domingo, 14 de novembro de 2010

João Pessoa

Ficheiro:Montagem de JoaoPessoa.png
João Pessoa é um município e cidade mais populosa da Paraíba. É conhecida como "Porta do Sol", devido ao fato de no município estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas.
Fundada em 1585 com o nome de Nossa Senhora das Neves, João Pessoa é a terceira capital de estado mais antiga do Brasil e também a última a ser fundada no país no século XVI. A cidade é também notável pelo clima tropical, por ser a maior em economia (indústrias, comércio e serviços) e arrecadação de impostos para o estado, pelas suas praias e pelos vários monumentos de arquitetura e arte barroca.
Durante a ECO-92, a conferência da ONU sobre o meio ambiente, João Pessoa recebeu o título de segunda cidade mais verde do mundo. Segundo um cálculo baseado na relação entre número de habitantes e área verde, a cidade perderia apenas para Paris.
Como de costume, João Pessoa é uma cidade muito limpa, tranquila e organizada, agradando assim os turistas e os próprios moradores da cidade.
Com o Coeficiente de Gini de 0,63, João Pessoa é considerada a capital com a menor desigualdade social do Nordeste e uma das menos desiguais do Brasil, além de ser a 2ª capital com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste.
"Jampa"
"Porta do Sol"
"Cidade Verde"
"Jardim do Brasil"
Our Lady of Snow.jpg
Nossa Senhora Das Neves
(Padroeira de João Pessoa)
No ano da fundação da cidade, no 5 de agosto de 1585, a padroeira da cidade, Nossa Senhora das Neves, foi a homenageada, dando o primeiro nome à cidade, "Povoação de Nossa Senhora das Neves", variando para Cidade de Nossa Senhora das Neves em 1589 e Cidade de Filipeia de Nossa Senhora das Neves em 1600, em homenagem ao rei Felipe da Espanha.
Logo após a sua conquista pelo os Países Baixos a cidade passou a se chamar Frederikstadt, a partir de 1635. Depois do declínio da Nova Holanda e com a saída dos Neerlandeses, a cidade retoma o nome de Cidade de Nossa Senhora das Neves em 1655.
Depois passando para Cidade da Paraíba em 1817. No dia 26 de Julho de 1930, o Presidente da Província, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, é assassinado no Recife. Com isso, atendendo ao apelo do povo, a cidade passa a se chamar Cidade de João Pessoa.
Ficheiro:Getúlio Vargas e João Pessoa.jpg
Getúlio Vargas e João Pessoa.
A cidade de João Pessoa nasceu nas margens do rio Sanhauá, a partir de onde subiu as ladeiras em direção ao que hoje é o Centro. A expansão urbana ocupou a antiga área rural. A partir da segunda metade dos anos 70, com a ascensão da orla marítima, a economia da área perdeu um pouco de sua importância de outrora. No que diz respeito à arquitetura, os bairros do Centro comportam a maior parte das áreas que são objeto de tombamento pelos órgãos de proteção ao patrimônio, dentre elas, o Centro Histórico, Rua das Trincheiras e as proximidades da Rua Odon Bezerra, no bairro de Tambiá.
Economia
João Pessoa é a cidade com maior economia do Estado da Paraíba, tendo um PIB quase três vezes maior que a segunda colocada, Campina Grande. Com dois distritos industriais em desenvolvimento, um na BR-101 e outro no bairro de Mangabeira (João Pessoa).
O turismo é um grande produtor de renda e gerador de empregos, além do comércio, que também possui grande participação econômica na cidade.
Parque industrial
Há um parque industrial complexo, formado por diversos segmentos: alimentos, automobilístico (bugres), bebidas, bentonita, cimento, concreto, couro, metalúrgico, móveis, ótica, papel, pisos cerâmicos, química, têxtil, tecnologia da informática, dentre outros. João Pessoa possui o maior parque industrial do estado da Paraíba, destacando-se algumas indústrias de renome internacional, como a AmBev, Coca-Cola, Euroflex, Vijai Elétrica, Coteminas e a British American Tobacco.
A cidade localiza-se na porção mais oriental das Américas e do Brasil, com longitude oeste de 34º47'30" e latitude sul de 7º09'28. O local é conhecido como a Ponta do Seixas.
Ficheiro:Cabo Branco Lighthouse.jpg
Farol do Cabo Branco, que marca o ponto mais oriental da América do Sul, junto à Ponta do Seixas
A Ponta do Seixas é o ponto mais oriental do Brasil e da América continental, localiza-se na Parte Leste da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, a 14 quilômetros do centro da cidade e 3 quilômetros ao sul do Cabo Branco, que já foi considerado o ponto mais a leste do continente e que devido à erosão marinha que ao longo dos anos fez com que suas ondas desgastassem o Cabo Branco e depositasse estes sedimentos na Ponta Seixas (fazendo-a aumentar) e passando a ser atualmente o ponto mais oriental das américas.
Do alto da Ponta do Seixas, erigido sobre uma falésia, fica o formoso Farol do Cabo Branco, no formato de um pé de sisal, de onde se tem uma bela vista da orla e do oceano Atlântico..
Muitas pessoas confundem a Ponta do Seixas com a falésia do Cabo Branco. São duas formações geológicas diferentes. A ponta é que representa o ponto mais a leste da América e não a falésia do Cabo Branco. A ponta do Seixas é uma estreita faixa de terra mais ao sul da barreira que se prolonga para o leste.
Ficheiro:João-Pessoa-Praia-Manaíra-Bessa.jpg
Manaíra e Bessa.
Hidrografia
Em João Pessoa existem cerca de doze rios. O Rio Jaguaribe nasce no conjunto Esplanada, cruza o jardim botânico da cidade, no meio da Mata do Buraquinho, e desemboca no Oceano Atlântico na divisa com o município de Cabedelo. A água para abastecimento das casas é retirada do sistema Gramame-Mumbaba, da CAGEPA. Nesse sistema, esses dois rios se revezam no fornecimento de água para a cidade. Entretanto, o rio mais importante historicamente é o Rio Sanhauá, pois foi nas suas margens que nasceu a cidade e foram construídas as primeiras casas.
A capital paraibana conta com um litoral de cerca de 24 quilômetros de extensão, com praias de areias brancas e águas cristalinas e muitas com Mata Atlântica preservada.
Dentre elas, pode-se citar a Praia de Tambaú, que tem cerca de 8 quilômetros de extensão, composta de areia batida e fina, com águas de cor verde-azulada, e também Manaíra, uma praia totalmente urbana, formada por recifes, o que torna as suas ondas fracas, e por águas claras no verão. É ponto de vários quiosques e bares, contando com quadras de esportes na sua orla.
Praias
Praia fluvial do Jacaré
Praia do Bessa
Praia de Manaíra
Praia de Tambaú
Praia do Cabo Branco
Praia do Seixas
Praia da Penha
Praia de Jacarapé
Praia do Sol
Praia da Barra de Gramame
Ficheiro:JoaoPessoa RioSanhaua.JPG
Vista de um trecho do rio Sanhauá.
O Rio Sanhauá é um rio brasileiro que banha o estado da Paraíba, precisamente os municípios de Bayeux e João Pessoa. Um dos principais afluentes do rio Paraíba, foi em sua foz — margeada pelo casario histórico e pelos campanários de dezenas de igrejas — onde a capital paraibana nasceu. Suas margens estão parcialmente cobertas de manguezal.
Reposição dos estoques pesqueiros
Em julho de 2007, o rio recebeu cinquenta mil peixes da espécie Tilápia. A intenção foi a de aumentar a quantidade de pescado no estuário, que atualmente está em baixa. A ação irá beneficiar diretamente quinhentas famílias de pescadores que sobrevivem especialmente da pesca artesanal em Bayeux e João Pessoa, além de alertar para a importância da preservação ambiental do ecossistema do estuário no dia-a-dia do pescador. Os alevinos juvenis vieram da Estação de Piscicultura da Empasa da Paraíba, localizada no município de Itaporanga. 
Ficheiro:Por do Sol do Jacare.JPG
Vista do por do sol no Jacaré.
A Praia Fluvial do Jacaré ou Praia do Jacaré é uma área turística que faz parte do corredor turístico de João Pessoa. Nessa área estão concentrados bares, restaurantes, hotéis, casas de artesanato, casas de pescadores, etc.
Ficheiro:Joao Pessoa Paraiba Praia do Jacare.jpg
Bares e restaurantes da praia do Jacaré
Os turistas que conhecem a praia de Jacaré costumam ficar encantados com as belezas naturais oferecidas pela rica fauna e flora ali encontradas, mas sem dúvida, o espetáculo mais bonito é proporcionado pelo Sol, que se põe de mansinho, enquanto é saudado pelo Bolero de Ravel, que é executado diariamente por Jurandy do Sax nos bares instalados às margens do Rio Paraíba. A praia também é um local de pescaria e de esportes como o remo. Algumas pessoas vão à praia velejar.
O acesso à praia de Jacaré é feito pela BR-230, Estrada de Cabedelo, depois fazer contorno em Intermares e seguir pela Estrada do Jacaré.
Ficheiro:João-Pessoa-Praia-Manaíra-Tambaú.jpg
Praia de Manaira(Tambaú, ao fundo).
Praia de Manaíra, é uma praia totalmente urbana do bairro do mesmo nome, do município de João Pessoa.
Limita-se a sul com praia de Tambaú através do píer de Tambaú ou através do final da Avenida Senador Rui Carneiro, ao norte com a praia de Jardim Oceania(bessa) no final da Avenida Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra).
Suas ondas são fracas por ser formada por recifes e por águas claras no verão, é indicada pra banhistas mais nas marés baixas.
É a praia urbana do município litorâneo de João pessoa, que está mais perto do mar, referindo se de ter uma estreita faixa de areia, estreita na divisa das praias de Manaíra e Tambaú, já indo em caminho à praia de Jardim Oceania (Bessa) vai se alargando até o seu final. Infelizmente, há muitos esgotos que fluem para o mar nessa praia, o que a torna a praia mais evitada pelos banhistas da cidade; o mau cheiro chega a ser insuportável a uma quadra da Rui Carneiro. A população vem reclamando dessa situação há muitos anos, frustrada com a inabilidade do governo em resolver o problema. 
Ficheiro:Quadra de Manaíra000 4171-1.jpg

Quadra de Manaíra de frente para o mar.
Existiam vários quiosques que foram retirados ao longo do calçadão da orla na Avenida João Mauricio, restando somente alguns no largo da gameleira.(atualmente o calçadão da orla, esta passando por uma revitalização, com a retirada total dos pisos antigos que já estava bem deteriorados pelo tempo, recolocando novos e também da recuperação dos bancos, troca de postes com uma nova iluminação ornamental e melhoramento na parte do jardim, ainda esta prevista uma ciclovia) Restaurantes, hotéis, pousadas e uma galeria chamadaCenter Gameleira e o Mag Shopping ficam do outro lado da Avenida e tem a famosa quadra de Manaíra onde pode se praticar esportes.
No bairro de Manaíra, a 800 metros do mar localiza-se o Manaíra Shopping. Construído em 1989 com uma área de 23843 m² (D'Albuquerque, 1997).
Ficheiro:Jp-praia.JPG
Praia de Tambaú.
"Possui 8 km de extensão, composta de areia batida e fina, com águas de cor verde-azuladas. Ë o ponto de partida a Picãozinho, ponto turístico de beleza natural (D'Albuquerque, 1997).
Na praia de Tambaú localiza-se uma das mais belas construções da cidade, o Hotel Tropical Tambaú. Possui forma circular que se harmoniza com a linha de praia. As águas do mar batem na base de sua porção leste o que propicia ao hóspede desta ala, a sensação de estar dentro do mar. Possui quadra de tênis, bar, restaurante, salão de convenções e uma galeria onde estão lojas, cinemas, cabeleireiros, entre outros. Foi inaugurado em setembro de 1971 (Rodriguez, 1992).
Ficheiro:João-Pessoa-Tambaú-Cabo-Branco.jpg
Bairro de Tambaú e Cabo Branco, ao fundo.
Próximo ao Hotel Tropical Tambaú, situa-se o Mercado de Artesanato Paraibano (MAP), construído em estilo colonial, numa área de, aproximadamente, 6100 m². Foi inaugurado em 1990. Ë ponto de grande visitação pelos turistas que percorrem dezenas de lojas de produtos regionais como rendas, crochês, tapeçarias, pintura, couro, batic etc. O MAP possui, também, lanchonetes, agência dos correios e uma central de telefonia (Rodriguez, 1992).
A feirinha de Tambaú, teve a sua formação decorrente do movimento noturno em torno da lanchonete A Nutritiva, na quadra fronteiriça ao Hotel Tropical Tambaú. Uma área urbanizada privilegiada que é ponto de encontro de artistas, intelectuais e estudantes (Honorato, 1999). " (Fonte: DE-UFPB)
Meio-ambiente
João Pessoa é considerada a "segunda capital mais verde do mundo", com mais de 7 m² de floresta por habitante, perdendo somente para Paris, França. Esse título de distinção lhe foi dado em 1992, durante a ECO-92.
João Pessoa possui, dentro da cidade, duas grandes reservas de Mata Atlântica, que funcionam como verdadeiros pulmões, além de mitigar o avanço da poluição. A primeira delas fica no bairro central do Róger e denomina-se Parque Arruda Câmara (ou "Bica", como é popularmente conhecida, devido à presença da Fonte Tambiá no local). Um misto de jardim zoológico e reserva florestal, a Bica possui exemplares da fauna e flora brasileiras, assim como animais de outros continentes. A outra reserva florestal importante é a Mata do Buraquinho, da qual uma parte foi recentemente transformada em Jardim Botânico. Com cerca de 515 hectares de mata virgem, cortada por riachos e fontes naturais, fica situada num dos maiores reservatórios que abasteciam a cidade. A Mata do Buraquinho umidifica o clima de João Pessoa e mantém sua temperatura mais estável e branda, mesmo no verão. A mata é preservada e cercada com intuito de proteção contra depredação, servindo como local de estudo para pesquisadores que se preocupam com a preservação da qualidade do meio ambiente. No entanto, são visíveis as invasões às margens da reserva Mata do Buraquinho. Podem ser constatados casos de invasão de território de preservação e desmatamento (favela Paulo Afonso), além da criação de comércios clandestinos, como a conhecida "Sucata do Italiano", no bairro de Jaguaribe.
Parte do bairro do Altiplano e a esquerda alguns bairros da zona leste de João Pessoa.
Parte do bairro do Altiplano e a esquerda alguns bairros da zona leste de João Pessoa.
Tecnologia
Jampa Digital
Além de ser uma das capitais tecnológicas do Brasil, João Pessoa dispõe do "Jampa Digital" um serviço que traz cobertura Wi-Fi gratuita a vários pontos da cidade, inclusive na orla, sendo a primeira no Nordeste, e uma das primeiras no Brasil a contar com esse serviço.
Nesta primeira etapa do projeto, cerca de 35% da cidade vai estar coberta pelo serviço. Serão mais de cem pontos de assinante digital, que interliga a administração em uma rede de praças, escolas, estações digitais e a orla, abrangendo do Mag Shopping à Estação Cabo Branco. O serviço também vai alcançar as comunidades ao redor do ponto, em uma distância de até 800 metros. Nesta etapa do projeto, a expectativa é que 400 pessoas usem simultaneamente cada ponto disponibilizado.
O planejamento da equipe da Secitec é que até o mês de dezembro sejam colocadas dez estações, o que vai permitir que 85% do território de João Pessoa esteja inserido no projeto. A meta é que toda a população da cidade, os mais de 702 mil habitantes, sejam beneficiados. Até agora, a Prefeitura da Capital e o Ministério da Ciência e Tecnologia já investiram R$ 27 milhões na compra de equipamentos, que vão dar a infraestrutura física de tráfego de sinal, e nos aplicativos e conteúdo, dando com isso a estrutura necessária de conectividade e acessibilidade.
Ficheiro:RM de João Pessoa.JPG
Imagem de satélite focalizando a Região Metropolitana de João Pessoa.
Região metropolitana
A Lei Complementar Estadual no. 59, de 2003, criou o Condiam e a Região Metropolitana de João Pessoa, constituída pelos municípios de Bayeux, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, lucena, Alhandra, Pitimbu, Caaporã, Mamanguape, Rio Tinto e Santa Rita. A região abriga atualmente uma população de 1.146.461 habitantes. IBGE/2009.
Infraestrutura
João Pessoa possui uma ótima infraestrutura, sendo a 2ª capital mais saneada do Nordeste, com mais de 83% da cidade saneada, 100% das residências atendidas pela energia elétrica e 100% ligados ao abastecimento de água.
IDH: 0,783 (IBGE — 2000)
Ficheiro:Rua em Manaíra000 4142-1.jpg
Rua no bairro de Manaíra, um dos bairros mais verticalizados de João Pessoa.
Mercado imobiliário
João Pessoa ultimamente passa por uma enorme expansão imobiliária. A cidade é um verdadeiro canteiro de obras com muitos empreendimentos. Há prédios e arranha-céus de altíssimo luxo sendo construídos, tanto que João Pessoa já é considerada a capital do Nordeste com o maior número de arranha-céus e a quarta capital mais verticalizada do Nordeste. 5 dos 6 maiores prédios do Nordeste atualmente estão em João Pessoa. O Tour Geneve (Que em breve será o maior arranha-céu do Brasil) é um dos diversos empreendimentos sendo construídos. A alta demanda e o fato de muitos estrangeiros (pricipalmente europeus) estarem adquirindo imóveis causou uma altíssima especulação imobiliária e comercial. A cidade é uma das capitais mais caras do Norte-Nordeste em termos de aquisição de moradia assim como Natal no Rio Grande do Norte.
Educação
Taxa de analfabetismo: 14%. (IBGE — Censo 2000)
Instituições públicas de ensino superior
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
Instituições privadas de ensino superior
Associação Paraibana de Ensino Renovado (ASPER)
Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)
Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB)
Faculdade de Ensino Superior da Paraíba (FESP)
Faculdade Maurício de Nassau
Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE)
Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE)
Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula (FESVIP)
Faculdade de Ciências Contábeis Luiz Mendes (LUMEN)
Faculdade Unida da Paraíba (UniPB)
Faculdade Santa Emília de Rodat (link externo)
Faculdade Potiguar da Paraíba (FPB)
Faculdade de Tecnologia de João Pessoa (FATEC)
Instituto Paraibano de Ensino Renovado (INPER)
Instituto Paraíba de Educação e Cultura (IPEC)
Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP)
UNAVIDA Universidade Aberta Vida (UNAVIDA)
Faculdade de Tecnologia do Uniuol (UNIUOL)
Ficheiro:Bus changing lane Joao Pessoa.jpg

Ônibus passando pela na Avenida Rui Carneiro.
Transportes
O transporte público na cidade de João Pessoa é feito, em grande parte, por linhas de ônibus, sendo uma das capitais com a maior frota de ônibus do Nordeste. É possível ir para qualquer lugar da cidade pagando-se apenas uma passagem. As conexões podem ser feitas através de um Terminal de Integração do Varadouro, onde o passageiro pode descer e pegar um novo ônibus sem precisar pagar uma nova passagem e de um Sistema de Integração Temporal. Há também o Sistema de Bilhetagem Eletrônica por meio do cartão “Passe-Legal”. João Pessoa foi a primeira cidade do Nordeste a implantar este sistema, Além de que toda a frota de ônibus da cidade é rastreada por satélite.
João Pessoa também é a capital com a frota de veículos mais nova do Brasil.
Ferroviário
Existe também uma linha de trem da CBTU, de circulação diária, que cobre a maior parte da Região Metropolitana, com extensão de 30 km. Conta com nove estações de passageiros e interliga as cidades de Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita, com o transporte aproximado de 7.500 passageiros em 15 viagens diárias.
Ficheiro:Presidente Castro Pinto International Airport.jpg
Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto.
Aeroporto Internacional Castro Pinto
A cidade também conta com o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto — localizado na cidade limítrofe de Bayeux, dentro da região metropolitana e distante 8 km do centro.
Fluvial
Na região metropolitana de João Pessoa, na cidade de Cabedelo existe um transporte de balsa que atravessa o Rio Paraíba, permitindo a ligação com o município de Lucena.
Sistema de Bicicletas Públicas
João Pessoa é a primeira Capital do Nordeste e a terceira cidade do País a ter um sistema de bicicletas públicas.
O ‘Pedala João Pessoa’, um sistema de locação de bicicletas, com quatro estações distribuídas inicialmente na orla da Capital, com o objetivo de oferecer um meio de transporte mais saudável e ecológico aos pessoenses e Turistas.
O ‘Pedala João Pessoa’ caracteriza-se como uma solução tecnológica sustentável para a utilização de bicicletas, facilitando o deslocamento das pessoas na Capital e já foi implantado, com sucesso, no Rio de Janeiro e em Blumenau, no Estado de Santa Catarina. “Além de poder estar em um ambiente agradável, respirando um ar mais puro e ser bastante saudável pedalar pela orla de João Pessoa, esta novidade torna-se mais uma opção de lazer” Elas são gerenciadas por um computador alimentado por baterias e que conta com um painel de exibição de informações, como mapa de localização das estações, instruções de uso e publicidades. Nas bicicletas estão instalados dispositivos eletromecânicos de travamento e liberação, lâmpadas de sinalização e um chip de identificação.
Na cidade encontram - se várias ciclovias, inclusive na orla onde está localizado a base do sistema de bicicletas públicas.
Projetos futuros
Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)
A cidade está com um projeto de implementação de um Veículo leve sobre trilhos (VLT - pequeno trem urbano, geralmente movido a eletricidade, uma espécie de "bonde" moderno tornando-se alternativa em cidades de médio porte). O projeto é do Governo Federal.
Ficheiro:Picaozinho.jpg
Recife de Picãozinho.
Picãozinho é uma formação de recifes coralígenos, que fica localizado a cerca de 1500 metros da praia de Tambaú no litoral de João Pessoa - PB.
Durante os períodos de baixa-mar uma grande porção do recife fica exposto.
O recife é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade, sendo desde a década de 80 explorado turisticamente. Atualmente existem diversas embarcações que fazem o translado entre a praia de Tambaú e Picãozinho. Durante o trajeto, que dura cerca de 15 minutos, os turistas são instruídos a não andar sobre o recife
Ficheiro:Peixes recifais.jpg

.Peixes recifais encontrados no recife de Picãozinho.
O recife é bastante procurado por apresentar águas claras e uma diversificada fauna e flora marinha. É possível alugar máscaras de mergulho nas embarcações. Durante o trajeto da praia de Tambaú até o recife de Picãozinho, pode-se avistar a barreira do Cabo Branco e a Estação Cabo Branco uma das mais importantes atrações da cidade, além das praias de Cabo Branco e Tambaú. Atualmente está vetada a oferta de alimento para atrair os peixes, em virtude dos prejuízos ao meio ambiente provocado por tal atividade. Porém mesmo sem os alimentos é possível vê-los frequentemente.
A água é mais clara durante a estação seca, mas é possível mergulhar durante a maior parte do ano.
Durante os mergulhos é possível observar diversas espécies de peixes recifais, corais, algas, moluscos e outros invertebrados marinhos.
Ficheiro:OscarNiemeyerCaboBranco.jpg
Estação Cabo Branco
A Estação Cabo Branco foi inaugurada no dia 3 de julho de 2008 pelo prefeito Ricardo Vieira Coutinho. Localizada na cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, no bairro do Altiplano Cabo Branco. 
Os espaços projetados por Niemeyer proporcionam o experimento científico e o contato com a cultura e as artes.
Além da proposta cultural, a Estação se apresenta como ponto turístico, como o novo cartão-postal da cidade.
Ficheiro:Estacao Cabo Branco - Auditorio.JPG
Capacidade para 501 pessoas e duas salas para convenções com 200 lugares
Complexo arquitetônico
O complexo arquitetônico, fruto da mente criadora do arquiteto Oscar Niemeyer, possui 8.571m² de área construída. Fazem parte do conjunto cinco edifícios, entre eles uma torre espelhada erguida em forma octogonal, com 43 metros de distância entre lados opostos e apoiada sobre uma parede cilíndrica com 15 metros de diâmetro.
Ficheiro:Estacao Cabo Branco dia.JPG
Vista da torre do mirante
 É a principal edificação entre as cinco que compõem o complexo:
Torre
Dotada de dois pavimentos, está situada em um espelho d'água. Nela encontram-se exposições permanentes e temporárias, salas audiovisuais, café e restaurante. Do terraço panorâmico o visitante desfruta de uma visão em 360º, podendo ver em seu entorno a Ponta do Seixas, extremo oriental do continente americano e o Farol do Cabo Branco, além de grande parte da faixa litorênea que banha a cidade.
Ficheiro:Estacao Cabo Branco - Anfiteatro.JPG
Anfiteatro com capacidade de 300 pessoas sentadas
Auditório
Abriga confortavelmente 501 pessoas. Conta ainda com duas salas com 200 lugares para a realização de eventos e um conjunto de salas especiais para a formação artístico-cultural dos alunos da rede pública.
Anfiteatro
Inteiramente integrado a paisagem, foi projetado para abrigar 300 pessoas.
Loja e lanchonete
Espaço de apoio aos visitantes, com loja de souvenir e lanches.
Ficheiro:Estação Cabo Branco.JPG
Vista ao anoitecer
Bloco Administrativo
Abriga a área administrativa do complexo e situa-se na parte posterior do mesmo.
Estacionamento
Tem capacidade para 198 veículos, incluindo ônibus.
Ficheiro:Manaira.jpg
Praça da 2.ª ampliação, famosa por receber a patinação no gelo por diversas vezes.
O Manaíra Shopping é o primeiro shopping center construído na Paraíba, inaugurado em 1989 e é o 2º maior Shopping Center do Nordeste em área locável. Conta com uma localização estratégica entre o centro e as praias do litoral norte da cidade.
Eventos
Ja é Tradicional no Shopping a Pista de Patinação no Gelo que vai a cada dois meses para o Shopping, no Natal é bela a Decoração com uma imensa árvore de natal na Praça de Eventos e lindos pisca-piscas que ficam brilhando no exterior em forma de enfeites de Natal e a nas entradas do shopping elas ficam mudando de cor. Já foram ao Shopping muitos eventos especiais como o Festival Japonês, o Thailand Festival, Exposição de Artes do Peru e outros de artesanato e feiras de produtos especiais. Geralmente a cada semana tem uma atração nova no Manaíra Shopping.
Ficheiro:Lagoa a noite.jpg
Lagoa do Parque Solon de Lucena à noite.
Localidades históricas
Casa da Pólvora
Casarão 34
Casarão dos Azulejos
Fonte do Tambiá (localizada no Parque Arruda Câmara)
Fonte de Santo Antônio (localizada no Conjunto São Francisco)
Fábrica de Vinho de Caju Tito Silva & Cia (tombada pelo Iphan)
Forte de Santa Catarina (localizado no município de Cabedelo)
Hotel Globo (Centro Histórico)
Palácio da Redenção
Porto do Capim
Ficheiro:Fortalezasc.jpg
Fortaleza de Santa Catarina
Igrejas
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco (tombada pelo IPHAN)
Igreja de Santo Antônio
Igreja São Frei Pedro Gonçalves
Igreja do Carmo (tombada pelo IPHAN)
Igreja da Misericórdia (tombada pelo IPHAN)
Parques
Parque Sólon de Lucena (Mais conhecido como Lagoa)
Parque Arruda Câmara (Zoológico)
Monumentos
Farol do Cabo Branco
Estação Cabo Branco
Ponto de Cem Reis
Centro Histórico de João Pessoa
Centros de Educação e Cultura
Espaço Cultural José Lins do Rêgo
Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Arte
Museus
Museu Cultural do Centro de São Francisco
Museu José Lins do Rego
Casa do Artista Popular
Espaço Energisa
Memorial Augusto dos Anjos
Museu e Cripta do Presidente Epitácio Pessoa
Arquivo Histórico do Estado da Paraíba
Museu José Américo de Almeida
Teatros
Teatro Santa Roza
Teatro Paulo Pontes (Espaço Cultural)
Teatro de Arena (Espaço Cultural)
Teatro Lima Penante
Teatro Ednaldo do Egypto
Teatro Ariano Suassuna (Colégio Marista Pio X)
Sala de Cultura (Shopping Sul)
Cinemas
Box Cinemas (Manaíra Shopping)
Mutiplex Tambiá 6 (Tambiá Shopping)
Cine Bangüe (Espaço Cultural)
Unibanco Arteplex (Em Breve) (Mag Shopping)
Galerias de Arte
Galeria Gamela
Núcleo de Arte Contemporânea (NAC)
Galeria Usina Cultural Energisa
Centro Cultural São Francisco
Galeria Archidy Picado (Espaço Cultural)
Louro e Canela Arte Contemporânea
Galeria de Arte (Zarinha Centro de Cultura)
Esporte
Clubes de futebol
Botafogo - Tem como cores o Preto, Branco e a estrela Vermelha. É o time detentor de maior número de títulos estaduais, conhecido como "Belo" pelos seus torcedores.
Auto Esporte Clube - Tem como cores o Branco e Vermelho. É conhecido como o "Clube do Povo" e tem o Macaco como seu mascote. É detentor de seis títulos estaduais.
Centro Sportivo Paraibano - Tem como cores o Azul e Branco. Possui o Tigre como seu mascote, e é o atual campeão paraibano da segunda divisão.
Estádio de futebol
Estádio José Américo de Almeida Filho (Almeidão)
Estádio Evandro Lélis (Mangabeirão)
Estádio Leonardo Vinagre da Silveira (Estádio da Graça)
Estádio Ayrton
Ginásio esportivo
Ginásio Poliesportivo Ronaldo Cunha Lima (Ronaldão)
Ginásio Poliesportivo Rei Ayrton (O Reino)
Fonte de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Pessoa
Uma linda cidade!
Encantadora!






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia