quarta-feira, 25 de abril de 2012

Cambé (Paraná)

Ficheiro:Cambé ¹².jpg
*
Créditos da Imagem:Lukaaz - Fabio Barros - Eduardo Moreira Mininél /Wikimédia Commons
*
Cambé é um município da Mesorregião do Norte Central Paranaense, no estado do Paraná, no Brasil.
 Sua população estimada em 2010 era 96 735 habitantes.
*
Topônimo
*
Existe uma teoria que aponta que o nome do município tem origem caingangue.
 Outra teoria, porém, diz que "cambé" origina-se da língua tupi (Caá significando "mata, árvore" e mbê, "raízes aéreas").
A Enciclopédia dos Municípios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística traduz a denominação para "Passo do veado", de origem Tupi, porque, segundo consta, "...aquela região era abundante em caça, daí derivando o nome de Cambé".
*
História
*
A História Anterior ao Período de Colonização Européia
*
As terras onde está localizado o atual município de Cambé eram compreendidas por uma imensa floresta e nestas terras viveram diversos povos indígenas à base de caça, pesca, coleta de frutas, plantas e raízes e de uma agricultura rudimentar.
Eram livres, donos da terra e viviam com muita abundância, apesar das técnicas aparentemente simples que utilizavam.
A presença dos povos indígenas que habitavam toda a região é marcada por registros de viajantes, por documentos oficiais do estado e também por objetos arqueológicos encontrados em toda região.
Em 1990, estudantes da zona rural de Cambé, incentivados por uma campanha do Museu Histórico, encontraram fragmentos, recipientes de cerâmica e peças líticas (de pedra) pertencentes às civilizações indígenas que viveram na região centenas de anos antes da colonização européia.
Esses grupos indígenas que habitavam a região foram, ao longo do tempo, conquistados e aldeados em áreas delimitadas pelo estado.
Porém, deve-se entender essa conquista como um ato brutal, com práticas de perseguição, escravidão e guerras.
*
Nova Dantzig - Colonização a partir da Companhia de Terras
*
Em 1925, a Companhia de Terras Norte do Paraná adquiriu uma área de 515 000 alqueires de matas nativas, equivalentes a catorze por cento do total do estado, de solo fértil e pronta para ser colonizada. Somaram-se a essas vantagens o incentivo à imigração e a difícil situação econômica na Europa, que criaram condições necessárias para ocorrência de uma corrente migratória para a América.
As primeiras dez famílias que chegaram à futura cidade de Cambé por intermédio da Companhia de Terras eram oriundas da Cidade Livre de Danzig e chegaram à futura colônia em janeiro de 1932.
 O nome Nova Dantzig foi escolhido pela Companhia de Terras, que previu, para a região, a vinda de um grande número de pessoas de Danzig. Por causa do clima mais quente, ao qual não estavam acostumados e devido à flora e fauna estarem intocadas, enfrentaram muitas dificuldades para iniciar a colonização.
 Mas, atraídos pela fertilidade das terras, vieram em seguida japoneses, italianos, eslovacos, portugueses, alemães, espanhóis, libaneses, além de paulistas (do interior, por sua vez já fruto da imigração europeia) e nordestinos.
Café, algodão, cereais, extração de madeiras e criação faziam parte da cultura diversificada que existiam na região na época da colonização.
Nova Dantzig não fugia disso, pois o sistema de pequenas e médias propriedades rurais estimulava a atividade econômica voltada para a terra.
Ao mesmo tempo, o núcleo urbano passou a crescer, tornando-se centro de abastecimento e prestação de serviços para a população. A sociedade urbana era formada por pequenos e médios comerciantes, além de alfaiates, barbeiros, sapateiros, pedreiros, carpinteiros, marceneiros, caixeiros de lojas de armazéns, farmácias e operários. Surgem em seguida os profissionais liberais, funcionários públicos municipais e estaduais (estes como resultado da elevação do patrimônio a distrito e depois a Município respectivamente em 1937 e 1947).
Em 9 de outubro de 1937, o então Patrimônio de Nova Dantzig foi elevado à categoria de distrito judiciário através da Lei 191, de 9 de outubro de 1937.
Já na década de 1940, o advento da Segunda Guerra Mundial fez com que o governo do estado obrigasse as cidades e as colônias de nomes relacionados com os países inimigos a trocarem de denominação.
Nova Dantzig passou a se chamar Cambé, nome de um ribeirão que banha o município.
Após a redemocratização do país em 1945, começou, em Cambé, um movimento emancipacionista, encabeçado pelo professor Jacídio Correia e pelo médico José dos Santos Rocha.
Atendendo ao apelo da população e tendo em vista o crescimento promissor de Cambé, o governador Moysés Lupion assinou a Lei Dois, de 10 de outubro de 1947, elevando o distrito à categoria de município. A instalação do município ocorreu no dia 11 de outubro de 1947 e Eustachio Sellmann foi nomeado o prefeito provisório. Com a elevação a município, era necessário que se escolhesse o primeiro prefeito e vereadores que representassem a vontade popular.
No dia 16 de novembro de 1947, os cidadãos de Cambé elegeram o professor Jacídio Correia primeiro prefeito de Cambé.
*
Geografia
*
Situada no Terceiro Planalto de Guarapuava, a 23° 16' Latitude Sul e 51° 17' Longitude Oeste com área de 496 km² a 670 metros do nível do mar. Favorecida pelas rodovias BR-369 e PR-445, está distante cerca de 10 km de Londrina, 392 km de Curitiba, 550 km de São Paulo e a 502 km do Porto de Paranaguá.
*
Clima
*
De clima subtropical úmido mesotérmico, verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura máxima média de 22°C), invernos com geadas em torno de 8 anuais (temperatura mínima média abaixo de dezoito graus centígrados), sem estação seca definida.(mínima já registrada de -4°C negativo).
*
Demografia
*
Sua população estimada em 2009 era de 97 329 habitantes.
*
Economia
*
Atualmente, a cidade tem sua agricultura voltada à soja e possui um rico parque industrial onde se destacam a agroindústria e indústrias químicas.
A vida noturna e o comércio da cidade são bastantes desfavorecidos com a proximidade de Londrina.
*
Administração
*
O atual prefeito é João Dalmácio Pavinato e o vice-prefeito, Maria Aparecida André Pascueto.
*
Saúde
*
Cambé conta agora com o serviço do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência, em qualquer lugar, corrigindo uma das maiores queixas dos usuários do Sistema Único de Saúde, que é a lentidão no momento do atendimento.
*
Esportes
*
As escolinhas de treinamento são um dos destaques da área esportiva.
Hoje, dezesseis escolinhas de seis modalidades esportivas (três femininas e três masculinas) funcionam em ginásios, centros e campos esportivos.
Dois dos maiores eventos da cidade na área esportiva são as fases regionais dos Jogos Colegiais e dos Jogos Abertos, que ocupam os espaços esportivos que a cidade dispõe.
Em maio de 2005, a cidade recebeu 2 000 atletas de dezenove cidades da região para os Jogos Colegiais. Já em setembro de 2005 próximo, foram mil atletas de 69 municípios nos Jogos Abertos.
*
Turismo
*
Cambé possui um centro cultural próximo à prefeitura municipal.
Também próximo à prefeitura pode ser encontrada a fonte luminosa, que foi construída em 1963, mas que ficou parada por muitos anos, sendo restaurada e reativada em 2005.
*
Parques
*
Possui um parque municipal chamado "Zezão" na região central da cidade, que localiza-se em um fundo de vale e que é considerado o verdadeiro cartão-postal da cidade.
 Bem arborizada, com grande área gramada e um córrego, o Zezão também possui pistas de caminhada, um pequeno parque e um anfiteatro com arquibancadas.
Outro parque de importância na cidade é o Parque Histórico Municipal Danziger Hof, que é parte da colônia Neo Danzig, núcleo de imigrantes alemães da cidade de Danzig.
No parque você encontrará a casa da família Tkotz, construída no início da colonização, que foi adquirida pela prefeitura da cidade em 2000 e transportada para o parque histórico, onde nela hoje são realizadas atividades culturais.
Outra casa também presente é a casa da família Zifchak, sede do parque, que também foi adquirida pela prefeitura e transportada ao parque histórico.
*
Museus
*
O Museu Histórico de Cambé foi fundado em 30 de outubro de 1985, com objetivo de resgatar e preservar a história e a memória dos povos que colonizaram a cidade de Cambé.
Seu acervo é composto de fotografias, documentos, objetos, revistas livros além de material de arqueologia dos povos indígenas que habitaram a região norte do Paraná.
Ele se localiza no Centro Cultural.
 A maior parte do acervo se constitui de fotos. Várias escolas da região agendam visitas a este museu.
Em 2006, o colégio Instituto Nossa Senhora Auxiliadora fez o "Projeto Museu".
*
Eventos
*
Entre os principais eventos, destaca-se o tradicional evento "Festa das Nações", que valoriza o resgate, a preservação e a divulgação da história e da cultura do município.
Funciona como um elo entre os primeiros colonizadores e as gerações atuais, celebrando, por meio da gastronomia, das danças e músicas típicas, a união das etnias que ajudaram a formar a cidade.
O evento coincide com a comemoração do aniversário de emancipação política de Cambé.
Este e vários eventos costumam acontecer no centro de eventos da cidade, inaugurada em 10 de dezembro de 2000, que encontra-se ao lado da igreja matriz.
Há também o Village (praça de eventos e leilões), onde são realizadas festas, casamentos, formaturas, shows, raves e, principalmente, leilões de gado.
*
Cultura
*
O Centro Cultural de Cambé, inaugurado no dia 1 de novembro de 1990 com intuito de promover a cultura, conta com uma moderna arquitetura em sua construção, e foi especialmente criada para abrigar o Museu Histórico de Cambé.
No Centro Cultural também está a Biblioteca Pública Municipal.
*
Transportes
*
Aeroporto
Apesar de Cambé não ter um aeroporto em seus limites, o Aeroporto de Londrina fica a apenas doze quilômetros da cidade.
*
Transporte Público
*
O Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano que atende o município, é prestado pela empresa TIL Transportes Coletivos, e também pela empresa Garcia.
*
Datas festivas
*
Festa do padroeiro (Santo Antônio) - 13 de junho
Data de aniversário (emancipação política) - 11 de outubro
*
Fonte de Pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia