quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ouro Preto

O município brasileiro de Ouro Preto é do estado de Minas Gerais, e famoso por sua magnífica arquitetura colonial. Localiza-se a uma latitude 20º23'08" sul e a uma longitude 43º30'29" oeste, estando a uma altitude de 1179 metros. Sua população estimada em 2004 era de 68 208 habitantes.
Foi a primeira cidade brasileira a ser declarada pela UNESCO, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, no ano de 1980.
Vista parcial de Ouro Preto.
Possui uma área de 1.245,114 km².
A cidade inspirou a criação de várias outras cidades, se não com o mesmo nome como Ouro Preto no Maranhão, no Mato Grosso, no Rio Grande do Norte e Ouro Preto do Oeste em Rondônia, os bairros Ouro Preto em Belo Horizonte/MG, em Maceió/AL, Olinda/PE e outras em locais de menor expressão, curiosamente, foi criado no Estado de Indiana, nos Estados Unidos, uma cidade que surgiu após o fundador ler uma reportagem que falava justamente sobre a cidade de Ouro Preto, criando lá a City of Brazil, no ano de 1844.
Ruas de hoje em Ouro Preto, foto por Silvio Tanaka. (Rua dos Paulistas, beco para a Praça Tiradentes.)
Economia.
Apesar de atualmente a economia de Ouro Preto depender muito do turismo, há também importantes indústrias metalúrgicas e de mineração no município, tais como a Alcan - Alumínio do Brasil (a mais importante fábrica de alumínio do país), a Vale, e outras. As principais atividades econômicas são o turismo, a indústria de transformação e as reservas minerais do seu subsolo, tais como ferro, bauxita, manganês, talco e mármore.
Os minerais de importância são o ouro, a hematita, a dolomita, turmalina, pirita, muscovita, topázio e topázio imperial, esta última apenas encontrada em Ouro Preto.
Uma outra importante fonte de recursos para o município são os estudantes da UFOP, oriundos principalmente da região sudeste do Brasil.
Panorâmica de Ouro Preto.

Turismo.
Apesar de ter a a maior parte do intenso fluxo turístico focado na arquitetura e importância histórica, o município possui um rico e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, que teve a felicidade de ser protegida com a criação de Parques Estaduais. O mais recente destes situa-se próximo ao distrito de São Bartolomeu (Ouro Preto)|São Bartolomeu.
Ouro Preto também se destaca pela atividade cultural. Todos os anos, sedia o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes.
Museus
Além de ser um "museu a céu aberto" , a cidade tem instituições que guardam acervos variados como Museu das Reduções, Museu do Chá, Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu da Inconfidência, Museu Casa dos Contos, Ludo Museu, Museu do Oratório, Museu Casa Guignard, Museu de Pharmacia, Museu de Arte Sacra do Pilar, Museu Aberto Cidade Viva e Museu Aleijadinho além do Museu do Ouro, onde são encontradas diversas pedras preciosas. 
Museu da Inconfidência, em Ouro Preto.
O Museu da Inconfidência é um museu histórico e artístico que ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e mais quatro prédios auxiliares na cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais. O museu é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira (1789), movimento pela Independência do Brasil baseado na Independência Americana, e que não teve sucesso, devido à sua delatação, e também oferece um rico painel da sociedade e cultura mineiras no período do ciclo do ouro e dos diamantes no século XVIII, incluindo obras de Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho. Localiza-se na praça Tiradentes, em frente ao monumento a Joaquim José da Silva Xavier, principal e mais famoso ativista da Inconfidência.
João Nepomuceno Correia e Castro (atribuição): Imaculada Conceição, século XVIII.
Com grande quantidade de peças artísticas e históricas, com destaque para a estatuária, as pinturas, a ourivesaria, o mobiliário, a iconografia da paisagem urbana em fotografias, desenhos e gravuras, e os objetos de uso doméstico e outros ligados à escravidão.
Atelier de Mestre Ataíde: Santa Maria e São Simão Stock.
Dentre as esculturas são notáveis: um andor com estátua em madeira policroma da Imaculada Conceição atribuído a Francisco Xavier de Brito; uma Nossa Senhora da Conceição minuciosamente entalhada em calcita e decorada com conchas; um oratório com mecanismo móvel mostrando o Menino Jesus deitado e cercado de anjos; várias figuras de presépio atribuídas ao Aleijadinho; um grande São Jorge processional também atribuído ao Aleijadinho; um oratório com várias figuras em pedra-sabão em cenas da Crucificação e da Natividade; um Cristo flagelado de grande expressividade, um belo anjo tocheiro, e grande número de ex-votos, crucifixos, retábulos e estátuas de anjos e santos diversos.
Fachada lateral da Casa dos Contos.
A Casa dos Contos em Ouro Preto, Minas Gerais, foi construída entre 1782 e 1787, por João Rodrigues de Macedo, cobrador dos impostos da Capitania de Minas. Serviu para diversos finalidades, inclusive de cárcere para os inconfidentes. Hoje abriga o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, o Museu da Moeda e do Fisco e a Agência da Receita Federal de Ouro Preto, além de uma galeria com exposição permanente de mobiliário e objetos dos séculos XVIII e XIX, documentos manuscritos e mostra numismática.
Escola de Minas - Centro, UFOP.
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP): A universidade foi instituída como Fundação de Direito Público em 21 de agosto de 1969, incorporando duas instituições de ensino superior centenárias: a Escola de Farmácia (fundada em 1839) e a Escola de Minas (fundada em 1876). Conciliando tradição e modernidade, a Universidade Federal de Ouro Preto expandiu-se com a criação de unidades acadêmicas e com a implantação de cursos. A UFOP oferece 28 cursos de graduação, contando com 22 departamentos e 7 unidades acadêmicas, entre as quais o Centro de Educação Aberta e a Distância, que atualmente ministra o curso de Licenciatura em Educação Básica – Anos Iniciais e o curso de Especialização – Formação de Orientadores Acadêmicos para EAD, atuando em 13 pólos, em convênios com prefeituras municipais. Atualmente, a instituição é referência no país nas áreas de engenharia e farmácia.
Fachada da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, MG.
A Igreja de São Francisco de Assis, é uma igreja da cidade de Ouro Preto construída em estilo barroco, que constitui uma etapa posterior, na evolução do barroco mineiro.
Foi classificada, em 2009, como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.
Nossa Senhora cercada de anjos músicos, de Mestre Ataíde, no teto da igreja.
Sobre a magia impactante da expressão barroca, nesta igreja, há um poema de Carlos Drummond de Andrade, publicado em seu livro "Claro Enigma", intitulado "São Francisco de Assis", algumas estrofes estão transcritas abaixo:
São Francisco de Assis
Senhor, não mereço isto.
Não creio em vós para vos amar.
Trouxeste-me a São Francisco
e me fazeis vosso escravo.
Não entrarei, senhor, no templo,
seu frontispício me basta.
Vossas flores e querubins
são matéria de muito amar.
Mas entro e, senhor, me perco
na rósea nave triunfal.
Por que tanto baixar o céu?
por que esta nova cilada?
Senhor, os púlpitos mudos
Entretanto me sorriem.
Mais do que vossa igreja, esta
Sabe a voz de me embalar.
Perdão, Senhor, por não amar-vos.


Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto, Minas Gerais, é um das edificações católicas mais conhecidas entre as que foram erguidas durante o Ciclo do Ouro.
Foi construída em torno de uma capela erguida a partir de 1696 ou nos primeiros anos do século XVIII e ampliada em 1712 com recursos dos devotos, embora as intervenções principais tenham seguido até o final do século.
Igreja do Rosario em Ouro Preto Minas Gerais.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário localizada em Ouro Preto, Minas Gerais, teve sua construção iniciada em 1785, em substituição da primitiva capela que havia no mesmo local. Foi onde esteve guardado o Santíssimo Sacramento da Paróquia entre 1731 a 1733, durante a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar.
Com a fachada em forma circular, possui semelhanças com as igrejas do norte da Europa. Seu interior, ao contrário da parte externa é bastante simples.
A escultura de Santa Helena é atribuída a Aleijadinho e as imagens de Santo Antônio e São Benedito a seu irmão, padre Félix. A autoria da planta em ovais intersecantes é desconhecida. O risco do frontispício e da empena é atribuído à Manuel Francisco de Araújo.
A igreja foi reformada em 1930, com o acréscimo de ladrilhos hidráulicos franceses coloridos no piso.
Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
É uma igreja situada na cidade de Ouro Preto, localizada entre duas praças: a Praça Barão de Queluz e a Praça Tiradentes. Foi construída entre 1727 e 1746. O projeto e a execução ficaram a cargo de Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho. Ambos estão enterrados na igreja, além deles, lá foram enterrados outros corpos de figuras famosas, o do Barão de Pouso Alegre e o da baronesa, bem como as cinzas do seu filho, o Conselheiro do Império, Lafayette Rodrigues Pereira, patrono da cidade. O atual templo foi construído a partir de 1732. Testemunha do passar dos tempos, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição é o mais valioso patrimônio artístico do Conselheiro Lafayette. Dentro da Matriz surgiram várias irmandades, entretanto, a maior parte da documentação se perdeu. As datas mais recuadas encontradas atestando que elas, inclusive, já existiam legalmente são: da Conceição (1717), do Santíssimo Sacramento (1717), de Nossa Senhora da Boa Morte (1721), de São Miguel e Almas (1725), Nossa Senhora do Terço (1736), São Sebastião (1738), São Gonçalo Garcia (1738), cuja imagem fica no altar da Boa Morte.
 Fachada da Igreja de Nossa Senhora do Carmo de Ouro Preto.
Sua construção ocorreu entre 1766 e 1772 e a igreja era freqüentada pela aristocracia de Vila Rica. Participaram de sua ornamentação Aleijadinho, Manoel da Costa Ataíde, entre outros artistas de renome. A decoração deste templo mostra toda a elegância do período barroco-rococó da arte colonial mineira. Suas obras foram arrematadas por José Pereira dos Santos e Manuel Francisco Lisboa, pai do grande mestre Aleijadinho, que foi o responsável pelo risco elaborado em 1766. Provavelmente, foi sua última grande obra, pois veio a falecer um ano depois. “Por ser irmão da ordem, cobrou apenas 50 oitavas de ouro pelo seu trabalho” (Adalgisa A. Campos). Acredita-se que seu filho, anos mais tarde, fez modificações neste risco. Entre 1767 e 1769, o também arrematante, João Alves Viana, executou grande parte da obra de alvenaria comum e cantaria de portas e janelas. A primeira etapa da obra foi a capela-mor, mantendo parte da velha capelinha de Santa Quitéria que, em 1771, já estaria demolida. Pórtico, lavatório da sacristia e arcos do coro foram arrematados por Francisco de Lima Cerqueira e, em 1780, estavam concluídos.
A Igreja de São Francisco de Paula vista da Igreja de São José.
A Igreja São Francisco de Paula em Ouro Preto, Minas Gerais, foi construída entre 1804 e 1898, sendo a última igreja erguida no período colonial. Seu projeto é de autoria do sargento-mor Francisco Machado da Cruz. A imagem do padroeiro, que hoje se encontra no Museu Aleijadinho, é atribuída ao mestre. A Igreja é amais nova da cidade, sendo construída na fase de decadência do ouro, ela é pobre em detalhes.
A Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões de Ouro Preto, também conhecida como Igreja Mercês de Baixo foi edificada entre 1740 e 1772. Passou por reforma em meados do século XX.
Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia de Ouro Preto. 
Também conhecida como Igreja Mercês de Cima.Foi construída entre 1771 e 1793. A torre central foi projeto de Manuel Francisco de Araújo.
A Igreja de São José em Ouro Preto, começou a ser construída após 1752 e só foi concluída após 1811. Substituiu a primitiva capela de 1730.
O risco do retábulo, da capela-mor e da torre é do Aleijadinho, que foi juiz da irmandade.
FONTE DE PESQUISA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia