sábado, 28 de janeiro de 2012

Cachoeira dos Índios (Paraíba)

Ficheiro:Cachoeira dos Índios-PB, Brasil.PNG
*
Município de Cachoeira dos Índios
Entrada da cidade
Créditos da Imagem : Wikimédia Commons
*
Cachoeira dos Índios é um município brasileiro no extremo oeste do estado da Paraíba, localizado na microrregião de Cajazeiras. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população foi contada em 9 546 habitantes.Área territorial de 173 km².
*
História
*
A ocupação das terras que deram origem ao município remonta a 1905, com a compra de uma propriedade por Manoel Cândido, que ali se estabeleceu com sua esposa Maria Madalena Cândido. 
A partir daí outras famílias iniciaram o povoamento do local, inicialmente chamado de Catingueira.
 Em 1920 foi eleita a primeira capela, com doações de D. Maria Madalena .
O distrito foi criado com a denominação de Cachoeira dos Índios, por ato anterior a 02-03-1938 e pelo decreto estadual nº 29, de 22-11-1939.Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Cachoeira do Índios figura no município de Cajazeiras. O município com a denominação de Cachoeira dos Índios foi criado pela lei estadual, de 26-11-1961, desmembrado de Cajazeiras, instalado em 30-12-1961. 
Em 1964, foram criados os distritos de Balanças, Fátima e São José de Marimbas e anexados ao município.
 Assim, atualmente o município é constituído destes três distritos e mais o distrito-sede .
*
Geografia
*
Cachoeira dos Índios situa-se na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja.
A vegetação é a caatinga xerofítica, com presença de cactáceas, arbustos e arvores de pequeno a médio porte.
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. As temperaturas são elevadas durante o dia, e amenas à noite, variando entre 23 a 30º C. O regime pluviométrico é irregular com média anual de 913,2 mm/ano, com mínimas e máximas variando entre 354,0 e 1720,4 mm/ano respectivamente.
Cachoeira dos Índios está nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, sub-bacia do Rio do Peixe. Os principais cursos d’ água são os riachos do Cipó, da Serra, da Ipueira, do Meio, Cachoeira da Vaca, da Taboca, das Marimbas e o córrego do Serrote, todos de regime intermitente.
*
Fonte de Pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia