sábado, 20 de novembro de 2010

Maringá

Maringá é um município brasileiro do noroeste e interior do estado do Paraná. É uma cidade média-grande planejada e de urbanização recente, sendo a terceira maior do estado em população. Destaca-se pela qualidade de vida e por ser um importante entroncamento rodoviário regional. A cidade é uma das mais arborizadas do país.
"Cidade-canção"
"Cidade verde""
Ficheiro:Green city21.jpg
Fonte da Catedral.
História
Planejada pela empresa Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná, em 1947, Maringá foi elevada à categoria de município em 1951, desmembrando-se de Mandaguari. Com traçado urbanístico inicialmente planejado e modernista, seguindo o princípio de Ebenezer Howard de Cidade Jardim, sofreu crescimento acelerado nas décadas seguintes, dando origem a núcleos periféricos como Sarandi e Paiçandu. Ainda assim, o município mantém índices de qualidade de vida elevados, preservando no perímetro urbano grandes áreas de mata nativa como o Horto Florestal, o Parque dos Pioneiros (bosque II) e o Parque do Ingá, sendo este último aberto ao público. Inclui ainda fragmentos menores como o Parque do Cinquentenário, ou áreas particulares e uma grande rede de áreas de conservação de fundos de vale.
Segundo a Nova História da MPB - Volume 22, o nome da cidade se deu porque os operários cantavam a música Maringá (de Joubert de Carvalho) noite e dia, durante seus trabalhos. Fato é que, na placa da Rua Joubert de Carvalho, está escrito: "Compositor da música que deu o nome à cidade".
Geografia
Poucos rios cercam a cidade, que tem como principal meio de abastecimento de água o rio Pirapó. A captação de água superficial realizada no rio pirapó corresponde a 88% da água distribuida, sendo os outros 12% provenientes de cinco poços profundos. Até abril de 2010 a cidade possuia 102.162 ligações de água. Seu território encontra-se entre o interflúvio dos rios Pirapó e Ivaí.
Área
Município: 473.064.190 m²
Área Urbana: 128.260.000 m²
Área Rural: 340.864.260 m²
Solo: latossolo Roxo-Distrófico.
Ficheiro:Maringainverno.jpg
Inverno em Maringá.
Clima
O clima é subtropical temperado (chuvas bem distribuídas), onde a temperatura média do mês mais frio é de 11,5°C e temperaturas médias anuais em torno de 20°C.
Por estar situada no Hemisfério Sul, no ponto de afunilamento do extremo sul brasileiro e cortada pela linha do Trópico de Capricórnio, a região de Maringá sofre influência de vários fatores macro-climáticos que originam: migração das massas de ar da zona atlântica, equatorial, tropical e depressão baixa nos meses de verão.
No inverno as infiltrações de massa de ar frio da frente polar são comuns, as geadas ocorrem de duas a três vezes por ano, nessa epóca do ano os termômetros podem chegar perto dos -5°C (Celsius negativos). A cidade é marcada pela geada negra que dizimou a agricultura em 1975.
Temperatura mínima registrada: -4,7°C (1975)
Temperatura máxima registrada: 41,2°C (1985).
Ficheiro:Ipe amarelo uem.jpg
Florada do Ipê Amarelo.
Flora
A cidade, planejada desde o seu nascimento, oferece uma flora invejável. O ano todo é possível observar as suas ruas arborizadas que produz um ar bom de se respirar, mas especialmente na passagem do inverno para a primavera, muitas árvores explodem em flores. Maringá é considerada uma das cidades mais verdes do mundo.
Maringá possui uma das mais altas taxas de concentração de área verde 26,65 m² por habitante, são 90 alqueires de mata nativa em 17 bosques.
O município preserva no perímetro urbano grandes áreas de mata nativa como o Horto Florestal, o Parque dos Pioneiros (bosque II) e o Parque do Ingá, sendo este último aberto ao público.
Ficheiro:DSC08165.JPG
Flor do Ipê Rosa.
 Inclui ainda fragmentos menores como o Parque do Cinquentenário, ou áreas particulares e uma grande rede de áreas de conservação de fundos de vale.
Dentre as árvores que mais caracterizam o perfil do município, estão os Ipês (Tabebuia) que floram principalmente nas cores: Amarelo, Roxo e Branco.
Existem divergências entre a cor do Ipê Roxo, que se apresenta no tom rosado e, por isso, em outras cidades é conhecido como Ipê Rosa.
Tão evidente é a paixão pela árvore que existe um concurso anual de fotografia, capitaneado pela Universidade Estadual de Maringá, que certifica as melhores fotos de ipês.
Ficheiro:Passarela moda maringá.jpg
Passarela da Moda.
Economia
Maringá se destaca hoje pelo setor de comércio e prestação de serviços.
Agricultura
A agricultura continua a ser fundamental para Maringá, apesar de sua importância ter diminuído nos últimos anos. A atividade agrícola diversificou-se, e além do café, hoje se plantam milho, trigo, algodão, rami, feijão, amendoim, arroz, cana-de-açúcar, e principalmente, soja.
Indústria
Dentro dos vários segmentos no setor industrial na cidade de Maringá, temos os de metal-mecânica, agroindústria, vestuário, prestação de serviços e turismo.
O setor industrial não é tão expressivo como a agricultura, mas vem crescendo. O município tem um parque crescente que lida com tecelagem e agroindústria, mas principalmente confecções. Grandes indústrias, como Cocamar, Coca-Cola, Noma, entre outras, fomentam a geração de empregos no município, e até de outras cidades da região. As indústrias metal mecânica atendem todo o território nacional e exportam também para países da América Latina, uma gama muito grande de produtos. Maringá é o polo da moda no sul do país, contando com o maior shopping atacadista da América Latina, o Mercosul. Recentemente, Maringá também esta se destacando no mercado de software, contando com um consolidado APL- Arranjo Produtivo Local no setor.
Setor terciário
Maringá conta com quatro shopping centers: Shopping Avenida Center, Shopping Cidade, Shopping Mandacaru Boulevard e Shopping Maringá Park (antigo Aspen Park Shopping Center).Também está em fase de construção o Shopping Catuaí Maringá, este que será o segundo maior do interior do Paraná (atrás somente do Shopping Catuaí Londrina).
A vocação comercial de Maringá pode ser comprovada pelo dinamismo e pela variedade de artigos oferecidos pelas empresas dos setores de produtos alimentícios, farmacêuticos, vestuários, eletrodomésticos, ferragens, livrarias, restaurantes, lanchonetes. E, por ser um polo atacadista, os preços dos produtos também são competitivos. Estes fatores reunidos atraem consumidores de várias regiões do Paraná, do sudoeste de São Paulo e de algumas cidades do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
As empresas de Maringá atuam em pelo menos sete segmentos do mercado atacadista: alimentos, armarinhos e miudezas, papéis, vidros, tecidos, madeira, auto peças e eletrodomésticos. Isso sem contar as inúmeras indústrias de confecções, que basicamente comercializam a produção no atacado.
O município abriga o Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, entidade de caráter independente e sem fins lucrativos, cujo objetivo é desenvolver a economia regional através do incentivo ao turismo de eventos. Implantado e mantido pelas iniciativas públicas e privadas ligadas ao setor de turismo e eventos, é responsável pelo desenvolvimento planejado do mesmo, incluindo efetivamente a localidade no circuito turístico nacional e internacional.
Ficheiro:Maringabalonismo.jpg
Balonismo em Maringá.
CODEM
O CODEM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá), atualmente em mudança para Conselho de Desenvolvimento Econômico Metropolitano, é um órgão criado por Lei Municipal (4275/96, de 11 de Setembro de 1996), com caráter deliberativo e consultivo e com a finalidade de propor e fazer executar política de desenvolvimento econômico.
É constituído por entidades representativas dos diversos segmentos organizados da sociedade. Sua estrutura conta com uma mesa Diretora, um Plenário e 11 Câmaras Técnicas Setoriais. Entre suas funções, o CODEM tem a atribuição de gerir o FMD (Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico), instituído pela Lei Municipal (4274/96, de 11 de Setembro de 1996).
As atribuições do CODEM são exercidas em parceria com entidade de sociedade civil e poder público, destacando-se a Prefeitura Municipal, a ACIM (Associação Comercial e Industrial de Maringá), o IDR (Instituto para o Desenvolvimento Regional) e a FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).
Essa parceria reflete o grande lema do CODEM que é: "Comunidade e Governo, juntos determinando nosso futuro".
Ficheiro:Muslimmosquemga.jpg
Mesquita Muçulmana.
Demografia
A região de Maringá apresenta grande influência de imigrantes japoneses, devido ao grande número, estes, formaram a ACEMA; Maringá também teve influência de imigrantes italianos e alemães, na qual os alemães também se reuniram e formaram uma associação, a associação teuto-brasileira. Depois outros grupos de imigrantes foram chegando, como os portugueses, poloneses, espanhóis, ucranianos, árabes, judeus, entre outros, formando a nossa atual sociedade.
Distribuição da população residente em Maringá por cor
Brancos: 76,5%
Negros/Pardos: 19,6% ´
Ficheiro:Ucranianosmga.jpg
Grupo de dança Ucraniana de Maringá Verkovena.
Amarelos, Indígenas e outros: 3,9%
Fonte: Observatório social da UFRJ
Religião
Maringá é um município com maioria católica, mas com muitas outras denominações religiosas, como batistas, protestantes, muçulmanos, budistas, espíritas, entre outros. Apesar dos católicos serem a maioria, seu crescimento permanece estagnado, enquanto o número de evangélicos cresceu 2,41%, e o de pessoas que não têm religião caiu 2,03%.
Católicos: 73,72%
Evangélicos: 21,15%
Muçulmanos, budistas, espíritas, ateus e outros: 5,13%.
Ficheiro:Lan cargo arriving at Maringa's airport.jpg
Aeroporto de Maringá.
Rede de esgoto
É a 7ª cidade com melhor saneamento básico do Brasil. Possui 79% de cobertura de esgoto e 81% do esgoto é tratado.
Transporte
Com pouco mais de 330 mil habitantes, a cidade de Maringá possui um trânsito caótico, principalmente ao meio-dia e no fim de tarde.
A prefeitura tenta amenizar o problema com a implantação de mais ônibus nos horários de pico. Entretanto, com o valor da passagem de R$ 2,10 para quem possui o cartão eletrônico Passe Fácil e R$ 2,50 para quem paga a tarifa em dinheiro nos ônibus comuns, Maringá acaba tendo uma das tarifas mais caras do sul do país, se levado em consideração o tempo de viagem e as distâncias percorridas entre os bairros e o centro da cidade. No Expressinho quem utiliza o cartão o preço é de R$ 2,45, em dinheiro é de R$ 3,00. Estes, são fatores que dificultam ainda mais o problema do trânsito e faz com que se crie a cultura nas pessoas de adquirir um veículo em vez de usarem o transporte coletivo. Outra forma que foi adotada para melhorar o transito de Maringá, foi o Sitema Binário, este sistema fez com que as avenidas São Paulo, Herval, Duque de Caxias e Paraná, ficassem com apenas um sentido.
O sistema de transporte de Maringá atualmente é executado apenas por uma empresa, a Transporte Coletivo Cidade Canção, empresa do Grupo Constantino, a qual atua por meio de liminar da justiça e sem a devida licitação, ferindo a Constituição de 1988 e a Lei Federal de Licitações 8.666/93. Todo o sistema é operado de forma radial, ou seja, as linhas têm como destino final o centro da cidade (Terminal Urbano Municipal), havendo até então apenas três linhas que ligam os bairros diretamente.
Ficheiro:Fotoreitoria.jpg
Reitoria da UEM.
Educação
Há uma instituição pública de ensino superior, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma das mais disputadas do estado. Sua sede e campus principal estão situados em Maringá. Em 2009, pelo segundo ano consecutivo, foi considerada a melhor instituição de ensino superior do Paraná, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC. A UEM possui cursos de destaque em todo o âmbito nacional, os quais atraem estudantes de todo o Brasil. O curso mais concorrido é o de Medicina, com a concorrência de 267,4 candidatos por vaga no vestibular. O Campus Sede, com aproximadamente 100 hectares, fica no centro de Maringá, e tem uma população universitária estimada em mais de 18 mil pessoas, sendo 10.046 alunos da graduação, 2.857 mil de pós-graduação, 1.700 de cursos livres, 1.296 professores e 2.414 servidores.
Ficheiro:Cesumar.jpg
Cesumar.
A Universidade Estadual de Maringá é um dos principais centros de ensino universitário e de pesquisa científica do estado. A UEM também tem vários campi regionais espalhados pelas seguintes cidades do estado do Paraná: Umuarama, Cianorte, Goioerê, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte e Porto Rico. Há setores que defendem a federalização da entidade. Em 2009 foi classificada pelo MEC, através do Índice Geral de Cursos (IGC), pela segunda vez consecutiva, como a melhor universidade do Paraná.
O município também conta com diversas instituições privadas de ensino superior, algumas das quais atuando em outros níveis educacionais (indicados entre parênteses): PUC-Maringá, Cesumar (Colégio Objetivo), Faculdade Tecnológica América do Sul (Colégio Anglo Maringá), Uningá, Unifamma, Alvorada (Colégio Regina Mundi), Faculdade Maringá e Faculdade Cidade Verde (Colégio Platão). Já entre as instituições de ensino superior à distância, a melhor, segundo o IGC 2008 do INEP/MEC, é o INSEP (Instituto Superior de Educação do Paraná).
Contando universidades públicas e privadas, o município conta com mais de 40 mil universitários.
Ficheiro:Maringa cathedral byGteramatsu.JPG
A Catedral.
Cultura
O maior festival de música do Sul, o Festival de Música Cidade Canção (Femucic), ocorre no município, reunindo músicos de todo o Brasil.
Maringá conta também com treze salas de cinema, sendo duas delas 3D e um dos maiores e mais modernos teatros do interior do estado do Paraná, o teatro Calil Haddad, além do teatro Marista.
Semanalmente a Secretaria de Cultura disponibiliza concertos e espetáculos de dança gratuitos em teatros locais, como o Teatro Barracão.
Todos os anos uma mostra de cinema, o Fest Cine Maringá ocorre, reunindo centenas de longas e curtas para exibição e premiação.
Ficheiro:O contemplador.jpg
Escultura feita em um tronco de Flamboyant pelo Artista local Marcelo Monteiro.
Ocorre a cada mês de maio, em comemoração às festividades do aniversário do município, uma feira agroindustrial, a "Expoingá". a feira é responsável por trazer a Maringá o que há de novo no setor de tecnologia e maquinário agroindustrial. Outro ponto forte da festa são os rodeios que figuram entre os mais importantes do Brasil. Para completar, durante as noites dos 11 dias de festa são apresentados espetáculos musicais com os principais artistas brasileiros.
No mês de agosto ocorre em Maringá o Festival NipoBrasileiro, que reúne toda a colônia oriental do município, (3º maior concentração de descendentes japoneses no Brasil), na associação ACEMA, o festival tem como objetivo apresentar a população à cultura japonesa muito difundida na região.
Tem como principais pontos turísticos: a Catedral de Maringá (Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória), segundo monumento mais alto da América do Sul e décimo do mundo com 124 metros de altura; o Parque do Ingá, com 47,3 hectares; o Parque das Grevíleas, com 44,6 hectares.
Ficheiro:Maringaskyline.jpg
Panorama da zona Central de Maringá vista da Zona Sul.
Futebol
A cidade de Maringá é apaixonada pelo futebol, atualmente não tem em sua cidade uma forte equipe, as duas equipes que há atualmente na cidade estão na 3ª divisão do Campeonato Paranaense. A equipe do Grêmio de Esportes Maringá é uma das equipes profissionais de futebol de Maringá, a mais tradicional, que conquistou 3 vezes o Paranaense (1963, 1964 e 1977) e foi por 4 vezes vice-campeão do estado, o time que após rebaixamento para a 2ª divisão em 2004 fechou as portas e reabriu-as em 2009, sendo que disputará em 2010 a 3ª divisão, além de estar fazendo diversas peneiras na cidade para encontrar jogadores que possam ainda reforçar a equipe Sub-20 que disputa a 1ª divisão do Paranaense 2010. A outra equipe é o Maringá Iguatemi, equipe rebaixada para a 3ª divisão do Paranaense em 2010 e que deverá enfrentar o Grêmio Maringá na competição, é uma equipe menos tradicional e que não tem muitos torcedores. Tem também o ADAP/Galo Maringá, que atualmente não possui uma equipe profissional de futebol e que atualmente se reserva apenas as categorias de base, este clube foi vice-campeão do Campeonato Paranaense de 2006. O Estádio Willie Davids é um marco no esporte maringaense, atualmente com capacidade para 23.000 torcedores o estádio não é somente utilizado para o futebol, mas também para outras modalidades como o atletismo. O estádio já chegou a ter capacidade para 35.000 torcedores, mas com a instalação de cadeiras e melhorias no conforto, teve sua capacidade reduzida.
Ficheiro:Maringa-com.jpg
Panorama da zona Central de Maringá.
Handebol
O handebol do município tem grande expressão estadual e nacional, representado pela equipe Unimed/UEM/Maringá. Nos naipes masculino e feminino, todas as categorias, sendo elas: infantil, cadete, juventude, juvenil, júnior, adulto e máster. Tem como sua casa o Ginásio Chico Neto.
O CESUMAR/PURITY representa Maringá na Superliga Brasileira de Voleibol, joga no ginásio Chico Neto com capacidade para 7.000 torcedores.
A Associação Maringaense de Handebol, em parceria com a Unimed e Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, possui um projeto social com crianças entre 9 e 12 anos, distribuído em 20 núcleos de treinamento, espalhados pela periferia e em alguns municípios da Região Metropolitana de Maringá. Com o apoio da Unimed, a A.M.H. e o D.E.F., são fornecidos para cada polo, os materiais esportivos, e também os acadêmicos responsáveis, necessários para a prática da modalidade. Maringá possuí atletas na Seleção Brasileira em praticamente todas as categorias.
Softbol
Maringá também apresenta grandes títulos e conquistas pelo softbol. Há mais de vinte anos em Maringá, esses dois esportes trouxeram títulos gloriosos, mas infelizmente, pouco divulgados devido à falta de conhecimento brasileira em relação a esse esporte. O softbol teve como pioneiro o treinador Goro Ogata, que por várias gerações, fez com que o seu time de atletas conseguisse títulos e boas colocações em campeonatos de âmbito nacional e estadual. No Pan de 2007, a cidade de Maringá no softbol teve duas representantes na seleção brasileira: Tathiane Natsue Misawa e Vivian Morimoto.
Abaixo, alguns resultados (mais recentes) de algumas categorias:
2006: Vice-campeã no Campeonato Brasileiro de Softbol - categoria mirim (11 e 12 anos)
2008: Campeã na Taça Brasil de Softbol - categoria juvenil (17 e 18 anos)
Vice-campeã na Taça Brasil de Softbol - categoria infantil (13 e 14 anos).
Ficheiro:Nossa casa.jpg
Campo de Rugby em Maringá
Rugby
No dia 9 de Setembro de 2008, após muitas reuniões, é fundada a Associação Atlética Rugby Maringá (A.A.R.M.), contendo os fundadores: Anselmo Mendes, Guilherme Martins, João Galvão, Marcelo Gimenes Valenzuela, Paulo Davantel, Lucas Vieira, Carlos Eduardo Alves, Gabriel Carolenske, Leonardo Castro e André Bordin. Ainda no ano de 2008, já com a colaboração da Prefeitura Municipal de Maringá, a equipe maringaense disputa um torneio na modalidade Rugby 7’s em Cascavel/PR – modalidade a ser disputada nos próximos jogos panamericanos em Guadalajara e nas olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro – contando, inclusive, com a participação de dois times argentinos e chega a um surpreendente quarto lugar, recebendo o troféu Fair Play e de melhor jogador da competição pela brilhante atuação do atleta Gustavo Albuquerque.
Em 2009 a associação toma mais corpo e busca ainda mais apoio da Administração Pública Maringaense. Recomeça o Campeonato Paranaense de Rubgy com a etapa em Guarapuava e, logo após, em Londrina. Mesmo com boas atuações a equipe não alcança boa colocação. Eis que, na 3ª Etapa do Campeonato Paranaense de Rugby, em Curitiba, o Hawks Rugby Maringá chega na segunda posição, vencendo os jogos contra as fortes equipes de Londrina e Guarapuava e perdendo para a anfitriã Curitiba após uma disputadíssima partida.
Ficheiro:Treino.jpg
Rugby
Com a realização da 4ª Etapa do Campeonato Paranaense de Rugby no dia 27 de junho de 2009 em Maringá, estreitam-se os laços entre a Associação e a Administração Pública, o que possibilita a instalação das traves no campo do Parque Alfredo Nyffeler (conhecido popularmente por “buracão”) e, com isso, a criação do quarto campo oficial de rugby do país.
Hoje a AARM consta com aproximadamente 61 associados, sendo que quase todos são também atletas do Rugby, e, com isso ocarrega o sonho de todos. São sonhos da equipe técnica, dos fundadores, dos atletas. Para realizar esses sonhos a AARM está criando projetos para difundir o Rugby em Maringá e região, dentre estes projetos, existe um projeto social para ensinar o Rugby a crianças e adolescentes carentes.
Masculino
Campeão do 1º Torneio Nacional de Rugby Seven's de MS, realizado em Campo Grande em 2010;
Vice-campeão no 1º Torneio Oeste Paulista de Rugby Seven's, realizado em Presidente Prudente em 2009.
Feminino
Vice-campeão no 1º Torneio Nacional de Rugby Seven's de MS, realizado em Campo Grande em 2010.
Outros Esportes
O CESUMAR/PURITY, equipe de vôlei, representou em 2008 Maringá na Superliga Brasileira de Voleibol, joga no ginásio Chico Neto com capacidade para 7.000 torcedores. Mas atualmente a equipe não está mais na Superliga.
O beisebol é um esporte bastante forte em Maringá, a cidade que possui um grande número de decendentes de japoneses tem bons jogadores e ainda há um clube em que a prática deste esporte é muito comum, a ACEMA.
O tênis também é muito praticado na cidade, há academias somente para a prática do esporte, Academia de Tênis de Maringá (ATM), mas o tênis também é muito praticado em clubes, como Clube Olímpico de Maringá, Country Club de Maringá, Clube Hípico de Maringá, etc.
Ficheiro:Green city16.jpg
Parque do Ingá.
Fonte de pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia