quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Timon

Ficheiro:Entrada Timon.jpg
Timon (antiga Flores) é o terceiro município mais populoso do estado brasileiro do Maranhão. Sua população é de 150.635 mil habitantes segundo estimativa do IBGE em 2009. É também o quarto maior município em economia. Está conurbado à capital do estado vizinho, Teresina, fazendo parte da Grande Teresina.
*
História
A ocupação de Timon começou com o estabelecimento das comunicações entre a Vila da Mocha, hoje Oeiras, no Piauí, e Aldeias Altas, hoje Caxias, no Maranhão, ainda no século XVIII. A passagem de Santo Antonio como se chamava o ponto de travessia no rio Parnaíba, situava-se a montante de Timon, distante 13 km da sede. Até 1779, era o único aglomerado humano existente, inserido no traçado da estrada real que ligava os dois estados. Com a instalação de Teresina, em meados do século XIX, ganhou importância o porto de São José do Parnaíba (mais tarde das Cajazeiras), por situar-se privilegiadamente defronte a nova capital do Piauí. Foi então que, fazendeiros de diversas regiões e aventureiros vindos com os jesuítas que colonizaram as Aldeias Altas (MA), estabeleceram-se ao longo de uma outra estrada, aberta para ligar Teresina àquele povoado maranhense.
Em 1855, o presidente da Província do Maranhão, Eduardo Olímpio, promulgou uma lei elevando o povoado `a categoria de vila, que passou a chamar-se São José do Parnaíba. Em 1863 em atendimento à solicitação dos conselheiros da Vil de Matões, foi revogada a lei anterior. No ano seguinte, novamente na condição de povoado, passou a ser chamado São José das Cajazeiras.
Proclamada a República, em 1889, o primeiro governador do estado do Maranhão sancionou, a 22 de dezembro de 1890, a lei que eleva o povoado de São José das Cajazeiras à categoria de vila com o nome de Flores.
Em 10 de abril de 1924, foi elevada à categoria de cidade, mantendo o nome de Flores, através da Lei nº 1.139, assinada pelo governador Godofredo Mendes Viana.
Em 1943, por exigência do IBGE que não admitia duas cidades homônimas – já havia Flores no Rio Grande do Sul- o Governador Paulo Ramos editou o Decreto-Lei nº 820, mudando o nome para Timon, numa homenagem ao intelectual maranhense João Lisboa, que deixou uma obra com o título “ Jornal de Timon”.

Ponto José Sarney
*
Geografia
Situada na margem esquerda do Rio Parnaíba, tendo como divisa leste, do lado do estado do Piauí, a cidade de Teresina, faz parte da Grande Teresina. A sede do município de Timon localiza-se a 5º5’ de latitude sul e 42º50’ de longitude oeste, estando 69kmacima do nível do mar, distante 426 km de São Luís por rodovia e, em linha reta, apenas 322 km.
O município esta situado na microrregião geográfica do Itapecuru, à margem esquerda do ria Parnaíba, limitando-se ao leste com Teresina capital do Piauí ao norte e ao oeste com o município de Caxias, e ao sul com o município de Matões.
Foi a segunda cidade do Nordeste a possuir uma usina de reciclagem. A cidade possui um comércio pouco desenvolvido devido a proximidade do centro comercial da cidade vizinha, Teresina, capital do Piauí. No entanto, Timon tem passado por um processo de expansão da área urbana e do comércio, sobretudo ao longo da Rodovia BR-316, que corta a cidade no sentido norte-sul. Timon passou recentemente a ser o terceiro município em população do estado, superando Caxias. É o 169º no país, em contingente populacional, e o quinto em arrecadação de ICMS no estado.
Ressalta-se que Timon está inserido no projeto “Grande Teresina”, como o segundo maior município, tornando-se assim um ponto estratégico para o desenvolvimento dessa região.
*
Clima
Timon possui um clima quente o ano inteiro, com a temperatura média variando pouco no ano inteiro, onde podem as vezes superar os 40°C, e a mínima raramente é inferior a 20°C. Até mesmo o mês mais frio da cidade (fevereiro), tem uma temperatura anual alta: máxima de 32°C e mínima de 22°C. O mês mais quente é outubro e a temperatura média é de 37°C ao dia e 23°C à noite(às vezes de manhã).
A chuva influencia muito na temperatura da cidade, os meses mais frios (dezembro-abril) são os mais chuvosos, assim, a umidade na cidade e a água fria diminuem a temperatura, então nesses meses a temperatura vai ser mais baixa. Dentre esses meses, o mais chuvoso é abril, chove cerca de inacreditáveis 287 mm. O período mais seco (junho-setembro), possui temperaturas mais elevadas. O mês mais seco é agosto, chove cerca de somente 13 mm.
Uma peculiar característica das chuvas da cidade é por serem rápidas (normalmente não ultrapassam os 30 minutos) e bastante fortes (grande força da água e ventos). A incidência de raios também é muito comum.
*

Ponte José Sarney
Zé Pereira
O Zé Pereira é a Tradicional festa de carnaval que conta com três blocos,Gaiola das loucas,D'pileque E Love.Durantes os dias passam pela avenida Piauí, à beira do Rio Parnaíba, grandes nomes da música. O Zé Pereira de Timon é um evento que traz uma grande geração de renda tanto para município quanto para as famílias carentes que vêem no evento uma possibilidade de acrescentar a renda familiar.O Zé pereira É uma Da Melhor festa Da Região.Uma das poucas micaretas do Brasil que ainda proporciona o encontro de trios durante o percurso.Um evento nos mesmos moldes do carnaval baiano. Dois Maravlhosos Dias.Fora A Sexta Altenativa, Os Blocos Se Reúnem Para Cotratar Varias‎ Atrações.com 2 atrações nacionais por dia, trios elétricos, abadás, camarotes, seguranças particulares, polícias Civil e Militar e tudo mais que tem direito um grande evento já consagrado nessa área.o Zé Pereira de Timon é sinônimo de segurança e alegria, os turistas de todo o país começam a contagem regressiva para um dos eventos mais esperados do ano. A cada edição, o Zé Pereira de Timon ganha maior proporção. Neste Zé Pereira, a projeção é de se levar para a Avenida Piauí uma grande multidão de foliões em um clima de muita agitação, alegria e paz.
Todos os blocos mantém a tradição de participar todos os anos do Zé Pereira, e está com tudo pronto para a alegria dos foliões. Cheio de atrações nacionais irão animar Milhares De Pessoas Por Dia.O Zé pereira promete balançar o que é considerado uma das maiores festas carnavalescas do meio norte do Brasil. O evento que acontecer todos os anos pretende levar cerca de cem mil foliões para a Av. Piauí em cada dia. Com uma estrutura de 80 camarotes, os turistas poderão aproveitar os dois dias de eventos com muita segurança.“Estam formando uma equipe de 300 seguranças particulares, além de 90 policiais militares para dar tranquilidade aos foliões. Teremos também uma ambulâncias para atender pequenos imprevistos que possa acontecer”.

Ponte José Sarney
*
Universidades
Faculdade São José - FSJ - É tida como uma faculdade de prestígio dentro da cidade de Timon.Suas turmas de Direito são em média formadas por quase que 70% de teresinenses.Oferece também curso de Administração e de Ciências Contábeis.
Centro de Estudos Superiores de Timon - CESTI/UEMA - Oferece cursos de pedagogia, letras e administração. O centro também oferece cursos a distância através do programa "UEMA NET".
Instituto de Ensino Superior Múltiplo - IESM - Oferece cursos de: Pedagogia, letras, Ciências Contábeis, Línguas - Portuguesa e Inglesa, Enfermagem, Educação Física e destaca-se por ser a única faculdade do leste maranhense a oferecer o curso de Zootecnia.

Ponte José Sarney
*
Economia
O município de Timon ainda possui uma economia voltada basicamente para os pequenos negócios, para o setor informal e para a agricultura de subsistência.O setor do comércio e serviços é o que mais cresce e já representa 60% da economia do município, passando inclusive a recentemente apresentar a sua população lojas de reconhecimento nacional como: Lojas Insinuante; Multi Cred Empréstimos e Financiamentos, Farmácias Big ben; Farmácias Pague Menos; Armazém Paraíba; Comercial Barroso, Lojas Maia, Gabriella, Infoart's Soluções e Serviços; entre outros. A maioria da população economicamente ativa(55%) trabalha em Teresina, que fica na outra margem do rio Parnaíba.
O comércio e a prestação de serviços são as principais atividades geradoras de receita do município.
No setor industrial destacam –se principalmente a indústria ceramista e de movelaria.
O turismo e a agricultura, são atividades com grande potencial de desenvolvimento.
Destaque na agricultura é a visão empresarial da Cropterra, concessionária da marca John Deere, empresa norte-americana de maquinas agrícolas, que a pouco inaugurou suas instalações no município.

Ponte José Sarney
*
Mobilidade acessibilidade
A Ponte João Luiz Ferreira, (mais conhecida como Ponte Metálica), é um dos símbolos e talvez o mais conhecido cartão-postal de Teresina. Foi a primeira ponte construída sobre o Rio Parnaíba, inaugurada em 2 de dezembro de 1939, após 17 anos do início da obra, ligando Teresina a Timon. Projetada pelo engenheiro alemão Germano Franz, consumiu 702 toneladas de ferro em sua construção. Sua conclusão permitiu o estabelecimento da linha férrea entre Teresina e São Luís, conectando por trem as Capitais do Piauí e do Maranhão. Foi declarada Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN em setembro de 2008.
A Ponte José Sarney (mais conhecida como Ponte da Amizade) é a mais nova comunicação entre Teresina e Timon, inaugurada em 2002. Construção moderna, de duas pistas, em concreto e aço, produz um contraste interessante com a Ponte Metálica, sua vizinha mais antiga. Um efeito colateral de sua conclusão foi o virtual desaparecimento do transporte fluvial entre as duas cidades, feito durante décadas por pequenos barcos a motor.
A Ponte Engenheiro Antônio Noronha (mais conhecida como Ponte Nova),Fica sob o Rio Parnaíba, BR 316,Ela é usada geramente para caminhões,carretas etc.mais algumas pessoas usa para conectar ao bairro da tabuleta,para viajar pegar as cidades ex:fortaleza,rio de janeiro,recife,maceio e varias outras.mais ela esta bem localizada pertos dos postos fiscais do maranhão e o piauí.ela foi construída para a posse da br 316,para não intefirir na passagens das pontes das cidades e entrar nos centros das cidades cheio de cargas.

Ponte José Sarney
*
Cultura
A cidade de Timon conta com vários segmentos artísticos, associações de cunho culturais e um número muito grande de artistas na literatura, na música, nas artes plásticas, na dança e no teatro. Neste último segmento, nos últimos anos houve um progresso notável. O Grupo Proposta de Teatro (criado em 1990), por exemplo, recentemente participou do ENTEPOLA - Encontro de Teatro Popular Latino Americano, que aconteceu em Colatina-ES e contou com a participação de grupos da Espanha, da Argentina e de vários Estados do Brasil, sendo o Grupo Proposta de Teatro o único do Maranhão a participar do evento, com apenas três grupos do Nordeste.
Fonte de pesquisa:

Um comentário:

  1. OLá amiga! Eu nao conhecia este blog!
    Como tambem nunca ouvi falar da cidade e isso foi bom, porque assim acabei conhecendo um pouco mais sobre este país que vivemos e é enorme.

    Agora... o nome da ponte... será que ele pagou, comprou... o título da ponte?! Ele que pensa que faz ligação de uma coisa para outra... a não ser na politica! kkkkkkk

    ResponderExcluir

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia