quarta-feira, 25 de abril de 2012

Piraquara (Paraná)

Ficheiro:CentroHistoricoPiraquaraPR.JPG
*
Centro Histórico de Piraquara
Créditos da Imagem: SamirNosteb/ Wikimédia Commons
*
Piraquara é um município da Grande Curitiba, no estado do Paraná, no Brasil. Sua população, segundo a contagem realizada em 2010 pelo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 93 279 habitantes.
Piraquara, com seus mananciais, é área de proteção ambiental e responsável por cinquenta por cento do abastecimento de água da grande Curitiba.
Atualmente, abriga o maior complexo penitenciário do Paraná.
O atual prefeito é Gabriel Jorge Samaha, do Partido Popular Socialista.
 O aniversário da cidade é em 29 de janeiro e seu padroeiro é Senhor Bom Jesus dos Passos.
Piraquara realiza ainda, uma vez por ano, a Festa do Carneiro no Rolete.
*
Etimologia
*
Piraquara, segundo Silveira Bueno, é vocábulo indígena que significa "toca dos peixes".
Do tupi pirá: peixe e kûara, buraco, cova, cavidade, esconderijo.
Outra interpretação traduz como "comedor de peixe", isto é, o pescador.
De pira: peixe; e guara: comedor.
*
História
*
A procura pelo ouro, que enchia as "burras reais" de Portugal, foi principal motivo da intensa movimentação no planalto curitibano, a partir do século XVII. Das minas de ouro do Arraial Grande se originou São José dos Pinhais e mais tarde Piraquara.
No início do século XVIII, o capitão Manoel Picam de Carvalho, mineiro da Vila de Paranaguá, se estabeleceu no planalto e deu início a uma lavra mineradora.
Neste sítio de Manoel Picam foram lançados os fundamentos históricos do atual município de Pirarquara. Em 1731 Picam vendeu a área, que incluía a lavra, roças e criações, capitão Antonio Esteves Freire e dª Isabel da Serra.
O preço negociado foi de 500$000 (quinhentos mil réis).
*
Ficheiro:IgrejaMatrizPiraquara.jpg
*
Igreja de Bom Jesus dos Passos; em 1898 a Baronesa do Cerro Azul doou a imagem do padroeiro.
Créditos da Imagem : SamirNosteb /Wikimédia Commons
*
Nesta época, início de povoamento dos Campos de Curitiba, proliferavam muitas fazendas, que ajudavam-se mutuamente, para superar os problemas inerentes aos padrões da época.
 Registravam-se as propriedades do capitão Manoel Gonçalves Cadeixa, Manoel Cordeiro Cardoso, sargento-mor Manoel do Vale Porto, Manoel Rodrigues Tomaz e do capitão João Rodrigues França.
Na lavra iniciada por Manoel Picam, houve expressiva sucessão de proprietários, mas o progresso efetivo veio somente com a chegada dos trilhos de aço da estrada de ferro, que ligou Curitiba a Paranaguá. Foi um período áureo.
Pela Lei Provincial nº 836, de 9 de dezembro de 1885, foi criada a freguesia de Piraquara, sob a invocação do Senhor Bom Jesus dos Passos.
A freguesia cresceu, se firmou, e para isto contribuiu o fluxo imigratório de 850 italianos e tiroleses em 1878.
Em 10 de janeiro de 1890, pelo Decreto Estadual nº 17, Piraquara eleva-se a categoria de vila, com a denominação de Deodoro, homenagem ao então presidente da República, e sete dias após a nível de município pelo Decreto nº 25.
A instalação oficial se deu no dia 29 de janeiro de 1890, quando foram empossados o chefe do executivo e os camaristas. Em abril de 1929, a denominação Deodoro foi alterada para a tradicional Piraquara, e no dia 31 de março de 1938 recebe foros de cidade.
*
Ficheiro:EstacaoFerroviariaPiraquaraPR.JPG
*
Antiga estação ferroviária.
Créditos da Imagem: SamirNosteb/ Wikimédia Commons
*
Economia
*
A estação de trem, aberta em 1885, fez surgir em seu entorno o povoado: serrarias e engenhos de mate ali se instalaram.
As araucárias, abundantes na região, foram durante muito tempo o principal motivador econômico.
Contudo, na atualidade, o município possui um dos mais baixos IDHs da Grande Curitiba e caracteriza-se como cidade dormitório.
Por situar-se na área de proteção ambiental da Bacia do Rio Iraí, as atividades industriais da cidade possuem inúmeras restrições legais e ambientais, o que acaba limitando o desenvolvimento econômico do município.
Nos últimos anos a cidade tem investido no turismo de aventura e no agroturismo, além de fazer parte da Rota do Pinhão.
*
Ficheiro:ArmazemPiraquaraPR.JPG
*
Antigo armazém de carga da Rede Ferroviária, atualmente é Centro Comercial.
Créditos da Imagem: SamirNosteb/ Wikimédia Commons
*
Órgãos de Comunicação

Piraquara possui quatro jornais locais, além de outros de circulação nacional e estadual que podem ser encontrados.
Os quatro jornais produzidos no próprio município são: Tribuna dos Mananciais (o mais antigo em circulação), o jornal Classideal (que estava sediado em Quatro Barras, mas transferiu-se para Piraquara e circula, principalmente no município), e o Diário de Piraquara (o único diário produzido na cidade e que é disponibilizado em site do mesmo nome, mas que também circula em versão impressa - www.diariodepiraquara.com.br).
Recentemente foram criados os jornais É Notícia, Nascentes do Iguaçú e Folha Seca, todos com circulação no município.
*
Ficheiro:AraucariasPiraquara.jpg
*
Remanescente da mata das araucárias, na entrada da cidade.
Créditos da Imagem: SamirNosteb/ Wikimédia Commons
*
Pontos de interesse
*
Centro Histórico
*
No Centro Histórico de Piraquara é possível conhecer as antigas casas dos operários da estrada de ferro que corta o centro da cidade, além dos antigos prédios como o Armazém, o Casario, a antiga Prefeitura a igreja Matriz.
*
Circuito Trentino
*
A cidade foi o único município paranaense a receber imigrantes do Trento; a Colônia Imperial Santa Maria do Novo Tirol da Boca da Serra foi fundada em 1878, por 59 famílias trentinas.
Neste local é possível conhecer as tradições dos antigos imigrantes, resgatando a cultura e as tradições de tal região, além do intercâmbio tecnológico e o agroturismo.
*
Ficheiro:CentroHistoricoPiraquara.JPG
*
Restaurante Obra Prima - construção de 1923.
Créditos da Imagem: SamirNosteb/ Wikimédia Commons
*
Festa do Carneiro no Rolete
*
Evento que ocorre na Colônia Santa Maria do Novo Tirol, o almoço oferece pratos típicos como paleta, linguiça, risoto e sanduíche com hambúrguer de carne de carneiro.
 À tarde é oferecido café colonial. 
Uma missa na Igreja Nossa Senhora da Assunção também faz parte da festa além de shows com músicos locais e feira de produtos como queijo, linguiça, vinho, mel, conservas, geléias e sucos.
*
Baile do Pato
Esta casa de baile foi criada em 1958 por Heinrich de Souza. 
Tem esse nome devido à comida servida: pato assado. Heinrich, descendente de alemães, era conhecido como Seu Souza e faleceu em 2002. 
A posse da casa passou então a seus sobrinhos.
Na Região metropolitana de Curitiba da década de 1980, os bailes ali realizados tinham grande afluxo de público, podendo ser considerados uma típica manifestação cultural de então, que persiste nos dias de hoje.
*
Fonte de Pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia