quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Vila Velha

Ficheiro:Praiadacostavv.jpg
"Terra dos canelas-verdes"
Vila Velha é o mais antigo município do estado do Espírito Santo, Brasil. Foi fundada em 23 de Maio de 1535 com o nome de Vila do Espírito Santo pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, e foi sede da capitania até 1549, quando esta foi transferida para Vitória e o município passou a ter o nome atual.
É o município mais populoso do estado (inclusive superando a capital) sendo a grande maioria da população residente na área urbana. Tem um grande porte Industrial e o maior centro comercial do Estado. Está a 5 km da capital do estado e possui 32 quilômetros de litoral, sendo praticamente todo recortado por praias, as quais constituem importantes ícones turísticos e paisagísticos, como a Praia da Costa, de Itapoã e de Itaparica.
Por ser a cidade mais antiga do estado, possui construções do século XVI, como o Convento da Penha e a Igreja do Rosário; do século XVII, o Forte de São Francisco Xavier e do século XIX, o Farol de Santa Luzia.
Ficheiro:Mata-mdm.JPG
Mata Atlântica do Morro do Moreno
Etimologia
No início da colonização capixaba surgiu o apelido canela-verde. A versão mais aceita é de que o apelido foi criado pelos índios para os primeiros colonizadores, porque existia uma grande quantidade de algas marinhas na costa capixaba que manchava as calças e a canela dos portugueses quando desembarcavam. Há quem diga também que o apelido pode ter origem pelo costume português de se usar meias longas verdes.
Subdivisão
O município de Vila Velha é formado por 5 distritos, são eles: Centro, Argolas, Ibes, São Torquato e Jucu. O distrito|reigião mais populosa é a do Centro Municipal, que compreende os principais bairros da cidade, como: Centro Empresarial, Centro Histórico da Prainha, Praia da Costa, Polo Comercial da Glória.
Essa divisão é válida desde 1 de janeiro de 1979, após a anexação dos distritos de Ibes e São Torquato ao município de Vila Velha (lei estadual nº 1935, de 8 de janeiro de 1964).
Ficheiro:Pc2-mdm.JPG
Praia da Costa - Vista do Morro do Moreno.
A Praia da Costa é uma das praias mais famosas do Espírito Santo e a mais movimentada do estado, tanto por suas belezas naturais, como o Morro do Moreno ou a Ponta da Sereia, quanto pela sua ocupação urbana, qualificada de classe média alta, pertence ao bairro de mesmo nome. A Praia é considerada a Copacabana Capixaba, por ser a mais frequentada, visitada e atrativa do Espírito Santo. Localizada no município de Vila Velha, é delimitada pelo Farol de Santa Luzia, ao norte, e pela Praia de Itapoã ao sul, Latitude 20°20'6.39"S, Longitude 40°16'43.59"O.
Ficheiro:Ilhas pc-mdm.JPG
Toda iluminada, calçada e com ciclovias. Muito movimentada, ao longo do dia pessoas fazem caminhada, corrida, musculação, futebol de areia, futevôlei, vôlei, frescobol ou levar as crianças para brincar.
Ficheiro:View of Morro do Moreno.jpg
 Pela manhã vão banhar-se nas limpas e calmas águas da praia. A noite há uma pequena feira, com barracas de lanches e doces, produtos artesanais, quadros e livros, uma boa opção para passear com os amigos ou com o(a) companheiro(a). Durante o verão o movimento cresce ainda mais, lotando a orla dia e noite. Possui também uma escolinha de Vela.
A praia também possui quiosques onde pode-se tomar uma cerveja gelada, água de coco fazer compras nas feirinhas ao longo da orla e comer uns tira-gostos ou restaurantes chiques com pratos típicos e culinária estrangeira (Japonesa, italiana e etc). Fica a apenas 3 km do centro da cidade. É a uma das praias mais frequentada do Estado durantes os anos.
Ficheiro:Pc-mdm.JPG
No Reveillon todas as praias de Vila Velha, ficam lotadas, mas sem dúvida que a Praia da Costa , é uma das mais movimentadas e onde acontecem os principais eventos, com apresentação de bandas, show pirotécnico e contagem regressiva para o ano novo.
Possuí a melhor rede hoteleira para receber os turistas. Como já dito é um bairro nobre, para turistas com menos poder aquisitivo ou para mochileiros, o ideal é que fique em pousadas em bairros vizinhos como, Coqueiral de Itaparica ou até mesmo no centro da cidade.
Praia de Itapoã
A preferida dos pescadores de arremesso. A 3 quilômetros do centro. É a continuação da Praia da Costa e também repleta de bares em sua orla, para satisfação dos freqüentadores dia e noite. É aberta e inclinada, com ondas moderadas, água clara e areia fofa.
Praia de Itaparica
Cercada por quiosques, concentra inúmeras promoções de fim de semana de dia e de noite. É reta e propícia para a prática do surf. Um recanto encantador, de pequena extensão. Dista 5 quilômetros do centro. É a praia mais freqüentada e movimentada do Espiríto Santo.
Balneário Barra do Jucu
Barra do Jucu é um pequeno balneário, ainda tranqüilo, localizado a 15 quilômetros do centro. Antiga vila de pescadores, guarda até hoje as características de vila. Fica próxima à foz do Rio Jucu, onde nos fins de tarde a atração é a revoada das garças boiadeiras.
Possui inúmeras praias, muito freqüentadas por surfistas e pelo pessoal que gosta desse esporte. No local acontecem campeonatos de surf, alguns deles de nível nacional. Apesar disso, durante quase todo o tempo, o lugar é calmo, e suas praias são procuradas por quem quer sossego.

Na época do carnaval a região perde sua característica tranqüila e torna-se um dos lugares mais procurados pelos foliões do estado. Suas estreitas ruas ainda sem calçamento encantam os visitantes e à noite o lugar se torna um ponto de encontro de boêmios.
Praia das Garças
Localizada no bairro Itaparica, é composta por ilhas, conhecidas como Recanto das Garças.
Balneário Ponta da Fruta
Composto de boas praias, lagoas de água doce e restaurantes. É um lugar tranqüilo, com belos recantos, praias com águas agitadas e areia grossa. Na primeira lua cheia do mês de setembro é comemorada a Prima-Fruta. Possui excelentes pousadas, áreas de camping e de lazer.
Praia do Meio
Próximo de ponta da fruta, praia com águas tranqüilas e rasas, ideal para crianças. Areia fina e ventos moderados.
Ficheiro:Convento-mdm.JPG
Convento da Penha - Morro do Moreno
Economia
Porto de Vila Velha
Até 1995, chamava-se Cais de Capuaba. O porto recebe embarcações de vários países e atrai um fluxo de comercialização para o Espírito Santo.
Fábrica de Chocolates Garoto
Fundada em agosto de 1929, uma das maiores do país. No local, existe uma lojinha, onde podem ser comprados os famosos chocolates. Fica no bairro da Glória.
Polo de Moda Glória
Situado no bairro de mesmo nome, o Polo de Moda da Glória é uma excelente opção de passeio para quem vai às compras. São aproximadamente 900 lojas, daí porque é preciso ter disposição para andar pelo polo, que compreende várias ruas e dezenas de galerias. Lá, pode-se encontrar bijouterias, bolsas, cintos, moda praia, roupas em jeans, malhas e últimos lançamentos em tecidos. É um dos maiores centros comerciais da Região Sudeste e o maior do Estado.
Ficheiro:Nascer-mdm.JPG
Nascer do Sol no Morro do Moreno
Cultura
Museu Homero Massena
Funciona na casa onde morou por 23 anos o pintor mineiro que se fixou em terra capixaba. Um dos mais ilustres pintores do Estado. Este museu foi tombado pelo patrimônio histórico do Espírito Santo. Em seu acervo, vários objetos pessoais do artista. Na avenida Beira Mar, 273, Prainha de Vila Velha.
Teatro Municipal Elio Vianna
A antiga Sede da Prefeitura, projetada em 1960 pelo Arquiteto Elio Vianna, foi transformada em teatro em 1992, com capacidade para 322 pessoas, incluindo 10 camarotes.
Ficheiro:Flor2-mdm.JPG
Flor - Morro do Moreno
Pontos turísticos
Gruta do Frei Pedro Palácios
É um vão formado pela natureza no monte onde fica o Convento da Penha. Segundo alguns historiadores, foi a primeira residência do frei Pedro Palácios. Ao lado da gruta, sobre uma pequena pedra, há uma imagem de Nossa Senhora da Penha.
Ficheiro:Passaro-morro do moreno.JPG
Pássaro - Morro do Moreno.
Sítio Histórico da Prainha
Complexo que agrega pontos históricos com novas construções levantadas sobre a região aterrada do município. Ali se encontram o 38º Batalhão de Infantaria, a Escola de Aprendizes Marinheiros, o Forte Piratininga, o Museu Homero Massena, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, o obelisco a Vasco Fernandes Coutinho e a Praça da Bandeira e o Museu Etnográfico conhecido como Casa da Memória, que possui documentos valiosos sobre a colonização do município, pode ser visitado diariamente.
Ficheiro:3ponte-mdm.JPG
Terceira Ponte - Morro do Moreno
Santuário Divino Espiríto Santo
Construído em 1956, por Dom José Joaquim Gonçalves, ganhou este nome após Dom José receber uma inspiração para construir um santuário em honra ao Espírito Santo.
Ponte da Madalena
Construída em 1896, liga a reserva de Jacarenema à Barra do Jucu. Seu nome é em homenagem à Banda de Congo da Barra do Jucu, que ficou famosa pela música "Madalena do Jucu", de Martinho da Vila. A ponte passou por um processo de restauração recentemente, tornando-se o novo portão de entrada para a Reserva Ecológica de Jacarenema, que guarda uma rica diversidade de vegetação nativa do Espírito Santo. A reserva é conhecida como Reserva Ecológica Estadual de Jacarenema, conforme Decreto Municipal Nº 056/83.
Ficheiro:Porto de tubarao-mdm.JPG
Porto de Tubarão - Morro do Moreno
Museu Ferroviário
A antiga Estação Pedro Nolasco, construída em 1927, reúne um rico acervo no qual sobressaem a velha Maria-Fumaça, o vagão de madeira, o trólei, o telégrafo, o quepe do agente, fotografias, entre outros.
Ficheiro:Baia-mdm.JPG
Baia de Vitória - Morro do Moreno
Morro do Moreno
Tem 274 metros de altura, conta com local para pesca, rampa para voo livre, fonte com água mineral, mirantes naturais, com espessa mata virgem à volta; possui três vias de escalada: duas de frente para a Terceira Ponte e uma de frente para a Praia da Costa. Orlado por uma vegetação remanescente de Mata Atlântica, onde muitas pessoas vão para tirar fotos, fazer piqueniques ou caminhadas.
Ficheiro:Farol de santa luzia-mdm.JPG
Farol de Santa Luzia - Morro do Moreno
Farol de Santa Luzia
Construído em 1870, fica no final da Praia da Costa. Mede 12 metros de altura, com 9 m² de base. Sua luz, produzida por lâmpada de 3000watts, atinge 17 milhas marítimas. é necessário agendar para visitá-lo.
Ficheiro:Convento da Penha.jpg
Convento da Penha
Religião
Convento da Penha
Localizado no bairro mais antigo do município, o convento é uma das mais belas e antigas construções do Brasil Colonial e testemunho de grandes acontecimentos históricos e milagrosos. É o mais antigo santuário mariano do país. Localizado a 154 metros de altitude, foi construído sobre um rochedo em 1558 pelo frei Pedro Palácios. Do seu alto é possível avistar Vila Velha, Vitória e alguns municípios vizinhos. Nossa Senhora da Penha é padroeira do Espírito Santo. Em abril, se reúnem no convento fiéis de todo o país para celebrar a Festa da Penha. Conta a história, que o convento foi erguido depois que a imagem da padroeira, trazida de Portugal a pedido do Irmão Frei Pedro Palácios, sumira e fora encontrada pelos índios no alto do rochedo. Como o fato se repetira, o frade franciscano Pedro Palácios resolveu construí-lo sobre a enorme rocha de difícil acesso. Hoje é possível fazer grande parte do percurso de carro, mas existe uma relativamente confortável trilha calçada com pedras, para fiéis que costumam pagar suas promessas ou simplesmente para adeptos da subida completa a pé. Na base do convento são encontradas lanchonetes, lojas de suvenires, transporte para subida e descida, e telescópios que permitem enxergar melhor todo o litoral de Vitória.
O acesso pelo caminho de pedras rústicas margeia resquícios originais da Mata Atlântica, com diversas espécies de plantas e animais silvestres.
O convento possui em seu acervo a tela de Nossa Senhora das Alegrias, trazida da Escola Ibérica do início do século XVI pelo Frei Pedro Palácios, é uma pintura a óleo de autor desconhecido tida como a mais antiga existente em solo americano. Há também murais de Benedito Calixto.
Ficheiro:Caranguejeira-morro do moreno.JPG
Caranguejeira - Morro do Moreno
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Construída em 1573, é a igreja mais antiga do estado e a quarta mais antiga do país. Ao seu lado, palmeiras imperiais emolduram o ambiente. Sua fachada, reconstruída no século XVIII, exibe o brasão de Portugal.
Igreja Nossa Senhora da Glória
Localiza-se na Barra do Jucu e foi construída entre 1900 e 1913. Edificada em alvenaria de pedra no estilo gótico, a igreja recebeu cobertura de telhas em duas águas, sendo mais alta na nave principal, dotada de forração de madeira e piso de ladrilho cerâmico.
Na cidade há dois tipos de transporte urbano: o municipal, que é feito pela empresa Sanremo, que liga os principais bairros do município, e o Sistema Transcol que liga o município a outros quatro municípios da Grande Vitória. A Rodoviária Municipal de Vila Velha está localizada no bairro de Itaparica. De lá é possível embarcar para destinos do litoral sul do Espírito Santo, ao Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e outras importantes cidades do estado e dos estados vizinhos.
Ficheiro:Cacto-morro do moreno.JPG
Cacto - Morro do Moreno
Fonte de pesquisa:

4 comentários:

  1. Apesar de Vitória- ES não ser tão divulgado na mídia tem lugares espetaculares e praias lindas, viva Vila Velha.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Paulinho Tem razão, as melhores praias daqui do ES está na Serra, adoro Manguinhos, Carapebus e a Lagoa,
    aqui em Vila Velha curto muito a Ponta da Fruta,
    obrigado Cacau por estar divulgando mundo afora as belezas capixabas,
    abçs MARIVAN

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelas belas seleções de fotos, pois além da foto do Nascer do sol no morro do moreno a paisagem que mais gostei foi a da: "Terra dos canelas-verdes"

    ResponderExcluir
  4. Boas Praias Estou aki em vitoria curtindo kk

    ResponderExcluir

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia