sábado, 20 de novembro de 2010

Jaboatão dos Guararapes

Ficheiro:Jaboatao.jpg
Jaboatão dos Guararapes é um município brasileiro do estado de Pernambuco, pertencente à Região Metropolitana do Recife.
"Berço da pátria"
"Jaboatão"
Ficheiro:Coleta de lixo em Jaboatão.jpg
Coleta de lixo em carroças - Contraste com a regiâo da praia de Piedade.
História
Jaboatão teve o seu povoado fundado a partir de 4 de maio de 1593, por Bento Luís Figueiroa, terceiro proprietário do Engenho São João Batista. Foi palco de duas grandes batalhas contra os holandeses em Pernambuco, travadas nos anos de 1648 e 1649.
Igreja Momte dos Guararapes
Tem como seus principais vultos o general Francisco Barreto de Menezes, André Vidal de Negreiros, João Fernandes Vieira, Filipe Camarão, Henrique Dias, Antônio Dias e Antônio Silva. Em 1873, o povoado passou à categoria de vila e, em 1884, ao ser desmembrado do território de Olinda, foi elevado à categoria de Cidade. O primeiro nome da cidade foi Jaboatão, que vem do indígena "Yapoatan", numa lembrança à árvore comum na região, usada para fabricar mastros e embarcações.
Ficheiro:Alerta de tubarão em Jaboatão dos Guararapes.jpg
Alerta de tubarão na praia de Piedade.
A partir de 1989, a tentativa de emancipação do então distrito de Muribeca dos Guararapes fez com que a prefeitura mudasse a sede da cidade de Jaboatão para lá, o que fez com que o município tivesse seu nome alterado para o atual pela Lei N.º 004 de 5 de maio de 1989.
Igreja colônia dos Padres
 O nome Guararapes é homenagem ao local das batalhas históricas - os Montes Guararapes. É lá que está localizada uma das mais belas igrejas de Pernambuco, a de Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, construída em 1565, e é a única igreja de Pernambuco, cuja fachada é revestida em azulejo - primeira igreja da América a ser dedicada ao culto de Nossa Senhora - onde todos os anos é realizada uma das festas mais famosas, a Festa da Pitomba (fruta regional).
Ficheiro:Ducha na praia.jpg
Ducha na praia de Piedade - R$ 2,00 o banho.
O município ficou conhecido como "moscouzinho", por ter sido o primeiro município brasileiro a eleger um prefeito comunista, em 1947.
Igreja Nossa Senhora do Loreto
Geografia
Localiza-se a 08º06'46" de latitude sul e 35º00'53" de longitude oeste, a uma altitude de 76 metros.Possui uma área de 257,32 km². Sua população estimada pelo IBGE em 2008 era de 678.346 habitantes, o que é contestado pelo governo municipal, por acreditar haver um número de moradores superior ao divulgado pelo órgão oficial.
Igreja Nossa Senhora da Piedade
É também considerado o Berço da Nacionalidade e do Exército Brasileiro, pela expulsão dos holandeses, ocasionada por tropas formadas por brancos ibéricos, negros e índios. Possui três praias urbanas (Piedade, Candeias e Barra de Jangada), hóteis de bandeira internacional, faculdades, monumentos históricos, shoppings, além de movimentado centro comercial.
Ficheiro:Delegacia de Piedade.jpg
Delegacia policial - Piedade.
Clima
O clima de Jaboatão dos Guararapes uma cidade banhada pelo oceano Atlântico é considerado Tropical úmido, a classificação climática de Köppen corresponde ao tipo As', com alta umidade relativa do ar no decorrer do ano por causa de massas de ar vindas do oceano atlântico, outro fator que ajuda é a proximidade do mar. A temperatura média anual fica por volta de 24,5 °C. A máxima mensal atinge 31 °C e a mínima 17 °C, apresentando uma amplitude térmica anual de 14 °C.
Praia da Piedade
Apresenta duas estações o Verão (estação seca) e o Inverno (estação chuvosa).
No verão, é bastante quente e úmido. A temperatura no decorrer do verão varia de 23 °C podendo chegar a 31 °C. Apresentando amplitude térmica de 8 °C, com poucas chuvas não passando dos 90 mm mensais. Os ventos costumam ser alísios, os meses mais quentes são: dezembro, janeiro, fevereiro e março com poucas chuvas de verão. Os meses mais secos são: outubro e novembro. A estação vai de Setembro (início do verão) a Fevereiro.
Praia de Candeias
No inverno, as temperaturas são amenas e confortáveis, chove bastante na maioria dos dias. A temperatura mínima varia de 20 °C podendo chegar a máxima de 29 °C (com exceções). Os meses mais chuvosos são: abril, maio e junho variando de 200 mm a 350 mm por mês com tempestades de inverno em muitas vezes durante todo o dia. Os meses mais frios são: junho, julho e agosto tendo nesses meses ventos fortes e temperatura na madrugada podendo atingir 17 °C (com exceções). A estação vai de Março (início do inverno) a Agosto.
Vista aérea de Barra da Jangada
Vista aérea da Praia de Piedade
Lagoa Azul
Lagoa Azul
Lagoa Azul
Lagoa Azul
Marinas
Marinas
Marinas
Marinas
Fonte de pesquisa:

2 comentários:

  1. Bela postagem, Claudia!

    Falam muito do Rio de Janeiro, que é realmente uma linda cidade, mas tem muita coisa bonita por esse Brasil afora.

    As imagens são muito bonitas, mas a da Igreja do Monte dos Guararapes é especial.

    Parabéns!

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  2. Ei amiga, já fui à Recife, praia de boa viagem TDB, mas nunca fui a esta cidade, essa Tirolesa parece-me MARAVILHOSA!

    E a ducha R$2 tá caro ... afff só uma banhozinho!!!hehehe!

    Fiquei com vontade de ir!

    Parabéns pela postagem!!!

    =D

    ResponderExcluir

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia