segunda-feira, 27 de setembro de 2010

"LEBLON"

O LEBLON É CONHECIDO POR SER COSMOPOLITA E AO MESMO TEMPO EXTREMAMENTE BAIRRISTA,COM SUA VIDA NOTURNA AGITADA COM MUITOS BARES,RESTAURANTES, BOATES E LIVRARIA 24 HORAS.
Leblon é um bairro da Zona Sul da cidade brasileira do Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, localizado entre a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Oceano Atlântico e a encosta do Morro Dois Irmãos. O bairro faz divisa com a Gávea, Lagoa, Ipanema e Vidigal. Seus habitantes pertencem majoritariamente às classes média-alta e alta, incluindo alguns dos nomes da elite cultural, econômica e política carioca. No entanto, há também moradores de classe média, especialmente aqueles que vivem no bairro há muitos anos, além da comunidade da Cruzada São Sebastião. Algumas das ruas mais tradicionais são a Avenida Delfim Moreira, Avenida Ataulfo de Paiva, Rua Rainha Guilhermina, Avenida Bartolomeu Mitre e Avenida Afrânio de Mello Franco. Este bairro de acordo com o projeto do governo estadual possuirá uma estação do metrô, chamada de estação Leblon.
O dia do Leblon é comemorado a 26 de julho, pois nessa data do ano de 1919 foi definida a configuração atual da maior parte de suas ruas.

PRAIA DO LEBLON COM IPANEMA AO FUNDO.
Até as últimas décadas do século XIX era um território arenoso ocupado por algumas chácaras. O francês conhecido por Charles Le Blond, possuidor de uma empresa de pesca, tinha ali uma dessas chácaras desde 1836, razão pela qual a região ficou sendo conhecida por Le Blon, denominação informal que acabou fixada ao bairro.
Sua ocupação foi semelhante à de Ipanema, tendo se desenvolvido como continuação da Gávea, com o retalhamento da antiga Fazenda da Lagoa, só vindo a ser incorporado após a segunda década do século XX.
Embora muitas pessoas não percebam, o Leblon e parte da Lagoa estão "tecnicamente" localizados numa ilha delimitada pelos canais do Jardim de Alá e da Avenida Visconde de Albuquerque, pela Lagoa Rodrigo de Freitas e pelo Oceano Atlântico.
Ficheiro:Praia do Leblon.JPG
Vista da Praia do Leblon.
Com uma renda média per capita de 54.211,59 reais (IBGE, censo de 2000), o Leblon é um dos bairros mais cobiçados da cidade e o que mais valoriza por ano. Tem o metro quadrado mais caro do estado do Rio, custando R$12 mil. Nas áreas próximas à praia, no entanto, esse valor pode chegar a R$ 20 mil.
Algumas das causas desta valorização exorbitante dos imóveis na região foram o Rio Cidade da Avenida Ataulfo de Paiva e as APACs (Áreas de Proteção ao Ambiente Cultural). Além destes fatores, o déficit habitacional e o de transportes, problemas mais graves da cidade, contribuem fortemente nesse aspecto.
Transportes
As principais ruas e avenidas do bairro são:
Avenida Delfim Moreira - percorre a Praia do Leblon e leva à Avenida Niemeyer, ao chegar à Ipanema, cruzando o Canal do Jardim de Alah, passa a se chamar Avenida Vieira Souto
Avenida Bartolomeu Mitre - perpendicular à praia, leva à Rua Mário Ribeiro e à Rua Jardim Botânico
Avenida Afrânio de Mello Franco - perpendicular à praia, liga a Praia do Leblon à Lagoa Rodrigo de Freitas
Avenida Visconde de Albuquerque - se inicia na intersecção das Avenidas Delfim Moreira e Niemeyer e vai até a Avenida Bartolomeu Mitre
Avenida Ataulfo de Paiva e Avenida General San Martin - paralelas à praia, têm sentidos opostos e levam ao bairro de Ipanema
Avenida Borges de Medeiros - se inicia na praia e percorre a orla do Canal do Jardim de Alah e a Lagoa Rodrigo de Freitas pelo lado oeste
Avenida Niemeyer - Liga o Leblon a São Conrado


Ficheiro:Paisagem do Leblon.JPG
             A bela paisagem do Leblon.
O Leblon é conhecido por ser cosmopolita e ao mesmo tempo extremamente bairrista, com sua vida noturna agitada com muitos bares, restaurantes, boates e livraria 24 horas.
Nas novelas da Rede Globo, o bairro é constantemente retratado pelo autor paulista Manoel Carlos, morador do local. Algumas das últimas são Viver a Vida, Páginas da Vida, Mulheres Apaixonadas, Laços de Família, Por Amor e História de Amor.
Na abertura da sátira de Viver a Vida, Vim Ver Artista, do Casseta e Planeta Urgente!, são feitas várias referências ao "Leblão", e é dita a frase Vim Ver Artista, a novela com o IPTU mais caro da televisão brasileira, com clara referência ao alto custo de vida do bairro.
É também fonte de inspiração para vários músicos, estando presente em canções de Caetano Veloso (Falso Leblon, Fora de Ordem, Haiti e O Quereres), Paralamas do Sucesso (Óculos), Adriana Calcanhoto (Inverno), Luciana Mello (Sexo, Amor, Traição), Alceu Valença (Andar, Andar e Tesoura do Desejo), Elba Ramalho (Aquilo Bom (garotas do Leblon)), Ed Motta (Daqui pro Meier), Wilson Simonal (Balanço Zona Sul), Cazuza (Completamente Blue), Barão Vermelho (Guarde Esta Canção e Billy Negão), Djavan (Mil Vezes), e vários outros.
FONTE DE PESQUISA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia