram implantadas quatro cidades: Sinop, Vera, Santa Carmem e Cláudia; bem como, mil e quatrocentos quilômetros de estradas vicinais, campos experimentais, centro comunitários, escolas e infra-estrutura de apoio aos novos habitantes.
Vista noturna da cidade de Sinop.
As primeiras ruas de Sinop foram abertas em maio de 1972, e apenas dois anos depois, em 14 de setembro de 1974, foi oficializada a data de sua fundação.
Em 24 de julho de 1976 Sinop foi elevada à categoria de Distrito do Município de Chapada dos Guimarães, pelo o então governador José Garcia Neto. 
Em 17 de dezembro de 1979 Sinop foi elevada à categoria de Município, pelo governador Frederico Campos.
Parque Florestal na cidade de Sinop tem áreas de lazer e preservação.
Saúde
Sinop conta com boa infra-estrutura na área de saúde. O município possui três hospitais e um pronto atendimento. Na cidade está instalado a única Ala de Oncologia da região norte do Estado, com vinte leitos.
Áreas de lazer e preservação no Parque Florestal da cidade de Sinop.
Economia
A principal atividade econômica é a prestação de serviços, com grande destaque também para o setor pecuário (bovinos e suínos), cultivo de algodão e cereais (soja, milho e arroz) e indústria madeireira. Sinop conta ainda com mais de dez mil empresas e mil e quatrocentas indústrias.
Áreas de lazer e preservação no Parque Florestal da cidade de Sinop.
Educação e Cultura
Em Sinop existem diversas escolas de ensino básico e médio. O município é também conhecido por ser uma cidade universitária, pois possui diversas instituições de ensino superior, tais como:
Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.
Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT.
Universidade de Cuiabá - UNIC.
Faculdades de Sinop - FASIP.
Faculdade Cenecista (CNEC - Campanha Nacional de Escolas da Comunidade) de Sinop.
O município possui também:
Biblioteca Pública;
Casa da Cultura;
Centro de Eventos Dante de Oliveira, com anfiteatro para setecentas pessoas, centro expositivo e dois pavilhões para simpósios ou outras solenidades.
Ficheiro:Gigantão.jpg
Estádio Municipal Massami Uriu.
Urbanismo
Sinop é uma cidade planejada, observando critérios urbanísticos modernos, com traçado regular e quadras interligadas por mais de quatrocentos quilômetros de ruas e avenidas. E possui 27,00m² de área verde por habitante (a ONU recomenda um mínimo de 12,00m²/habitante).
As áreas residenciais são limitadas por avenidas de até cinquenta metros de largura, com calçadas de até sete metros. As ruas têm vinte metros de largura, com calçadas de cinco metros. Existem praças, reservas naturais e áreas de lazer. As avenidas e ruas levam nomes de árvores e flores, como Acácias, Sibipirunas, Jequitibás, Tarumãs, Palmeiras, Orquídeas, Avencas, Azaléias, Lírios e Violetas.
Praia do Cortado - Festival de Praia 
Esportes e Lazer
O município é banhado pelo Rio Teles Pires, afluente do Rio Tapajós, que deságua no Rio Amazonas. O Teles Pires permite diversificadas atividades esportivas, tais como: pesca amadora e esportiva, canoagem, rafting, dentre outras. Nesse rio também se encontra a conhecida Praia do Cortado.
Na parte urbana encontra-se o Parque Ecológico, situado no Jardim das Primavera.
Praia do Cortado - Festival de Praia 
Ver também
Usina Hidrelétrica Teles Pires
Complexo Teles Pires
A cidade possui o Estádio Municipal Massami Uriu, Gigante do Norte, popularmente conhecido como “Gigantão”, que está estruturado para receber dez mil pessoas. Nesse local já ocorreram partidas de grandes times como Santos e São Paulo.
Ver também
Associação Atlética Sinop
Sinop Futebol Clube
Sinop também é sede dos Jogos Olímpicos de Sinop, com várias modalidades esportivas entre estudantes.
Ficheiro:Aeroporto Sinop.jpg
Aeroporto de Sinop.
Transportes
Por via terrestre o acesso ao município é feito pela rodovia BR-163, que no perímetro urbano está duplicada. Oito empresas fazem o transporte intermunicipal e uma atua no transporte coletivo urbano.
Por via aérea o acesso ao município é realizado pelo Aeroporto de Sinop. O aeroporto está localizado à 13,4 km do centro da cidade, e conta com balizamento noturno desde maio de 2008; tendo uma pista com mil e seiscentos metros de extensão.
 Festival de Pesca no Rio Teles Pires em Sinop
Fonte de pesquisa:
Imagens todos os créditos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia