quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ALPINÓPOLIS(MINAS GERAIS)

Alpinópolis é um município brasileiro do Estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 18.182 habitantes.Com uma população em torno dos 18 mil habitantes e uma área territorial de 459 quilômetros quadrados, a cidade de Alpinópolis tem o privilégio de estar numa das regiões mais prósperas do Estado. Além de ter uma economia bastante diversificada. A cidade tem se tornado cada vez mais conhecida nacionalmente através do Monte das Oliveiras, que é um espaço construído a céu aberto destinado à meditação, apresentações e excursões com finalidade religiosa (ecumênica).

Milhocafé de qualidade, feijãoleitesoja, pedras semi-preciosas, laticínios, fábrica de ração, doces, enfim, diversificação é uma das características da economia de Alpinópolis. O leite e o café foram os primeiros produtos que deram o pontapé inicial para que o pequenino arraial se transformasse em cidade na década de 30. Atualmente um dos principais produtos da economia local é a extração e comercialização da pedra de quartzito ou pedra mineira, como é conhecida popularmente. A soja também é uma novidade que está sendo inserida na agricultura do município. As pequenas e médias propriedades predominam no município, o que contribui para uma melhor distribuição de renda. Quase tudo que se produz no setor agropecuário é comercializado na própria cidade que possui uma boa infra-estrutura de mercado. No setor cafeeiro,uma das principais cooperativas do Brasil possui filial em Alpinópolis. O setor de produção de leite vem se desenvolvendo a cada ano. Grandes produtores estão instalados no município, que possui também uma boa estrutura para dar destino ao leite produzido na região.
                             MONTE DAS OLIVEIRAS
  • Monte das Oliveiras - construído como uma réplica do Monte das Oliveiras e onde , na Semana Santa, são encenadas as cerimônias com artistas da região.
  • Cachoeiras da Serra da Ventania - lugar de lazer, Porem no Momento Recebe a rede de esgoto de parte do município impossibilitando o uso de suas águas pela População local.
  • Serras em Torno da Cidade - Lugares Muito Frequentados Principalmente Por jovens Para pratica de camping.
  • Parque Água Viva

A Fazenda Quilombo, está distante 9 km da sede do Município, foi construída por escravos, pertenceu ao Sr. José de Oliveira Lemos, depois ao seu filho Antonio de Oliveira Sobrinho (Antonio do só Zeca), e hoje pertence ao seu neto Valdomiro Paim de Oliveira (Miro). A Fazenda não está exposta à visitação.

A Igreja cátolica da Cidade Promove Durante o ano Variadas Festas em Louvores aos Santos da Igreja Catolica. Teve dest
aque o Padre Ubirajara Cabral, que promoveu várias obras importantes para a Cidade, tais como Colégio, Hospital e várias outras obras de caráter social


.
O município pertence à Diocese de Guaxupé

.
FONTE DE PESQUISA:




                     
       
                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia