segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Cruzeiro do Sul (Acre)

Ficheiro:Vista parcial Cruzeiro do Sul AC.jpg
Cruzeiro do Sul é um município brasileiro localizado no oeste do estado do Acre. A cidade é, atualmente, a segunda mais populosa do Acre e a mais desenvolvida do interior do estado.
A cidade é um dos mais importantes pólos turísticos e econômicos do Estado. Tem seus encantos para mostrar, como: igarapés mágicos, praias de areias claras e finas, águas escuras e límpidas, passeios e pescarias pelos rios e a vegetação selvagem da floresta. Além disso, Cruzeiro do Sul é cercada de construções e monumentos que simbolizam e guardam a história e a grandeza do seu povo.
"Cruzeiro"
"Capital do Vale do Juruá"
"Terra dos Náuas"
"Capital do Interior do Acre"
Ficheiro:Bandeira-cruzeirodosulac.gif
Bandeira
História
O município, cujo nome foi inspirado na Constelação "Cruzeiro do Sul", surgiu da implementação do decreto de 12 de setembro de 1904, quando o Coronel do Exército Brasileiro Gregório Thaumaturgo de Azevedo instalou a sede provisória do município, em um local denominado "Invencível", na foz do Rio Môa. Teve sua fundação oficializada em 28 de Setembro de 1904, quando a sede do Departamento do Alto Juruá foi transferida para Cruzeiro do Sul. A área escolhida chamava-se "Centro Brasileiro" e foi adquirida do Sr. Antônio Marques de Menezes pelo governo da União. Era localizado à margem esquerda do Barracão Central da Casa de Farinha e algumas barracas isoladas.
Em 17 de Novembro de 1903, o território do Acre, incorporado ao Brasil pelo Tratado de Petrópolis, foi dividido em três departamentos: Alto Juruá, Alto Purus e Alto Acre, todos independentes entre si e diretamente subordinados ao Governo da União. Cada um dos departamentos era administrado por um Intendente - cargo parecido com o de prefeito atual, só que nomeado pelo presidente da República, até 1920.
Ficheiro:Brasão de Cruzeiro do Sul.jpg
Brasão
No dia 28 de setembro de 1904, o Coronel Thaumaturgo, através do Decreto N° 4, autorizava a transferência da sede da Prefeitura para o Seringal Centro Brasileiro, à margem esquerda do Juruá, pois no antigo lugar faltava área suficiente para o desenvolvimento futuro da cidade, além do problema das inundações periódicas, resultantes das enchentes do rio. Na área do Centro Brasileiro, a geografia apresentava muitas colinas (terras livres de inundações), facilitando a implantação da futura cidade de Cruzeiro do Sul, atendendo, ainda, outras considerações de ordem administrativa e comercial. Não se sabe, exatamente, de quem foi a ideia de dar o nome à sede da prefeitura do Alto Juruá de Cruzeiro do Sul, mas a denominação é estabelecida no artigo 2° do Decreto e, com certeza, tem por inspiração a constelação do Cruzeiro do Sul.
Ficheiro:RioJuruá.jpg
Rio Juruá, é uma das principais bacias hidrograficas do estado, banha a cidade de Cruzeiro do Sul
Geografia
O município conta com um relevo formado por uma série de colinas e uma vegetação predominantemente amazônica. A área do município é de 7 924,943 km², representando 5,37% do território acreano, 0,2047% da área da região Norte do Brasil e 0,093% de todo o território brasileiro. Localiza-se na região noroeste do estado de Acre, na margem esquerda do rio Juruá, a 648 km por via terrestre da capital do estado Rio Branco, pela rodovia BR-364 e 593 km em linha reta. Localizada na Mesorregião do Vale do Juruá, faz divisa com o Estado do Amazonas (Norte); o município de Porto Walter (ao Sul); com Tarauacá (a Leste) e com os municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves e com o Peru (a Oeste).
Hidrografia
Os principais rios do Estado são o Juruá e o Purus, que formam as duas grandes bacias hidrográficas acreanas. A cidade de Cruzeiro do Sul é banhada pelo Rio Juruá.
O Juruá é um rio de águas barrentas, navegáveis e piscosas que banha e divide a cidade de Cruzeiro do Sul em dois distritos. O nome Juruá é de origem indígena, é uma derivação do nome "Yurá", usado pelos indígenas que habitavam suas margens. O rio nasce no Peru e, com 2 410 quilômetros de extensão, é o 43º maior rio do mundo. Suas águas caudalosas e barrentas tem dois períodos distintos: no inverno, especialmente de dezembro a maio, é a época das enchentes, quando ele invade todas as terras baixas; e o período de verão, de junho a novembro, quando suas águas baixam de tal maneira que os barcos e balsas de maior porte não conseguem chegar a Cruzeiro do Sul. Suas margens, após as vazantes, são utilizadas pelos ribeirinhos ou "barranqueiros" para o plantio de produtos agrícolas como: feijão, milho, batata, melancia e outros.
Foto da cidade antiga
Há uma grande quantidade de lagos espalhados pelo município, localizados, quase sempre, próximos ao Rio Juruá ou à seus afluentes. O aspecto e a largura que apresentam são semelhantes aos dos cursos d'água que passam nas proximidades. Medem, aproximadamente, 6 km de extensão e são, geralmente, piscosos.
Clima
Cruzeiro do Sul pertence à zona climática designada pela letra A, com o tipo climático Am, segundo a Classificação climática de Köppen-Geiger. O clima de Cruzeiro do Sul é considerado tropical, e a média anual das temperaturas é de 26 °C. Trata-se de uma cidade localizada em altitudes pouco elevadas, 182m. A média anual das temperaturas médias máximas mensais é 31,3 °C, e das médias mínimas mensais, 20,6 °C. Agosto é o mês mais frio, com médias máxima e mínima de 31,9 °C e 16,7 °C, e outubro, o mais quente (32,1 °C e 21,1 °C).
O volume pluviométrico acumulado anual é de 2 313,1 mm. A precipitação média anual é de 192,7 mm, concentrados principalmente no verão. A mudança do clima dependendo da estação do ano é grande, na época que compreende os meses de outubro a abril caracteriza-se pelo o sua grande temperatura máxima, e índice pluviométrico elevado,sendo o mês de janeiro o mais chuvoso, característica comum em cidades amazônicas. No período composto de maio a setembro, caracteriza-se pelas altas temperaturas, com temperaturas máximas chegando facilmente aos 38º C, e baixos índices pluviométricos. Nessa mesma época do ano, o município sofre o fenômeno da friagem, registrando temperaturas muito baixas (em torno de 15°C) para os padrões regionais. Em 2010, devido a esse fenômeno a temperatura mínima foi de 18,6ºC. Devido a baixa umidade, nessa época aumenta a íncidência de queimadas, prejudiciais a saúde.
Relevo
O relevo apresenta vasta terra firme, com pitorescas colinas, por cujos vales serpenteiam alguns córregos. O tipo de solo predominante é o prodzólico, vermelho e amarelo, não possuindo terreno pedregoso.
Ficheiro:Aeroporto de Cruziero do Sul acre.jpg
Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul
Infraestrutura
Acesso
Distante cerca de 648 km de Rio Branco, por rodovia, através da BR-364.Entretanto, o acesso terrestre é muito difícil, limitado apenas ao verão amazônico, principalmente nos meses de julho, agosto e setembro. Outro ponto que decorre da dificuldade do acesso terrestre é a chegada de alimentos até a cidade. Vegetais e alimentos perecíveis são difíceis de serem encontrados e sempre a um alto valor
A cidade é servida por meio aéreo pelo Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul localizado a 15 quilômetros do centro urbano. Existem duas linhas regulares de jatos comerciais e aviões de médio porte com a capital do estado Rio Branco.
Como grande parte das cidades amazônicas seu principal meio de chegada é por via fluvial, o Porto Fluvial de Cruzeiro do Sul está localicalizado a 4 quilometros do centro urbano, e abastece a cidade principalmente com produtos vindos de Manaus.
Ficheiro:TerminaldepassageirosSBCZ.jpg
Saguão do Aeroporto de Cruzeiro do Sul
Como na maioria dos municípios médios e grandes brasileiros, a criminalidade é um problema preocupante em Cruzeiro do Sul. Em 2006 a taxa de homicídios no município foi de 12,4 apresentando uma queda de 36% em relação à taxa do ano anterior, que era de 19,6.Em números absolutos, a média de homicídios na década de 2000 foi de 7,4 homicídios por ano.A taxa de óbitos totais apresentava em 2002 e 2003, 7 óbitos, número que chegou a zero no ano seguinte, voltando a crescer no ano posterior, na ordem de 14 homicídios. A taxa média de homicídios por acidente de transporte, entre 2002 e 2006 foi na ordem de 7,8.
Possui uma Delegacia da Polícia Federal, por se tratar de um ponto estratégico e rota do tráfico de drogas. Os trabalhos da Polícia Federal nessa região são intensos, e a infra-estrutura é completa, com policiais especializados em trabalhos na selva, outros especializados em vias fluviais. Também há a presença da Polícia Civil, com delegacias suas especializadas, departamento de Polícia Técnica; Também há um sub-grupamento de combate a incêndio, com atendimentos em parceria com o SAMU, além de um Batalhão de Polícia Militar (6 BPM), subordinado ao Comando de Policiamento Operacional (CPO II), que faz o trabalho ostensivo e repressivo no combate a criminalidade na capital do Juruá.
Educação
A cidade de Cruzeiro do Sul conta com escolas em todas as regiões do seu núcleo urbano, no entando em sua Zona Rural, devido a escassez de escolas, uma pequena minorias dos alunos são obrigados a deslocar distâncias consideráveis para ter acesso a uma rede escolar. Diante desse quadro, a prefeitura começou a transformar a infraestrutura das escolas, dando-as condições para que garantam um melhor ensino aos alunos.  Em 2009, contava no ensino fundamental com 145 escolas, o corpo docente era composto por 866 professores, ministrando aulas para 19.890 alunos. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ao concluir o ensino fundamental foi calculado em 4,2. Acima do estimado para 2009 para o município (3,8), e também acima da média nacional, na ordem de 3,7.  O ensino médio era assistido por 10 escolas, uma rede docente de 190 professores e 4.656 matrículas realizadas. O ensino infantil calculava 41 pré-escolas, 120 professores e 2.280 alunos.
Cruzeiro do Sul concentra os principais cursos superiores de todo o Vale do Juruá, sendo a principal instituição pública de ensino aUniversidade Federal do Acre (UFAC), que se localiza na Estrada do Canela Fina, Km 12. Além de Cruzeiro do Sul, só há outro campi em Rio Branco.
Em 2008, a taxa de analfabetismo no estado é de 13%, uma das mais equilibradas do Brasil. Da população, 36,2% dos acreanos são analfabetos funcionais.
Ficheiro:HospitaldoJuruá.jpg
Hospital do Juruá foi inaugurado em 2007 como referência em saúde na região.
Saúde
Cruzeiro do Sul possuia em 2005, 51 estabelecimentos de saúde, sendo 46 deles públicos, entre hospitais, pronto socorro, postos de saúde e serviços odontológicos.A cidade possui 220 leitos para internação em estabelecimentos de saúde, sendo 138 públicos e 82 privados. Existem na cidade um grande hospital geral, o Hospital Regional do Juruá, que absorve grande parte dos casos de todo Oeste acreano e Sul do Amazonas. No ano de 2008 foram registrados 1.764 nascidos vivos, sendo que 7.2% nasceram prematuros, 28,11% foram de partos cesáreos  e 8% foram de mães entre 10 e 19 anos (0,4% entre 10 e 14 anos). 
Até o início do ano 2000 Cruzeiro do Sul contava com poucas unidades de saúde públicas, sendo o Hospital Geral o seu principal centro de saúde, e uma gama de postos de saúde com baixa taxa de resolutividade de casos. Em 2007, foi inaugurado o Hospital do Juruá após 20 anos com obras arrastadas, se tornou centro de referência na região em casos de maior complexidade.  No final de 2008 começou a ser construído o Hospital Materno-Infantil de Cruzeiro do Sul, na estrutura do antigo hospital geral do município, completando assim todo o atendimento de saúde na região.
O quadro de saúde do município está sendo alterado, especialmente após a construção do Hospital Regional, a demanda de profissionais de saúde tem aumentado, assim como a qualidade dos seus serviços. Antes um dos grandes problemas da região devido a escassez de profissionais qualificados era o atendimento de profissionais estrangeiros.
Ficheiro:Catedral de Nossa Senhora da Glória.jpg
Catedral de Nossa Senhora da Glória, construída em estilo germânico no ano de 1957.
Demografia
A população do município em 2009 era estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 77,004 habitantes, sendo o segundo município mais populoso do estado e o 33º da região Norte do Basil. Apresenta uma densidade populacional de 9,71 habitantes por km². Segundo o censo de 2000, 50,14% da população urbana são homens e 49,86% mulheres, e 72,17% da população vive na zona urbana e 27,83% vive na zona rural.Segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, a população de Rio Branco equivale a 0,04% da população nacional. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, Cruzeiro do Sul em 2008 possuía 45.298 eleitores, o equivalente a 10,24% do número de eleitores estadais, sendo o segundo maior colégio acreano.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de Cruzeiro do Sul é considerado médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sendo seu valor de 0,668. Considerando apenas a educação o valor do índice é de 0,721, enquanto a média nacional é de 0,849, o índice da longevidade é de 0,685 (o brasileiro é 0,638) e o de renda é de 0,598 (o do Brasil é 0,723).Cruzeiro do Sul possui a maioria dos indicadores médios segundo o PNUD. O coeficiente de Gini, que mede a desigualdade social, é de 0,54, sendo que 1,00 é o pior número e 0,00 é o melhor. A incidência da pobreza, medida pelo IBGE, é de 46,17% e a incidência da pobreza subjetiva é de 54,20%.Cruzeiro do Sul apesar da relativa melhora em relação aos índices de 1991, ainda necessita de uma boa melhora nos seus índices para que alcance um patamar aceitável.
Religião
De acordo com dados do censo de 2000 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Cruzeiro do Sul é composta por: Católicos (77,19  %), evangélicos (19,38%), pessoas sem religião (2,41%), espíritas (0,17%), e 0,85% estão divididos entre outras religiões. 
A cidade se desenvolveu sobre uma matriz social eminemente católica, reflexo disso está associado a grande parte da sua composição religiosa, tanto que a festa mais popular da região está associada a ela, o "Novenário de Nossa Senhora da Glória". Apesar desse quadro, nos últimos anos houve também um forte crescimento da parcela protestante da população.
Embora em menor número, chamam a atenção pela sua particularidade, a presença das chamadas "Religiões da Floresta", em especial a União do Vegetal(UDV) e o Santo Daime, praticas espiritualistas que têm em seus cultos, o uso ritualístico da "ayahuasca". Entre os indígenas da região também acontecem as práticas xâmanicas com o uso da "ayahuasca".
Economia
O extrativismo da borracha foi, até o início do século XX, a principal atividade econômica desenvolvida no município. Além da borracha, a economia da região gira em torno da exploração da madeira. Atualmente, a farinha é o principal produto da atividade econômica municipal, sendo uma das melhores da região e muito apreciada no sul do país.Nos últimos anos as atividades econômicas do município está voltada para atividades extrativistas, de agronegócios que visam produzir e comercializar bens e serviços.Estas atividades econômicas são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da região e do homem que a década tenta sobreviver nesta parte do país tão remota,Pois é através delas que as pessoas podem obter as coisas que precisam para a sua vida.
Produto Interno Bruto
Em valores adicionados é a cidade com o maior PIB de todo a Mesorregião do Vale do Juruá, esse fator aliado a sua infraestrtura lhe rendeu o título de centro urbano de referência. É o segundo maior em todo o estado do Acre, atrás somente da capital, Rio Branco.

Turismo e cultura
É conhecida como a "Terra dos Náuas", uma tribo indígena local que ocupava a área antes da chegada dos brancos na região. Além disso, Cruzeiro do Sul é cercada de construções e monumentos que simbolizam o seu povo e cultura. A cidade é ligada ao município de Pucallpa - Peru, do qual dista 250 quilômetros, por via aérea. Existe um intercâmbio ativo de turistas entre as duas cidades, influenciado pelo comércio local. Alguns pontos turísticos:
Catedral de Nossa Senhora da Glória: construção de 1957 em estilo germânico, com forma octogonal e, no seu interior, um painel representando a mãe de Jesus, abrangendo todo o Fundo do Altar-mor.
Fórum Civil Caio Valadares (Comarca): construído em estilo neoclássico. Funcionou como o primeiro Tribunal de Apelação do Alto Juruá. Na Biblioteca, obras estrangeiras raras e mobiliário do começo do século XX.
Estação do Porto: estilo colonial inglês, com arco moldado em ferro fundido na Inglaterra, no ano de 1912.
Igarapé Preto: está localizado às margens da rodovia que liga a cidade ao aeroporto. Tem uma praia muito agradável, de areias claras e finas, contrastando com a água escura, límpida e transparente.
Instituto Santa Terezinha: bastante visitado por sua arquitetura colonial. Abrigou a primeira escola de 1° e 2° graus de Cruzeiro do Sul.
Fonte de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruzeiro_do_Sul_(Acre)

2 comentários:

  1. Gostei de saber sobre essa cidade! Vou te falar que não sei NADA sobre o Acre e agora com seu post posso dizer que sei sobre uma cidade de lá! E muito linda, por sinal.

    Beijãoo

    ResponderExcluir
  2. parabens imagens lindas, príncipalmente da minha cidade cruzeiro do sul

    ResponderExcluir

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia