terça-feira, 5 de outubro de 2010

Itatiaia (Rio de Janeiro)

*
Itatiaia é um município brasileiro do Estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma latitude 22º29'29" sul e a uma longitude 44º33'33" oeste. Sua população estimada em 2008 era de 34.595 habitantes. Situa-se na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira.
A temperatura média anual varia entre 15 e 27 graus Celsius, podendo chegar a 5 graus Celsius no inverno. A altitude mínima de Itatiaia é de 505 metros, no entanto atinge 2.291 metros perto do Pico das Agulhas Negras, que faz parte do Parque Nacional do Itatiaia.
Possui uma área de 225,54 km² subdividida em dois distritos: Itatiaia (sede) e Penedo, que gera grande parte da renda do município, devido ao turismo.
  *                 
*
Etimologia
*
"Itatiaia" é um termo tupi que significa "pedra pontuda", através da junção dos termos itá ("pedra") e atîaî ("pontudo")
*
*
História
*
Sua história tem mais de 160 anos, sendo 5 de abril de 1849 oficialmente aceita como marco de sua fundação, com o nome de "Campo Belo". Existem documentos antigos que registram povoamento no local pelo menos sete anos dessa data oficial.
No Brasil Colônia, o território atual do município era habitado por índios Tamoios, Puris e Coroados. A presença do homem branco só veio no rastro dos Bandeirantes, a necessidade do escoamento do ouro em Minas Gerais para os portos de Angra dos Reis e Parati forçou a descida pela serra no roteiro onde hoje existe Mauá, ou pela Serra do Picu, passando por onde hoje é Itatiaia.
O Almanaque Lambert datado de 1850 indica que a região teria sido ocupada nas décadas anteriores pelos mineiros que, diante do esgotamento das minas de ouro, teriam descido definitivamente a serra procurando terras onde pudessem se instalar.
É dessa época a formação das maiores fazendas da região, como a da Cachoeira, a Itatiaia, a Belos Prados, a Campo Belo, a da Serra, a Fazendinha e a de Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, esta última correspondendo à atual área do Parque Nacional do Itatiaia, com suas matas preservadas graças a seu proprietário não ter aderido à monocultura cafeeira.
Foi somente no início do século XIX que surgiu o povoado de Campo Belo com a instalação do Distrito de Paz e Tabelionato, em 1832. Em 1839 foi instalado o Curato Eclesiástico de São José de Campo Belo. Campo Belo foi elevada à vila por Lei Federal n. 311, de 2 de março de 1938.
Em 31 de dezembro de 1943 o Decreto Lei n. 1.056 deu ao quarto distrito de Resende e Vila de Campo Belo o expressivo nome de Itatiaia.
Em 1985 nevou no Parque Nacional do Itatiaia.
É um dos mais jovens municípios do estado do Rio de Janeiro, tendo sido criado pela Lei n° 1.330, de 6 de julho de 1988, por desmembramento de Resende.
Sua primeira administração foi instalada em 1 de junho de 1989. Sua economia já passou pela indústria do café, cana-de-açúcar, pecuária, exploração de carvão e atualmente baseia-se no turismo.
*
*
Turismo
*
Em Itatiaia, o visitante encontra montanhas, com ótimos lugares para a prática de escalada e florestas úmidas, com cachoeiras.
Além do Parque Nacional Itatiaia, Itatiaia conta ainda com outros destinos turísticos, como a Usina Hidrelétrica do Funil, pertencente à estatal Furnas Centrais Elétricas, a Colônia Finlandesa de Penedo e as vilas de Maromba e Maringá, ambas na região de Visconde de Mauá.
*
Parque Nacional do Itatiaia
*
Interior do Parque Nacional do Itatiaia
O Parque Nacional Itatiaia, localizado na cidade, é um atrativo a parte, sendo a mais antiga unidade de conservação do Brasil, criado em 14 de junho de 1937. Divide-se em dois ambientes distintos:
Sede do Parque (parte baixa) - tem como atrativos o Lago Azul, as Cachoeiras Poranga, Itaporani e Véu de Noiva, os Três Picos, o Complexo Maromba, com a piscina natural do Maromba, a Pedra de Fundação e o Mirante do Último Adeus.
Planalto (parte alta) - encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios integrantes das bacias hidrográficas do Rio Paraíba do Sul e do Rio Grande. Seu acesso se dá pela via Presidente Dutra, entrando em Engenheiro Passos, e pegando a rodovia Rio de Janeiro-Caxambu, na altura da Garganta do Registro, sinalizada, tem início a estrada de chão batido e a entrada do Parque. 
É na parte alta que encontra-se o Pico das Agulhas Negras e o Maciço das Prateleiras.
*
*
CACHOEIRA VÉU DA NOIVA,CACHOEIRA FORMADA PELO RIO MAROMBA FORMANDO UMA QUEDA D'ÁGUA DE 40 METROS METROS DE ALTURA, FICA A 1.100 METROS DE ALTITUDE.
*
*
FLORA NA PARTE BAIXA DO PARQUE. 
A IMPORTÂNCIA DO ITATIAIA PARA A CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES DE AVES É GRANDE TENDO EM VISTA OS FRUGÍVOROS DE GRANDE PORTE E AS ESPÉCIES HABITANTES DAS PARTES ALTAS.
*
Segurança pública e defesa civil
*
Exército Brasileiro
No município localiza-se o Centro de Recuperação de Itatiaia (CRI), com sede no bairro vila benfica, distante cerca de 4,5 km do centro da cidade. Vizinho ao Parque Nacional Itatiaia, esta importante Organização Militar de Saúde é a única do Exército Brasileiro destinada ao atendimento de pacientes psiquiátricos cônicos de difícil recuperação, tanto do segmento masculino ou feminino e seus dependentes. O CRI possui ainda, um Hotel de Trânsito com 36 apartamentos, denominado Centro Sargento Max Wolff Filho, em homenagem ao herói da FEB na 2ª Guerra Mundial
Polícia Militar
O policiamento ostensivo da cidade está a cargo da 2ª Companhia do 37º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (37º BPM/2ªCia), com sede no Centro da cidade, contando Itatiaia, ainda, com um Posto de Policiamento Comunitário no distrito de Penedo.
Polícia Civil
A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro mantém no município a 99ª Delegacia Policial (99ª DP), subordinada à 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (9ª CRPI).
Guarda e Defesa Civil Municipais
A prefeitura também possui uma equipe de Defesa Civil, para monitoramento e auxílio da população em caso de desastres naturais, bem como mantém uma Guarda Municipal, responsável pela vigia do patrimônio público e organização do trânsito na cidade.
Corpo de Bombeiros Militar
O município é assistido pelo 23º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, cuja sede situa-se no município vizinho de Resende.
*
Fonte de Pesquisa:Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE COMENTE E SE QUISER DOAR FOTOS PARA ACRESCENTAR ACEITAREI COM O MAIOR CARINHO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salve a Amazonia