sábado, 27 de novembro de 2010

Palmeira dos Índios

Palmeira dos Índios é um município brasileiro do estado de Alagoas.
História
Palmeira dos Índios ocupa terras que um dia foram aldeias dos índios Xucurus. Foi criada como freguesia em 1798 e transformada em vila em 1835.
Na década de 1840, uma disputa política brutal entre famílias, causa de dezenas de assassinatos, provocou o êxodo que praticamente esvaziou a vila. Anexada então a Anadia, Palmeira dos Índios só recuperou a autonomia anos mais tarde. Em 1889 foi elevada a cidade.
Entre 1928 e 1930 a prefeitura foi ocupada pelo escritor Graciliano Ramos (nascido na cidade de Quebrangulo, em Alagoas), que incluiu fatos do cotidiano da cidade em seu primeiro romance, Caetés (1933).
Palmeira dos Índios - Alagoas
Lenda sobre a origem da cidade
A origem de Palmeira dos Índios também é contada através de uma lenda (http://www.palmeiradosindios.al.gov.br). Conta-se que há muitos anos atrás havia um índio chamado Tilixi. Este índio era apaixonado por uma índia chamada Tixiliá. No entanto, esse amor era proibido, uma vez que a índia estava prometida ao cacique Etafé. Durante uma festa tribal, Tilixi se aproximou de Tixiliá e lhe deu um beijo. Como castigo, Tilixi foi condenado à morte por inanição.
 
Cristo do Goiti, Palmeira dos Índios
Tixiliá, que estava proibida de ver seu amado, foi ao seu encontro. Esta, ao ser flagrada por Etafé, foi atingida mortalmente por uma flecha. Caindo ferida, Tixiliá morreu junto a Tilixi. Além disso, diz a lenda que no lugar onde morreram nasceu, após um certo tempo, uma formosa palmeira. Surgindo daí o nome da cidade, Palmeira dos Índios.
PRAÇA DO AÇUDE, VISTO DO ALTO DA SERRA DO GOITÍ
Geografia
Sua população estimada em 2009 era de 85.000 habitantes.
Palmeira dos Índios localiza-se no interior do estado de Alagoas, a 136 km da capital, Maceió. A 290m de altitude, situa-se no sopé da serra de Palmeira dos Índios e é banhada pelos rios Coruripe e Traipu.
PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA - PARTE ALTA
Economia
Centro abastecedor da região, o município dispõe de modesto comércio, agricultura e pecuária. Produz principalmente pinha, caju, manga, além de ser uma grande produtora de leite. Também tem importância a exploração da madeira e do subsolo, que apresenta jazidas de cal, mármore, ferro e cristal de rocha.
O município de Palmeira dos Índios tornou-se um destaque por ser um dos 10 mais populosos e dinâmicos do estado, sua economia ainda tem forte influência da agropecuária, mesmo não inserido na bacia leiteira, pois fica no agreste e não no sertão onde se localiza a bacia leiteira do Estado. O munícípio conta com várias indústrias de laticínios, de transformação e da cana-de-açúcar.
VISÃO DA LINHA FÉRREA, DA PASSARELA DOS ESTUDANTES
Número de empresas atuantes  : 1.023
Algumas indústrias atuante em Palmeira dos Índios :
Valedourado (Laticínio)
Boa vista (Laticínio)
Bona Sorte (Laticínio)
Ilpisa (Laticínio)
Tantty Indústria Alimentícia
Palmeira Agrícola (industria de Polpa de fruta)
Fabrica de Capotas
A Fábrica de Doces Serra das Pias (fábrica para beneficiamento de frutas)
Usina de beneficiamente de cana-de-açucar
CASA MUSEU GRACILIANO RAMOS
Religião
A cidade de Palmeira dos Índios é sede episcopal da Igreja Católica Apostólica Romana. Seu Bispo é Dom Dulcênio Fontes de Matos, que tomou posse no dia 9 de setembro de 2006.
Possui como principais movimentos: o Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), a Renovação Carismática Católica (RCC), o Treinamento de Liderança Cristã (TLC), o Apostolado da Oração, a Legião de Maria, os Vicentinos, etc.
CATEDRAL DIOCESANA
Há também um crescimento significativo de igrejas evangélicas, como em todo Brasil. Entre elas, destacam-se as Igrejas Assembleia de Deus, Presbiteriana e Batista.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias também tem visto crescimento nos últimos dez anos.
Fonte de pesquisa:
Imagens:

3 comentários:

  1. Cara, ainda vou até lá, minha nasceu nesta cidade.

    ResponderExcluir
  2. Oi, estou seguindo o seu Blog. O meu é: http://frasesquecuram.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parece uma cidade bonita mesmo,
    gostei da imagem do Cristo,
    parece anão,
    abçs e feliz natal

    ResponderExcluir

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia