quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Caucaia

Ficheiro:Kitecumbuco2.jpg
Caucaia é um município brasileiro do estado do Ceará e faz parte da região Região Metropolitana de Fortaleza.
O topônimo "Caucaia" vem do tupi, podendo significar:
caa (mato) e caia (queimado): "mato queimado";
cau (vinho de caju) e caia (queimado).
Sua denominação original era "Caucaia", depois "Aldeia dos Caucaias", "Vila dos Caucaias", "Aldeia de Nossa Senhora dos Prazeres de Caucaia", "Vila Nova de Soure", "Vila do Soure", "Soure" e, desde 1943, "Caucaia".
História
A região ás margens do rio Ceará e aos aredores das serras metropolitanas, eram habitadas por diversas etnias Tupi e Tapuia, tais como os Potygauara, Tapeba, Apuiaré, Jenipapo, Parnamirim, Anacé, Cariti, Panatiquarema, e outros, antes da passagem dos jesuítas Luís Figueiras e Francisco Pinto no século XVII.
Depois da saída do Ceará dos holandeses, e e a reconquista da região pelos portugueses, iniciou-se o processo de catequese en aldiamento dos índios, resultando a ciação do Aldeiamento de Caucaia, na segunda década do século XVII.
A partir de 1759, depois da expulsão dos jesuítas, a Aldeia de Nossa Senhora dos Prazeres de Caucaia, passou a ser conhecida por Vila Nova de Soure. Neste mesmo período os índios Tremembé, deslocam-se para este aldeiamento, mas devido a fracasso de adptação estes retornam a Itarema.
Com a expanção da pecuária, as semarias e o povoado ao redor de igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, durante o cima referido século, a vila conosolida-se como um centro urbano.
Em 1917, com a criação da E. F. Fortaleza-Itapipoca, ou ramal de Itapipoca da RVC, Caucaia firma-se como centro regional com quatro estações de trem (Caucaia, Boqueirão, Arara/Guararu, Cauípe e Catauna).
Com a criação da RMF, Caucaia expandiu-se como centro habitacional e industrial.
Clima
subtropical semi-arido com pluviometria média de 1.492 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.
Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água fazem parte da bacia Metropolitana, sendo elas os rio: Ceará e Maranguapinho, riacho do Cauípe e outros tantos; diversas lagoas: do Banana, Barra do Cauípe e outras. Existem ainda diversos açudes, dentre eles o de maior deataque é o do Bom Pricípio.
Relevo
Na região de Caucaia predomina a planície litorânea, com campos de dunas móveis e fixas, e pelas formas planas com fraco entalhe das drenagens dos tabuleiros; as altitudes ficam abaixo da centena de metros, o ponto culminante a Serra de Maranguape e outras serras. São ali encontrados os solos podzólicos e areias quartzosas distróficas.
Vegetação
A vegetação local é composta de floresta à retaguarda das dunas(gramíneas e ervas) e a vegetação de tabuleiros, com espécies da caatinga mescladas com espécies de mata serrana.
Economia
A economia local é baseada na agricultura: algodão, banana, caju, cana-de-açúcar, mandioca e feijão; pecuária: bovino, suíno e avícola.
Caucaia faz parte da Região Metropolitana de Fortaleza, e no município situam-se de mais de uma dezena de indústrias.
Em suas terras foram registradas ocorrências de Diatomita, Calcita, Grafita e Biolita.
Turismo
O turismo também é uam importante fonte de renda devido os atrativos naturais, arquitetura colonial, cultura índigena e locais de peregrinação(turismo religioso):
As praias: do Cumbuco, do Icaraí, do Pacheco, de Iparana, dois Coqueiros e da Tabuba; as lagoas: do Banana e a Barra do Cauípe;
Parque Botânico do Ceará;
O centro histórico-cultural de Caucaia, pela sua arquitetura antiga e peculiar;
A Casa de Câmara e a Cadeia (metade do século XVIII).
Centro de Produção Cultural Tapeba, um local no qual pode-se conhecer a história e a cultura do índios Tapeba.
O santuário de Santa Edwiges no bairro do Garrote. considerado um dos maiores santuário da santa no brasil.
Cultura
Os principais eventos culturais são:
Festa de Santo Antônio (01 e 02/junho),
Festa de São pedro (29/junho),
Carnaval
Festas da Padroeira (05 a 15 de agosto)
Dia do Município (15 de outubro)
Campeonato de Surf (06 e 07/julho),
Vaquejadas:(outubro, julho e novembro).
Ficheiro:RAJADA.JPG
Pico da Rajada, ponto culminante da serra.
A Serra de Maranguape é uma serra localizada no norte cearense, na Região Metropolitana de Fortaleza nos municípios de Maranguape e Caucaia. Seu ponto culminante é o Pico da Rajada, no município de Maranguape. É o divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios Ceará e Maranguapinho. Juntamente com a serra da Aratanha, a serra da Maranguape é praticamente uma extensão do Maciço de Baturité.
Ficheiro:Vegetacao.JPG
Trilha na Serra de Maranguape. É possível observar a mata úmida serrana.
O clima predominante é o tropical quente úmido sendo bastante influenciado pela proximidade do oceano, o que faz com seja uma região de elevados índices pluviométricos. Sua vegetação em baixas altitudes é a floresta subcaducifólia tropical pluvial, ou mata seca, e fluresta subperenifólia tropical pluvio-nebular, ou mata úmida serrana, nas maiores altitudes.
Fonte de pesquisa:

Um comentário:

  1. Querida Amiga Cacau,

    Eita terrinha Pai Dégua (Bacana ) esse meu Ceará.
    Eu conheço Caucaia e suas praias maravilhosas,a praia do Icaraí é especial pra mim mas hoje está sendo invadida pelo mar já ~está quase a tomar toda a areia,há projetos e promessas de melhorias só que elas ficaram no papel e nós os apaixonados por aquele lugar estamos à espera de soluções.

    Um Abraço

    ResponderExcluir

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia