segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Santa Rita (Paraíba)

Santa Rita é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na microrregião de João Pessoa.
Geografia
Aspectos físicos
Localizado na Mesorregião da Mata Paraibana e na Microrregião de João Pessoa e contando com uma área total de 727 km², representando 1.2873% da superfície do Estado da Paraíba, o município está inserido na unidade geoambiental dos Tabuleiros Costeiros. Essa unidade acompanha o litoral de todo o Nordeste e apresenta altitude média de 50 a 100 metros. Compreende platôs de origem sedimentares, que apresentam grau de entalhamento variável, ora com vales estreitos e encostas abruptas, ora abertos com encostas suaves e fundos com amplas várzeas.
A sede do município fica a uma altitude aproximada de 16 metros do nível do mar.
Vegetação
A vegetação é predominantemente do tipo floresta subperenifólia (floresta tropical do tipo atlântica), com partes de floresta subcaducifólia e cerrado.
*
Solo
De modo geral, os solos são profundos e de baixa fertilidade natural. O clima é do tipo tropical chuvoso, com verão seco. O período chuvoso tem início em fevereiro e término em outubro. A precipitação média anual é de 1.600 mm. A temperatura média anual do município oscila em torno de 26°C.
Os solos do município são representados por latossolos e podzólicos nos topos de chapadas, é uma área de planalto em relação à zona costeira, e são topos residuais, pozólicos com fregipan, podzólicos plínticos e podzóis nas pequenas depressões nos tabuleiros e pelos podzólicos concrecionários em áreas dissecadas e encostas. Por fim, por gleissolos e solos aluviais nas áreas de várzeas.
Hidrografia
Santa Rita encontra-se inserido nos domínios das bacias hidrográficas dos rios Paraíba, região do Baixo Paraíba, Miriri e Gramame. O município tem saída para o mar através do estuário do Rio Paraíba. Nessa região situam-se várias ilhas, e entre elas se destacam duas pertencentes ao município: Ilha Stuart e Ilha Tiriri.
Seus principais tributários são: os rios Gramame, Jaburu, Camaço, Mamuaba, Mumbaba, Engenho Novo, Preto, Paroeira, Soé, Tapira, Estiva, Pau-Brasil, Miriri, Tibirizinho, Cabocó e Una, Gargaú e Mangereba, além dos riachos: Água Branca, Laminha, Bambu, do Cesto, da Estiva, Mangabeira, Dois Rios, Pau-Brasil, Jacuípe, Jacaraúna, Bibira, Japungu, Palmeira, do Boi, Obim, Miriri, das Pedras e Pilão. Todos os cursos d’água têm regime de escoamento perene e o padrão de drenagem é o dendrítico.
Os principais corpos de acumulação são os açudes: Miriri, Tibiri, Gargaú e dos Reis, além das lagoas: Seca de Cima, Seca de Baixo, Barriga Cheia, Zumbi, do Paturi e Tibiri.
Santa Rita possui o maior número de fontes de águas minerais do estado da Paraíba, por isso, também é conhecida como a cidade das águas minerais.
História
A colonização de Santa Rita teve origem logo após a fundação de João Pessoa, em 1585, pelo português Frutuoso Barbosa. Na ocasião, eram freqüentes os combates entre portugueses, tabajaras e potiguaras, estes últimos auxiliados pelos franceses.
Santa Rita originou-se de acampamento de nativos, colonos, exploradores, comerciantes, criadores e até tropas militares. Foi construído no local então conhecido como Tibiry o Forte de São Sebastião (1771), e próximo a ele foi edificada a capela que, juntamente com o primeiro engenho de açúcar, se tornaram o marco para a formação do povoado.
O distrito de Santa Rita foi criado pela Lei provincial nº 2, de 20 de fevereiro de 1839. Já o município foi declarado como tal pelo Decreto estadual nº 10, de 9 de março de 1890 e Antônio Cordeiro Gomes de Melo foi nomeado Presidente do Conselho de Intendência Municipal, cargo equivalente ao de Prefeito Constitucional. Suprimido este, posteriormente a Lei estadual nº 79 de 24 de setembro de 1897 o restaurou, firmando Santa Rita como território desmembrado da cidade de Paraíba. A sede municipal recebeu foros de cidade pela Lei estadual nº 613, de 3 de dezembro de 1924, que novamente extinta foi restaurada pelo Decreto estadual n.º 352, de 28 de dezembro de 1932.
Inicialmente apenas com a sede, sofreu diversas reformulações administrativas chegando em 1959 a contar com os distritos de Livramento, Lucena e Bayeux. Desse ano em diante perdeu os distritos de Bayeux (1959) e Lucena (1961).
A padroeira do município é Santa Rita de Cássia.
O município, ao longo da sua história teve um único prefeito cassado por duas vezes consecutivas, o Sr. Marcus Odilon Ribeiro Coutinho que teve seu mandato cassado pela segunda vez no dia 27 de abril de 2010.
Economia
É o terceiro município do estado em população e em número de eleitores, um dos maiores em extensão territorial, cerca de três vezes maior que João Pessoa (capital), e o segundo maior produtor de abacaxi da Paraíba. Santa Rita é também conhecida como a cidade dos canaviais, pela grande produção de cana-de-açúcar. Alén disso, diversas indústrias existem na cidade, como a Alpargatas s/a (calçados), Velas Santa Clara, Carioflex (estofados), Cincera (cerâmica), Ceramina (cerâmica), Caiongo (cerâmica), Lajes Sigma (pré-moldados de cimento), Cosibra (sisal), Brastex (sisal), Demyllus (confecções), Valtex (confecções). A cidade conta com quatro agências bancárias, que são: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e HSBC (posto de atendimento). O comércio está em fase de crescimento, devido a proximidade com a capital (12km), e existem três feiras livres que recebe clientes do município de de municípios circunvizinhos como Bayeux, Cabedelo, João Pessoa, Cruz do Espírito Santo, Sapé, Mari, Pedras de Fogo e Mamanguape, são as feiras do Centro, de Tibiri e de Várzea Nova. Além da Indústria e Comércio, a economia do município é bem movimentada pela agricultura e agropecuária. Na indústria canavieira (açúcar, álcool e aguardente) temos: Usina Japungu, Usina Santana, Usina São João, Engenho do Meio, Usina Monte Alegre, Destilaria Miriri.
Por ser o município paraibano com maior incidência de fontes de água mineral, também existem as indústrias deste recurso, dentre elas: Água Mineral Platina, Água Mineral Indaiá, Água Mineral Sublime e Água Mineral Itacoatiara.
Arte e cultura
Santa Rita abriga um universo artístico muito pouco explorado, porém riquíssimo, composto por atores; repentistas; músicos; dançarinos; coreógrafos; poetas; artesãos; cineastas; artistas plásticos, etc. Por volta de 1950, a cidade já se encantou com a força das lapinhas, que encantavam a muitos nos períodos natalinos. Era comum que as pessoas se encontrassem na praça central (atual Getúlio Vargas), para uma passeada ou uma ída ao coreto que ali existia. Também a cidade ja teve quatro cinemas, o "Cine Avenida" na Praça Getúlio Vargas; o "Cine São João" na rua São João; o conhecido popularmente por "Cine Purga" na rua Dr. Pedroza, e um que não conhecemos o nome, que funcionava onde atualmente é a Caixa Econômica Federal, na Praça Getúlio vargas, além do "Cinema de Várzea Nova" que funcionava naquele distrito.
Capela de São Sebastião no Tibiri Fábrica em Santa Rita na Paraiba
Capela de São Sebastião no Tibiri Fábrica em Santa Rita na Paraiba
 As principais festas populares do município são: Festa da Padroeira (22 de maio); São João; Natal e Ano Novo. Existem no município algumas ONGS que trabalham com cultura, são elas: ENCUMBE (Engenho Cumbe); Pro Dia Nascer Feliz; LIQUAJ (Liga de Quadrilhas Juninas); Espaço Múltiplo.Um dos pontos fortes da cultura local são as quadrilhas juninas, as quais todos os anos variam entre 10 e 12, e existem dois grandes festivais importantes na cidade, o Festival de Quadrilhas Juninas, promovidos pela LIQUAJ, e o Fest Ressaca, promovido pela ENCUMBE, e que no ano de 2010 teve a sua última edição quando completou 10 anos de festival. Além desses dois festivais, a cidade teve como sede no ano de 2010 do Festival Estadual de Quadrilhas Juninas, durante três dias.
Existe um vídeo-documentário produzido pela Universidade Federal da Paraíba, juntamente com um artista de Santaritense, intitulado "Santa Rita, Engenho das Artes", que relata a vida de alguns artistas de Santa Rita, e que foi premiado no Festival Nacional do Audiovisual com o prêmio de "Melhor Vídeo de Projeto Experimental". É a cultura de Santa Rita, sendo divulgada para o mundo através do audiovisual.
Igreja matriz -Santa Rita - PB
Igreja matriz -Santa Rita
Cultura imaterial
A cidade de Santa Rita é riquíssima de cultura imaterial, podendo ser listados, dentre inúmeras manifestações, a procissão de Santa Rita de Cássia, com mais de 200 anos acontece todos os anos no dia 22 de maio; os folguedos populares como lapinhas, cocos de roda; a culinária local e agricultura, a exemplo do camarão de forte-velho, da produção de iguarias de coco, em Forte Velho, a cultura da cana-de-açúcar com os seus derivados como a cachaça e a rapadura. A cidade também dispõe da imaterialidade cultural afro-brasileira, festas sacras umbandistas e afro-indígenas, como o culto da jurema, do qual existe uma mestra reconhecida em todos os lugares onde exista a Jurema, no Brasil e no Exterior, que é "Mestra Joana-Pé-de-Chita", que inclusive é título de uma das músicas da cantora Cátia de França. Mestra Joana viveu nas terras do Engenho Tibiry, terras estas que também já deram abrigo aos índios Tibirys.
*
Balneário das Águas MInerais
Balneário das Águas MInerais
Teatro
O antigo teatro municipal, chamado "Teatro Oficina das Artes", funcionava no bairro da Liberdade (Centro) e foi demolido pelo poder público municipal, para dar lugar a um banco particular. Juntamente, foram extintos a banda filarmônica e o grupo de cultura popular Massapê, que ali existiam.
Atualmente a cidade só dispõe de um teatro particular no Conjunto Tibiri II [carece de fontes]. O teatro, de propriedade do dramaturgo, professor, ator e diretor teatral Ivonaldo Rodrigues (cujo teatro tem seu mesmo nome). Neste mesmo teatro todos os anos acontece o "Festaty" (Festival de Teatro de Tibri II), que vai na sua décima-quinta edição. Além de um festival anual, o Teatro Ivonaldo Rodrigues faz já há três anos a "Mostra Cultural", que dura um semana e acontece sempre em maio.
No Teatro Ivonlado Rodrigue já foram apresentadas várias peças, como "A Santa e o Reverendo" (comédia), "O Túnel e a Luz" (drama), "Máscaras" (drama), "As tias" (comédia). Inúmeras peças já foram encenadas no Ivonaldo Rodrigues, desde concursos de teatros e peças diversas, além da atividade conjunta com alunos do bairro, a exemplo do "Auto de Natal" do ano de 2007, realizado sob a direção da professora (de artes), Quadrinhista e atriz Lais Lima Sobreira, e com o apoio da formação de coreografia de Shirley Bento (coreógrafa, professora e atriz). Contou também com a preparação técnica de Ana Claudia Gonçalves (professora e atriz), além dos alunos-atores da Escola União, localizada no mesmo bairro.
Além do teatro, que segue o estilo de um palco italiano, o bairro de Tibiri II também acontece a anual "Paixão de Cristo" que reúne o empenho de atores anônimos do próprio bairro.
Igreja Matriz no centro da cidade de Santa Rita na Paraiba
Igreja Matriz no centro da cidade de Santa Rita na Paraiba
Dança
A dança se manifesta na maioria das vezes em folguedos da própria cidade, cada qual em sua localidade. Nos períodos juninos podemos ter a presença das várias quadrilhas juninas, muitas das quais estilizadas, animando a cidade e resgatando as raízes da terra.
As duas mais ativas na cidade são a Riacho Verde e o Grupo de Cultura Popular e Quadrilha Junina Explosão Nordestina, do bairro de Tibiri II. Essas quadrilhas invoam a cada ano para melhor contarem os enredos e situarem a plateia a respeito dos enredos que contam, seja num casório matuto ou com a presença de personagens que mais parecem arlequinss de uma comédia.
A cidade tinha um grupo de cultura popular e dança chamado Massapê, que se apresentava em todo o estado e país, com previsão até de apresentações internacionais.
Existem também vários grupos culturais de dança da 3ª idade, entre eles o grupo "Flores Belas" da ONG Pro Dia Nascer Feliz, com espetáculos de dança e teatro.
No distrito de Forte Velho, existe um grupo de "Coco de Roda" com mais de 150 anos de existência, passado de geração a geração, e que consta na enciclopédia do folclore brasileiro como um "Coco" de estilo próprio, denominado de "Coco de Forte Velho".
Praça Getulio Vargas, Santa Rita
Praça Getulio Vargas, Santa Rita
Esportes
A cidade possui um time de futebol que já deu muitas glórias no esporte para a cidade, é o Santa Cruz de Santa Rita, além de diversos times amadores. Também o esporte que se destaca no município é o Taekwondo, onde os atletas têm competido em torneios importantes pelo Brasil e fora dele, e trazendo até títulos nacionais.
Times de futebol
Santa Cruz Recreativo Esporte Clube
Boa Vista Futebol Clube Vazea Nova
CTP Esporte Clube - Tibiri Fábrica
Balneário das Águas Minerais em Santa Rita (noite)
Balneário das Águas Minerais em Santa Rita (noite)
*
Educação
Entre os maiores colégios de ensino público estão o colégio Luiz De Azevedo Soares, Odilon Ribeiro Coutinho, o colégio Machado de Assis, Anibal Limeira 1 e Anibal Limeira 2 , Escola Enéas Carvalho e o colégio Carlos Chagas, de educação particular existem as escolas CNEC, União, IEPAPS, Exatus Colégio e Curso, Dom Bosco, Cest, e o Rosa de Saron .
Santa Rita já teve seus anos de glória na Educação Paraibana, com o Colégio Estadual Enéas Carvalho, o qual, já chegou o tempo em que só perdia para o Lyceu paraibano em qualidade de ensino. Outro colégio que viveu seus tempos de glória foi a Escola Normal Estadual Anísio Pereira Borges, que até hoje forma normalistas, professoras do Ensino Fundamental, e já foi concorrido no estudo até por pessoas de outros municípios.
Fonte de pesquisa:
Créditos das imagens:

5 comentários:

  1. Realmente Santa Rita, além de muito bonita também é uma cidade muito próspera, ótimo post, parabéns, to seguindo seu blog, abraços

    ResponderExcluir
  2. Nosso prefeito é o maximo te adimiro demais Marcos Odilon.

    ResponderExcluir
  3. Olá Luiz!
    Obrigado por seguir o Blog e me desculpa do atraso da resposta,obrigado por sua presença.
    Seja sempre muito Bem Vindo!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Allan!
    Que legal amigo,gostas do prefeito da cidade ,que bom que ele é um bom governante e cuida bem da cidade,realmente é linda.
    Obrigado pela presença!
    Seja sempre muito Bem Vindo!

    ResponderExcluir
  5. adorei a cidade,estou a procura de um lugar bem arborizado para morar futuramente, amei essa cidade.

    ResponderExcluir

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia