quinta-feira, 24 de março de 2011

Caarapó (Mato Grosso do Sul)

Ficheiro:Caarapó.jpg
Trevo de Caarapó

Caarapó é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul.
*
Praça Central
Praça Central.
Foto Créditos: Dilermano Alves - DRT 625 MS
*
História
Foi ocupada por gaúchos que se dedicaram inicialmente à criação de gado e extração de erva-mate.
Inicialmente chamada de Santa Luzia, onde é atualmente o município de Juti, a principio o local de parada, onde os carreteiros que transportavam a erva mate pernoitavam e descansavam seus cavalos. 
Manuel Benítez e Nazário de León fundaram o povoado e o município foi emancipado politicamente pela lei 1.195 de 20 de dezembro de 1958; sua colonização se intensificou a partir dos anos 50 e 60, com a implantação da cafeicultura, tendo como importante figura, o italiano Geremia Lunardelli, chamado “o Rei do Café”, que comprava grandes propriedades, dividia em pequenos sítios e os vendia aos paulistas plantadores de café. Na década de 70, houve uma extensa exploração madeireira, que por uso indiscriminado e falta de controle ambiental, pôs fim a essa importante riqueza natural.
Atualmente Caarapó encontra-se em um novo ciclo de desenvolvimento com a chegada de novas industrias ligadas a produção de álcool e açúcar, além do biodiesel; impulsionando a chegada de novos moradores ao município.
*
Sede da Fazenda Campanário
Sede da Fazenda Campanário
Foto créditos:  Dilermano Alves - DRT 625 MS
*
População
Caarapó conta atualmente conforme dados do IBGE de 2010 com 25.763 habitantes tendo um aumento de 17% nesse novo período, porém acredita-se que estes dados ja estejam sendo constantemente aumentando pelo grande fluxo de entrada principalmente de trabalhadores que estão em busca de uma nova oportunidade de emprego na construção das industrias.
*
Praça
Praça
Foto créditos:  Dilermano Alves - DRT 625 MS
*
Turismo
O Balneário Municipal Ayrton Senna atrai diversos turistas todos os finais de semana, provenientes principalmente das cidades vizinhas. 
A Praça Central Mário Martines Ribeiro se tornou uma atração.
Temos também o turismo rural, onde inclui o Rio Piratini e a reserva indígena Te'Yikuê, localizada a 15 km da sede do município.
*
Cidade na década de 80
Cidade na década de 80
Foto créditos:  Dilermano Alves - DRT 625 MS
*
Moradores
Pessoas que tiveram participação importante na cidade, tanto em sua construção, como na vida pública ou em sociedade civil.
Mario Martinez Ribeiro (ex-prefeito); Nilson Lima (ex-deputado e ex prefeito); Arthur Prado (ex-prefeito); Armando Campo Belo (primeiro prefeito); João Nakayama (ex prefeito); Dr. Quinto di Domenico (ex- prefeito); Guaracy Boschilia (ex prefeito); Mateus Palma de Farias (prefeito); Jair Franco de Carvalho (um dos primeiros advogados e ex-presidente da camara); Mario Duran Leitão (ex presidente do hospital, ex-vereador, ex-vice-prefeito, um dos fundadores do Rotary Club); Joaquin Lins (ex presidente da Camara e fundador do AEC); Ramão Vargas de Oliveira (professor, um dos fundadores do Rotary Club); Jary de Carvalho Maciel; Frei Mateus (Pároco e Fundador do Hospital São Mateus); Miguel Vasconcelos (ex delegado); Albino Franco (Cristalina); Francisco Biagi (Cristalina); Zé Cearense (vereador por Nova América); Aureliano Severo Lins (empresário); Sussumo Kanomata (empresário); Dr. José Goulart Quirino (primeiro Juiz do município); Eleodoro Cassaro; Garcia Kemparks de Andrade (ex-presidente da Camara e um dos fundadores do Ratory Club); José Carlos Fagundes (ex-vereador); Luci Chaves; Dr. Gustavo (médico); Dr. Penteado (médico); Dr. Mariano (médico); Dr. Décio (médico e candidato a prefeito); Silvio Nakayama ; Jean Alves Rabelo (primeiro presidente do CEMA); Getulio Pando Alves ; Dr. João Glauco Alencar Arrais (um dos fundadores e primeiro presidente da OAB); Alceu José Leonel; Calu (personagem folclórico); Buga Elena (personagem folclórica); Antonio Bastos (Nova América); Narciso Menezes (professor); Candido Lemes (ex delgado); Moacir Franco de Carvalho (professor); Adelcio Mengatti (ex vice-prefeito); Nelson Leão (um dos fundadores do Rotary Club); Maria de Lourdes Severo Lins (fundadora da APAE, Antonio Peron, produtor rural, vereador por 04 mandatos; Paulo Yonekura (in memorian), um dos primeiros moradores de Caarapó, que foi comerciante e produtor rural; Afonso (Personagem Folclórico); André Guenzo Nagima (Chefe da Secretária de Fazenda de Caarapó).
*
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal de Caarapó
Foto créditos:  Dilermano Alves - DRT 625 MS
*
Bancos
Banco do Brasil
Banco Sicredi
Banco Bradesco
HSBC
*
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal de Caarapó
Foto créditos:  Dilermano Alves - DRT 625 MS
*
Escolas
Escola Estadual Prof. Joaquim Alfredo Soares Vianna
Escola Estadual Arcenio Rojas
Escola Municipal Candido Lemes dos Santos
Escola Municipal Moacir Franco de Carvalho
Escola Municipal Indígena Ñandejara-Pólo
Escola Estadual Padre José de Anchieta
Escola Estadual Frei João Damaceno
Escola Estadual Ivy Poty
Escola Municipal Rui Barbosa
Escola Estadual Tenente Aviador Antonio João
Escola Estadual Cleuza Aparecida Vargas Galhardo
Escola São Vicente
Centro Municipal de Educação Infantil Prof Júlio Ushigima
Centro Municipal de Educação Infantil Armando Campos Belo
Centro Municipal de Educação Infantil Dona China
Centro Municipal de Educação Infantil Rita Tereza de Araujo - Pólo
*
Fonte de Pesquisa:
Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia