quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Imperatriz (Maranhão)

Ficheiro:Beira Rio IV.JPG
Imperatriz é o segundo município mais populoso do estado brasileiro do Maranhão. Sede da Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense, a cidade se estende pela margem direita do rio Tocantins, e é atravessada pela Rodovia Belém-Brasília, situando-se na divisa com o estado do Tocantins.
Imperatriz é o maior entroncamento comercial, energético e econômico do estado, sendo ainda o segundo maior centro populacional, econômico, político e cultural do Maranhão e possui um posicionamento estratégico útil não só ao estado mas também para todo o norte do país. Imperatriz está num cruzamento entre a soja de Balsas, no sul do Maranhão, a extração de madeira na fronteira com o Pará, a siderurgia em Açailândia e a agricultura familiar no resto do estado, com destaque para a produção de arroz, e também das futuras potencialidades como a produção de energia e celulose com a implantação da hidroelétrica de Estreito, Serra Quebrada e da fábrica da Suzano Papel e Celulose em Imperatriz.Além dessas potencialidades, pode-se perceber também intensa atividade extrativista, principalmente na reserva do Ciriaco. Para dar suporte logístico a todas essas atividades, Imperatriz assume postura de capital local, pois através do Complexo atacadista do Mercadinho e do Centro Varejista do Calçadão, a produção do sul do Maranhão, norte do Tocantins e leste do Pará é escoada. Para tanto Imperatriz conta com a Rodovia BR-010 (Belém-Brasília), com um dos maiores rios do país, o Rio Tocantins e com a Ferrovia Norte-Sul e a Estrada de Ferro Carajás. Além disso, por Imperatriz passam as principais linhas de transmissão de energia elétrica do Maranhão e de outros estados.
Hoje, por força de seu grande desempenho nos setores do comércio e da prestação de serviços, Imperatriz ocupa a posição de segundo maior centro econômico, político, cultural e populacional do estado e o principal da região que aglutina o sudoeste do Maranhão e norte do Tocantins. A história e o desenvolvimento de Imperatriz deram-lhe diversos títulos, entre eles o de "Portal da Amazônia - Capital da Energia".
"Portal da Amazônia"
"Capital da Energia"
"Imperosa"
"Imp"
"Itz"
Etimologia
Seu atual nome originou-se do segundo nome, que era Vila de Imperatriz, dado em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina. Com o tempo, sua denominação foi sendo simplificada pela população que habitava o local onde hoje é a cidade, havendo documentos anteriores à Abolição em que a vila é mencionada simplesmente como Imperatriz. A nomeclatura Vila de Imperatriz foi alterada oficialmente para Imperatriz pela lei provincial nº 631, de 5 de Dezembro de 1862.
Ficheiro:Ponte Imperatriz.jpg
Ponte Dom Felipe Gregory sobre o Rio Tocantins.
Geografia física
Localização
Com uma latitude de 5°31'33 sul e longitude de 47°28'33 oeste, localiza-se próximo à divisa com o Tocantins, num território razoavelmente plano e fértil, ao Sudoeste do estado, em uma altitude de 95 metros, em média.
Solo
Os tipos de solos originais que constituem o município são o Latossolo vermelho escuro: solos minerais profundos e bem drenados; as Areias quartzosas: solos minerais, não hidromórficos, textura arenosa, pouco desenvolvido e com baixa fertilidade natural e os Solos litoicos: solos rasos, muito pouco evoluídos, apresentam teores baixos de materiais primários de fácil decomposição.
Vegetação
Do ponto de vista ecológico, Imperatriz apresenta uma grande diversidade de espécies de plantas e animais. Na região oeste do estado estão demarcados de 300 mil hectares de terra referentes à Reserva Biológica do Gurupi, que é o que restou da floresta amazônica no Maranhão. Imperatriz por fazer parte dessa àrea recebeu o título de Portal da Amazônia. Os tipos de vegetação originais do município são o cerrado, que caracteriza-se por árvores baixas, de troncos retorcidos e cascas grossas, espalhadas pelo terreno; as florestas ou matas, que caracteriza-se pelo predomínio de árvores altas que crescem bem próximas umas das outras e os campos, que caracterizam-se pela formação de plantas rasteiras, predominando o capim e a grama.
Hidrografia
O município de Imperatriz é banhado pelo rio Tocantins, além dos riachos Cacau, Bacuri, Santa Teresa, Capivara, Barra Grande, Cinzeiro, Angical, Grotão do Basílio e Saranzal. O rio Tocantins é um dos rios mais importantes do norte brasileiro,e como conseqüência, do município de Imperatriz.
O Rio Tocantins é uma das fontes de pescados para a população, e além disso, proporciona também oportunidades de lazer para os Imperatrizenses e a população dos municípios vizinhos, quando a partir de julho, ao baixar de suas águas, faz-se surgir praias fluviais. As mais famosas são as Praias do Cacau, do Meio, da Belinha e do Imbiral. O rio também é a principal fonte de abastecimento de água do município.
Clima
O oeste maranhense, onde Imperatriz está inserida, está dentro da área de atuação do clima tropical subúmido com médias pluviométricas e térmicas altas. As chuvas distribuídas nos primeiros meses do ano, mas o estado não sofre com períodos de seca.
Há somente duas estações bem definidas na cidade: inverno ou estação das chuvas (novembro a março) e verão ou estação da seca (abril a outubro). Os meses em que o "frio" predomina novembro a abril (época que começa a chover), e o "calor", de abril a outubro. A temperatura média no município oscila entre 20° e 38º, com picos de mais de 40° graus em dias mais quentes. Com sensações térmicas que chegam a 44º mesmo no inverno e chega a bater os 50º no verão. A média pluviométrica do município é de 1.400mm anuais.
Geografia política
Fuso horário
O fuso horário de Imperatriz é o mesmo com relação ao Horário de Brasília e de -3h ao Tempo Universal Coordenado (UTC), ou seja, o horário local é contado a partir de menos três horas do horário do Meridiano de Greenwich. Imperatriz não sofre com a alteração provocada pelo horário nacional de verão.
Ficheiro:Pedra Caida.jpg
Cachoeira da Pedra Caída em Carolina.
Turismo local
O um dos mais modernos Parques Aquáticos do Maranhão está em Imperatriz. O Freitas Parque Aquático localizado as margens da BR-010 próximo ao Parque de exposições com quase cinco anos de fundação e um público variado e fiel, hoje com mais de 30.000 sócios. Há também diversas pousadas às margens do Rio Tocantins, e diversos clubes recreativos. No período de veraneiro surgem as praias no Rio Tocantins, que contam com uma grande estrutura de limpeza, segurança (em terra e água), iluminação, palco e quadras de areia.
Há também diversas casas noturnas, boates, casas de shows, casas de stripers, barzinhos, restaurantes de comidas típicas (Chinesa, Japonesa e Italiana) além da cozinha contemporânea e de pratos finos. As principais casas de shows são a AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) e a Arena de Shows do Parque de Exposições. Alem desses, tem diversas churrascarias, pizzarias, lanchonetes, sorveterias e vários outros estabelecimentos relacionados a gastronomia.
Atualmente em Imperatriz existem 2 Shoppings em funcinamento (Timbira Shopping e Imperatriz Shopping), mas já está em construção o novo Tocantins Shopping, com 2 pavimentos, 107 lojas e estacionamento subterrâneo. Está previsto também o inicio das obras de construção do Shopping Popular de Imperatriz, localizado no centro da cidade, com 90 lojas, e outro que será o maior da cidade, o Imperial Shopping Center com capacidade prevista para 160 lojas.
Turismo contemplativo
No Sul do Maranhão e próximo a Imperatriz destacam-se a Cachoeira das Três Marias, Cachoeira do Macapá, Parque Ecológico Santa Luzia e o Parque Nacional da Chapada das Mesas. Na região encontram-se outros pontos turísticos como Cachoeira do Cocal e Frutuoso (Riachão), Cachoeiras do Itapecuru e Cachoeira da Pedra Caída (Carolina). No lazer destaca-se a descida de bóia do Rio Balsas, Beira Rio, Ponte de Madeira do Rio Balsas, Ponte de Madeira do Rio Maravilha.
Ficheiro:Cachoeira de Sao Romao.jpg
Cachoeira de São Romão em Carolina.
Turismo aquático
Na cidade além dos clubes e parques aquáticos, existem as praias no período de veraneiro, e também diversas Ilhas e pousadas ao longo do Rio Tocantins. Existem também vários banhos (balnearios populares)como o porão a 42 km no rio campo alegre lugar extraordinariopara desfrutar com a familia esperimente a galinha caipira e desfrute de um banho frio nas aguas do rio campo alegre. e o Tunel do riacho bananal embaixo da ferrovia a 23 mk do centro de imperatriz a praia do setor agricola o bananal a avenida Beira Rio forma, com o Rio Tocantins (que ela margeia), um dos principais cartões de visita de Imperatriz.
Turismo de eventos
Em relação ao turismo de eventos, Imperatriz é dotada de um centro de convenções multiuso (para congressos, seminários, ciclos de palestras e conferências, feiras e exposições multissetoriais, treinamento de mão-de-obra etc).
Os principais eventos que acontecem na cidade são: Exposição Agropecuária de Imperatriz (EXPOIMP); Feira da Indústria e Comércio de Imperatriz (FECOIMP); Levada Elétrica (Micareta); Carnaitz (Micareta); Maranhão Forró Fest (Festival de Forró); Encontro de Estudantes de Direito da Região Tocantina (Seminário - Participação de grandes Juristas e Personalidades como o Professor Doutor Luís Flavio Gomes e o Senadores Cristovam Buarque e Demóstenes Torres); Encontro Nacional de Som Automotivo; Salão do Livro de Imperatriz - SALIMP. Feira de Ciências e Tecnologia - Sul o Maranhão que em 2009 reuniu trabalhos científicos de alunos vindos de sete estados (Maranhão, Pará, Ceará, Tocantins, Pernambuco, Rio de Jandiro e Rio Grande do Sul).
Hotelaria
Em Imperatriz existem diversos hotéis de até 4 estrelas, os principais são: Alcazar Palace Hotel,New Anápolis Hotel, Advance Palace Hotel, Hotel Posseidom,Hotel São Luís, Hotel Presidente e Schalon Hotel. Além do serviço de hotelaria, Imperatriz oferece um ótimo serviço de aluguel de automóveis, contando com 6 Locadoras e 23 Concessionárias de Veículos, Motos e Caminhões das principais marcas. Há também o serviço de taxi aéreo.

Praça Brasil
*
Infraestrutura
A cidade dispõe de variados serviços (restaurantes, padarias, confeitarias, bancos, financeiras, órgãos públicos-federais, estaduais e municipais, clubes, hotéis, pousadas, bordéis e motéis) que apoiam a população de um modo geral. Além de excelentes meios de acesso, visto que Imperatriz é cognominada "Metrópole da Integração Nacional", pela estrutura das vias de acesso, que se dão por meio rodoviário; ferroviários; hidroviário e aeroviário.
Imperatriz é o maior centro de serviços médico-hospitalares, odontológicos, fisioterápicos, laboratoriais e centros de diagnóstico por imagem da região e um dos melhores do interior do Brasil. Imperatriz conta com 12 hospitais e dispõe de cerca de 500 profissionais da saúde, como médicos (em cerca de 20 especialidades), odontólogos, psicólogos, terapeutas, farmacêuticos-bioquímicos, nutricionistas, assistentes sociais e profissionais de radiologia e enfermagem.
Na educação, a cidade dispões de uma ampla rede de ensino desde o pré-escolar até o ensino superior, além do profissionalizante, sendo compartilhada pela rede pública e particular de ensino, que comtemplam a cidade com instituições de ensino de excelênte nível. Também conta com um ótimo sistema de comunicação, que vão desde as emissoras locais de televisão, rádio até os serviços de telefonia móvel, fixa e de internet banda larga.

Templo da Assembléia de Deus.
O segundo maior templo religioso da América Latina
*
Imperatriz conta também com um eficiente sistema de abastecimento de energia, através da Substação da Eletronorte instalada no Distrito Industrial do Município e além de estar bastante próxima das hidroelétricas de estreito e de serra quebrada. Também conta com sistema de coleta seletiva de lixo, feita por caminhões compactadores que atendem a 80% da área do município com o seu destino final adequado. Há também coleta de lixo hospitalar. de embalagens de agrotóxicos, e de produtos recicláveis.
O Bairro do Mercadinho é como se fosse um CEASA (centro de abastecimento) da cidade, pois é o maior centro de abastecimento de alimentos, verduras e frutas da cidade. É uma espécie de Central de Abastecimento, onde encontra-se de tudo, desde frutas e verduras a todos os tipos de alimentos. Também é onde se encontra as distribuidoras atacadistas que abastecem o comércio dos municípios vizinhos.
CULTURA
A cultura em Imperatriz é marcada pela diversidade de costumes, música e gastronomia e reflete traços culturais singulares devido a herança deixada pelos nativos e diversas raças, desde a européia, libanesa até a africana, e pelos migrantes oriundos de outros Estados que aqui se radicaram.
Ficheiro:Academia imperatrizense de letras.JPG
Academia Imperatrizense de Letras.
A Academia Imperatrizense de Letras (AIL) é atualmente uma das entidades culturais de maior prestígio no estado. Reunindo literatos e intelectuais de várias cidades da região, a AIL tem se destacado como fomentadora da literatura regional. Seus membros são responsáveis por aproximadamente 70% de toda a publicação editada hoje nessa parte do estado. Estatutariamente, a AIL tem 40 cadeiras.Em 2010, segundo o Sindicato dos Editores de Livros, a cidade de Imperatriz é a que mais produz livros no Maranhão, apesar de não dispor de grandes livrarias.
Folclore
No folclore o Lindô, e as quadrilhas juninas são as mais importantes manifestações, de origem espanhola, o Lindô é uma dança típica com indumentária própria e que foi trazida a Imperatriz graças ao incentivo do Frei Manuel Procópio, O Bumba-meu-boi, manifestação comum no litoral maranhense, só recentemente foi introduzido nessa região, mas pouco valorizado pelos Imperatrizenses.
Esportes
Imperatriz possui razoável planejamento de infra-estrutura esportiva para abrigar eventos de esportivos de grande porte. Na cidade há um estádio moderno com capacidade para 20 mil pessoas sentadas (Estádio Frei Epifânio D'Abadia), um Kartódromo dentro dos padrões nacionais e internacionais, diversas quadras poliesportivas espalhadas nos bairros, comunidades e escolas, Campos de Areia na Beira Rio e na Praia do Cacau que sedia eventos como o Campeonato Imperatrizense e Maranhense de Beach Soccer.
Fonte de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imperatriz_(Maranh%C3%A3o)
Imagens do templo pedido por leitor Neto:
http://www.apazdosenhor.org.br/a_index.php?pag=templo
Imagens pedida pelo leitor Neto da Praça Brasil :
http://farm1.static.flickr.com/164/360607934_b7c7bc8412.jpg?v=0]

2 comentários:

  1. olá guria Cacau
    me diz o q são estas cachoeiras
    lindas lindas lindas por demais
    magnifico
    natureza é tudo de bom mesmo!!!

    bjo grande minha rica

    ResponderExcluir
  2. Sou imperatrizense e moro em São Paulo. Realmente é uma linda cidade.
    Uma sugestão, a última foto, a academia imperatrizense de letras, teria como colocar outra foto? Porque aquelas bicicletas e aquela caixa de lixo estão acabando com a foto (a academia já não é lá essas coisas :( )

    eu procuraria fotos do Calçadão (um importante centro de compras da cidade [http://i114.photobucket.com/albums/n254/eduardoimp/IMG_59401.jpg]), da praça Basil (uma linda praça [http://farm1.static.flickr.com/164/360607934_b7c7bc8412.jpg?v=0]), e do templo central da Assembléia de Deus (que, é [não sei se ainda é o segundo maior templo religioso da América Latina {http://www.apazdosenhor.org.br/a_index.php?pag=templo}])

    ResponderExcluir

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia