quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Guarulhos

Ficheiro:Montagem Guarulhos.jpg
Guarulhos é um município brasileiro do estado de São Paulo. É a segunda cidade mais populosa do estado, a 12ª mais populosa do Brasil e a 51ª mais populosa do continente americano. Pertence à Região Metropolitana de São Paulo.
É a cidade não capital estadual mais populosa do Brasil, além de deter o 2º maior PIB do estado e o 9º maior do país.
Etimologia
Segundo algumas fontes, o nome da cidade decorre da denominação dos indígenas que habitavam a região, o aldeamento dos Índios guaru, da tribo dos guaianases, que integravam a nação tupi. Guaru significa "índio barrigudo" ou "peixe barrigudo". Porém, estudos recentes indicam que os índios que habitavam a região na época da fundação da cidade eram os "maromomi" do tronco etnolinguístico "macro-jê".
História
Guarulhos foi fundada em 8 de dezembro de 1560, pelo Padre jesuíta Manuel de Paiva, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição. Sua origem está ligada à de cinco outros povoamentos que tinham como principal objetivo defender o povoado de São Paulo de Piratininga contra um possível ataque dos Tamoios.
Àquela época, Guarulhos era um ponto estratégico: fazia divisa com a futura capital paulista e tinha como limites os rios Tietê, ao sul, e Cabuçu, a leste. Na mesma época de sua fundação, nascia também com o mesmo propósito,a vila de São Miguel, hoje Bairro de São Miguel Paulista.
Em 1880, Guarulhos se emancipou de São Paulo, com o nome de Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos. O nome atual só foi adotado após a promulgação da Lei nº 1.021, de 6 de novembro de 1906.
O início do século XX foi marcado pela chegada da ferrovia e da energia elétrica (Light & Power), pelos pedidos para instalação da rede telefônica, licenças para implantação de indústrias, de atividades comerciais e pelos serviços de transporte de passageiros.
A anos 30 foi marcada pelos atos de Intervenção Federal, Constituição da Junta Governativa de Guarulhos e pelo Movimento Constitucionalista. (Reflexos da Revolução de 30 - fim da República).
Em 1940 foi inaugurada a Biblioteca Pública Municipal, em 1941 o primeiro Centro de Saúde da cidade e dez anos após inaugurou-se a Santa Casa de Misericórdia de Guarulhos. E nessa década chegaram ao Município indústrias do setor elétrico, metalúrgico, plástico, alimentício, além das de borracha, calçados, peças para automóveis, relógios e couros.
Em 1945 a Base Aérea de São Paulo (BASP) foi transferida do Campo de Marte, em São Paulo, para o bairro de Cumbica, em Guarulhos.
Ficheiro:Conjunto Habitacional Morada do Sol - Guarulhos.JPG
Conjunto Habitacional Morada do Sol, no Parque Primavera, Guarulhos.
Em 1958 foi constituída a associação de rotarianos da cidade.
Em 1963 foi fundada a Associação Comercial e Industrial de Guarulhos, hoje, Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE).
Em 1985 foi inaugurado o aeroporto de Cumbica, hoje denominado "Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos Governador André Franco Montoro".
Atualmente a Câmara Municipal de Guarulhos conta com 34 vereadores.
Ficheiro:502bosque maia.jpg
Bosque maia.
Geografia
O relevo guarulhense encontra-se sob o domínio do Planalto Atlântico, onde podemos verificar os seguintes tipos de relevo: várzeas, planícies aluviais, colinas, morros e serras. Sua área está inserida na Serra da Mantiqueira. A Serra da Cantareira estende-se ao longo dos limites com Mairiporã, Nazaré Paulista e Santa Isabel, com nomes locais de Serra da Pirucaia, do Bananal, de Itaberaba ou Gil.
O município de Guarulhos apresenta um clima subtropical úmido, com temperatura média anual entre 17 e 21 graus Celsius e geada em alguns lugares durante o inverno. A umidade relativa do ar média anual é de 81,1% e a precipitação pluviométrica é de 1470 mm. Ventos dominantes: SE - NO - E - O. (dados cedidos pelo Ministério da Aeronáutica - Divisão de Meteorologia).
Por sua condição geográfica e climática, Guarulhos apresentava uma cobertura vegetal primitiva nativa representada pela Mata Atlântica, também denominada Floresta Cantareira e, pela Mata Planaltina ou de Transição. Com a expansão populacional e industrial essa cobertura sofreu grande desgaste.
Altitudes
Altitude máxima : 1.422 metros - Pico do Gil (Serra de Itaberaba)
Altitude média  : 759 metros
Altitude mínima : 660 metros que fica localizada na Foz do Ribeirão Jaguarí, com o Rio Jaguarí nas divisas de Guarulhos, Santa Isabel e Arujá.
Altitude da sede: 773,14 metros
Marco zero  : Praça Teresa Cristina
Ficheiro:SerraCantareira.jpg
Vista da Serra da Cantareira da torre de controle de Cumbica.
Parques e praças
Existe na cidade a reserva estadual da cantareira ou Parque Estadual Cantareira (Núcleo Cabuçu) com 2.550 hectares, a fazenda de Itaverava, algumas áreas localizadas na Tapera Grande, além de pequenos redutos de Mata existentes na cidade, Bosque Maia, Parque Júlio Fracalanza, Aeroporto Internacional, entre outros, preservados pela Legislação de Proteção Permanente.
O Horto Florestal de Guarulhos é uma parte da área total que é classificada como Reserva Biológica, também considerado como área de preservação permanente, foi criado para atender as seguintes finalidades:
Multiplicação de espécies vegetais, arbustivas e de forração,
Preservação da Fauna e da Flora,
Implantação de Reserva Biológica, destinada à preservação dos recursos naturais, pesquisas e educação ambiental.
Além destes parques citados, Guarulhos possui vários pequenos parques, como o Parque Chico Mendes, no distrito de Pimentas.
Ficheiro:Centro financeiro de Guarulhos.JPG
Centro financeiro de Guarulhos, visto a partir da Rodovia Ayrton Senna.
Economia
A Economia de Guarulhos começou no período colonial, em 1597 por Afonso Sardinha com a mineração de Ouro na região das Lavras Velhas do Geraldo ou Catas Velhas onde hoje é conhecida apenas como bairro das Lavras. Esse período do ciclo do ouro em Guarulhos durou mais de 200 anos. Com o fim da exploração aurífera vieram depois os ciclos do Tijolo ao longo das várzeas dos rios Tietê, Cabuçu e Baquirivu-guaçu surgindo centenas de olarias na cidade, na maioria pelos imigrantes italianos. Com a introdução do tijolo como material de construção substituindo a taipa de pilão, as olarias em Guarulhos encontrou espaço na economia Paulista. O surgimento das industrias em Guarulhos começou a partir de 1915 com a implantação do ramal da Tramway da Cantareira que acabaram sendo atendidos pela linha ferroviária.
Guarulhos foi considerada a 9ª cidade mais rica do Brasil, em 2007, com um Produto Interno Bruto (PIB) na ordem de 27,4 bilhões de reais, o que representa 1,01% de todo PIB brasileiro na época.
Comércio
Com um diversificado setor comercial a cidade apresenta quatro grandes centros de compras.
O Shopping Internacional possui o maior parque indoor do Brasil, com mais de 10.000m² (mais de 300 lojas e 15 salas de cinema). É o 36° maior Shopping do Brasil, localizado às margens da Dutra;
O recente Shopping Bonsucesso, localizado próximo a Dutra, contudo no extremo leste da cidade, com mais de 150 lojas se apresenta-se como o segundo maior centro de compras da cidade, contando com ampla gama de lojas e 6 salas de cinema, trazendo grande parte do público de Arujá e da periferia de Guarulhos;
Poli Shopping, com mais de 60 lojas está localizado na região central da cidade, onde dispõe da localização como diferencial perante os outros;
O município também conta com o chamado Aeroshopping, uma vez que o próprio aeroporto transformou-se em um grande centro de compras.
Contudo há diversos mini shoppings espalhados pelo Centro, pelo bairro do Cecap e Jardim Presidente Dutra.
Na área de autoshoppings o município dispõe de um representante, o Autoshopping recém inaugurado na margem oposta da Rodovia Presidente Dutra (quando comparado ao Shopping Internacional).
Indústrias
Em Guarulhos, estão instaladas diversas indústrias como Lincoln Electric, Bauducco, Bardella, Valleo, Aché, Maggion, Pfizer, Karina Plasticos, Europa, Rosset, Yamaha, Randon, Tecfil, Gerdau, Borlem, ABB, Usiminas, Levorin, Pepsico, Sew, Continental e Cummins. É ainda um dos maiores centro de na área de logística, contando com vários Centros de Distribuição como da Riachuelo, C&C, Ponto Frio, Dia e Bauducco.
Transportes
Abriga tranportadoras como Rapidão Cometa, Daiti Express, Amazon Transportes, Mirassol, Nextrans, Unicargas, Costeira Transportes e Serviços e Bertolini.
Ficheiro:Gopouva nova torre.jpg
Vista do distrito de Gopoúva.
Infra-estrutura
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0.798
Saúde
IDH-M Longevidade: 42854
Expectativa de vida (anos): 74,2
Mortalidade Infantil até 1 ano (por mil) 11,46
Ficheiro:ViewfromAir-SaoPaulo.jpg
O Aeroporto de Guarulhos
.Transportes
O Aeroporto de Guarulhos – Governador André Franco Montoro, também conhecido por Aeroporto Internacional de Cumbica (IATA: GRU, ICAO: SBGR) é o principal e o mais movimentado aeroporto do Brasil, localizado na cidade no bairro de Cumbica e atende a cidade de São Paulo.
No Transporte público possui 6 empresas de ônibus:
E.O.Guarulhos S/A (Linhas intermunicipais - Consórcio Internorte)
Guarulhos Transportes S/A (Linhas municipais)
E.O.Vila Galvão Ltda (Linhas municipais e intermunicipais - Consórcio Internorte)
Viação Transguarulhense Ltda (Linhas municipais)
Viação Atual Ltda (Linhas intermunicipais - Consórcio Internorte)
Transmetro Transportes Metropolitanos Ltda (Linhas Intermunicipais - Consórcio Internorte).
Educação
IDH-M Educação:8/8325[7]
Taxa de Alfabetização: 98,90%
A cidade de Guarulhos conta com universidades como a Universidade Federal de São Paulo, Campus de Filosofia e Ciências Humanas em Bonsucesso, desde 2007, Universidade Guarulhos (UnG que originou-se dos Centros Integrados de Ensino Superior Farias Brito, fundado em 1970), Unimesp (originária das Faculdades Integradas de Guarulhos, fundada em 1969), a Faculdade de Tecnologia de Guarulhos FATEC. Além disso o município conta com as seguintes Instituições de Ensino Superior: Faculdades Integradas Torricelli, Eniac, ESPA-Escola Superior Paulista de Administração (Faculdade de Negócios de Guarulhos), Facig, Faculdade IDEPE e FaG - Faculdades de Guarulhos, além de contar com um unidade semi-presencial da Universidade Metodista de São Paulo (localizada nas dependências do Shopping Bonsucesso) e um Campus do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo).
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Guarulhos ministra desde o segundo semestre de 2006 os cursos técnicos em Manutenção e Suporte de Informática e Automação Industrial e ainda cursos de nível superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas para o período Noturno e para o Diurno superior em Licenciatura em Matemática.
Cultura
A cidade conta com teatros como o Teatro Padre Bento, Adamastor Centro, Adamastor Pimentas e o Teatro Nelson Rodrigues, além de anfiteatros e museus. Além de contar com 21 salas de cinema localizados nos Shoppings Internacional (15 salas) e Bonsucesso (6 salas).
A maior revelação da música de Guarulhos até os dias de hoje é o grupo de rock Mamonas Assassinas .
E a cidade conta ainda com orquestras como Orquestra Sinfônica Jovem Municipal e Orquestra de Câmara de Guarulhos.
Ficheiro:Flamengo Guaru01.jpg
Estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira.
Esporte
O primeiro clube de futebol de Guarulhos foi o Paulista, que atuava onde hoje está localizada a Praça Getúlio Vargas. Hoje o município conta com o Estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira - O Estádio do Flamengo. O município de Guarulhos possui duas equipes profissionais de futebol o A.A. Flamengo (Disputando a série A2 da Primeira divisão do Campeonato Paulista) e o A.D. Guarulhos (Disputando a Segunda divisão do Campeonato Paulista).
Bosque Maia
Bosque Maia é considerado o pulmão da cidade de Guarulhos onde fica localizado no centro da cidade. O Bosque oferece quatro quadras poliesportivas, pista para skate, pista para cooper e caminhada, bicicross, playgrounds, aparelhos de ginástica, trilhas pela mata, nascentes, lago, tenda para shows, Espaço Cultural Gilmar Lopes, Centro de Educação Ambiental e a sede do SEMA (Secretaria do Meio Ambiente) responsável pela manutenção do Bosque. Muitos moradores da região freqüentam o parque diariamente para fazer caminhadas, cooper ou levar as crianças para brincar são algumas das razões.
O Bosque Maia está em constantes reformas para melhor servir as distintas famílias guarulhenses, de todas as classes sociais, que buscam no pulmão da cidade.
Parque Estadual Cantareira
É um fragmento da Mata Atlântica com várias espécies de fauna e flora. A Serra da Cantareira foi batizada pelos tropeiros que faziam o comércio entre São Paulo e outras regiões do país, nos séculos XVI e XVII. A grande quantidade de nascentes e córregos ali encontrados forneciam água, que era armazenada em cântaros (jarros para armazenar água) e, depois de cheios, eram colocados em prateleiras, as chamadas cantareiras. O Parque compreende parte da Serra, mas não toda ela. Oferece três trilhas: a da Figueira com 700 metros, a Pedra Grande com 7 km e a da Bica com 1.500 metros.
Atualmente com 7.916,52 ha (79 milhões de metros quadrados de Mata Atlântica) distribuídos por quatro municípios da Grande São Paulo, a área do Parque foi tombada no final do século XIX, para garantir o abastecimento de água para a cidade de São Paulo.
Desde a década de 1990 o Parque se encontra ameaçado pela especulação imobiliária, devido ao loteamento clandestino das áreas particulares contíguas, que facilita a formação de favelas no em torno e mesmo dentro da área do parque.
O parque é dividido pelos distritos de Tremembé e Mandaqui, embora aparentemente não exista nenhum documento que afirme com precisão a que distrito, de fato, pertença o parque. O mesmo ocorre com o seu vizinho, o Horto Florestal de São Paulo.

Parque Estadual Cantareira
Tem quatro núcleos de visitação: Pedra Grande, Águas Claras, Engordador e Cabuçu:
Núcleo Pedra Grande
O primeiro aberto ao público em 1989, com três trilhas:
Trilha das Figueiras: com 1.200m de percurso variando de suave a íngreme;
Trilha da Bica: com 1.500m de percurso suave;
Trilha da Pedra Grande: com 9.500m de percurso íngreme.
Núcleo Engordador
O nome nasceu da fazenda que existia ali no final do século XVII, onde era realizada a "engorda" do gado. Possui três trilhas:
Trilha da Cachoeira: com 6.500m;
Trilha do Macuco: com 700m de percurso leve;
Trilha de Mountain Bike: com 1.400m de percurso variando de leve a íngreme.
Parque Estadual Cantareira
Trilha do Sagui
Trilha do Macuco
Do estacionamento do Núcleo Engordador até o final da Trilha da Cachoeira
Núcleo Águas Claras
O Núcleo Águas Claras, localizado na zona norte de São Paulo, é mais voltado mais para a educação ambiental. Nele, podem-se percorrer quatro trilhas:
Trilha das Águas Claras: com quase 700m.
Trilha da Samambaia-açú: com caminhada de 1.250m por uma alameda de samambaias de até 2,5m;
Trilha das Araucárias: com 1.250m toda ladeada de Araucárias;
Trilha da Suçuarana: com 1.200m.
Trilha do Pinheirinho: uma trilha bem longa , bastante praticada por veiculos Off-Road.
Parque Estadual Cantareira
Algumas espécies encontradas no Parque
Fauna: bugio, veado-mateiro, preguiça, serelepe (ou caxinguelê), quati, jararaca, coral, suçuarana
Flora: samambaia-açu ou xaxim, hoje espécie ameaçada devido à exploração desenfreada. Árvore muito antiga, contemporânea dos dinossauros, figueira, que apresenta mais de 5000 espécies em todo o mundo, principalmente em climas tropicais. Devido à força de suas raízes, não aconselha-se plantá-la perto de edificações, com a certeza de trincas e rachaduras nas paredes, jacarandá-paulista, canela-incenso, embaúba, tapiá-mirim, árvore habitante principalmente de morros e montanhas, e sua madeira é muito utilizada na industria madereira, pau-jacaré, apresenta crescimento muito acelerado, chegando aos seus 90 km em 2 anos, palmito-doce(ou içara, ou palmeira), nativa da Mata Atlântica, açoita-cavalo, pasto-d'anta, cedro-rosa, bambu, araucária, helicônia, jequitibá-branco, vassourão-branco(ou vernonia), philodendros, cabreúva, pata-de-vaca, nome dado devido ao formato de suas folhas, circulares achatado, e bromélias, originária das Américas, de florestas tropicais, apresenta mais de 200 espécies, e o gênero ananas é utilizado para produção de batatas e morangos.
Parque Estadual Cantareira
Maior Floresta Urbana do Mundo
É popularmente difundida a ideia de que o Parque da Cantareira é a maior floresta urbana do mundo. Entretanto, há florestas maiores, como a do Parque Estadual da Pedra Branca (12.500 ha), na cidade do Rio de Janeiro, e o Sanjay Gandhi National Park (10.400 ha), em Mumbai, Índia - ambas de mata nativa. A definição de floresta urbana varia de país para país, motivo que dificulta o estabelecimento de um ranking claro de florestas urbanas, por tamanho.
Parque Júlio Fracalanza
O parque Júlio Fracalanza é uma área verde localizada na cidade de Guarulhos que leva o nome do empresário Júlio Fracalanza que é um homem extremamente rico e famoso por seus grandes projetos e ideais.
Teatro Padre Bento é um teatro da cidade de Guarulhos. Foi inaugurado em 1937 como opção de lazer para os internos (hansenianos) do Sanatório Padre Bento que para lá eram levados compulsoriamente e isolados da sociedade. A arquitetura art déco e a rica história fizeram do teatro Padre Bento um dos mais importantes do Estado de São Paulo. Para comemorar os 447 anos de Guarulhos, a Prefeitura entrega à população o novo Teatro Padre Bento – totalmente restaurado e modernizado. A obra, orçada em R$ 3,1 milhões, foi viabilizada por meio de uma parceria com a Petrobras.
Teatro Nelson Rodrigues é um teatro da cidade de Guarulhos, antiga sede da Fazenda de Francisco de Vasconcelos Galvão, que deu origem ao bairro de Vila Galvão. Foi transformada em teatro nos anos 80.
O teatro também é fundamental pela a realização da cultura de Guarulhos, trazendo lazer para a população em geral, sendo acessível para todas as idades, com peças de teatro interativas para o público e muitos outros acontecimentos culturais.
Fonte de pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia