quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Guarulhos


É a cidade não capital estadual mais populosa do Brasil, além de deter o 2º maior PIB do estado e o 9º maior do país.Segundo algumas fontes, o nome da cidade decorre da denominação dos indígenas que habitavam a região, o aldeamento dosÍndios guaru, da tribo dos guaianases, que integravam a nação tupi. Guaru significa "índio barrigudo" ou "peixe barrigudo". Porém, estudos recentes indicam que os índios que habitavam a região na época da fundação da cidade eram os "maromomi" do tronco etnolinguístico "macro-jê".
                    Vista da Serra da Cantareira da torre de controle deCumbica.
O relevo guarulhense encontra-se sob o domínio do Planalto Atlântico, onde podemos verificar os seguintes tipos de relevo: várzeas, planícies aluviais, colinas, morros e serras. Sua área está inserida na Serra da Mantiqueira. A Serra da Cantareira estende-se ao longo dos limites com MairiporãNazaré Paulista e Santa Isabel, com nomes locais de Serra da Pirucaia, do Bananal, de Itaberaba ou Gil.
O município de Guarulhos apresenta um clima subtropical úmido, com temperatura média anual entre 17 e 21 graus Celsius e geada em alguns lugares durante o inverno. A umidade relativa do ar média anual é de 81,1% e a precipitação pluviométrica é de 1470 mm. Ventos dominantes: SE - NO - E - O. (dados cedidos pelo Ministério da Aeronáutica - Divisão de Meteorologia).
Por sua condição geográfica e climática, Guarulhos apresentava uma cobertura vegetal primitiva nativa representada pela Mata Atlântica, também denominada Floresta Cantareira e, pela Mata Planaltina ou de Transição. Com a expansão populacional e industrial essa cobertura sofreu grande desgaste.
                                                                   AEROPORTO INTERNACIONAL 
A Economia de Guarulhos começou no período colonial, em 1597 por Afonso Sardinha com a mineração de Ouro na região das Lavras Velhas do Geraldo ou Catas Velhas onde hoje é conhecida apenas como bairro das Lavras. Esse período do ciclo do ouro em Guarulhos durou mais de 200 anos. Com o fim da exploração aurífera vieram depois os ciclos do Tijolo ao longo das várzeas dos rios Tietê, Cabuçu e Baquirivu-guaçu surgindo centenas de olarias na cidade, na maioria pelos imigrantes italianos. Com a introdução do tijolo como material de construção substituindo a taipa de pilão, as olarias em Guarulhos encontrou espaço na economia Paulista. O surgimento das industrias em Guarulhos começou a partir de 1915 com a implantação do ramal da Tramwayda Cantareira que acabaram sendo atendidos pela linha ferroviária.
Guarulhos foi considerada a 8ª cidade mais rica do Brasil, em 2006, com um Produto Interno Bruto (PIB) na ordem de 25,6 bilhõesde reais, o que representa 1,01% de todo PIB brasileiro na época.
      
                               Centro financeiro de Guarulhos, visto a partir daRodovia Ayrton Senna.
Com um diversificado setor comercial a cidade apresenta quatro grandes centros de compras.
  • Shopping Internacional possui o maior parque indoor do Brasil, com mais de 10.000m² (mais de 300 lojas e 15 salas de cinema). É o 36° maior Shopping do Brasil, localizado às margens da Dutra;
  • O recente Shopping Bonsucesso, localizado próximo a Dutra, contudo no extremo leste da cidade, com mais de 150 lojas se apresenta-se como o segundo maior centro de compras da cidade, contando com ampla gama de lojas e 6 salas de cinema, trazendo grande parte do público de Arujá e da periferia de Guarulhos;
  • Poli Shopping, com mais de 60 lojas está localizado na região central da cidade, onde dispõe da localização como diferencial perante os outros;
  • O município também conta com o chamado Aeroshopping, uma vez que o próprio aeroporto transformou-se em um grande centro de compras.
Contudo há diversos mini shoppings espalhados pelo Centro, pelo bairro do Cecap e Jardim Presidente Dutra.
Na área de autoshoppings o município dispõe de um representante, o Autoshopping recém inaugurado na margem oposta da Rodovia Presidente Dutra (quando comparado ao Shopping Internacional).
Em Guarulhos, estão instaladas diversas indústrias como Lincoln Electric, Bauducco, Bardella, Valleo, Aché, Maggion, Pfizer, Karina Plasticos, Europa, Rosset, YamahaRandon, Tecfil, Gerdau, Borlem, ABBUsiminas, Levorin, Pepsico, Sew, Continental e Cummins. É ainda um dos maiores centro de na área de logística, contando com vários Centros de Distribuição como da RiachueloC&CPonto FrioDia e Bauducco.
briga tranportadoras como Rapidão Cometa, Amazon Transportes, Mirassol, Nextrans, Unicargas, Costeira Transportes e Serviços e Bertolini.
A cidade conta com teatros como o Teatro Padre Bento, Adamastor Centro, Adamastor Pimentas e o Teatro Nelson Rodrigues, além de anfiteatros e museus. Além de contar com 21 salas de cinema localizados nos Shoppings Internacional (15 salas) e Bonsucesso (6 salas).
A maior revelação da música de Guarulhos até os dias de hoje é o grupo de rock Mamonas Assassinas além da Efeito_Garage.
E a cidade conta ainda com orquestras como Orquestra Sinfônica Jovem Municipal e Orquestra de Câmara de Guarulhos.
O primeiro clube de futebol de Guarulhos foi o Paulista, que atuava onde hoje está localizada a Praça Getúlio Vargas. Hoje o município conta com o Estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira - O Estádio do Flamengo. O município de Guarulhos possui duas equipes profissionais de futebol o A.A. Flamengo (Disputando a série A2 da Primeira divisão do Campeonato Paulista) e o A.D. Guarulhos (Disputando a Segunda divisão do Campeonato Paulista).
FONTE DE PESQUISA:


              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia