domingo, 21 de novembro de 2010

Parnaíba

Ficheiro:Delta do Parnaíba-PI.jpg
Dunas no Delta do Parnaíba
Parnaíba é um município brasileiro do estado do Piauí. Possuindo uma população de mais de 146 mil habitantes, é dessa forma o segundo mais populoso do Estado, perdendo apenas para a capital Teresina. É um dos quatro municípios litorâneos do Piauí (além de Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia).
Além das belezas naturais, Parnaíba apresenta um grande valor histórico para o Piauí, apresentando principalmente nas proximidades do Porto das Barcas inúmeros imóveis históricos que traduzem a importâcia de Parnaíba, chegando naquela época a ser mais importante do que a ex-capital Oeiras e tendo até mesmo referências na Europa.
Hoje apesar da falta de valorização, Parnaíba vem despontando como pólo turístico principalmente com base de apoio para quem quer conhecer o litoral do Piauí, Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
O Delta do Parnaíba está situado entre os estados brasileiros do Piauí e do Maranhão.
É o único das Américas e um dos únicos do mundo em mar aberto.
Formado pelo Rio Parnaíba, que tem 1.485 km de extensão, o delta do Parnaíba abre-se em cinco braços, dos quais quatro no Maranhão e apenas um no Piauí, envolvendo mais de 70 ilhas fluviais. Sua paisagem exuberante, cheia de dunas, mangues e ilhas fluviais, garante o cenário paradisíaco dessa região do Piauí e Maranhão.
Visita
Para chegar ao Delta do Parnaíba, o principal porto é a cidade de Parnaíba, estado do PI, situada às margens do Delta.
Etimologia
O nome do município, na língua tupi-guarani, significa "rio de águas barrentas", em alusão ao Rio Parnaíba. A cidade é banhada por um de seus afluentes, o Rio Igaraçu. Outras prováveis origens para o nome seriam: uma homenagem a Domingos Jorge Velho que nasceu na vila de Parnaíba em São Paulo; e uma alusão a uma faca de retalhar carne, chamada Parnahiba, trazida da Bahia pelos primeiros fazendeiros que se instalaram na Vila.
Lagoa Portinho
Carinhosamente, a cidade também é conhecida como a "Capital do Delta", pois é o portal de entrada para quem quer conhecer o único delta em mar aberto das Américas: o Delta do Parnaíba.
Lagoa Portinho
História
Dos índios ao status de vila
Antes da chegada do elemento colonizador, a região do Delta do Parnaíba era ocupada por índios Tremenbés, exímios nadadores conhecidos como “peixes nacionais”. Entre os anos de 1571 e 1614, uma série de excurções chegaram a região, atraídas pelas notícias da grandiosidade do rio que cortava a região. Eram navegadores, aventureiros, jesuítas e pesquisadores que desbravavam a região muito antes dos bandeirantes. Conta-se que um destes navegadores, Nicolau Resende, naufragou na foz do rio e perdeu toneladas de ouro, o que o levou a passar cerca de 16 anos na região em busca de seu tesouro.
Lagoa Portinho
Na época por causa da Carta Régia de 1701 que só permitia a criação de gado a uma distância de 10 léguas do litoral, a economia da futura província do Piauí era interiorizada uma vez que a pecuária era sua base. Além disso, essa determinação obrigou comerciantes e contrabandistas a usarem o rio Parnaíba como via transportadora já que era inviável o doloroso trajeto terrestre. Diante disso criou-se um entreposto para a guarda de animais e acondicionamento da carne bovina, a esse local foi dado o nome de Porto Salgado ou das Barcas que acabou propiciando o desenvolvimento de uma indústria charqueadora na região e de um dos núcleos que deram origem a cidade de Parnaíba.
Lagoa Portinho
 O outro núcleo gerador da cidade foi o arraial Testa Branca que anteriormente era uma fazenda de gado que não oferecia chances de desenvolvimento.
Em 20 de setembro de 1759, João Pereira Caldas, o então governador da província do Piauí, fundou a vila de São João da Parnaíba e misteriosamente escolheu como sede o arraial Testa Branca, com a promessa nunca cumprida de que fossem construídas 59 casas o que acabou gerando insatisfação nas comunidades adjacentes do Porto das Barcas.
Em 1769 a Câmara, instalada na região portuária que administrava a vila proibiu a construção de novas edificações em Testa Branca e no ano seguinte, o governador Gonçalo Botelho de castro, transferiu definitivamente a sede para o porto. Foi também em 1770 que iniciou-se a construção da Igreja de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça que hoje é uma das poucas catedrais em estilo barroco do Estado.
Independência
Delta do Parnaíba
Com o decorrer do tempo a vila ganhou destaque, desenvolveu-se, tornou-se um centro de difusão de cultura e de novas ideias por concentrar uma “elite intelectual” que começava a querer intervir na política nacional. Por vezes as notícias chegavam antes na vila do que na capital e foi neste contexto que Simplício Dias da Silva, rico fazendeiro e homem de prestígio, no dia 19 de outubro de 1822, proclamou adesão da vila a independência da colônia. Por ter sido a primeira Vila do Norte do Brasil a proclamar a Independência, Parnaíba foi agraciada pelo Imperador Dom Pedro I, com o honroso título de “A Metrópole das Províncias do Norte” e Simplício Dias da Silva convidado a ser o primeiro Presidente da Província do Piauí.
Prevendo que o movimento da independência poderia fazer Portugal perder sua mais rica colônia, o monarca mandou o general Fidié e suas tropas para Oeiras para conter tal movimento e caso contrario pelo menos preservar o Norte da colônia. Quando as notícias de que a independência tinha sido proclamada no litoral do Piauí, Fidié e suas tropas deslocaram-se para a vila de S. João da Parnaíba, mas ao chegar os revoltosos haviam se refugiado nas cidades vizinhas e Oeiras agora era quem declarava sua independência.
No percurso de volta a capital as tropas portuguesas foram surpreendidas com populares armados de pedras e paus, evento conhecido como a Batalha do Jenipapo em Campo Maior. Fidié apesar de ter ganho a batalha, tinha suas tropas enfraquecidas e em vez de ir a Oeiras, foi a Caxias para poder reorganiza-las, porém quando chegou nesta cidade foi cercado por tropas a favor da independência e teve que se render. Hoje, no dia 19 de outubro comemora-se o dia do Piauí.
A Confederação do Equador
Outro movimento político ao qual Parnaíba aderiu foi a Confederação do Equador, que ocorreu no dia 25 de Agosto de 1824. De Pernambuco à Parnaíba, o regime, agora, era o republicano. Mas, as forças do Imperador desmontaram essa confederação e os republicanos, em várias Províncias, foram enforcados ou fuzilados. Vários parnaibanos foram presos.
A elevação como cidade
No dia 14 de agosto de 1844, a vila foi elevada a categoria de cidade pela lei nº 166 promulgada pelo então governador José Idelfonso de Souza Ramos. A essa altura Parnaíba tinha referências na Europa e no mundo.
Praça da Graça
Este logradouro era o maior ponto de encontro da cidade, é nela que se localiza a Casa Grande, residência de Simplício Dias da Silva e a Catedral-Matriz de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça construída em 1770 em estilo barroco, porém hoje descaracterizada pela reforma de 1936, promovida pelo Mons. Roberto Lopes.
Casa Inglesa
A Casa Inglesa, foi dirigida por Paul Robert Singlehurst, o “Paulo Inglês”, que se estabeleceu no Brasil em 1849. Ele foi o primeiro a trazer para o país tratores, motores e jeeps. Mais tarde, em 1884, James Clark tornou-se dono único, este foi responsável por inserir a cera de carnaúba no mercado internacional e por fornecer produtos a base de petróleo, equipamentos e instalação elétrica para 153 municípios do Piauí, Maranhão e Ceará.
Naquela época, o terraço da casa inglesa era famoso pelas festas que concentravam a elite da cidade. Hoje a casa é um hotel totalmente mobiliado com móveis antigos.
Ficheiro:Pedra do Sal (1917866558).jpg
Praia Pedra do Sal, Delta do Parnaíba.
Geografia
Parnaíba localiza-se na bacia hidrográfica do Rio Parnaíba e é cortada por este que se divide em vários braços formando o famoso Delta do Parnaíba, o único em mar aberto das Américas e o terceiro maior do mundo, só perdendo para o do Nilo no Egito e o do Mekong no sudeste asiático. Um desses braços é o "rio" Igaraçu, onde se localiza o porto das barcase. A maior parte da cidade esta na margem direita do Igaraçu, já a restante esta na Ilha Grande de Santa Isabel, já no delta do rio Parnaíba. A única praia do município é a da Pedra do Sal, ideal para o surf, kite surf e wind surf. Outro manancial da cidade é a Lagoa do Portinho, uma das mais famosas atrações turísticas, que devido ao avanço das dunas pode desaparecer.
A cidade está localizada em terrenos do cenozóico quaternário e possui altitude de cerca de 5 metros nas regiões do centro urbano que é afastado do litoral. Encontra-se na planície litorânea e a topografia é bastante regular.
Predominam na região a vegetação de igarapés e mangues nas margens dos rios e de caatinga, litorânea e da mata dos cocais no restante do território.
Predomina na região o clima megatérmico e tropical semi-úmido, apresentando grande índice de pluviosidade devido a atuação da massa Equatorial Atlântica durante os meses de janeiro a junho.
Hidrografia
Lagoa do Bebedouro
Lagoa do Portinho
Praia da Pedra do Sal
Parnaíba é a segunda maior cidade do Estado com mais de 150 mil habitantes. Encontra-se quase conurbada com a vizinha Luis Correia, também litorânea.
O maior crescimento da cidade ocorreu de 1697, época de fundação da cidade a 1940. Neste período o Porto das Barcas era uma zona de efervecência comercial, foi o momento áureo do surgimento das grandes casas comerciais e da introdução da cera de carnaúba no cenário internacional.
A partir de 1950 até hoje a população quase quadruplica mas, já no final do século XX, observa-se a decadência da cidade em virtude das migrações para a capital Teresina e para o Sudeste do Brasil.
Economia
Segunda cidade do estado do Piauí, Parnaíba destaca-se pela bela paisagem, marcada pelos carnaubais, e pela relativamente moderada atividade comercial e industrial.
A cidade de Parnaíba está localizada à margem direita do "rio" Igaraçu, que na verdade constitui o braço mais meridional do delta do rio Parnaíba. Situada próxima ao litoral, a 13m de altitude, dista 366 km de Teresina, capital do estado.
Divulgação
Porto das Barcas
A principal atividade econômica de Parnaíba é a exportação de cera de carnaúba, óleo de babaçu, gordura de coco, folha de jaborandi, castanha de caju, algodão e couro. O município dispõe ainda de indústrias de produtos alimentícios e perfumaria. Por exemplo, Vegeflora, Cooperativa Delta, Leite Longa, Cobrasil, Q-Odor reciclagem, Curtume Romao, Q-Odor e PVP SA.
A cidade esta produzindo frutas organicas para exportacao, no Ditalpi.
A cidade também possui fazendas de camaroes, na qual produzem o produto para exportacao.
O turismo também vem crescendo no municipio gracas ao Delta do Parnaiba. E de Parnaiba de onde saem as principais embarcacoes para visitar o Delta do Rio Parnaiba. Parnaiba fica num raio de aproximadamente 125 km de Jericoacoara, CE,Lencois Maranheneses, MA, Parque Nacional Sete Cidades, PI, Parque Nacional de Ubajara, CE.
Existem vários projetos de hotéis e resorts a serem construído no município.
A cidade de parnaiba também foi agraciada com instalacao de uma ZPE, zona de processamento de exportacao. Nessa area as empresas que se instalarem la estarao insentas de pagar impostos desde que seus produtos sejam direcionados ao mercado externo.
Em 2009, Parnaíba foi considerada a cidade mais dinâmica do estado, a 5º da região Nordeste e a 32º do Brasil.
Infra-estrutura
Parnaiba esta recebendo uma rede de esgoto, na qual cobrira 80% da area urbana do municipio. Em Janeiro de 2009, a cidade de Parnaiba recebeu a primeira usina eolica do Piauí, com capacidade para produzir 18 MW. A expectativa e que logo apos do leilao energetico que ira acontecer novembro de 2009, a mesma usina eolica, instalada na Praia da Pedra do Sal, seja ampliada. A cidade também tem um distrito de irrigacao, chamado DITALPI, que atualmente produz frutas organicas para exportacao como acerola, coco, goiaba e outras. Com recursos do Governo Federal, ate o final de 2010 a segunda fase desse grande distrito de irrigacao sera concluida. O Governo Federal também esta possibilitando a ampliacao e internacionalizacao do AEROPORTO de Parnaiba,que passara a contar com um pista de 2400 metros.
Parnaíba é servida por duas rodovias federais, a BR- 343 (Teresina- Parnaiba) and BR-402(Fortaleza-Parnaiba- São Luis).
A cidade também possui uma rodoviaria que de onde saem onibus para diversas cidades do Brasil.
Ha intencoes do governo do estado em reativar a ferrovia Parnaiba- Teresina ( 290 km), devido ao reinicio da obras do porto maritimo da Cidade de Luis Correia( 20 km de Parnaiba). A ferrovia passa próximo do Ditalpi que e ao lado area destinada a ZPE de Parnaiba, passando pelo aeroporto internacional, seguindo em direcao ao porto de Luis Correia.
Existem quatro bancos na cidade: Bradesco, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Economica Federal.
Parnaiba possui escritorios do SEBRAE, SENAI,SESI, SESC, IBAMA, Instituto Chico Mendes,EMATER,receita federal,policia rodoviaria federal, policia federal e um centro de pesquisas da EMBRAPA.
A Embrapa vem desenvolvendo pesquisas na area de aquicultura e fruticultura irrigada.
Educação
Parnaíba esta se tornando uma cidade universitaria atraindo estudantes não somente de outras cidades do Piauí, mas também do estados vizinhos, Ceará e Maranhão.
Universidade Federal do Piauí - UFPI
Esta universidade oferece 900 vagas por ano, nos seguintes cursos: Turismo, Engenharia de Pesca, Ciências Econômicas, Administração de Empresas, Fisioterapia, Psicologia, Ciências Contábeis, Biologia, Biomedicina, Matemática e Pedagogia.
Em breve, na teoria, a UFPI oferecerá o curso de medicina, em Parnaíba.
Universidade Estadual do Piauí - UESPI
Esta universidade oferece 290 vagas por ano, nos seguintes cursos: História, Agronomia, Pedagogia, Biologia, Enfermagem, Direito, Odontologia, Letras- Português, Letras- Inglês e Ciências da Computação.
Faculdade Piauiense - FAP
Esta faculdade oferece aproximadamente 600 vagas ao ano, nos seguintes cursos: Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Direito, Pedagogia, Administração de Empresas, Contabilidade, Sistemas de Informação. Esta faculdade está em expansão e novos cursos já foram solicitados juntos ao MEC.
Faculdade de Teologia do Brasil - FATEB
Instituto Nacional de Teologia Aplicada - INTA
Esta faculdade oferece os seguintes cursos: História e Serviço Social.
[Escola Tecnica Estadual Petronio Portela]
Academia de Policia Militar
UESPI
Instituto Superior de Educação Antonino Freire - ISEAF (Escola Normal)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPI (antigo CEFET)
Este instituto oferce cursos de técnicos e superiores. Os superiores são: Lic. Química e Lic. Física.
A biblioteca pública municipal de Parnaíba foi originalmente criada em 1937, é donominada "Biblioteca Municipal Mirocles Veras". Fonte: Almanaque da Parnaíba.
Pontos turísticos
Praia da Pedra do Sal
Baia de Amarração
Foz do Igaraçu
Pontal
Morro do Urubu
Morro Gemedor
Delta do Rio Parnaíba
Rio Igaraçu
Lagoa do Portinho
Lagoa do Bebedouro
Porto das Barcas
Cajueiro de Humberto de Campos
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça
Igreja do Rosário
Capela de Nossa Senhora do Mont Serrat
Casarão de Simplicio Dias da Silva
Ponte Simplicio Dias da Silva
Beira-Rio
Museu do Trem
Praça da Graça
Praça Santo Antônio
Praça dos Poetas
Av. São Sebastião
Fonte de pesquisa:

Um comentário:

  1. Eita menina só aguçando seu príncipe, olha,olha que acabo fugindo por ai kakaka Muito lindo o lugar.
    Abraços forte

    ResponderExcluir

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia