quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Araçatuba

 
Araçatuba é um município brasileiro do estado de São Paulo.Seu nascimento remonta a expansão cafeeira e na passagem para o atual século sua economia era caracterizada pelo crescimento das lavouras de cana-de-açúcar. Este quadro, inclui também a pecuária, atividade que a tornou conhecida no país como Capital do Boi Gordo devido às negociações da arroba do boi realizadas na Praça Rui Barbosa, além da inclusão de outras criações de animais como a ovinocultura. De economia diversificada, o setor de serviços é o predominante na cidade. Araçatuba caracteriza-se também por ser um polo universitário e gastronômico da região noroeste do estado de São Paulo. Ainda está servida pelo Gasoduto Brasil-Bolívia e a hidrovia Tietê-Paraná.
Próxima do rio Rio Tietê que é considerado limpo na região, é a primeira cidade não ribeirinha do estado de São Paulo a captar águadiretamente deste rio. Ainda está sob o Aquífero Guarani, a maior reserva de água doce do mundo e é cortada pelo Ribeirão Baguaçú que abastece parte do município. Em Araçatuba, 100% do esgoto é tratado antes de ser lançado nos cursos de água.
Araçatuba é um vocábulo indígena que significa abundância de araçás. Do tupi araçá - uma espécie de fruta silvestre; e tyba - em grande quantidade, abundância. Há uma outra versão que diz que Araçatuba, na linguagem caingangues corresponde: araçá = fruto com saliências no formato de olhos; tu = ponta ou as saliências citadas e bo = lugar. Desta maneira, etimologicamente Araçatuba é o lugar das frutas com saliências na casca.
                           Av. dos Araçás, local que até a década de 90 era ocupada por linhas férreas.
Ponte Ribeirão Baguaçu na Rua dos Fundadores, onde é possível visualizar parte do rio e a mata ciliar.
Torii na rotatória Tosca de Castro Kohl, no entroncamento das avenidas dos Araçás, Mário Covas e Waldemar Alves. Simboliza a separação e a proximidade, entre o mundo dos homens e dos kamis.
Tal como a variedade cultural em Araçatuba, são diversas as manifestações religiosas presentes na cidade. Embora tenha se desenvolvido sobre uma matriz social eminentemente católica, é possível encontrar atualmente na cidade dezenas de denominações protestantes diferentes.
O município de Araçatuba está localizado no país mais católico do mundo em números absolutos. 
                       Ícone bizantino representando Santo Onofre, primeiro padroeiro da cidade.

Vale ressaltar que em setembro de 2007 a Nestlé inaugurou uma fábrica de fórmulas infantis na cidade.
                                                  Nestlé unidade de Araçatuba.
Araçatuba apresenta apresenta grandes eventos ao decorrer do ano, em sua maior parte agropecuários tais como a Feicana e a Expô Araçatuba. Existem outros eventos tais como Motofest, Baile do Bixo e Fantoledo também anuais.
Nas noites de final de semana os jovens costumam ir para a Avenida Brasília e arredores, local onde estão presentes restaurantes tradicionais da cidade como o Bola 7, chamado inicialmente de Cantina Jardim Nova Iorque. Nesta região, estão também presentes outros bares, restaurantes, boates e hotéis.
Na Avenida Joaquim Pompeu de Toledo está localizado o Araçatuba Shopping Center que foi inaugurado em 1995 e possui circulação média de 400 mil pessoas por mês.
A Biblioteca Pública Municipal Rubens do Amaral possui além de diversas obras em seu acervo, revistas e registro de todos os jornais da cidade, oPrograma Acessa São Paulo que permite que usuários acessem a Internet. Ao total são 62 mil títulos, 20 mil são de literatura infantil.
Araçatuba possui na atualidade 6 museus. Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon; Museu do Som, Imagem e Comunicação; Museu Rintaro Takahashi; Museu de Arte Infantojuvenil; Museu do Siran e Museu de Artes Plásticas.
O Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon localizado na antiga casa do engenheiro da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), na rua Quinze de Novembro, o único museu da cidade aberto constantemente e sem necessidade de agenda prévia, reúne peças de valor histórico da ocupação de Araçatuba. O acervo possui aproximadamente de 8 mil peças: móveis, objetos pessoais, ferramentas e equipamentos utilizados nas ferrovias que motivaram a ocupação da região, roupas, selos, moedas, cédulas, fotos, documentos etc. Os objetos foram cedidos pelos descendentes das famílias dos pioneiros da construção de Araçatuba. Recebe em torno de 500 a 800 visitantes por mês. Possui uma área total de 447,95 m² com salas para exposições temporárias e foi tombado pelos órgãos competentes em 1994.
O Museu do Som e Imagem mantido pela Universidade Aberta da Melhor Idade Inaugurado em 5 maio de 2004, possui em seu acervo diversos equipamentos como máquinas de calcular, instrumentos musicais, máquinas fotográficas, máquinas de escrever antigas, projetores de cinema, vitrolas, etc. Existe também o Monumento à Imprensa Genilson Senche, uma máquina linotipo da marca Lino-Tapy, de 1942, feita em Nova York.
Já o Museu Rintaro Takahashi, de origem particular e inaugurado em 2005, possui aproximadamente 2 mil peças que mostra a história dos primeiros desbravadores da região e dos índios. Também é possível encontrar fósseis, pedras de distintas épocas geológicas, objetos da cultura japonesa entre outros.
Panorama da Av. Joaquim Pompeu de Toledo em cruzamento com a Av. Brasília em Araçatuba. Porta de entrada do município, onde nas proximidades estão diversos restaurantes, bares, hotéis, redes de fastfood, o Araçatuba Shopping Center, casas noturnas e a Rodoviária. O trecho da Av. Pompeu de Toledo é utilizada para a prática de esportes e a noite, a Av. Brasília é ocupada tradicionalmente por jovens. Esta região é também um ponto de encontro dos araçatubenses em dias de jogos de futebol importantes.
FONTE DE PESQUISA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia