sábado, 28 de janeiro de 2012

Cachoeira (Bahia)

Ficheiro:View over Cachoeira and Paraguacu River - Sao Felix Visible Across the River - Bahia - Brazil.JPG
*
Município de Cachoeira
"Cidade Heroica"
*
Cachoeira, o Rio Paraguaçu e a cidade de São Félix, do outro lado do rio
Créditos da Imagem: Wikimédia Commons
*
Cachoeira é um município na microrregião de Santo Antônio de Jesus, no estado da Bahia, no Brasil.
Situa-se às margens do Rio Paraguaçu. Está distante cerca de 120 km da capital do estado, Salvador. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano de 2003 sua população era estimada em 31 071 habitantes.
 Sua área é de 398 quilômetros quadrados.
Cachoeira é uma das cidades baianas que mais preservou a sua identidade cultural e histórica com o passar dos anos, o que a faz um dos principais roteiros turísticos históricos do estado.
Além disto, a imponência do seu casario barroco, das suas igrejas e museus, levou a cidade a alcançar o status de "Cidade Monumento Nacional" e "Cidade Heroica" (pela participação decisiva nas lutas pela independência do Brasil a partir do Decreto 68 045, de 13 de Janeiro de 1971, assinado pelo presidente Emílio Garrastazu Médici.
O apogeu da cidade foi durante os séculos XVIII e XIX, quando seu porto era utilizado para escoamento de grande parte da produção agrícola do Recôncavo Baiano, principalmente açúcar e fumo, produtos até hoje produzidos no município, em virtude do clima e solo propícios da região.
No início do século XX, porém, a economia da cidade entrou em declínio, somente se recuperando no final do século, quando novas empresas se instalaram na região.
A significativa presença de africanos e afro-descendentes em interação com europeus de variadas nacionalidades em Cachoeira durante o período escravista é um dos fatores que originou a riqueza e diversidade da cultura popular em Cachoeira. Essa interação encontra-se presente no sincretismo religioso, com forte presença da cultura afro-brasileira e das manifestações do catolicismo.
A cidade, hoje, é um baluarte cultural dentro da Bahia, o que se demonstra pelos seus inúmeros museus e movimentos populares.
*
Ficheiro:Nineteenth-Century Facade in Cachoeira - Bahia - Brazil.JPG
*
Detalhe de construção do século XIX
Créditos da Imagem: Wikimédia Commons
*
História
*
Inicialmente uma região habitada por índios, a fundação do povoado é atribuída ao célebre náufrago português Diogo Álvares Correia, o Caramuru. Foi a iniciativa de duas famílias portuguesas, os Dias Adorno e os Rodrigues Martins, que possibilitou sua elevação a Freguesia de Nossa Senhora do Rosário em 1674. Devido à sua localização estratégica, um entroncamento de importantes rotas que se dirigiam ao sertão, ao Recôncavo, às Minas Gerais ou a Salvador, então capital da colônia, logo passou a se enriquecer e, em 1698, tornou-se a Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira do Paraguaçu - o nome se dá por se situar próxima às quedas d'água presentes na cabeceira do Rio Paraguaçu.
O desenvolvimento do cultivo de cana-de-açúcar, da mineração de ouro no Rio das Contas e a intensificação do tráfico pelas estradas reais e da navegação do Rio Paraguaçu colaboraram para o rápido desenvolvimento econômico da região a partir do século XVIII.
Já em inícios de 1800, a sociedade cachoeirana detinha grande influência política e participa ativamente das guerras pela Independência da Bahia, em 1821, constituindo a Junta de Defesa.
A vila foi elevada à categoria de cidade por decreto imperial de 13 de março de 1873 (Lei Provincial 43).
Cachoeira é considerada Monumento Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN).
Cachoeira também é a segunda capital do estado, de acordo como a Lei Estadual 10 695/07. Todos os anos, no dia 25 de junho, o governo estadual é transferido para a cidade, num reconhecimento histórico pelos feitos da cidade em prol do país.
*
*
Selo de Anna Nery
Créditos da Imagem: Wikimédia Commons
*
Filhos Ilustres
*
Ana Néri - Enfermeira, chamada de "mãe dos brasileiros", por sua nobre atuação na Guerra do Paraguai
André Rebouças - Engenheiro e abolicionista
Augusto Teixeira de Freitas - Maior jurisconsulto das Américas
Dona Dalva Damiana de Freitas - operária charuteira, compositora, líder do Grupo de Samba de Roda Suerdieck e integrante da Irmandade da Boa Morte.
Ernesto Simões Filho - Fundador do Jornal "A Tarde"
Manoel Tranquilino Bastos - Maestro e instrumentista
Cândido dos Santos Xavier - artesão
Edson Gomes - Músico e compositor
Sine Calmon - Músico e compositor
Edvaldo Brandão Correia - Deputado e vice-governador da Bahia
*
Ficheiro:View over Cachoeira and the Paraguacu River - Sao Felix Visible across the River - Bahia - Brazil.JPG
*
Cachoeira e o Rio Paraguaçu. Do outro lado do rio, a cidade de São Félix.
Créditos da Imagem:Wikimédia Commons
*
Geografia
*
Clima
Possui clima predominantemente tropical, com estações bem definidas. Está situada numa região geograficamente composta por vales e montanhas, a cidade fica ao nível do mar, sendo banhada pelo Rio Paraguaçu.
*
Subdivisões
Como outros municípios brasileiros, Cachoeira possui distritos e povoados além do distrito-sede do município. São eles: povoado da Pinguela, povoado do Saco, povoado do Tupim, povoado do Alecrim, povoado do Calolé, Santiago do Iguape, povoado da Formiga, povoado do Ponto Certo e distrito de Capoeiruçu e Santiago do Iguape.
*
Educação
*
A cidade abriga o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A chegada de um dos campi da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e dos seus nove cursos de graduação à Cachoeira foi um importante marco para o crescimento e desenvolvimento da cidade.
A cada dia surgem novos bares, restaurantes, lojas, pousadas, hotéis e outros estabelecimentos para atender a demanda dos novos residentes da cidade e de toda a comunidade. Atualmente, o CAHL funciona no Quarteirão Leite Alves (local onde existia uma fábrica de charutos no século XIX) e no prédio da Fundação Hansen Bahia. Além da UFRB, existe um campus das Faculdades Adventistas da Bahia e da FTC - Ead.
Dentro da sede da cidade destacam-se os bairros do Caquende, Alto da Levada e Cucuí de Caboclo, Tororó, Faceira, Cucuí de São Cosme e São Damião, Virador, Alto do Jenipapeiro, Alto do Cruzeiro, Rosarinho.
*
Atrações turísticas
*
Casa de Câmara e Cadeia Pública
*
A Construída entre os anos de 1698 e 1712, a Casa de Câmara e Cadeira Pública situa-se no limite da parte plana de Cachoeira, posição estratégica para proteger o prédio das enchentes do Rio Paraguaçu. Por duas vezes, a construção foi sede do Governo Legal da Província. Foi nela ainda que Dom Pedro I foi aclamado Regente e Defensor do Brasil, em 1822.
O sobrado possui elementos característicos do estilo barroco e mantém telas de importante valor histórico, como o Retrato de D. Pedro II, de José Couto e O primeiro passo para a independência da Bahia, de Antônio Parreiras.
O prédio atualmente abriga a Câmara Municipal de Cachoeira e funciona como galeria e museu na parte interna inferior, onde antes se encontrava a cadeia.
*
Ficheiro:Igreja da Ordem Terceiro do Carmo - Cachoeira - Bahia - Brazil.JPG
*
Igreja da Ordem Terceira do Carmo
Créditos da Imagem : Wimédia Commons
*
Convento e Igreja Nossa Senhora do Carmo
*
O Conjunto do Carmo, formado pelo Convento e pela Igreja da Ordem Terceira do Carmo, possui notável valor histórico e monumental. Encontra-se na Praça da Aclamação, região tombada pelo IPHAN.
A Construção é de 1715, em estilo barroco.
O interior da igreja é revestido de ouro e painéis de azulejos portugueses, abrigando também imagens de madeira de Macau.
*
Ficheiro:Interior of Pousada do Convento do Carmo - Cachoeira - Bahia - Brazil.JPG
*
Pousada do Convento do Carmo
Créditos da Imagem : Wikimédia Commons
*
O prédio do Convento já acolheu o Paço da Câmara, a Casa da Moeda, quartel, pensão e até hospital. Atualmente, o espaço, que sofreu grande reforma em 1981, é ocupado por uma pousada e centro de convenções.
*
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
*
Construção do Século XVIII localizada entre a Rua Ana Nery e a Praça 13 de Maio, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário leva o nome da santa padroeira do município.
A igreja Se destaca pela riqueza de seu interior, que possui imagens, telas, alfaias, sacrário de prata e revestimento de azulejos historiados.
Do interior de suas torres piramidais, também revestidas de azulejo, é possível apreciar a vista de quase toda a cidade de Cachoeira e parte de São Félix.
*
Igreja Nossa Senhora da Ajuda
*
O edifício que abriga a Igreja Nossa Senhora da Ajuda foi construído em 1687.
Trata-se da primeira igreja da cidade de Cachoeira.
Construção de relevante importância arquitetônica abriga as imagens de Nossa Senhora da Ajuda, São Francisco de Assis, São Benedito, Santa Luzia, São Caetano e São Pedro.
*
Imperial Ponte Dom Pedro II
*
Inaugurada em 7 de julho de 1865, a Imperial Ponte D. Pedro II foi construída sobre o Rio Paraguaçu, ligando as cidades de Cachoeira e São Felix, que situam-se nas suas margens.
Sua estrutura é composta de ferro e lastros de madeira importados da Inglaterra e mede 365 m de comprimento e 9 m de largura.
Significativa construção para a economia baiana no século XX e uma das principais obras de engenharia da América do Sul à época, a ponte é hoje também um dos cartões postais de Cachoeira.
*
Museu do IPHAN
*
Situado na Praça da Aclamação, o Museu do IPHAN encontra-se alojado em uma mansão colonial do século XVIII, dividida em dois pavimentos, como é também a característica das demais construções que o cercam.
O sobrado foi uma das mais ricas e importantes residências baianas e pertenceu a diversas famílias de Cachoeira até ser doado ao IPHAN, em 1953.
Após sofrer reforma e restauração, em 1966 a casa foi aberta ao público como museu.
Seu acervo é composto por mobiliário colonial, uma parte trazida do Rio de Janeiro e outra parte doada pelos moradores de Cachoeira.
*
Ficheiro:View from Bridge Crossing from Cachoeira to Sao Felix - Bahia - Brazil.JPG
*
Vista da ponte que liga Cachoeira a São Félix
Créditos da Imagem : Wikimédia Commons
*
Outras atrações:
*
Ficheiro:Rio paraguacu.jpg
*
O Rio Paraguaçu visto de longe
Créditos da Imagem : Wikimédia Commons
*
Rio Paraguaçu
Vila de Belém de Cachoeira (distrito municipal, a sete km do Centro de Cachoeira)
Capela Nossa Senhora da Penha
Convento de Santo Antonio do Paraguaçu
São Francisco do Paraguaçu
Aniversário da cidade (13 de março).
Festa do Divino (maio)
Festa de São João/Feira do Porto (21 a 25 de junho)
Data Magna (25 de junho) - Cachoeira como Capital do Estado da Bahia.
Festa de Nossa Senhora da Boa Morte (1ª quinzena de agosto)
Festa de São Cosme e Damião (27 de setembro)
Festa de Nossa Senhora do Rosário (1ª quinzena de outubro)
Festa de Nossa Senhora D'Ajuda (1ª quinzena de novembro)
Festa de Santa Cecília (2ª quinzena de novembro)
Festa de Santa Bárbara (4 de dezembro)
Igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração do Monte Formoso
Pousada Mirante do Rio
*
Cidades-irmãs
*
Cachoeira possui as seguintes cidades-irmãs:
 São Félix, Brasil
*
Fonte de Pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia